15 de janeiro de 2020

Do prazer ao lucro. Transforme seu hobby em negócio!

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Fazer o que gosta é caminho certo para o sucesso.

Por Milton Correia Jr. Redator e jornalista especializado em negócios e empreendedorismo.

 

Trabalhar com o que se gosta é o segredo do sucesso de muitos empresários que conseguem transformar um passatempo em uma atividade lucrativa. Motivado pelo que dá prazer, o empreendedor tem fôlego extra para lutar com mais disposição e conquistar um lugar ao sol.

Contudo, transformar uma atividade exercida por puro prazer e nas horas vagas em um negócio promissor, exige comportamentos e iniciativas condizentes a um empresário. Para começar, uma empresa pede dedicação total, conhecimentos de gestão, planejamento, muita disciplina e disposição para o trabalho. É preciso definir a estrutura operacional da atividade, o capital de giro necessário, o fluxo de caixa e a lucratividade que pode ser alcançada.

Essas informações devem constar em um plano de negócios, documento escrito, que reúne além desses dados também o formato de empresa mais adequado, o modelo de operação que torne viável a atividade, além de conhecimento, habilidades e atitudes que os responsáveis pela empresa deverão possuir e desenvolver.

Ariadne Terrado Mecate, consultora do Sebrae-SP, explica que o fato da pessoa conhecer bem o que pretende oferecer é um ponto positivo quando se pensa em transformar um hobby em um negócio. Mas, antes de tudo, é preciso pesquisar se esse empreendimento será viável economicamente.

Ou seja, se há mercado potencial, o perfil do consumidor e se existem pessoas em número suficiente interessadas nesse produto ou serviço, pesquisar os fornecedores e analisar a concorrência e as possibilidades de expansão. Muitas dessas informações podem ser obtidas consultando sindicatos, entidades de classe e grupos na internet.

A consultora recomenda fazer o planejamento com o auxílio do modelo Canvas de Negócios, um mapa visual pré-formatado, que divide a empresa em nove blocos, sendo que cada um corresponde a um ponto-chave. Dentro de cada bloco são feitos questionamentos que permitem a elaboração de uma visão global, com metas e prazos definidos para cada etapa.

“É melhor colocar e testar tudo no papel antes de investir dinheiro”, assegura. “Mesmo nos casos em que a empreitada é dividida com outra pessoa, que cuidará da administração enquanto você mantêm o foco na atividade fim (o hobby), ainda assim é preciso ter conhecimento de mercado e gestão para poder opinar sobre os rumos do negócio”, complementa.

Quem pretende fazer do hobby um negócio, mantendo-se responsável pela atividade que lhe dá prazer, precisa organizar muito bem o seu tempo, pois terá de agregar a sua rotina outras diversas tarefas, como o controle do fluxo de caixa, os pedidos aos fornecedores, o atendimento ao cliente, e outras pequenas atividades diárias que também tomam tempo, como fazer as postagens na internet, por exemplo.

“Às vezes, a pessoa é um excelente cozinheiro, mas para que seu restaurante, rotisseria, bufê ou doceria se transforme em um negócio de sucesso, terá de saber administrá-lo. Daí a importância de ter o auxílio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a qual pode fornecer todo o apoio e capacitação necessários por meio de cursos presenciais e, inclusive, pela internet”, diz a consultora.

PROFISSIONALIZE SEU PASSATEMPO

Faça testes – Antes de transformar o seu hobby em um negócio, faça um teste de mercado. Pode ser uma abordagem presencial (porta a porta, reunião de amigos etc.) ou virtual (um blog, um site ou mesmo as redes sociais). Esse teste indica a potencialidade do hobby como gerador de renda. É o momento de obter informações e detalhes que podem mudar o formato inicial, cores e sabor do produto, bem como o melhor canal para realização das vendas. Ou a melhor maneira de se oferecer e prestar um serviço.

Adéque o produto – Procure adequar as características do seu hobby ao público que deseja atingir.

Promoção – Crie um cartão de visitas que identifique você e seu hobby, ande sempre com ele e não perca a oportunidade de distribuir. Crie um portfólio (digital ou impresso) e divulgue para seus contatos.

Frequente o meio – Participe de feiras e eventos ligados ao seu hobby e se torne conhecido no meio.

Parcerias – Procure parcerias que ajudem a promover sua atividade.

