4 de outubro de 2019

COMECE A SUA EMPRESA COM O PÉ DIREITO!

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Planejar, pesquisar e se informar diminuem riscos e conduzem ao acerto.

Quem sonha em ter o seu próprio negócio precisa saber que exercer a atividade de empresário significa correr riscos. Mas quem planeja, pesquisa e se informa tem todas as possibilidades de errar menos e iniciar o seu negócio com o pé direito.

Entre outras coisas, começar com o pé direito significa o seguinte: fazer um bom planejamento e estudo de mercado; ser criativo e diferente; lançar um produto ou serviço inédito; aproveitar as oportunidades do momento; escolher o ponto certo; contar com o auxílio de pessoas certas;

Começar sem dívidas e com pé no chão (fazendo um bom planejamento financeiro); saber se divulgar; saber conquistar a clientela; pesquisar o mercado e ouvir outros empresários e, igualmente importante, buscar capacitação em gestão empresarial fazendo cursos e participando de palestras.

Conheça o seu público

O especialista Davi Abrantes, coordenador do Escritório do SEBRAE-RJ, ensina que a primeira coisa a se fazer para diminuir riscos e começar com o pé direito é definir e conhecer o público que o futuro empresário pretende atingir.

Ou seja, não adianta ter uma ideia incrível, um produto ou serviço maravilhosos se não houver quem vai comprar esse produto. Isso é muito importante: saber quem irá consumir aquilo que você pretende lançar no mercado. Em seguida, é preciso estabelecer como esse consumidor será alcançado. Isso vai dizer se a sua ideia é viável ou não.

Faça o que gosta

Outro ponto fundamental: atuar na área certa, fazendo aquilo que gosta. Uma empresa requer dedicação total em tempo integral e o empresário vai estar muitas horas por dia à frente do seu empreendimento. Ele só vai se sentir entusiasmado se estiver plenamente motivado, pois é essa motivação que lhe dará estimulo para superar as eventuais dificuldades que surgirem no caminho.

Conheça os concorrentes

Também é necessário conhecer os concorrentes: antes de alugar um ponto comercial, abrir um escritório, ou um local de atendimento, é preciso estudar a área, conhecer os concorrentes, e saber se a sua atividade será permitida naquele local.

Faça um planejamento

O planejamento financeiro também é fundamental: quanto irá investir, qual o prazo de retorno desse investimento, quanto irá cobrar pelo seu produto ou serviço, sua margem de lucro, quando irá atingir o seu ponto de equilíbrio, etc. E, mesmo sem ter ainda montado o negócio, ir já pensando na expansão: o quanto pretende crescer e em que prazo. Ou seja, fazer um cronograma desse crescimento.

Ouvir outros empresários que já estão atuando no ramo em que pretende entrar é de grande valia, pois eles têm muitas dicas interessantes que servem de exemplo. Entidades como o SEBRAE e o Endeavor Brasil, inclusive, realizam encontros com empresários que conseguiram sucesso em diversos setores.

Davi também alerta para o fato de que a concorrência nem sempre é predatória e pode ser salutar. Isso porque empresários do mesmo ramo podem se unir em associações para conseguir preços melhores dos fornecedores, graças a pedidos com maior volume, por exemplo, e também, podem aceitar pedidos maiores dos clientes e dividi-los com outros empresários, repartindo o ganho.

Cuidados importantes: procurar começar sem dívidas. Quem não tem todo o capital necessário par abrir o seu negocio pode conseguir empréstimos. Mas nem sempre é fácil, pois os bancos fazem muitas exigências. Outra saída é fazer uma sociedade, ou procurar um investidor.

No caso de sociedades, todo cuidado é pouco: a pessoa tem de ser de confiança, e se for algum familiar, é preciso cuidar para não misturar as coisas e cada um fazer a sua parte. Nunca sociedade, tudo deve estar sacramentado no papel: direitos, deveres, obrigações, o ganho de cada um, etc.

Seja organizado

A consultora Mari Gradilone,  sócia-diretora da Virtual Office, destaca a organização como fator para o sucesso.  Uma iniciativa importante é a de estabelecer um bom orçamento. “ Analise como foi seu ano anterior, como foram suas vendas, que parcerias resultaram em bons negócios, que praças responderam melhor, onde houve desperdícios que podem ser evitados”.

