19 de maio de 2019

Mudanças Radicais, por Milton Correa

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Milton Correia Junior – Jornalista especializado em empreendedorismo.

 

Quando e porque o pequeno empresário deve mudar de ramo.

 

Mudanças radicais podem acontecer na vida de qualquer empresário. Ele não se sente mais satisfeito com o ramo em que atua e quer dar um novo rumo à sua empresa. Ou acontece  devido a circunstâncias: o mercado mudou, a concorrência aumentou, a lucratividade do setor em que atua anda em baixa e está perdendo clientes ou o seu negócio se tornou obsoleto devido à evolução tecnológica.

 

Neste momento é preciso fazer uma profunda reflexão: a empresa deve passar por mudanças ou é melhor recomeçar em outro ramo de atividade? Nem sempre é fácil tomar decisões tão importantes. Por isso, contar com o auxílio de consultores experientes ou até de entidades que prestam esse tipo de serviço a empresários à frente de pequenos negócios, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é sempre de grande ajuda para analisar o caso e sugerir qual o melhor caminho a seguir.

 

O empresário deve sempre se questionar quando notar que o seu negócio está estagnado. Os indícios podem ser vistos no mês a mês, especialmente no faturamento. Deixar de crescer é sintoma de que algo está errado. Com o passar do tempo, se nada for feito, mesmo que o valor se mantenha, a inflação vai comprometendo os ganhos reais. Quando se detecta esse cenário, o melhor é olhar em volta e ver como os concorrentes estão se saindo, se estão faturando mais, se é algo geral ou alguma coisa específica da sua empresa. Às vezes, isso acontece porque os próprios clientes não estão satisfeitos com o atendimento, com os produtos vendidos na loja ou serviço prestado.

 

A hora de trocar o telhado é enquanto ainda faz sol e a chuva não veio. Este é o momento de estudar o mercado, o produto, analisar a concorrência e o rumo da economia. As circunstâncias mudam, o cliente muda e o empresário que não acompanha as tendências pode deixar de atender às novas necessidades e inserir seu negócio nos hábitos de consumo. Mesmo na roda-viva do dia-a-dia, o empresário que não reserva um tempo regular para gerir o negócio corre o risco de ser pego de surpresa e até quebrar.

 

Mudança de setor de atuação

 

Se realmente for preciso mudar de ramo e recomeçar em outra atividade, será necessário tomar uma série de cuidados, pois ninguém transfere a receita do sucesso de um negócio para outro

 

O empresário irá recomeçar do zero e deve buscar orientação para entender se o redirecionamento pode ser, ou não, uma boa alternativa. Empreender um novo negócio tem sua parcela de risco, mas tudo pode ser calculado se houver um bom planejamento.

 

O empresário deve ter em mente que deverá aprender tudo sobre o mercado em que irá atuar: quem trabalha com calçados e for abrir um restaurante está inserido num mundo totalmente diferente do qual estava acostumado. Sem conhecimento e lucratividade, o novo negócio corre o risco de não sobreviver.

 

Além de um bom plano de negócios para o novo empreendimento, o empresário deverá analisar quais os conhecimentos que adquiriu em sua trajetória (conhecimento tácito) que poderá usar nesse outro negócio. Geralmente os conhecimentos de finanças, gestão e controle de estoques (entre outros) poderão ser utilizados no novo, dando uma vantagem adicional.

 

Na verdade, o sucesso de um empresário que atua em ramos diferentes também depende da sua natureza, do seu perfil. Há aqueles que gostam de desafios constantes e querem sempre diversificar as atividades. Por exemplo, se ele vai indo bem com um negócio em um determinado ramo, em vez de partir para outra unidade semelhante, prefere abrir um negócio num setor totalmente diferente, para ter outro tipo de experiência e até mesmo testar o mercado.

 

É importante tomar cuidado com empréstimos, caso seja preciso fazer um financiamento para o novo negócio: neste caso, o ideal é buscar por financiamentos especiais para micro e pequenos empresários, com juros baixos, e conseguir de três a seis meses de carência para começar a pagar a dívida.

Vender imóveis ou usar todas as economias também não é aconselhável, pois a pessoa estará entrando em uma área na qual não tem experiência. Por isso, o ideal é investir até 70% do dinheiro disponível. É importante ter uma reserva para sobreviver até que o novo negócio tenha de fato engrenado e comece a dar retorno.

 

DICAS

 

Em momentos de crise financeira, de saturação ou de uma nova visão de mercado, os empresários sempre se questionam se devem mudar de rumo. Mas nem sempre é fácil saber se é hora de uma virada. Veja as seguintes dicas:

 

Arriscar não é se aventurar. É preciso pesquisar, planejar e estudar muito para trocar de área.

 

É importante que a pessoa tenha afinidade com o setor em que irá atuar. Mas sem conhecimento de mercado e lucratividade, o negócio corre o risco de não sobreviver.

 

Descubra se os motivos que o estão levando a tomar essa decisão são válidos. Considere seus desejos, seus interesses, bem como aquilo que lhe faz bem.