Divulgue seu produto – Estimule mais pessoas a conhecer sua atividade escolhendo os meios certos de comunicação para isso.

Planeje – Comece pequeno, mas sempre com grandes sonhos planejados. Aprimore suas técnicas e práticas de gestão de empresa.

Formalize-se – Ser um microempresário ou um Micro Empreendedor Individual (MEI) traz inúmeras vantagens. Informe-se e formalize sua atividade.

Meça os resultados – Busque conhecer bem seus gastos e despesas desde o início, ninguém sabe se a empresa está dando certo sem medir os resultados.

Fonte: Sebrae

CUIDADOS ANTES DE TRANSFORMAR UM HOBBY EM NEGÓCIO

Diferencie hobby de negócio – Quando o hobby se transforma em um negócio, ele deixa de ser um passatempo para se tornar uma obrigação. Então veja se ele trará o mesmo nível de satisfação no dia a dia de uma empresa.

Habilidades – Você tem as habilidades necessárias para ser um empresário? Está disposto a correr riscos calculados? Está disposto a adquirir essas competências ou dividir a empresa com um sócio que as tenha? Veja se, no começo, não será melhor manter o hobby como uma segunda fonte de renda.

Planejamento – Estabelecer metas e colocar tudo no papel é fundamental. Procure auxilio de especialistas, como os do Sebrae. Veja se existe mercado, se há pessoas que pagariam pelo que você faz e se existe concorrência.

Pesquise o mercado – Veja se tem pessoas que se interessam pelo seu produto e quais os preços que são praticados pelo mercado e se você conseguirá se encaixar nessa faixa. Pesquisar sobre o preço é fundamental.

Ouça muitas opiniões – Não ouça apenas os amigos, procure ouvir especialistas, consultores e pessoas de fora. Ter avaliações realistas é importante. Ouça empresários mais experientes que estão no mesmo segmento em que você pretende atuar. Converse com eles e tente aprender.

Prepare-se financeiramente – Você tem dinheiro suficiente para investir sem precisar fazer empréstimos? (começar uma empresa com dívidas nem sempre é interessante).  Vai poder se manter até o seu negócio começar a dar lucro?  Muitas vezes o melhor é ter um novo negócio em paralelo a um emprego. Um ano é um período razoável para fazer testes e avaliar se o negócio tem potencial.

Estude gestão – Empreender requer uma série de habilidades de comunicação, gestão de pessoas, conhecimento financeiro, domínio sobre a produção etc. A falta de conhecimento de gestão costuma ser um desafio para quem transforma o hobby em negócio. Procure palestras e cursos gratuitos, como os do Sebrae e outras entidades.

Metas – Defina objetivos claros para daqui a três, cinco e dez anos.

Divulgação – Trace estratégias para divulgação de seus produtos. Loja virtual, redes sociais, e-mail, feiras, entre outros.

Disciplina – Se o seu empreendimento demanda que você trabalhe de casa, é preciso muita disciplina para não perder o foco do negócio no dia a dia.

Custos – Defina quais custos mensais são necessários para manter o seu negócio.

Viabilidade – Estude a viabilidade do negócio (se o valor que você poderá cobrar pelo trabalho garantirá o giro financeiro necessário ao sucesso da empresa).

Licenças – Vá até a prefeitura da sua cidade e descubra se poderá ou não instalar a empresa no endereço que você pretende (se o local oferece condições de parada aos fornecedores e clientes, se há segurança, se é possível colocar uma placa na fachada da rua).

Sócios – Estude a possibilidade de ter sócios que se complementem nas atividades técnicas e administrativas. Se o praticante do hobby for muito entusiasmado apenas com a prática do hobby, é bom que contrate alguém mais pé-no-chão para planejar e dirigir seu negócio.

Separe as coisas – Não misture o dinheiro da empresa com finanças pessoais.

Vise o lucro – Colocamos dinheiro em um hobby sem pensar em lucro ou retorno. Já um negócio deve ser pensado tendo em vista o lucro.

Evite a troca – Em um hobby, é comum a troca de produtos entre os aficionados. Mas essa prática é inviável em um negócio, no qual o dinheiro é o elemento de troca. Ou seja, troque bens ou serviços apenas por dinheiro. A troca deve ser substituída pela venda.

IDEIAS DE HOBBYS COMO NEGÓCIO

Presentes Divertidos – são presentes criativos com ideias originais criados por artesãos e designers.

