24 de setembro de 2019

O CLIENTE MORA AO LADO. CONQUISTE OS VIZINHOS!

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Use as técnicas do marketing local para converter em clientes o público-alvo do seu bairro ou região.

 

Para o microempresário, é importante vender ou prestar serviços para quem está próximo. O marketing local visa converter em clientes o público-alvo do seu bairro ou região.

A sua eficácia está no fato de enviar ao consumidor final as mensagens que ele gostaria de receber, sempre alinhadas com os seus hábitos e características culturais e econômicas definidas pelo local no qual vive.

Os métodos tradicionais como anúncios em jornal local, outdoor na praça principal ou panfletagem na esquina mais movimentada do bairro ainda funcionam. Mas, hoje em dia, todos estão conectados pelos celulares.

Por isso, a internet é um excelente canal para estabelecer contato com os clientes do seu bairro e região. Sites de avaliação, listagens gratuitas e anúncios em sites de cupons são ótimos caminhos, além das redes sociais.

Você deve ter em mente que as ações devem sempre suprir as necessidades e características próprias da sua região. E sempre é bom pensar nas coisas que ainda não foram feitas em seu bairro ou que estão precisando ser implementadas.

Procure não anunciar simplesmente, mas oferecer soluções práticas, que facilitem a vida das pessoas. Ou seja, que supram suas necessidades e as mantenham fidelizadas. Por exemplo: compras que podem ser feitas na hora do almoço próximo ao seu local de trabalho; serviços como barbeiro e cabeleireiro, etc.

As mídias sociais têm o seu valor no espaço de busca para ajudar os consumidores a encontrar novos negócios locais.

Facebook – Facebook pode ser uma boa funcionalidade para se procurar por empresas locais em sua plataforma atual.

Pinterest e Instagram

Google+, Google Meu Negócio, Google Maps

No mundo atual de dados, perfis muito detalhados podem ser criados e direcionados. Quanto mais você souber sobre o seu cliente ideal, melhor para você pode entregar resultados de pesquisa relevantes e publicidade.

Forneça opções simples em listagens aprimoradas incluindo rotas, mapas, números de telefone, pedidos de reservas on-line e horários de funcionamento. Um link para seu site ajudará aqueles que precisam de informações mais detalhadas.

Isso significa que quando os anúncios de pesquisa pagos são exibidos, eles não são direcionados apenas por palavras-chave, mas por muitos outros fatores, como geografia, dados demográficos, histórico de pesquisas anteriores e outras informações específicas do perfil do usuário.

O marketing local visa atingir um público mais seleto geograficamente. Você deve estudar o consumidor que está próximo de você e entender melhor como funciona a sua rotina, os seus hábitos, os seus horários e os seus gostos. Assim, ficará mais fácil saber o que o seu cliente realmente quer e a melhor maneira de se comounicar com ele.

Informações como os costumes, os hábitos, questões econômicas e culturais das pessoas que vivem e frequentam o local são adquiridas por meio de pesquisas, estudos e observação.

Em posse desses dados fica muito mais simples entender o que o cliente gostaria de receber como mensagem Pesquise quais são seus costumes, o horário que ele sai do trabalho, as suas rotinas e os seus hábitos. Esses dados vão lhe ajudar a escolher seus funcionários, seu horário de atendimento e até os seus produtos.

Invista nos seus canais online, como o Facebook, Instagram e o seu site, e converse com o seu consumidor da maneira correta. Utilize todas as informações que você juntou durante seu processo de pesquisa e aplique o marketing local também nas redes sociais do seu negócio.

Lembre-se que em anúncios do Facebook você também pode impulsionar suas publicações conforme o seu público-alvo exatamente na sua região. Utilize informações como sexo, faixa etária, interesses e localização geográfica a seu favor!

Estratégias de marketing local

Marketing de Conteúdo – A produção de conteúdo com foco em um público geográfico específico pode trazer bons resultados. Não importa que esse conteúdo não seja lido por milhares de pessoas. O que é relevante é que ele aumente suas vendas, por isso, não menospreze as dúvidas de seu cliente. Produza conteúdos que o ajudem a entender sua empresa.

Marketing Digital – Redes sociais e ferramentas de buscas, como o Google, podem oferecer métricas interessantes para seu empreendimento, revelando perfis de consumo. Por isso, não importa se você já é conhecido no bairro, invista no mundo digital também.

Marketing de Guerrilha – Uma estratégia muito interessante para lançamentos de novos produtos e/ou serviços. Ela pode ser alinhada com o Marketing Local fortalecendo a imagem da empresa com seus clientes.

