16 de novembro de 2023

2024: INOVE PARA VENDER MAIS!

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O ano de 2024 será marcado pelo avanço da tecnologia  e da adoção de práticas sustentáveis que preservem o meio ambiente. Por isso, as micro e pequenas empresas precisam inovar para continuarem competitivas, conquistarem novos clientes e se manterem no mercado.

O investimento em inovação e tecnologia é essencial para que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) se fortaleçam e acompanhem as mudanças.

Inovar não significa apenas criar produtos e serviços. A inovação pode estar nos pequenos detalhes, na criação de novos processos, de uma nova técnica de vendas, em uma nova apresentação de produtos, na mudança em como a empresa promove o atendimento aos seus clientes.

É possível inovar sem gastar muito dinheiro ou precisar de tecnologia de ponta. Muitas vezes uma mudança de atitude ou de hábitos, já caracteriza a inovação.

Pode acontecer através da criação de novos modelos de negócios, de novos produtos ou serviços, da adoção de novas tecnologias, ou através de novas estruturas de gestão e melhorias operacionais que simplifiquem ações e diminuam custos.

Toda melhoria que é feita na empresa e que soluciona um problema para facilitar o dia a dia e gerar valor ao cliente, é considerada um tipo de inovação.

 

BENEFÍCIOS DA INOVAÇÃO

Gerar resultados positivos para a empresa e valor para o cliente; mais competitividade; diferenciação da marca;  conquista de novos clientes e fidelização dos existentes; aumento de vendas; redução de custos; maior eficiência produtiva; impulso no crescimento e sustentabilidade do negócio; identificação de oportunidades e antecipação às mudanças e tendências.

 

COMO INOVAR

DESENVOLVA UMA MENTALIDADE INOVADORA – ela te faz buscar opções diferentes de tudo que já foi testado. É quando se pensa além do comum que novas soluções, produtos e tecnologias são criados.

ADOTE A CULTURA DE INOVAÇÃO NA EMPRESA – todas as pessoas envolvidas no negócio precisam estar engajadas com a inovação. É papel do líder estimular e incentivar, bem como, promover um espaço de troca, oferecendo autonomia para que todos os colaboradores se sintam livres para expor suas ideias.

DESENVOLVA HABILIDADES – a empresa precisa oferecer meios para que os colaboradores desenvolvam habilidades e novas ideias. O caminho mais fácil para isso, é investindo em capacitação. O conhecimento pode auxiliar na construção do pensamento crítico e apresentar ferramentas e tecnologias novas que auxiliem os processos. Hoje não é preciso investir muito para se capacitar. Existem muitas soluções gratuitas em cursos e materiais a serem exploradas.

 

ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO

TECNOLOGIA E AUTOMAÇÃO – adote tecnologias emergentes, como inteligência artificial, automação e machine learning, para otimizar processos e aumentar a eficiência. Considere a automação de tarefas repetitivas para liberar tempo e recursos para atividades mais estratégicas.

PRESENÇA ONLINE – reforce a presença online através de um website moderno e responsivo. Utilize as redes sociais de maneira estratégica para se comunicar com os clientes, promover produtos/serviços e obter feedback.

PERSONALIZAÇÃO – invista em personalização para atender às necessidades específicas dos clientes. Utilize dados para entender melhor o comportamento do cliente e oferecer soluções mais alinhadas com suas preferências.

COLABORAÇÃO REMOTA – promova a colaboração remota. Utilize ferramentas de comunicação online eficazes para manter a equipe conectada e produtiva.

SUSTENTABILIDADE – adote práticas sustentáveis, tanto em termos de produtos/serviços quanto de operações. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, e isso pode ser um diferencial competitivo.

PARCERIAS ESTRATÉGICAS – explore parcerias com outras empresas, startups ou instituições que possam complementar suas ofertas ou trazer novas oportunidades de mercado.

CAPACITAÇÃO DA EQUIPE – invista na capacitação da equipe, proporcionando treinamentos relevantes para acompanhar as mudanças no mercado e nas tecnologias.

FEEDBACK CONTÍNUO – essteja aberto ao feedback dos clientes e da equipe. Utilize as informações recebidas para aprimorar produtos, serviços e processos internos.

