7 de dezembro de 2021

2002 TRAZ NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO. VEJA QUAIS.

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A pandemia causada pelo novo coronavírus alterou os hábitos de consumo. Por isso, os comerciantes e prestadores de serviço tem de ficar atentos à maneira como os consumidores deverão se comportar em 2022 e estabelecer estratégias para conquistá-los.

Agora, muitas pessoas irão trabalhar parte em casa e parte no escritório. E muitos saíram das grandes cidades para morar no interior. Isso porque os consumidores buscam vidas mais equilibradas, com maior qualidade de vida,  inclusive alternativas de renda que gerem um menor tempo de jornada de trabalho.

Outra tendência é a do consumidor hiperconectado que toma decisões em segundos. Por isso podem ser alcançados com ações de comércio em tempo real assim como experiência de realidade aumentada  e/ou virtual.

Veja estas dicas de como se posicionar em 2022 em frente aos novos hábitos de consumo.

FACILITE A COMPRA – crie um ambiente, tanto na loja física quanto na virtual, que facilite a experiência de compra e permita decisões rápidas. As pessoas agora querem ser atendidas com maior rapidez e não podem perder tempo em escolhas.

ESTEJA ATENTO AO COLETIVO – o consumidor pode gerar compras coletivas usando como meio de compartilhamento as mídias sociais, diminuindo o custo de aquisição.  Muitas empresas têm proporcionado fontes de renda extra para quem realiza o compartilhamento ou até mesmo quando as pessoas fornecem como espaço seus carros e domicílios em troca de pequenas atividades.

VENDAS AO VIVO – as vendas via lives proporcionam a compra personalizada e até mesmo com produtos exclusivos. Os recursos de realidade aumentada e virtual permitem que os consumidores experimentem produtos de acordo com a sua preferência. O importante é que essa experiência seja compartilhada rapidamente através das mídias sociais para receber feedback de outros compradores.

REUMANIZAÇÃO GLOBAL – devido o isolamento social muitas pessoas desenvolveram transtornos de depressão e ansiedade. Daí a necessidade da empresas priorizarem a humanização e o bem-estar.

CONEXÃO DE TUDO – cada vez mais haverá a conexão entre o mundo digital e o mundo físico. Especialmente com a chegada da conexão 5G, que irá causar uma grande mudança nos hábitos de consumo. A Internet das Coisas (IoT) é uma das inovações que mais foram favorecidas com o lançamento do 5G. Antes dela, a conexão de objetos, máquinas, softwares e pessoas era limitada por redes que dependiam do Wi-Fi. Agora, com uma internet móvel de maior qualidade, tudo funcionará. Assim, a indústria de tecnologia deve desenvolver mais recursos e novidades para o mercado empresarial e para o consumidor final.

TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA 2022

MERCADO DE PETS – vai continuar crescendo. Portanto trará oportunidades para lojas de acessórios, clínicas de serviço de pet sitter (cuidadores), passeadores de cães, etc. Há também um mercado de luxo para PETs que podem oferecer serviços diferenciados como acupuntura, ioga, spa, creches e buffets especializado em festas.

LOGÍSTICAS FOCADAS NO E-COMMERCE – o comércio virtual vem crescendo cada vez mais. Portanto é preciso ter um diferencial para se destacar. Entregas cada vez mais rápidas conquistam os consumidores. Fretes baratos ou grátis também. Pontos de entrega onde retirar os produtos chamam a atenção do interessado.

GIG ECONOMY – PROFISSIONAIS LIBERAIS – é um formato onde profissionais liberais prestam serviços com curtos prazos ou até mesmo pontualmente, que podem ser ou não recorrentes. Por exemplo, motoristas de aplicativos que fazem entregas de produtos. E se aplica também às áreas de tecnologia, soluções digitais, assistentes virtuais e diversos outros setores.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES – o mercado demanda por profissionais com formação ténica. Portanto,  cursos técnicos profissionalizantes podem ser um bom caminho para quem deseja ter um negócio interessante em 2022.