Foco no atendimento – Tendo noção de dos aspectos apresentados anteriormente, fica clara a necessidade de uma estratégia com objetivo de oferecer um bom atendimento aos clientes, afinal, a opinião deles sobre a empresa está diretamente ligada com a forma com que a marca será percebida.

Internet

Nas redes sociais, por exemplo, é possível segmentar sua comunicação geograficamente. No Facebook você pode destinar seus anúncios para um público e região específica. No Twitter e Instagram é possível interagir com a sua região através de #hashtags. O Foursquare e TripAdvisor também são ferramentas boas que possibilitam o público local localizar e classificar sua empresa.

No site da sua empresa também é possível desenvolver ações para sua região. Por exemplo, disponibilizar cupons de promoções para os clientes da região. Também pode produzir conteúdo no blog sobre a região, etc.

Para termos noção da importância do marketing local, a Google levantou que 72% das buscas feitas em smartphones são sobre negócios locais, como restaurante, loja de roupas, academias e outros comércios.

 

DICAS DE MARKETING LOCAL

Conheça seu cliente – Como ele é, idade, sexo, hábitos de consumo, lazer, poder aquisitivo, quais os locais que frequenta, etc. Ou seja, quem você pretende alcançar com a sua comunicação pela internet.  Analise  os costumes, horários de funcionamento, rotina, hábitos sociais e culturais, entre outros dados, dos consumidores da área onde você atua.

Saiba tudo sobre a região onde ele mora – Pesquise o que existe perto da sua residência ou local de trabalho. O que falta, o que você pode oferecer de diferente.

Analise a concorrência –Veja o que os seus concorrentes oferecem e o que você pode lançar como inovação.

Determine os objetivos da sua comunicação –    O que você pretende divulgar. O que pretende alcançar com a sua comunicação. Quais são as suas metas: conseguir mais clientes? Fidelizar os que já existem? Ampliar o seu raio de atuação?

Como vai usar a internet – Vai fazer anúncios pagos? Vai fazer marketing de conteudo? Ou seja enviar conteúdo (videos, textos, fotos, etc.). Vai fazer promoções, dar brindes, sorteios, etc.?

 Faça anúncios segmentados – as opções de anúncios direcionados geograficamente estão cada vez mais presentes.  Tanto o Adwords quanto o Facebook, por exemplo, já permitem que você crie anúncios baseados em segmentação geográfica.

Seja criativo – Use a  criatividade e personalize seu negócio ao seu público-alvo! Você pode fazer posts ou campanhas no Facebook e Instagran para alertar sobre suas promoções, mostrando seu cardápio do dia, disponibilizando informações de funcionamento, entre outras coisas. Outra ideia é usar o Instagram para mostrar o que é oferecido no seu negócio e também criar uma sessão de fotos dos clientes que visitam o seu estabelecimento.

Faça pesquisas – Pergunte aos seus clientes sobre a qualidade do seu atendimento e em que você pode melhorar. Produtos e serviços que gostariam de ter. Para isso use e-mails, whatsapp, facebook, messenger, etc.

Mantenha contato frequente – Quem não é visto não é lembrado. O segredo de uma boa comunicação pela internet é a frequência certa. Não abandone o seu cliente e também envie mandar mensagens demais.

 

UTILIZE AS FERRAMENTAS CERTAS DE ESTRATÉGIAS PARA MARKETING DIGITAL

Há diversas ferramentas que você pode utilizar para tornar seu negócio mais visível na rede e alcançar os seus clientes de maneira rápida, a fim de que eles sejam fidelizados por você e passem a acompanhá-lo com maior frequência. Veja uns dos recursos mais populares e eficientes:

MailChimp – O Mailchimp é uma ferramenta utilizada para o envio de e-mails marketing. Entre as funcionalidades, você pode enviar até 12.000 e-mails gratuitamente.

Google Trends – O Google Trends serve para ajudar a descobrir quais temas são os mais buscados pelos internautas no momento, a fim de explorá-los no seu conteúdo, aumentando o tráfego para o seu site.

Traffic Travis – E que tal descobrir como fazer com que a sua página esteja sempre bem ranqueada nas buscas do Google? O Traffic Travis pode ajudá-lo nessa tarefa!

Alexa – Para descobrir o perfil das pessoas que costumam interagir com seus concorrentes, você pode utilizar o Alexa. Dessa maneira você pode criar estratégias para trazer esse público para o seu site.

Canva – O Canva é uma ferramenta de design com base na nuvem. Ele permite criar imagens exclusivas para divulgar em seu site, blog e também em todas as suas redes sociais.