21 de setembro de 2021

AGARRE SEU CLIENTE ONDE ELE ESTIVER. USE O GEOMARKETING!

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Agarre o seu consumidor onde ele estiver. Essa tarefa ficou bem mais fácil com as novas tecnologias, especialmente o GPS, pois esse aparelho funciona de duas maneiras: para o negociante, indica onde o cliente está ou costuma ir. Para o cliente, indica onde fica localizado o produto ou serviço que está procurando. Ou seja, é uma via de mão dupla.

Antes, os empresários se preocupavam com a localização do seu negócio. Hoje, com o avanço da tecnologia, é preciso focar na localização do consumidor, para criar estratégias para chegar até ele e convertê-lo em cliente.

Geomarketing nada mais é que uma maneira de divulgar seus produtos e serviços usando as novas tecnologias de localização. Ele se divide nos seguintes tipos: Geotargeting, Geofencing, Geotagginge e Geofiltros.

Endereço IP é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local. IP vem do inglês Internet Protocol (protocolo de rede).

As pessoas, por meio do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, oferecem dados valiosos para as empresas sobre o seu perfil, seus comportamentos e interesses a todo o momento. Ou seja, se gosta de jantar fora, de ir a bares, a cinemas, a jogos de futebol, fazer pequenas viagens no fim de semana, etc.

Antigamente, o geomarketing era uma maneira para se analisar as características dos consumidores de uma determinada região. Desse modo ficava mais fácil abrir uma loja no local ou fazer campanhas de venda para esse público da região.

Mas o uso dos celulares modificou e ampliou esse conceito. Isso porque as pessoas passaram a poder ser localizadas a qualquer momento. Ou seja, o celular fornece sua localização e dá pistas dos seus hábitos de movimentação e de consumo.

Portanto, hoje o geomarketing pode ser definido como qualquer estratégia de marketing que englobe tecnologias sobre localização para alcançar o consumidor no local certo e na hora certa. Para que isso funcione, é fundamental que haja um banco de dados sobre a localização dos usuários. Essa é a matéria-prima para alimentar a campanha de geomarketing e fazê-la funcionar.

O Geomarketing de divide nos seguintes tipos:

GEOTARGETING – é a estratégia de segmentar públicos de acordo com sua localização. Ou seja, por país, estado, cidade, bairro, região, etc. E mais: onde moram, onde trabalham, locais que costumam frequentar, etc. O geomarketing permite filtrar apenas o público que interessa, oferecer conteúdos adequados a ele e trazer melhores resultados para suas campanhas.

Como obter dados –  critérios de segmentação geográfica são oferecidos na maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Adwords e Facebook Ads, que coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Você pode selecionar os locais desejados por país, região, estado e cidade. Em alguns casos, a plataforma oferece também opções de segmentação por CEP, bairro e raio de distância, além da estimativa de alcance para cada seleção.

Site personalizado – Há sites que desejam saber a localização dos visitantes. Isso acontece para que possam oferecer conteúdos personalizados conforme a sua localização no momento. Para isso, você deve usar uma API de Geolocalização no código, para o navegador identificar sua solicitação e acionar a notificação para o usuário.

GEOFENCING – consiste em oferecer conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS. Quando o GPS do celular mostra que a pessoa entrou numa área determinada pela empresa, ela recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular, ou um e-mail, ou um SMS.

Quem está usando bastante essa estratégia é o Google. Usuários do sistema Android recebem informações sobre o trânsito em suas proximidades ou sobre o restaurante que estão visitando naquele exato momento.

Como usar o geofencing – para negócios locais, essa é uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o comerciante pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento.

Para que o usuário receba seu conteúdo, você precisa primeiramente oferecer um aplicativo da sua marca. Então, ele deve baixar e autorizar o compartilhamento da sua localização e o recebimento de notificações e comunicações.

No desenvolvimento do seu aplicativo, você demarcará a área geográfica desejada e definir a mensagem que será enviada. Use a criatividade para despertar a atenção dos consumidores.

Use os Check-ins – quando um usuário realiza check-in dentro de um estabelecimento, o negociante pode oferecer uma oferta, um desconto, um produto exclusivo, um brinde etc.

Essa estratégia se popularizou com os check-ins do Foursquare. Hoje, uma ideia bastante usada por restaurantes é oferecer acesso gratuito à internet mediante o check-in no local pelo Facebook.

Para estimular o cliente a fazer o check-in, crie uma página no Facebook na categoria Negócios Locais, com informações completas e corretas sobre seu endereço. Assim, o aplicativo da rede social consegue identificar facilmente o usuário que está no seu estabelecimento e oferece a ele a opção de check-in.No caso do Wi-Fi gratuito a partir do check-in, a configuração é feita no roteador.

GEOTAGGING  – é a marcação da localização do usuário em uma publicação. É comum que as pessoas usem esse recurso no Facebook e no Instagram, quando estão em um evento, em um estabelecimento ou fazendo turismo em outra cidade, por exemplo.

Assim, as publicações agregam mais informações sobre o local do usuário, e permitem que as pessoas descubram novos negócios através da experiência da sua rede de contatos.

Já para os negócios, o principal benefício é a divulgação espontânea da sua marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento.

Você pode incentivar as marcações, criando ofertas e promoções para quem realizar a ação, e facilitar a identificação da sua localização. Para isso, crie uma página na categoria Negócios Locais e preencha corretamente o seu endereço. No caso de eventos, o Facebook oferece automaticamente a opção de check-in para quem confirmou presença ou interesse.

GEOFILTROS – no Snapchat, a possibilidade de inserir filtros em fotos e vídeos é uma das marcas dessa rede social. No caso dos geofiltros, eles são disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. O nome da cidade e, algumas vezes, do bairro em que a pessoa está são carregados automaticamente.

Os negociantes podem criar geofiltros  com a identidade da sua marca, para quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.