EDUCAÇÃO POR ASSINATURA –  assim como Netflix e Spotify, uma empresa pode oferecer cursos online por assinatura. Os planos de assinatura acontecem quando uma empresa cobra um valor fixo, durante um período pré-determinado (que pode ser mensal, semestral, anual, etc.), para que os seus clientes possam desfrutar de seu catálogo de serviços. Benefícios: aumento do retorno sobre o CAC (Custos de Aquisição de Clientes); lançamentos de novos cursos com uma audiência mínima garantida; possibilidade de ganhos com a venda cruzada de outros produtos, como mentorias. Também pode ajudar a conquistar clientes recorrentes. O negócio passa a ter um faturamento garantido e adiantado durante um determinado período. Esse mercado só está começando e vem crescendo gradativamente e deve ter uma boa aceitação, porque as pessoas podem estudar de acordo com sua disponibilidade com um baixo investimento.

PRODUTORA AUDIOVISUAL – cada vez mais as empresas precisam se comunicar através de vídeos e podcasts.

PORTAIS MULTIMÍDIA – os portais vem ganhando destaque porque as pessoas estão procurando informações, seja via Google, mídias sociais ou Youtube. E até mesmo podcast.  Acompanhando uma tendência de marketing de conteúdo, muito consumidores pesquisam antes de realizar compras pela internet e esses portais com a capacidade de ajudar o consumidor dominam uma expertise que dará retorno.

MENTORIA E CONSULTORIA ONLINE – A mentoria vem tomando mais espaço porque os cursos digitais têm explodido o consumidor fica sem saber qual comprar. Agora surge uma necessidade um pouco mais profunda onde o consumidor quer uma solução mais empacotada e que realmente gere um acompanhamento mais próximo e não somente em aulas gravadas.

VENDA VIA MARKETPLACE – este modelo de negócios está crescendo, pois os usuários preferem fazer suas pesquisas não apenas nos sites de busca, mas também diretamente no marketplace. Um shopping virtual. Essa é a melhor definição para descrever o que é marketplace. Ele funciona como um portal de vendas online colaborativo. Esse modelo reúne diversos lojistas on-line em um único espaço. Para os lojistas, a vantagem é que serão vistos por mais gente e aumentam as chances de atingir o público-alvo. Para o consumidor, a ideia é oferecer a mesma experiência de compra de um shopping (que reúne uma grande diversificação de lojas), só que online.

RELÓGIOS E PULSEIRAS DIGITAIS – os relógios e pulseiras digitais deverão fazer concorrência com os  Smartphones. Esses acessórios mantêm os consumidores conectados e atualizados em suas mídias sociais e até mesmo com suas buscas no Google. Essa tendência fará com que o consumidor esteja com a tecnologia grudada ao corpo, literalmente, facilitando acesso as informações e até mesmo a pagamentos sem precisar tirar o cartão do bolso,   porque agora já há cartões digitais. Isso certamente afetará toda a estrutura de comunicação das empresas para acompanhar essa evolução, porque a experiência do usuário modifica-se surgindo a necessidade de adaptação,  inclusive de busca por voz.

ROBÔS DOMÉSTICOS –  eles farão parte da nossa rotina doméstica, auxiliando em tarefas básicas e cotidianas. Isso inclui também assistentes de voz, como eletrodomésticos computadorizados que interagem com os usuários. A tendência é que nossos produtos estejam conectados à IoT (Internet das coisas) ou a AI (inteligência artificial) e isso fará parte da nossa realidade como o celular já o faz hoje.

COMPRAS VIA REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA – cada vez mais a experiência de compra será uma mistura de realidade virtual com a real. Por exemplo: você pode colocar a foto da sua sala no celular e escolher um tom de tinta para ver com o ambiente irá ficar com aquela cor. Ou poderá experimentar virtualmente uma roupa para ver como ela ficará em você, antes de comprar.

 Autor:  Milton Correia Junior – jornalista e redator