ADAPTAÇÃO À REGULAÇÃO – esteja atento às regulamentações do setor e adapte-se a elas. Isso não apenas evita problemas legais, mas também mostra comprometimento com padrões éticos.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE – concentre-se na melhoria contínua da experiência do cliente. A satisfação do cliente pode levar a recomendações e fidelização, ambos essenciais para o crescimento. Lembre-se de que a inovação pode vir de diversas fontes, e estar atento às tendências de mercado, tecnológicas e às necessidades dos clientes é fundamental para o sucesso a longo prazo.

 

COMO TRANSFORMAR A EMPRESA TRADICIONAL EM INOVADORA

CONTRATE E RETENHA TALENTOS – os líderes devem criar uma cultura de feedbacks e autonomia, para que os colaboradores não precisem conquistar o aval dos chefes diariamente para propor novas ideias. Quando eles estão bem integrados sobre os valores e a cultura organizacional da empresa, fica mais fácil criar uma equipe de alta performance.

CONHEÇA O MERCADO – estude os concorrentes para ter uma visão ampla do seu mercado de atuação. Analise o que as empresas estão lançando, como elas se relacionam com seus clientes fidelizados e as suas práticas de produção.

Desse modo, seu negócio saberá identificar lacunas e explorar um público que ainda não é bem atendido. Também busque ler sobre o que acontece em outros países, como uma forma de antecipar tendências aqui no Brasil.

OUÇA OS CLIENTES – tão importante quanto conhecer o mercado é mapear as necessidades do público-alvo da empresa. Afinal, inovar não é apenas lançar produtos moderníssimos, mas também aproveitar as oportunidades para lançar mercadorias e serviços que ainda não existem — e que têm um bom público à espera.

DESENVOLVA O NEGÓCIO – uma das formas de desenvolver o negócio é capacitar os colaboradores, fazendo com que aqueles que ainda não estão no nível técnico dos mais talentosos também possam contribuir de maneira efetiva. Cursos, treinamentos, palestras e workshops são importantíssimos para desenvolver novas competências e estimular a criatividade no ambiente de trabalho.

 

TENDÊNCIAS EM INOVAÇÃO

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS – a preocupação dos clientes e do mercado em geral quanto à sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas continuará como uma tendência forte para os próximos anos.

Hoje, muitas pessoas só negociam com empresas que representam os seus valores. Por isso, a companhia pode investir em práticas sustentáveis, com iniciativas como o descarte correto dos resíduos, a adoção da economia circular e a priorização de fornecedores que também preservam o meio ambiente.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – em 2023, alguns dos assuntos que dominam o noticiário são o ChatGPT. A empresa pode utilizar uma inteligência como o ChatGPT para otimizar a produção de conteúdo, empregando a tecnologia para ter dados técnicos. Outro exemplo é o chatbot, capaz de responder a dúvidas simples dos clientes e poupar o tempo dos colaboradores.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – o UX Writing e o Design Thinking são duas competências que fazem a ponte entre a experiência do usuário e as ideias da empresa. Assim, os profissionais conseguem, por exemplo, incentivar ações dentro de um site por meio de uma certa cor ou um botão posicionado na página.

 

TIPOS DE INOVAÇÃO

INOVAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS – melhorar a qualidade do bem ou do produto que sua empresa oferece é um tipo fundamental de inovação para alcançar o sucesso. Nesse caso, é importante ter um produto que, além de inovador, seja prático e tenha uma longa vida útil.

Um exemplo desse tipo de inovação é o que é aplicado em equipamentos eletrônicos, como telefones celulares ou notebooks. Nesse caso, não são desenvolvidas unicamente ideias em torno da modernização e do conforto do equipamento, mas também em suas possibilidades de atualização contínua em relação ao sistema ou software de que se utilizam.

INOVAÇÃO EM MARKETING – ser uma novidade ao comercializar sua marca ou produto também é um tipo de inovação. Focar no crescimento de suas vendas é essencial para o sucesso do seu negócio e, portanto, vem daí a importância de saber como se posicionar e se diferenciar entre os seus concorrentes.

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL – transformar sua equipe em aliado para a criação de novas e melhores estratégias também é um tipo de inovação. Não é nenhum segredo que as empresas que funcionam melhor são aquelas em que os processos internos são realizados de maneira eficiente e eficaz. E se adicionarmos a isso a possibilidade de detectar fraquezas, estamos falando de uma estrutura ainda mais forte e, portanto, mais produtiva.

