VAREJO PHYGITAL: A NOVA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR.
Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.
Phygital vem da junção das palavras physical (físico) e digital (digital) e representa a integração entre os meios offline e online. Phygital é levar a experiência do digital para o universo físico e o inverso também. Com o avanço do comércio online, as coisas começaram a se misturar e hoje já não dá para separar o comércio físico do que é feito pela internet, pois tudo está virando uma coisa só.
Veja estas dicas de como adaptar o seu varejo ao Phygital:
OMNICHANNEL – todos os canais devem estar disponíveis a qualquer momento e ao mesmo tempo. E a troca do meio de comunicação, seja entre canais digitais ou de um canal digital para o atendimento pessoal, deve ser fluido e sem obstáculos. Um exemplo é quando uma pessoa vai até a loja física depois de ter conversado por um canal digital. Os representantes do ponto de venda precisam ter acesso às informações dessa pessoa para dar continuidade ao seu atendimento.
TECNOLOGIA – para implementar a estratégia phygital e integrar as ações físicas e digitais é preciso investir em tecnologia, com a aquisição de equipamentos adequados à necessidade dos consumidores e da equipe. Uma forma de integrar as ações dos dois universos é utilizando recursos tecnológicos, como, por exemplo, o uso de óculos de realidade virtual. Ou também painéis virtuais projetados em telas, nas lojas físicas, onde o consumidor vai escolher e comprar seus produtos. Algo semelhante aos totens dos aeroportos, onde o próprio viajante compra a sua passagem.
EXPERIÊNCIA DE COMPRA – não existe mais ações somente para venda física e ações exclusivas para vendas online, tudo precisa estar conectado. As equipes de marketing precisam estar sempre atentas às novas tendências e adaptar seu trabalho para atrair compradores, tanto nos universos físico e digital.
SCAN & GO – são as compras com self checkout, tecnologia que aprimora a experiência de compra permitindo que os próprios clientes escolham seus produtos e realizem o pagamento, sem atendimento e sem fila.
REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL – podem ser usadas tanto em ações práticas, como “provar” uma roupa, até uma experiência mais profunda, em que as empresas criam uma história envolvente conforme a estratégia da comunicação.
NOTIFICAÇÕES PUSH COM BASE NA LOCALIZAÇÃO – para atrair um consumidor que está próximo da sua loja física. Com base na localização das pessoas é possível enviar uma notificação para o celular com alguma chamada para a loja ou produto.
ESTRATÉGIAS DE VAREJO PHYGITAL
DEIXE OS CLIENTES ESCOLHEREM COMO COMPRAM – compre on-line, retire na loja, também chamado de clique e retire, permite que os clientes comprem pelo site de comércio eletrônico e retirem o pedido na loja ou em um ponto de retirada designado. Isso reduz os custos de envio para você e seus clientes e também pode aumentar as vendas se as pessoas comprarem itens adicionais enquanto estiverem coletando seus pedidos em sua loja de varejo.
COLETA NA CALÇADA – é outra opção de atendimento de pedidos. O pedido é feito online e coletado pessoalmente, mas o cliente não precisa sair do carro. Ao chegar à sua loja de varejo, eles notificam você por mensagem de texto, ligação ou e-mail e você ou sua equipe de vendas levam o pedido para o meio-fio. Essa estratégia de varejo phygital é extremamente conveniente e ajuda a aumentar a satisfação do cliente.
NENHUM CHEKOUT – os clientes entram na loja, pegam seus itens e depois saem. A tecnologia digital rastreia o cliente e sua compra e o pagamento é processado automaticamente pelo aplicativo Amazon Go momentos após a saída da loja.
SELF-CHECKOUT – é uma ótima maneira de digitalizar o processo de checkout na loja para que os clientes possam pagar conforme sua conveniência. Você pode fazer isso colocando quiosques de autoatendimento ao redor de sua loja para reduzir a fila do caixa.
EXPERIMENTE OS APLICATIVOS AR E VR – tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Os varejistas estão usando a RA para permitir que os clientes experimentem roupas digitalmente enquanto estão na loja, e a RV é uma ótima maneira de imergir digitalmente os clientes em uma experiência na qual eles podem descobrir sua marca e seus produtos.