“Planeje seus próximos meses com uma caixa realista e faça previsões também realistas, ou seja, metas que o mercado sinaliza como possíveis de serem alcançadas. Defina quanto e em que meses irá investir em ações de marketing, em tecnologia, deixe uma margem para imprevistos. Se for necessário tomar crédito, avalie bem onde encontrar os melhores recursos para a sua realidade, as melhores taxas e custo benefício”.

Quem está começando ou optou por ter uma operação enxuta,  precisa ter foco e não pode desperdiçar nem tempo, nem dinheiro. Avaliar os custos de sua operação e ponderar o que vale a pena e o que agrega valor à sua operação são essenciais.

“Não arrisque seu futuro por falta de conhecimento. Busque informação e organize sua agenda empresarial. Estabeleça-se em um bom ambiente de trabalho, bem localizado, que lhe traga praticidade e apoio operacional na medida do que você precisa e pode remunerar. Assim, você poderá dirigir seu esforço no caminho certo e, consequentemente, conquistar bons negócios”, ensina a especialista.

Case de sucesso

O empresário Daniel Fazenda Freire também acha essencial organizar a vida financeira da empresa para o futuro empresário começar as suas atividades o pé direito. Engenheiro formado em 1997, estagiou  por apenas dois anos, antes de criar a D2F Engenharia. Durante mais de 10 anos construiu diversos condomínios residenciais, sempre de alto padrão, onde fazia inclusive a incorporação. Hoje ele é sócio, também da empresa Tier4  e investidor de outra empresa.

Ele afirma ter começado com o pé direito por sempre ter se preocupado com a saúde financeira a empresa, desde o inicio das suas atividades como empresário.  “Os motivos de seguir sem sacrificar o campo financeiro da minha empresa, mantendo tudo em dia – inclusive todos os impostos – , sempre foi com o objetivo de poder atender as grandes empresas, que dão muito valor à sua cadeia de fornecedores, escolhendo aqueles que atuam de forma consciente, e de forma consciente e correta, respeitando a legislação vigente no Brasil”, informa.

Segundo ele, outra razão  foi a de não perder o foco da sua empresa de engenharia, que é construir e atender os clientes de forma personalizada, com projetos individuais e diferentes. Isso porque,  quando se tem dívidas (ou não se tem um fluxo de caixa positivo) as preocupações do dia-a-dia acabam sendo mais com a parte financeira, fazendo com que o empreendedor perca o foco do negócio para se preocupar com os recursos. “Focamos sempre nos negócios e por isso conseguimos muitos clientes e ter sucesso”, afirma o engenheiro Daniel.

Por isso, devido a sua experiência, dá as seguintes dicas:

Crie um Plano de Negócios para avaliar despesas e receitas, e verifique se está acontecendo conforme o planejado ou não. Quando não, analise onde está errando e corrija o trajeto. Nem sempre o valor que você imagina gastar ou ganhar aparecem na planilha magicamente. Saiba que durante toda a vida da empresa esse processo será fundamental para manter os negócios na linha.

Cuidado para não esquecer de incluir no plano os encargos e tributos, como ISS, FGTS, 13º salário e férias, por exemplo. Deixe dinheiro guardado em caixa, como uma espécie de poupança, para não se desesperar na hora que precisar prestar contas. Planejar é reduzir os riscos.

 

O caminho de um empreendedor. Os dez passos para a abertura de uma empresa com o pé direito. Fonte:

Mari Gradilone, sócia diretora da Virtual Office. www.virtualoffice.com.br

 

1º.  – A oportunidade – A busca de uma oportunidade é tarefa para se realizar no dia a dia. Basta ter um pouco de espírito empreendedor. As oportunidades estão a nossa volta e brotando da nossa imaginação, seja no fornecimento de um produto ou serviço, que não precisa ser algo inédito, basta que seja feito com mais eficiência, resultando em um diferencial positivo no mercado.

 

2º. – A identificação de sócio/parceiro ou não! –  A maioria das empresas que visa crescimento em longo prazo precisa de dois sócios. Este sócio pode ser muito indispensável técnica e comercialmente, ou seja, uma necessidade empresarial, ou pode ser meramente para cumprimento legal, e muitas vezes se escolhe o pai ou mãe, ou alguém preferencialmente não tenha herdeiros, pois podem herdar desta pessoa a parte da empresa e criarem uma enorme dor de cabeça.