A inovação organizacional concentra-se em alguns princípios básicos:

  • desbloquear o potencial criativo, permitindo que todos possam dar suas opiniões e contribuir com ideias;
  • gerar valor e qualidade nos processos para fortalecer os laços de compromisso e identidade com sua equipe;
  • criar e compartilhar informações, ensinando sua equipe a saber. Isso ajuda a abrir o campo de ideias que podem beneficiá-lo.

INOVAÇÃO DE PROCESSOS – do fracasso também é possível obter boas ideias. Muitas marcas de sucesso surgiram de tentativa e erro; de ideias mal executadas que se tornaram algo melhor e esse também é um tipo de inovação.

Também é possível ter a capacidade de criar algo bom e melhor do que o projeto original, patenteando-o e introduzindo-o no mercado com sucesso. Ao se deparar com uma ideia que não funciona, vale a pena perguntar: como posso transformar esse resultado em algo benéfico?

FAÇA AJUSTES – é importante fazer ajustes básicos a partir dos quais sempre surgem ideias inovadoras.

  • investir em melhorias para o seu produto;
  • tomar como modelo inspirador marcas antigas com um histórico de sucesso;
  • melhorar o uso do seu produto de acordo com as necessidades do consumidor.

PENSE GRANDE – inovar é crescer. Não faça da inovação um ideal que apenas o ajuda a tornar seu negócio mais lucrativo. Veja isso como um esquema fundamental para mantê-lo com sucesso por um longo tempo.

 

COMO SER UMA EMPRESA CRIATIVA

CONTRATE PESSOAS CRIATIVAS – se você quer que sua empresa seja criativa, você precisa contratar pessoas que tenham essa característica, para ajudar a compor o cenário de inovação do seu negócio. E esse traço é facilmente observado durante os processos de contratação.

INCENTIVE A CRIATIVIDADE – resolver os problemas da maneira mais prática e com menor custo é uma forma clara de ser inovador e de fazer com que a inovação interfira positivamente nos seus resultados. Por isso, ao encontrar situações atípicas ou mesmo problemas dentro da sua empresa, motive os seus colaboradores a solucionarem esse contexto de maneira inovadora, e parabenize os resultados de quem conseguir!

CONHEÇA SEUS CONSUMIDORES – o principal interessado em receber os melhores produtos e serviços da sua empresa são os seus clientes e potenciais clientes. Entender as suas necessidades e desejos te deixará um passo a frente dos seus concorrentes no quesito inovação.

Você terá a oportunidade de conduzir soluções inovadoras que casem com suas entregas e ainda impactem a vida de quem compra os seus produtos, o que interfere diretamente em seus resultados. Seus clientes são as pessoas com as melhores ideias ou sugestões de melhorias para a sua empresa, afinal eles consomem o que você produzir e conhecem melhor que ninguém as vantagens e desvantagens do seu produto.

FAÇA PESQUISAS – e estreite o relacionamento com seus clientes em suas redes sociais. Ler os comentários, sejam críticas, sugestões ou elogios, que eles deixam em sua página no Facebook ou Instagram vai te ajudar a entender quais são os maiores problemas enfrentados por eles. E a solução desse problema deve ser inovadora, solucionando essa necessidade.

Além disso, conhecer as críticas e elogios que os clientes fazem também aos seus concorrentes te dará um panorama a respeito do seu mercado, para você entender suas forças e fraquezas e possa, de maneira criativa, reverter os problemas ou se sobressair.

LEIA MUITO – leia blogs, sites, livros e tudo mais o que possa te ajudar a entender o mercado e conhecer pessoas inspiradoras. Tudo isso poderá te ajudar a ter ideias fantásticas.

 

IDEIAS DE INOVAÇÃO

INOVAÇÃO DE PRODUTO – a concorrência está ativa e as preferências dos seus clientes estão em constante mudança. Novas idéias de produtos aparecem espontaneamente e pesquisa, prototipagem, teste e lançamento podem acontecer sem um orçamento caro.