USE CORREDORES SEM FIM – para acompanhar a oferta e a demanda. Comprar na loja e enviar para casa, é uma opção de atendimento de pedidos que permite que os clientes comprem produtos na loja e recebam o pedido em sua casa ou onde preferirem. As vantagens dos corredores intermináveis incluem o aumento das vendas na loja, mesmo que você não tenha os produtos em estoque, e a criação de uma experiência perfeita para o cliente. Você pode tornar isso uma opção de autoatendimento com quiosques de pedidos ou ajudar os clientes com seus pedidos.
ENVIE NOTIFICAÇÕES PUSH LOCAIS – construir relacionamentos antes, durante e depois da venda é importante para o sucesso do seu negócio de varejo. As notificações push locais ajudam você a fazer isso, comunicando-se com clientes on-line e na loja em potencial e existentes por meio de notificações móveis. Essa estratégia pode ser usada para alertar as pessoas a uma certa distância quando novos produtos chegam à loja ou para acompanhá-los após a compra para solicitar avaliações e aumentar o engajamento e a retenção de clientes .
USE AS MÍDIAS SOCIAIS PARA CRIAR UMA VITRINE DIGITAL – Instagram, Facebook, TikTok e outras redes de mídia social possibilitam adicionar uma presença digital ao seu negócio de varejo físico. Você pode até usar os recursos de comércio eletrônico disponíveis no Facebook e Instagram para implementar uma estratégia de comércio social e vender diretamente pelas mídias sociais.
FAÇA OFERTAS – a mídia social é um ótimo lugar para anunciar programas de fidelidade do cliente, compartilhar ofertas especiais e veicular anúncios. E o envolvimento com os compradores por meio das mídias sociais é uma maneira de se conectar digitalmente e fornecer uma experiência coesa ao cliente em todos os canais.
Por exemplo, uma maneira de combinar a experiência física e digital é executar uma oferta por tempo limitado, incentivando os clientes a comentar em uma postagem do Instagram para ganhar 10% de desconto na próxima compra na loja. Você pode disponibilizar essa oferta para os cinco primeiros seguidores que comentarem na postagem.
FAÇA LOJAS POP-UP – se sua empresa é principalmente online, fazer lojas pop-up de curto prazo é uma maneira de baixo custo e baixo risco de adicionar uma presença física onde os clientes podem interagir com você e seus produtos pessoalmente. Exibir um iPad em sua loja pop-up para que os compradores possam examinar sua coleção, ler comentários de clientes e procurar detalhes adicionais do produto on-line enquanto eles tocam e experimentam a mercadoria pessoalmente é um ótimo exemplo de varejo phygital.
CRIE UMA LISTAGEM DE PERFIL COMERCIAL DO GOOGLE – criar uma listagem de perfil comercial do Google (anteriormente conhecido como Google Meu Negócio) é outra maneira de complementar sua vitrine física com uma presença digital. Ele também permite que você se envolva com os clientes, colete avaliações e promova seu negócio de varejo online.
Manter sua listagem do GMB atualizada com imagens, sua localização e ofertas especiais é uma estratégia de SEO local que você pode usar para atrair clientes que pesquisam localmente seus produtos. Tornar mais fácil para os clientes encontrá-lo online também ajuda a aumentar o tráfego de pessoas na loja.
INTEGRE AVALIAÇÕES DE CLIENTES – as avaliações dos clientes podem ajudar a transformar as pessoas que estão navegando em clientes pagantes, portanto, incentivar as pessoas a deixar avaliações dos clientes é crucial. E garantir que os compradores na loja também possam ver avaliações on-line é outra ótima estratégia de varejo phygital.
Você pode fazer isso exibindo avaliações on-line na loja ao lado do(s) produto(s) relacionado(s) para que os compradores economizem tempo procurando avaliações on-line e façam escolhas de compra mais rapidamente. Você pode fazer isso com sinalização ou colocando iPads estrategicamente em sua loja para que os clientes possam acessar análises de produtos relevantes para a mercadoria que estão considerando.