Coleções – os colecionadores de diversos artigos têm uma facilidade maior em identificar oportunidades de se comprar raridades e formar uma coleção de qualquer objeto. Por isso, essa habilidade pode se tornar um empreendimento. Você não precisa vender sua coleção pessoal, apenas inicie outras coleções que podem ser negociadas.

Fotografia – a fotografia é outro hobby em que profissionais podem começar a empreender.  Quem conhece as técnicas das fotografias pode ampliar esse conhecimento sobre as técnicas pode vir a trabalhar de forma profissional. É possível fazer vídeos também.

Festas – empreender no ramo de festas é uma ótima opção para festeiros. Ou seja, pessoas de diversos ramos que adoram festas e entendem o seu funcionamento. Porém, o ramo de eventos está se tornando cada vez mais complexo e competitivo.

Festas Infantis – existem pessoas que adoram participar de festas infantis, decorando, organizando brincadeiras etc. Esse hobby pode também se tornar um empreendimento.

Culinária – É um ramo que está na moda. Pessoas que sabem cozinhar bem têm boas oportunidades nessa área com bufês, confeitarias, padarias, doces, bebidas, etc.

Artesanato – Trabalhos manuais sempre encontram compradores.

Costura – Trabalhos de costura têm um bom mercado, especialmente com peças criativas e diferentes. Duas empresárias conseguiram sucesso abrindo uma empresa de roupas para bonecas, que faziam como hobby.

Artes – Quem tem habilidades para as artes plásticas – pintura, cerâmica, desenho, escultura, certamente tem um bom potencial em mãos.

Especialista em moda – Investir em um hobby ligado a moda pode ser muito lucrativo. Quem entende do ramo pode empreender seja com a criação de blogs, prestando consultoria e até fazendo trabalhos independentes de editoração.

Tecnologia – a tecnologia é outro setor que possibilita a criação de diversos empreendimentos, com ideias novas e soluções de mercado. Os profissionais especialistas em tecnologia podem empreender formando uma empresa ou trabalhando como empreendedor individual.

Informática – Os criadores do YouTube transformaram um hábito de trocar vídeos pessoais em um novo negócio. A informática abre um vasto campo e quem gosta de atuar nessa área certamente terá mercado.

Esportes – Outro segmento com grande potencial. Quem gosta de fazer atividades físicas, jogos, competições etc. também pode transformar essas atividades em negócios. Há casos de empresários de sucesso que começaram a fazer as próprias pranchas de surfe, skates, patins, equipamentos esportivos etc. e se deram muito bem.

Viagens – Viajar é um hobby para muita gente. Porque não unir o útil ao agradável e se transformar em um agente de viagens? Ou um guia?

Livros – Quem adora livros pode abrir um sebo físico ou virtual.  O mercado é maior para livros didáticos, específicos ou raros.

Miniaturas – Há gente maluca por aeromodelismo, modelos de navios e carros. É um segmento que reúne muitos aficionados.

Aplicativos – Se você gosta de criar coisas para a internet como hobby, aí está uma grande oportunidade, especialmente em aplicativos para celulares.

Música – Existem muitas oportunidades de transformar o gosto pela música em um negócio. Pode ser dando aulas (inclusive pela internet), gravando vídeos etc. Ou abrindo uma escola de música. O canto também é uma boa oportunidade em festas, casamentos etc.

Ciclismo – Loja para consertos de bicicletas e vendas de acessórios e roupas especiais para a prática do ciclismo. Organização de grupos para passeios.

Jogos – Há casos de pessoas que se transformaram em instrutoras e consultoras de jogos de cartas e dão cursos e consultorias em todo o mundo.

Arrumação e compras – Quem adora comprar pode fazer compras para quem não tem tempo e ganhar com isso. Ou pode também organizar roupas e outros itens.

Antiquários e retrô – Quem gosta de objetos antigos pode lucrar com isso e ter uma loja física ou virtual. O mesmo vale para roupas de época.

Pets – A paixão por animais é um bom caminho para negócios. Alguns empresários, além de pet shops, abriram também empresas de comida congelada para cães e gatos, de comida orgânica e de quitutes especiais, como bolos e doces.  Há também quem ganhe dinheiro com roupinhas e acessórios, atendimento a domicílio, fotos de animais, etc.