LICENCIAMENTO – você pode aproveitar a força e o reconhecimento da marca de organizações mais estabelecidas licenciando seu nome, propriedade intelectual, personagens de desenhos animados, imagens, etc. e conectá-los aos seus produtos. Isso pode dar nova vida a uma linha de produtos madura. Aproveite os orçamentos de branding e publicidade de empresas maiores para atualizar seus produtos.

DISTRIBUIÇÃO – não há nada como fazer com que os outros vendam seus produtos através de seus canais. Você pode ganhar espaço de prateleira em lojas de varejo? Você pode atrair outras equipes de vendas para pegar sua linha e compartilhar a receita? Suas ofertas ajudarão outra empresa a atingir suas metas de vendas? Talvez você possa encaminhar seu produto para um distribuidor vendê-lo para você.

 

IDEIAS INOVADORAS PARA AUMENTAR AS VENDAS EM LOJAS DE VAREJO

ADICIONE SERVIÇOS AO CLIENTE – o que torna sua loja de varejo diferente do site de comércio eletrônico é a capacidade de oferecer serviços. Você pode atrair compradores para fazer uma visita sem reduzir os preços. Por exemplo, alterações gratuitas de roupas, consultas com estilistas pessoais, serviços de concierge, ofertas de alimentos, aulas de ginástica, café ou coquetéis gratuitos são algumas das vantagens que os varejistas oferecem.

ORGANIZE UM EVENTO ESPECIAL – hospedar um evento exclusivo atrairá compradores. Os exemplos podem incluir sessões de artesanato em uma loja de objetos para residências; degustações de fornecedores em uma loja de vinho; demonstrações em uma loja de produtos de beleza; aulas de ioga em uma loja de roupas esportivas; desfiles de moda em lojas de departamento ou encontros de autor em uma livraria.

MELHORE A EXPERIÊNCIA DE COMPRA –  considere maneiras de eliminar os obstáculos que impedem a compra. Por exemplo, o uso da realidade aumentada e a tecnologia de smartphones, permitindo que os compradores experimentem virtualmente os produtos antes de comprar. Adote a devolução fácil e permita o pré-pagamento ou o checkout móvel para eliminar longas filas; ou permita que os compradores enviem para casa quaisquer produtos que estejam fora de estoque.

 

IDEIAS INOVADORAS DE MARKETING DE VAREJO PARA AUMENTAR AS VENDAS

PERSONALIZE SUAS OFERTAS – com base nas preferências, no comportamento e no histórico de compras de seus clientes. Você pode usar análise de dados, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) software e programas de fidelidade para segmentar seus clientes e adaptar suas mensagens, descontos e recomendações às suas necessidades e interesses.

Por exemplo, você pode enviar e-mails personalizados ou mensagens de texto com sugestões de produtos, cupons ou recompensas relevantes com base em suas compras anteriores, ou histórico de navegação. Você também pode usar a tecnologia de cerca geográfica para enviar ofertas baseadas em localização quando os clientes estiverem perto de sua loja ou da loja de um concorrente.

CRIE UMA COMUNIDADE DE MÍDIA SOCIAL – otra ideia eficaz de marketing de varejo é criar uma comunidade de mídia social em torno de sua marca, produtos e valores. Você pode usar plataformas como Facebook, Instagram, Twitter ou TikTok para mostrar sua personalidade de marca, compartilhar conteúdo gerado pelo usuário, interagir com seus seguidores e incentivar indicações boca-a-boca.

USE INFLUENCIADORES – você também pode aproveitar influenciadores de mídia social, concursos, brindes e eventos ao vivo para gerar burburinho e emoção para seus produtos e serviços. Por exemplo, você pode fazer parcerias com influenciadores que compartilham seu público-alvo e nicho para criar conteúdo autêntico e envolvente que mostre seus produtos e benefícios. Você também pode organizar concursos ou brindes que pedem aos seus seguidores para marcar seus amigos, compartilhar seus comentários ou criar seu próprio conteúdo usando seus produtos.

INCORPORAR ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO – gamificação é o uso de elementos semelhantes a jogos, como pontos, emblemas, níveis, desafios e recompensas para motivar e influenciar o comportamento do cliente. Você pode incorporar elementos de gamificação em sua estratégia de marketing de varejo para aumentar o engajamento, a fidelidade e a retenção do cliente.