No caso do sócio necessário, não bastam contratos, acordos, ou seja, tudo aquilo que os advogados recomendam, mas que no fundo não garantem nem norteiam aquilo que chamamos da “relação social frente ao empreendimento”. O contrato social da empresa, por melhor escrito não garante a relação dos sócios à frente da empresa, e muitas vezes, por motivos mínimos de desavença, pode se ter até uma dissolução da sociedade.

A melhor definição é que química é fundamental entre os sócios. Lembrar que ao decidir-se por uma sociedade, ambos estão no mesmo barco, em qualquer situação. Lembrar que “não adianta estar na primeira classe do Titanic”.

 

3º – O dimensionamento do Mercado – Aqui começa o trabalho de fato. É claro que se tem, a priori, uma ideia do tamanho do mercado. O dimensionamento do mercado implica em consultas a consumidores ativos, que podem e devem começar dentro da nossa própria sociedade e até convívio familiar. Se for possível, faça consultas mais seletivas e nunca se esqueça do 4º. passo.

 

4º.  Ouça – Escute, escute, escute muito. Nesta fase, toda a informação é relevante. Não tente convencer alguém ou algo que tome mais de 25 segundos de explicação. Se o entrevistado não entendeu, mude a forma de explicar ou o próprio Produto/Serviço. Quem manda – sempre –  é o mercado. Não faça com que seu sonho distorça melhor visão possível que se possa ter do mercado.

Identifique potenciais consumidores que possam ser tratados de forma mais personalizada, e que possam ser “distribuidores” da sua ideia/ produto/serviço.

Identifique sua fatia de mercado, de forma realista, e um valor médio de faturamento mensal esperado.

 

5o O planejamento do dimensionamento – O dimensionamento não pode comprometer os custos da operação. É preferível começar o menor possível, para se ter sempre a “casa cheia”. Aqui vale a história do ônibus escolar. Se  temos 20 alunos para transportar, vamos comprar um ônibus de 25 lugares, ou seja, apenas o limite superior. Se ele andar sempre cheio, em breve, teremos dinheiro para trocar por um maior, ou comprar outro.

Escritórios virtuais podem ser a melhor opção  nesta fase, pois tem baixo custo operacional e podem evitar o custo de secretárias e estrutura física para o startup. É preferível comprar um serviço freelancer, em alguns casos, se isso evitar uma contratação quando ainda não se tem um caixa seguro para assumir essa responsabilidade.

 

6º.  O planejamento do custo do produto/serviço – Com o dimensionamento da  fatia de mercado, e a partir do dimensionamento do negócio, é possível estabelecer o custo do produto. Ter uma ideia de volume e, a partir daí, amortizar os custos. É interessante almejar sempre um lucro de aproximadamente 25% após todos os custos operacionais e de impostos.

 

7º  O estabelecimento da marca e home Page – A propaganda , site de busca, home page, mídias sociais e comunicação, se for o caso, devem ser definidas nesta hora, pois o que não está na internet “não existe”. Esses custos básicos e principais de propaganda são definidos nessa hora.

 

8º  O planejamento do preço de venda – O preço de venda, na realidade, vai determinar o próximo passo. Se o preço de venda praticado no mercado, compatível com o produto e seus diferenciai, é quem vai dizer se é possível considerar os 25% após impostos. Se não for, é indicado revisar o processo. Uma boa marca e linguagem  visual modernas são fundamentais e são definidas também nesse oitavo passo.

O processo depende também do tipo de produto e serviços e a incidência de impostos. Mais do que isso, alguns produtos de utilidade pública e outros estratégicos para determinada cidade podem ter isenções de impostos e taxas significativos. Esse pode ser um aspecto muito importante e tem que ser investigado de acordo com o perfil de cada business.

 

9º.  A confirmação da relação social – Aqui é possível saber com mais propriedade se a relação dos sócios é saudável, pois se transcorreu por uma série de fatos e muitos assuntos foram discutidos. A maior causa de dissoluções de empresas é por não se ter uma ideia conjunta dos tropeços e dificuldades de se montar um negócio. Seguir este roteiro dos dez passos pode ajudar a identificar se os sócios têm interesses e opiniões comuns e terão como alcançar o sucesso  juntos.

 

10º.  A abertura em si da empresa – Aqui é a fase de consultas sobre o tipo de empresa que se tem em mente. Torna-se necessário contratar um contador experiente para abrir a empresa. Se já tem um escritório virtual em mente, vale lembrar que muitos deles têm contabilidade e prestam assessoria nesta área.

