11 de dezembro de 2019

Defina os rumos da sua empresa em 2020. Planeje o seu sucesso!

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Quem pretende ter o seu próprio negócio tem de saber que, para sua empresa vingar, será preciso fazer um planejamento cuidadoso. Um bom planejamento será a chave do seu sucesso.

O planejamento é fundamental para a sua futura empresa ser apresentada a possíveis interessados, sócios ou investidores, ou mesmo para buscar financiamento em bancos.

Para atrair interessados e também para que o seu projeto tome forma, será preciso concretizá-lo com um planejamento detalhado. Quem se adianta e inicia o negócio a partir de um plano bem elaborado se prepara melhor para a empreitada.

A tarefa ensina muito ao empreendedor a respeito do ramo de sua atividade e do mercado, ajudando-o a dimensionar melhor o potencial da empresa e ter mais controle sobre o negócio. O consultor do SEBRAE, Júlio Alencar, afirma que, sem planejamento, os gestores ficam à mercê das urgências.

Ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor aprende muito mais a respeito do seu ramo de atividade e do seu mercado e, consequentemente, tem um maior controle sobre o potencial e andamento da empresa. A busca por informações sobre uma série de questões envolvendo o negócio ajuda na meta de defini-lo de forma mais competitiva.

Quem já tem sua empresa aberta, deve fazer um planejamento anual para estabelecer as metas do ano que se inicia. Ele irá fazer um balanço, analisando as metas do ano que se encerra e estabelecendo os objetivos para o novo ano.

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Um planejamento não deve ser um caminho rígido. Ele é instrumento para ser analisado constantemente e ser alterado quando se fizer necessário ao longo do tempo. Afinal, o mercado é dinâmico, a economia muda e os interesses e necessidades dos consumidores também.

Julio Alencar afirma que, sem planejamento, os gestores ficam à mercê de urgências. Por isso, há a necessidade de se fazer um plano que contenha informações sobre o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela e as estratégias de marketing, entre outros tópicos. Também é importante detalhar todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio.

Segundo Alencar, os novos empreendedores devem contar com o apoio e a orientação de profissionais especializados, visto que conhecer a realidade do mercado e organizar cuidadosamente um plano de negócios é essencial para se alcançar o sucesso.

Por isso, o Sebrae lançou o Próprio, um programa que dá subsídios ao futuro empresário na busca do seu negócio, identificação de mudanças de conduta e análise da viabilidade do projeto. Mais informações estão no site www.sebrae.com.br

O especialista explica que um plano de negócios bem feito tem a vantagem de mostrar, com antecedência, os riscos (calculados) que podem ocorrer na abertura e início das atividades de uma empresa. Para isso, é preciso montar um cronograma de atividades, comparar as atividades previstas com as atividades realizadas e, se for necessário, alterar o rumo.

Outra  vantagem é que o empresário saberá com antecedência se seu negócio tem condições de prosperar ou o que deverá fazer para que o tudo dê certo. Júlio Alencar, porém, faz um alerta: “papel aceita tudo. Na hora de fazer a pesquisa, subestimamos os concorrentes, acreditamos que iremos vender todo o nosso estoque, que o ponto escolhido é o melhor do mundo, que não iremos ter imprevistos, etc.”

Por isso, é preciso ser realista e deixar o otimismo exagerado de lado, fazendo um plano realista que contemple os imprevistos.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Também é necessário levar em conta que existem três níveis distintos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico é mais amplo e abrangente, sendo projetado a longo prazo, com efeitos e conseqüências estendidos para vários anos. Envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela direção e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.

O planejamento tático é feito em nível departamental. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual e envolve cada departamento. O operacional, por sua vez, é feito para cada tarefa ou atividade. É projetado para o curto prazo, para o imediato, sendo definido para cada tarefa ou atividade.

Júlio Alencar aconselha que o empresário também faça o seu planejamento individual, como pessoa, pois a empresa só existe por uma necessidade sua que se dá no âmbito pessoal. Ou seja, criador e criação dependem um do outro.

FAÇA UM BOM PLANO DE NEGÓCIOS

1 – Conheça o ramo de atividade – É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e possibilidades de atuação dentro desse segmento. Por exemplo, confecção é o ramo, mas pode-se atuar com jeans, malha, linho e outros tecidos destinados a roupas para o público infantil, adulto, feminino, etc.

2 – Conheça o mercado consumidor – O estudo do mercado consumidor é um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.

3 – Conheça o mercado fornecedor – Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores – o mercado fornecedor. O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

4 – Conheça o mercado concorrente – O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: quem são meus concorrentes? que mercadorias ou serviços oferecem? quais são as vendas efetuadas pelo concorrente? quais os pontos forte e fracos da minha concorrência? os seus clientes lhes são fiéis?

5 – Defina produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço. Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado.
Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.

6 – Analise bem a localização de sua empresa – Onde montar o meu negócio? A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.

7 – Conheça marketing – Marketing não é só propaganda. É um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em  Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

8 – Processo operacional – Este item trata do como fazer. Devem ser abordadas as seguintes questões: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?

9 – Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços – É prudente que o empreendedor ou empresário considere: a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

10 – Projeção da necessidade de pessoal – Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação deverão ter, inclusive as do serviço de escritório.

11 – Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.

Fonte: consultor Júlio Alencar, do Sebrae-SP

 DICAS DE PLANEJAMENTO

APRESENTAÇÃO  –  É sempre bom discutir o plano de negócios com outros empreendedores já acostumados com essa rotina, antes de apresentar o plano a possíveis investidores. Trocar experiências adiciona valor nesse processo.

COMO FAZER  – Ninguém se anima a ler documentos longos e pesados. Procure ser claro, objetivo, ir direto ao ponto, organizar bem a seqüência para facilitar o entendimento. O conteúdo dependerá do tipo de negócio, mas quase sempre abrange: visão de oportunidade, aspectos societários, mercado e concorrência, infra-estrutura, pessoas, marketing e orçamento com horizonte mínimo de três anos.

ORIENTAÇÃO – Se você ficar inseguro de fazer o plano de negócios sozinho, ou quiser revisar o seu trabalho,  procure uma empresa júnior de uma boa faculdade de administração..

LITERATURA – Há muitas fontes para planos de negócios nas livrarias e internet.

Fonte: Eduardo Bom Ângel, titular da cadeira de empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e autor do livro Empreendedor Corporativo.