Por exemplo, você pode criar um aplicativo móvel ou um site que permita que os clientes ganhem pontos por concluir ações como visitar sua loja, fazer uma compra, deixar um comentário ou indicar um amigo. Você pode então oferecer-lhes recompensas, como descontos, brindes ou acesso exclusivo a novos produtos, ou serviços.

Você também pode criar jogos ou questionários divertidos e interativos que eduquem os clientes sobre seus produtos ou recursos e ofereçam incentivos para eles participarem ou compartilhem seus resultados.

OFEREÇA EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL – o varejo omnichannel é a prática de fornecer experiências de cliente contínuas e consistentes em vários canais e pontos de contato, como online, offline, móvel e social. Você pode oferecer experiências omnichannel aos seus clientes integrando suas plataformas físicas e digitais e garantindo que a mensagem, o design e o atendimento da sua marca estejam alinhados e coerentes.

Por exemplo, você pode permitir que os clientes naveguem e comprem produtos on-line e os retirem ou devolvam na loja. Você também pode usar códigos QR, realidade aumentada (RA), ou realidade virtual (VR) para melhorar sua experiência na loja e conectá-la com sua presença on-line. Você também pode usar chatbots, mídias sociais ou e-mail para fornecer suporte ao cliente e acompanhamento em diferentes canais.

 EXPERIMENTE COM LOJAS POP-UP – as lojas pop-up são espaços de varejo temporários que oferecem uma oportunidade exclusiva ou por tempo limitado para mostrar seus produtos ou serviços. Você pode experimentar com lojas pop-up para testar novos mercados, gerar conscientização, criar urgência e aumentar as vendas.

Você pode escolher um local que seja relevante para seu público-alvo, como um shopping, uma rua ou um festival, e criar uma exibição criativa e atraente que reflita sua identidade de marca e proposta de valor.

Você também pode usar lojas pop-up para colaborar com outras marcas, influenciadores ou causas que compartilham sua visão e valores, e criar uma sinergia promocional cruzada. Por exemplo, você pode fazer parceria com uma instituição de caridade local ou uma empresa social para doar uma parte de suas vendas ou aumentar a conscientização para uma causa que ressoa com seus clientes.

USE TECNOLOGIA – para melhorar seu produto/serviço. Quando pensamos em inovação, muitas vezes pensamos em novas tecnologias. Embora possam ser impressionantes, não devemos utilizar novas tecnologias apenas porque estão disponíveis. É importante considerar como a tecnologia pode melhorar nosso produto/serviço e fazer a diferença para nosso cliente. As empresas que produzem carros, produtos de higiene pessoal, eletrodomésticos, etc. geralmente têm um grande departamento de P&D para trabalhar na melhoria de seus produtos.

RESPONDA ÀS DEMANDAS – dos clientes alterando o que é oferecido. Ao ouvir o feedback dos clientes, podemos obter suas opiniões sobre como estamos nos saindo e descobrir o que eles desejam. Também precisamos estar atentos às mudanças nas demandas dos clientes e acompanhar os tempos. Quando o restaurante fast-food McDonald’s percebeu que o mercado queria opções mais saudáveis, introduziu frutas e saladas, ao mesmo tempo que retirou a opção ‘super-size’ dos seus menus.

OFEREÇA UM NOVO PRODUTO/SERVIÇO  – para alcançar novos clientes. Seu negócio pode estar indo bem, mas não há crescimento ou desenvolvimento e existe o risco de que seus concorrentes tirem alguns de seus clientes. A inovação às vezes significa desenvolver um novo produto direcionado a um mercado diferente.

Embora os videogames fossem frequentemente jogados por meninos, em 2006, a gigante dos videogames Nintendo lançou o console de videogame Nintendo Wii, visando com sucesso meninas e clientes mais velhos com jogos como Cooking Mama e Brain Training.

MUDE A FORMA COMO VOCÊ PRESTA UM SERVIÇO – ao observar as mudanças no estilo de vida e nas necessidades do cliente, às vezes percebemos que pode haver maneiras melhores de atendê-lo. Os clientes que não têm muito tempo podem preferir que a comida ou as compras sejam entregues em casa, ou podem preferir fazer transações bancárias online em vez de num banco real. Nem toda inovação trará sucesso aos nossos negócios, mas pode nos dar a oportunidade de crescer e aprender mais sobre o que fazemos e o que nossos clientes podem desejar.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.