 

Dicas para iniciar o seu negócio com o pé direito

Fonte:  Gerencial Auditoria e Consultoria

Antes de começar, preste atenção aos seguintes quesitos:

– Quais são as necessidades legais e documentais necessárias para a criação do meu negócio?
– Existe algum tipo de restrição ou condição especial para atuar no mercado?
– Que produto/serviço será oferecido e por quê?
– Tenho total domínio sobre a área na qual pretendo atuar?
– Qual é o mercado consumidor e onde ele está?
– Qual é o mercado fornecedor e quais suas características e respectiva logística?
– Quem são meus concorrentes?
– Qual o preço de mercado para futuros produtos ou serviços?
– Quantos funcionários serão necessários e a que custo?
– Quais serão os custos de produção e operacionais?
– Qual será o ponto de equilíbrio econômico e financeiro do negócio?
– Qual é a melhor localização?
– Qual é a necessidade de recursos para investimento e capital de giro?
– Quais são as fontes de financiamento e suas condições disponíveis hoje no mercado?
– Qual é o comportamento do fluxo de caixa?
– Qual é o potencial do negócio em gerar lucro e em que prazo?
– Qual é o orçamento do projeto para o primeiro ano?
– Qual é o regime tributário mais adequado ao tipo e porte da empresa?
-Qual é o mais adequado tipo jurídico para o negócio, considerando a responsabilidade dos sócios e administradores?

O entendimento das questões acima apoia a redução de riscos aos negócios e um eficiente plano de ação. Hoje em dia, é fundamental profissionalizar um projeto desde a maturação, pois, a cada dia, o jogo da competição fica mais acirrado. Essa percepção e ação são imprescindíveis para a sobrevivência e o crescimento com sustentabilidade.

Cuidados antes de abrir a sua empresa

 

Fonte Vinicius Gonçalves, consultor da Casa da Consultoria. www.novonegocio.com.br

 

Ser o dono do seu próprio negócio é o sonho de muitos novos empresários, mas como fazer? Os mais destemidos mergulham de cabeça, como diz o ditado popular sem medo. Entretanto, os mais precavidos sabem que a estrada não é simples e fácil para começar um negócio de sucesso. Todavia, se você está lendo este artigo, significa que há um interesse em começar um negócio com o pé direito, investindo corretamente. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso no meio empresarial.

Espere o momento certo – Sua ideia pode ser ótima, mas pode não ser o momento certo e para isso é preciso ter felling, esperar o momento e planejar com cuidado. Às vezes, aguardar alguns meses pode ser a melhor saída para começar um negócio com sucesso.

Planeje e pesquise – Pesquise, leia livros e textos sobre o assunto, coloque a sua ideia no papel, planeje e só depois parta para a ação. Você está duas vezes à frente de seu concorrente quando planeja suas ações e as estuda com cuidado. Veja se há mesmo uma afinidade de sua parte em montar um empreendimento do segmento desejado. No meio do seu estudo poderá até descobrir algo bem mais lucrativo e barato que a ideia inicial.

Veja se é viável financeiramente –  Se sua meta é ganhar x reais ao ano e sua ideia rende menos de 10% deste valor, o melhor é partir para outro caminho. Isso é um exemplo de como avaliar um negócio e saber se vale à pena mesmo entrar neste ramo ou aguardar o momento certo.

Encontre a localização ideal –  Pontos a serem observados no ponto comercial ideal a ser escolhido: tráfego de bairro, concorrência que vai te ajudar a atrair transeuntes na área, escolas, faculdades e complexos hospitalares como vizinhos, segurança, mobilidade, estacionamento e público alvo como passantes no seu endereço.

Encontre seus clientes em primeiro lugar – Seus primeiros clientes são a chave para abrir literalmente a sua porta para o lucro. Não é apenas porque eles vão lhe dar lucro, mas também são eles que vão legitimar a sua ideia, mostrar que sua empresa possui uma razão de ser. Os clientes é que vão demonstrar que realmente existe um mercado para seus produtos e serviços. Por isso, foque em seus clientes e tente os encontrar com divulgação online, uma boa festa de abertura ou simplesmente um coquetel convidando a todos. Seus clientes também são uma fonte de informações valiosas que ajudarão a melhorar o seu negócio. Se eles encontram defeitos e você for um empresário aberto ao diálogo, ouça, aprenda e faça alterações antes que outros novos clientes percebam.