23 de julho de 2019

Planeje o seu sucesso

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Quem pretende ter o seu próprio negócio tem de saber que, para sua empresa vingar, será preciso fazer um planejamento cuidadoso. Um bom planejamento será a chave do seu sucesso.

O planejamento é fundamental para a sua futura empresa ser apresentada a possíveis interessados, sócios ou investidores, ou mesmo para buscar financiamento em bancos.

Para atrair interessados e também para que o seu projeto tome forma, será preciso concretizá-lo com um planejamento detalhado. Quem se adianta e inicia o negócio a partir de um plano bem elaborado se prepara melhor para a empreitada.

A tarefa ensina muito ao empreendedor a respeito do ramo de sua atividade e do mercado, ajudando-o a dimensionar melhor o potencial da empresa e ter mais controle sobre o negócio. O consultor do SEBRAE, Júlio Alencar, afirma que, sem planejamento, os gestores ficam à mercê das urgências.

Ao elaborar um plano de negócios, o empreendedor aprende muito mais a respeito do seu ramo de atividade e do seu mercado e, consequentemente, tem um maior controle sobre o potencial e andamento da empresa. A busca por informações sobre uma série de questões envolvendo o negócio ajuda na meta de defini-lo de forma mais competitiva.

Busque ajuda para acertar

Um planejamento não deve ser um caminho rígido. Ele é instrumento para ser analisado constantemente e ser alterado quando se fizer necessário ao longo do tempo. Afinal, o mercado é dinâmico, a economia muda e os interesses e necessidades dos consumidores também.

Julio Alencar afirma que, sem planejamento, os gestores ficam à mercê de urgências. Por isso, há a necessidade de se fazer um plano que contenha informações sobre o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela e as estratégias de marketing, entre outros tópicos. Também é importante detalhar todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio.

Segundo Alencar, os novos empreendedores devem contar com o apoio e a orientação de profissionais especializados, visto que conhecer a realidade do mercado e organizar cuidadosamente um plano de negócios é essencial para se alcançar o sucesso.

Por isso, o Sebrae lançou o Próprio, um programa que dá subsídios ao futuro empresário na busca do seu negócio, identificação de mudanças de conduta e análise da viabilidade do projeto. Mais informações estão no site www.sebrae.com.br

O especialista explica que um plano de negócios bem feito tem a vantagem de mostrar, com antecedência, os riscos (calculados) que podem ocorrer na abertura e início das atividades de uma empresa. Para isso, é preciso montar um cronograma de atividades, comparar as atividades previstas com as atividades realizadas e, se for necessário, alterar o rumo.

Outra  vantagem é que o empresário saberá com antecedência se seu negócio tem condições de prosperar ou o que deverá fazer para que o tudo dê certo. Júlio Alencar, porém, faz um alerta: “papel aceita tudo. Na hora de fazer a pesquisa, subestimamos os concorrentes, acreditamos que iremos vender todo o nosso estoque, que o ponto escolhido é o melhor do mundo, que não iremos ter imprevistos, etc.”

Por isso, é preciso ser realista e deixar o otimismo exagerado de lado, fazendo um plano realista que contemple os imprevistos.

Também é necessário levar em conta que existem três níveis distintos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico é mais amplo e abrangente, sendo projetado a longo prazo, com efeitos e conseqüências estendidos para vários anos. Envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela direção e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.

O planejamento tático é feito em nível departamental. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual e envolve cada departamento. O operacional, por sua vez, é feito para cada tarefa ou atividade. É projetado para o curto prazo, para o imediato, sendo definido para cada tarefa ou atividade.

Júlio Alencar aconselha que o empresário também faça o seu planejamento individual, como pessoa, pois a empresa só existe por uma necessidade sua que se dá no âmbito pessoal. Ou seja, criador e criação dependem um do outro.

Faça um bom plano de negócios

1 – Conheça o ramo de atividade – É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e possibilidades de atuação dentro desse segmento. Por exemplo, confecção é o ramo, mas pode-se atuar com jeans, malha, linho e outros tecidos destinados a roupas para o público infantil, adulto, feminino, etc.

2 – Conheça o mercado consumidor – O estudo do mercado consumidor é um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.

3 – Conheça o mercado fornecedor – Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores – o mercado fornecedor. O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

4 – Conheça o mercado concorrente – O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: quem são meus concorrentes? que mercadorias ou serviços oferecem? quais são as vendas efetuadas pelo concorrente? quais os pontos forte e fracos da minha concorrência? os seus clientes lhes são fiéis?

5 – Defina produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados – É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço. Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado.
Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.

6 – Analise bem a localização de sua empresa – Onde montar o meu negócio? A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.

7 – Conheça marketing – Marketing não é só propaganda. É um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em  Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

8 – Processo operacional – Este item trata do como fazer. Devem ser abordadas as seguintes questões: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?

9 – Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços – É prudente que o empreendedor ou empresário considere: a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

10 – Projeção da necessidade de pessoal – Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação deverão ter, inclusive as do serviço de escritório.

11 – Análise financeira – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.

Fonte: consultor Júlio Alencar, do Sebrae-SP

Dicas de planejamento

APRESENTAÇÃO  –  É sempre bom discutir o plano de negócios com outros empreendedores já acostumados com essa rotina, antes de apresentar o plano a possíveis investidores. Trocar experiências adiciona valor nesse processo.

COMO FAZER  – Ninguém se anima a ler documentos longos e pesados. Procure ser claro, objetivo, ir direto ao ponto, organizar bem a seqüência para facilitar o entendimento. O conteúdo dependerá do tipo de negócio, mas quase sempre abrange: visão de oportunidade, aspectos societários, mercado e concorrência, infra-estrutura, pessoas, marketing e orçamento com horizonte mínimo de três anos.

ORIENTAÇÃO – Se você ficar inseguro de fazer o plano de negócios sozinho, ou quiser revisar o seu trabalho,  procure uma empresa júnior de uma boa faculdade de administração..

LITERATURA – Há muitas fontes para planos de negócios nas livrarias e internet.

Fonte: Eduardo Bom Ângel, titular da cadeira de empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e autor do livro Empreendedor Corporativo.