2 de julho de 2020

AUMENTE SUAS VENDAS: USE O INSTAGRAM!

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.

Em tempos de pandemia, os MEI, micro e pequenos empresários devem lançar mão de todos os recursos para aumentar suas vendas. Um dos recursos fundamentais para este momento é o marketing digital. Com o isolamento social, boa parte da população continua em casa e, portanto, tendo contato com o mundo exterior por meio do celular e do computador.

Para alcançar estes potenciais clientes, é preciso chegar até eles de maneira direta e certeira. Um dos canais mais acessados do momento é o Instagram, e por isso sua empresa não pode deixar de utilizá-lo. Isso porque, segundo pesquisas, aqui no Brasil já há 66 milhões de pessoas que acessam o Instagram, sendo a maioria constituída por jovens. Porem os indivíduos mais maduros também estão aderindo a esta rede social.

Uma boa prática para se conseguir visibilidade no Instagram é a postagem de conteúdo útil e relevante para o seu público. Ou seja, algo que vá satisfazer seus desejos e necessidades. Voce não vai simplesmente vender seus produtos, mas fazer toda uma campanha para tornar sua empresa conhecida com atitudes simpáticas e criativas.

No Instagram, o grande apelo é a imagem, sendo que o texto fica em segundo plano. Portanto, é preciso usar a a criatividade para se destacar. Veja as seguintes dicas:

VÍDEOS DE LISTAS – são recomendações de produtos, aplicativos ou dicas, mas podem englobar qualquer outro assunto relevante. Esse tipo de conteúdo também vai bem no Stories, com cada história representando um item da lista.

STORIES! – permite a inclusão de posts com texto, fotos ou vídeos, bem como a inserçao de GIFs, adesivos e diferentes tipos de emoji. Posts mostrando sua rotina, situações engraçadas ou para emitir opiniões curtas. Você também pode compartilhar posts de terceiros no Stories, quando tiverem alguma relação com a sua marca ou perfil.

CRIE ENQUETES NAS STORIES – Elas permitem fazer uma pergunta a seus seguidores, dando apenas duas opções. Além de interagir com as pessoas, você também pode utilizar as enquetes para solucionar dúvidas sobre seu negócio.

TOP 10 (OU QUALQUER OUTRO NÚMERO) –  esse tipo de conteúdo se diferencia por dar um ranking a cada item, normalmente começando do pior para o melhor. Para isso, pode utilizar a opção de colocar um álbum no feed com a foto de cada item ou criar vídeos nos Stories comentando sobre cada um.

FAÇA LIVES NO INSTAGRAM – As transmissões ao vivo ainda é o tipo de conteúdo mais privilegiado no Instagram. Além de ficar disponibilizado na primeira posição da barra de Stories, seus seguidores recebem uma notificação cada vez que você entrar.

Ou seja, é difícil começar uma live sem público, ao menos por muito tempo. Por isso, não se envergonhe de entrar ao vivo no Instagram, algo que pode ser feito quando precisar de mais tempo para falar sobre algum assunto.

CONVIDE INFLUENCIADORES OU SEUS SEGUIDORES PARA UMA LIVE – chame um convidado para participar da transmissão ao vivo. Pode utilizar o formato para fazer uma entrevista ao vivo com uma personalidade da sua área de negócio, fazer uma ação conjunta com um influenciador digital ou até mesmo usar a funcionalidade para interagir diretamente com seus próprios seguidores.

SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS HASHTAGS DO SEU NEGÓCIO – O Instagram é movido pelas hashtags, por isso, é ideal que você pesquise quais são as principais hashtags relacionadas ao seu negócio. Através delas, poderá saber quais termos colocar em seus posts do Instagram, quais temas abordar e quais são os tipos de posts que mais recebem curtidas e comentários.

Para saber como fazer essa pesquisa, procure por influenciadores digitais e veja quais são as hashtags mais frequentes em suas publicações. Caso ainda não tenha conhecimento sobre quais usuários podem ser considerados influenciadores em sua área, você pode usar o Buscador de Hashtags do Postcron para encontrar as melhores hashtags relacionadas a uma ou mais palavras-chaves!

VEJA O QUE SEUS CONCORRENTES ESTÃO FAZENDO COM AS HASHTAGS – use a busca de hashtags para encontrar perfis de concorrentes e pesquisar que tipos de conteúdo ele está publicando. Vale lembrar que não é ético copiar o conteúdo da concorrência, mas você pode pesquisar detalhes como estrutura do post e hashtags que ele utiliza, e utilizar esse conhecimento para ter novas ideias de conteúdo.

MOSTRE SEU PRODUTO E USE O INSTAGRAM SHOPPING – use o Instagram para demonstrar seu produto  diretamente para seus seguidores. Se já possuir uma loja no Facebook, poderá inclusive utilizar o Instagram Shopping para marcar seu produto, mostrar o preço aos seguidores e oferecer um link para que façam a compra em sua loja virtual.

Pode utilizar também os vídeos no feed, uma sequência de vídeos curtos nas Stories ou até mesmo em uma live no Instagram.

NOVIDADES E TUTORIAIS – use os posts do Instagram para demonstrar seus produtos. Além disso, pode usar a rede social para gerar hype sobre um lançamento seu.

Para produtos que já lançou e está a vender, pode utilizar o Instagram não apenas para mostrá-lo, mas para ensinar seus clientes e seguidores a utilizá-lo, consertá-lo ou mostrar diversas situações nas quais seu produto possa ser usado.

Fonte: Postcron

MAIS DICAS

CRIE E DIVULGUE PROMOÇÕES – Faça sorteios, brindes, descontos especiais para novos clientes, etc. O importante é atrair as pessoas certas, que tem interesse real no seu produto e serviço e não pessoas que querem apenas algo de graça. Por isso é preciso estudar bem as promoções antes de lançá-las.

MOSTRE OS BASTIDORES – Mostrar como é a sua empresa e como funciona é uma atitude simpática que ajuda a fidelizar os clientes, que vão criando um laço de intimidade com o seu negócio. Isso vale tanto para o comércio, indústria ou prestação de serviços.

COMPARTILHE DEPOIMENTOS – Depoimentos são excelentes formas de tirar objeções e fazer os seguidores entenderem mais sobre o negócio, já que descobrem uma nova forma de enxergar a sua marca.

CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL – O calendário editorial permite que você produza conteúdos de maneira mais estratégica. A qualidade das postagens melhora, já que a falta de rotina acaba gerando posts produzidos de última hora que, na maioria das vezes, estão aquém da capacidade da empresa. Com o calendário editorial, é possível pensar em maneiras variadas de criar conteúdo, como gifs ou desenvolver filtros. Também permite a inserção de  processos que precisam de planejamento, e também pesquisar melhores legendas para conteúdo.

COMPARTILHE TUTORIAIS E GUIAS – Os tutorias e guias são uma maneira de produzir conteúdos relevantes e que ajudem a persona em variados estágios do funil. Também servem para tirar dúvidas e aumentam a percepção de autoridade da empresa.

FALE ATUALIDADES SOBRE O SEU NICHO – Faça uma série de posts ou lives explicando as novidades ao público. É uma maneira de conquistar novos seguidores, melhorar o engajamento e o alcance de posts e aumentar a autoridade da marca.

DIVULGUE DADOS SOBRE O NEGÓCIO – Pesquise sobre dados importantes para o seu negócio e divulgue para o seu público.