3 de maio de 2022

APAREÇA E VENDA MAIS! USE OS SERVIÇOS DO GOOGLE!

Compartilhe

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Para vender, você precisa aparecer. As pessoas precisam saber que você existe. Para isso, nada melhor que estar presente no Google, o mais acessado site de buscas do planeta. Por dia, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas, de acordo com o Internet Live Stats.

Para divulgar a sua marca, produtos e serviços, você necessita saber como colocar a sua empresa no Google. Veja estas dicas:

FAÇA CADASTRO NO GOOGLE MEU NEGÓCIO –  é uma ferramenta que reúne e facilita a visualização dos dados para o consumidor. Quando alguém digita o nome de uma loja no Google tentando encontrar o endereço, aparece um box com as principais informações da marca. Você também pode criar o box da sua loja para facilitar ser encontrado no Google. Tudo isso de forma gratuita.

COLOQUE SUA EMPRESA NO GOOGLE MAPS – isso se faz com o preenchimento das informações corretas na etapa de cadastro no Google Meu Negócio. Eles são correlacionados e o seu negócio só vai aparecer na ferramenta de localização se os algoritmos entenderem que os dados estão todos corretos. A grande vantagem é que o seu cliente vai poder encontrar sua marca diretamente no GPS, bem como saber a qual distância está do seu estabelecimento. Outro diferencial é que ele vai conseguir ver na tela quais são os horários de pico.

PLANEJADOR DE PALAVRAS-CHAVE  – o  Google Keyword Planner é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing Digital. Essa ferramenta ajuda a encontrar as palavras-chave certas para ideias de conteúdo e  campanhas, mostrando: lista de termos mais relevantes para o seu negócio; média mensal de pesquisas; nível de concorrência; lance sugerido (para anunciantes).

GOOGLE ADS – permite que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios. O Adwords te ajuda a anunciar o seu produto/ serviço (ou conteúdo!) para pessoas que estão pesquisando por ele e estão potencialmente interessadas. Como a base de cada busca feita no Google são as palavras-chave, que você define por meio do Keyword Planner, cada empresa tem a oportunidade de utilizar termos do seu próprio negócio e criar anúncios segmentados com base nesses termos relevantes para o negócio.

GOOGLE FORMS (formulários do google) – você pode usar o Google Docs, Planilhas e Apresentações, mas poucas pessoas usam essa maravilhosa ferramenta gratuita:  Google Forms. É uma ferramenta basicamente usada para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado. É uma maneira simples e eficiente de coletar dados usando formulários on-line.

G SUITE PARA EMPRESAS DE VAREJO – essa solução gratuita oferece um conjunto de ferramentas de produtividade para auxiliar varejistas a simplificar a rotina com seus parceiros, com o objetivo de envolver os clientes mais rápido, seja vendendo roupas, alimentos ou móveis. A ferramenta ainda agiliza o lançamento de produtos melhorando a colaboração e o gerenciamento de tarefas.

GOOGLE ANALYTICS – o Google Analytics é uma ótima ferramenta gratuita que dá informações valiosas sobre os visitantes do seu site. Você pode gastar algum tempo aprendendo como usá-lo e obter algumas informações realmente úteis sobre o comportamento da sua audiência. Você descobre a origem do tráfego, em quais páginas eles gastam seu tempo, sua localização, entre outros dados importantes.

ALERTAS DO GOOGLE – serviço gratuito do Google que envia um alerta por e-mail sempre que alguma notícia sobre o tópico de seu interesse aparecer na internet. Com isso, você pode ficar atualizado sobre as novidades do seu setor e até acompanhar seu concorrente! Por exemplo, você pode se inscrever para ser notificado sempre que alguém mencionar sua empresa, produtos, executivos ou seus concorrentes. É super simples de usar – você só precisa adicionar um tópico ou frase de pesquisa e criar um alerta.

GOOGLE TRENDS – ótima ferramenta para ajudar você a monitorar as tendências do seu setor. Ele permite avaliar a popularidade de determinados termos, compará-los com outras variações de palavras-chave, analisar como a popularidade deles varia ao longo do tempo e em diferentes regiões do país e do mundo.

PENSE COM O GOOGLE – o Think With Google Brasil é um local onde você pode ter acesso a informações do seu setor, artigos úteis,  ideias, tendências, inspirações criativas, pesquisa e inteligência de mercado. Este site é atualizado constantemente com vários conteúdos úteis que você pode usar para expandir seus negócios.  Ele também possui uma coleção de campanhas criativas de anúncios dos quais você pode se inspirar.

GOOGLE SHOPPING ADS – também conhecido como Product Ads funciona como uma espécie de agregador de lojas.  É bem provável que você já tenha visto o Google Shopping Ads, pois eles normalmente aparecem quando você está buscando algum produto no Google. Com essa ferramenta você  pode anunciar produtos no próprio Google e criar uma conexão com a sua loja. Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Por exemplo: vamos supor que você esteja procurando por um fone de ouvido. Após realizar buscas no Google, ele começa a mostrar — antes mesmo dos resultados orgânicos — anúncios de fones que estão à venda pela web. Esses anúncios pertencem ao Google Shopping Ads e costumam ser bem eficazes por mostrarem uma boa imagem do produto e também o preço.

HANGOUTS PARA EMPRESAS – com essa ferramenta gratuita, você pode fazer uma videoconferência com seus clientes de outras cidades ou mesmo do exterior, apresentar um webinar para seus usuários, entrevistar candidatos e até realizar reuniões de grupo.

GOOGLE AGENDA PARA EMPRESAS – permite marcar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião. O compartilhamento da agenda também torna mais fácil conjugar o tempo que as pessoas têm disponíveis para fazer uma reunião da equipe. Você pode criar calendários diferentes para diferentes finalidades (específicos para uma equipe, etc.), agendar reuniões com grupos usando, adicionar um Hangout do Google ao seu evento, sincronizar no seu CRM e muito mais.

GOOGLE KEEP – é uma ferramenta leve e super fácil que é útil ao gerenciar tarefas diárias. A melhor parte do Google Keep é sua integração nativa com outros serviços do Google. Possui um sistema para definir lembretes que se vinculam diretamente a outros serviços do Google. Você pode criar uma anotação no Keep e pedir ao aplicativo para lembrá-lo em uma data e hora específicas ou mesmo quando você estiver em um determinado local. Quando chegar a hora ou o local apropriado, você receberá uma notificação no telefone e na Caixa de entrada.

GOOGLE DRIVE – o Drive – G Suite é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. Você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações. Todos esses documentos têm funcionalidades de colaboração para realizar revisões, correções, deixar sugestões e comentários de atividades e tarefas.