1 de abril de 2020

A crise do coronavirus ressalta a importância do comércio local.

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Autor: Milton Correia Junior, jornalista e redator.

A crise do coronavirus ressaltou a importância do comércio local. Os pequenos negócios na vizinhança estão sendo a tábua de salvação para os consumidores durante esta época de quarentena.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, defende que as pessoas comprem produtos durante a pandemia da covid-19 de pequenos empreendedores. “Nesse momento tão difícil de combate ao coronavírus, o Sebrae tem estimulado, de maneira vigorosa, a população a comprar de pequenos negócios. Vem apoiar o comércio local, perto de suas casas”, disse.

Comprar localmente é fácil e cômodo para quem não quer se locomover aos grandes centros comerciais, como hipermercados e shoppings.

Comprar localmente já é uma tendência no Brasil e traz grandes vantagens para os consumidores e donos de negócios, como a geração de empregos, estímulo e fortalecimento da economia local e redução das emissões de carbono, uma vez que os automóveis são deixados em casa.

Essa é uma prática muito comum na Europa e nos Estados Unidos — a cada 100 dólares, 45 são gastos em pequenas empresas de bairro; apenas 13 vão para lojas de redes. O dinheiro que você gasta localmente fica com os donos de pequenos negócios e não com executivos de grandes corporações.

Além disso, comprar localmente é uma prática mais sustentável e que está conquistando aqueles que buscam um consumo consciente.

DICAS PARA ATRAIR O SEU PÚBLICO

USE AS REDES SOCIAIS – As redes sociais são um canal perfeito e indispensável para você divulgar seus produtos, serviços e promoções. Sempre responda aos comentários e estimule as interações e o compartilhamento de conteúdos para atrair ainda mais clientes.

VITRINES ATRAENTES – Use a criatividade para atrair os seus clientes com ações simples e inusitadas.  – Promoções vantajosas: aproveite o final de ano para oferecer kits de presente e promoções de Natal. Mas se lembre que elas precisam ser vantajosas também para os seus clientes. Faça uma pesquisa local e veja quais produtos os consumidores querem comprar e, então, ofereça descontos nessas mercadorias.

PROGRAMAS DE FIDELIDADE – Essa prática é muito comum no exterior especialmente nos Estados Unidos, onde o consumidor está acostumado a usar cupons de desconto. Por exemplo, ganhar uma pizza grátis a cada dez consumidas, ou bom desconto num tratamento de cabelo, etc.  Algumas opções de promoções para atrair os clientes são: Descontos cumulativos (leve 3 itens e ganhe 50% no 4°), Combos (compre 1 e ganhe 2), Cupom de desconto para a próxima compra e desconto na primeira compra.

DIVULGUE O SEU NEGÓCIO – Além de usar as redes sociais, sites e blogs, voce também pode e deve lançar mão das práticas tradicionais de divulgação do seu negócio, como panfletos e cartões.

ZELE PELO BOM ATENDIMENTO – Num pequeno negócio local, o bom atendimento é tudo. Ninguém volta a comprar ou contrata os serviços de quem lhe atendeu mal. Se tem funcionários, invista no seu treinamento e esteja atento ao tratamento que eles dão prestam aos clientes.