26 de abril de 2019

Subterrâneos da Paulista

Compartilhe

Foto da obra do projeto Nova Paulista engavetado nos anos 70

Em papo descontraído, pesquisadora conta a história dos espaços subterrâneos que estão esquecidos no subsolo da Avenida Paulista e que poderiam ser utilizados pela população.

Os desconhecidos espaços subterrâneos existentes no subsolo da avenida paulista serão o tema da segunda edição do Papo de Boteco, que será realizada próxima segunda-feira, dia 29 de abril, das 19 às 21 horas.
O assunto Testemunhos do Subsolo da Avenida Paulista será exposto e debatido pela artista, videomaker e pesquisadora Sonia Guggisberg, no Satisfatto Bistrô, situado no segundo andar da Galeria Metropole, loja 39, na Avenida São Luís, 187, próximo à Praça da República, São Paulo-SP. Informações: (11) 97583-2205. A inscrição custa R$ 20,00.
Existem 22 galerias subterrâneas ao longo dos 2,8 quilômetros da avenida paulista. A maioria dos espaços, que são de domínio público, está abandonada e em alguns funcionam estacionamentos e até quadras esportivas.
Os espaços subterrâneos são o resultado de desapropriações para a primeira proposta de alargamento da via, em 1965, e de um projeto posterior de rebaixamento da pista. Esses locais poderiam ser melhor aproveitados e servir à população, depois de recuperados, funcionando como espaços culturais, museus e escolas, entre outras finalidades.
Sonia Guggisberg realizou sua pesquisa de doutorado sobre o projeto intitulado Nova Paulista, obra engavetada nos anos 70. Também é autora do premiado documentário Subsolos, no qual mergulha literalmente nos subterrâneos da Avenida Paulista, além de colher importantes depoimentos de historiadores e especialistas.
O Papo de Boteco foi criado com o conceito de ser um happy hour para a mente. Sua proposta é colocar temas polêmicos em discussão e provar que é possível ter uma conversa de conteúdo num ambiente descontraído, fora dos meios acadêmicos.

Sonia Guggisberg é suíço brasileira, nascida em São Paulo em 1964. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP – Bolsa Fapesp) e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Campinas ( Unicamp- Bolsa Capes). Guggisberg atua como artista, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e Individuais, palestras e workshops no Brasil e em outros países desde a década de 90.

Projeto da Nova Paulista o primeiro desenho

Hoje se dedica ao projeto de pesquisa Subsolo urbano e social em São Paulo apresentando questões sobre o redesenhar da cidade e de suas identidades. Seus trabalhos são em fotografia, site specific, instalação em vídeo e some documentário experimental.
Já realizou 16 exposições individuais e, além do Brasil, seus trabalhos já foram exibidos nos EUA, na Alemanha, México, Colombia, Espanha e França.
Possui obras nas no acervo do Museu Lasar Segal, Museu de Arte Contemporânea de SP, SESC, Pinacoteca, Museu da cidade de São Paulo e Instituto Figueiredo Ferraz entre outros. Em 2015 a artista ganhou o Prêmio Brasil de Fotografia (Porto Seguro): Ensaios, desenvolve o projeto coletivo Sistemas Ecos.Vive e trabalha em São Paulo.

Ficha técnica

Papo de Boteco
Tema do segundo encontro: Testemunhos do Subsolo da Avenida Paulista.
Quando: dia 29 de abril, segunda-feira.
Horário: das 19h às 21 horas.
Local: Satisfatto Bistrô, na Av. São Luís 137, segundo andar (Galeria Metrópole).
Ingresso: R$ 20,00. O valor do investimento refere-se apenas à inscrição. Os itens do cardápio serão cobrados à parte.
Divulgação: Galatica.
Informações pelo whatsapp da Galática: (11) 97583-2305