17 de outubro de 2023

AUMENTE AS VISITAS NO SEU SITE E CONQUISTE MAIS CLIENTES!

Compartilhe

Todo dono de negócio quer conquistar mais clientes e vender mais. Esta é uma tarefa diária que exige atenção. O site da sua empresa é seu cartão de visitas, a primeira coisa que os interessados em seus produtos ou serviços irão olhar.

Portanto, use essa porta de entrada para atrair e cativar os interessados. Veja estas dicas:

FAÇA SEO – esta é uma maneira de otimizar um site, fazendo com que ele apareça em destaque nos sites de busca como o Google. Em primeiro lugar determine quem é o seu público-alvo e quais são os seus desejos e necessidades. Em seguida pense nas palavras-chave que eles vão digitar para localizar o seu negócio. Por exemplo: salgadinhos caseiros; roupas academia; viagens idosos, etc. Em seguida produza conteúdos focados no seu público-alvo, de modo que suas dúvidas sejam respondidas.

Após definir as palavras-chave mais importantes para o seu negócio, chegou a hora de produzir conteúdos focados nelas, de modo que as dúvidas do seu público sejam respondidas.

USE PALAVRAS-CHAVE – nos seguintes componentes do texto: no título de SEO, de preferência no início; em algum intertítulo; de maneira natural ao longo do texto. Atenção: o conteúdo deve ser relevante satisfazer os desejos e necessidades dos seus futuros clientes.

 

INVISTA EM CONTEÚDO RELEVANTE – é aquele que chama a atenção à primeira vista e faz com que o visitante permaneça algum tempo na sua página. Um bom conteúdo cria um vínculo com o visitante, informa, educa, agrega valor à sua marca e dá autoridade à sua empresa, encorajando seu potencial cliente a ter em mente a sua marca na hora de fechar negócio.

USE AS REDES SOCIAIS – para promover seus conteúdos. Descubra quais são as redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo e invista nelas.

FAÇA ANÚNCIOS PAGOS – publicidade em mídias sociais, banners e o Google Adwords são uma excelente maneira de atrair visitantes, construir a sua marca e divulgar o seu site entre as pessoas. O Facebook Ads tem se mostrado uma alternativa acessível para quem está iniciando os investimentos em marketing, e uma de suas vantagens é escolher o valor diário que desejamos investir, além de permitir uma alta segmentação.

REMARKETING NAS REDES SOCIAIS – remarketing é quando uma pessoa faz buscas nas redes sociais e recebe ofertas ligadas ao que procurou. O remarketing no Facebook garante um bom aumento na taxa de conversão e fidelização de clientes. Clientes que não puderem comprar o  seu artigo no momento de visualização do anúncio poderão seguir a sua página em busca de mais ofertas e novidades no futuro. Para iniciar sua estratégia de remarketing no Facebook, você precisará instalar um rastreador da rede  social em seu site, de forma a acompanhar os clientes que visitaram o seu site.

AUDIÊNCIAS CUSTOMIZADAS – permitem que uma empresa anuncie para um segmento de usuários que ela determina e delimita. Esta audiência pode ser composta por leads, clientes ou usuários que tenham um perfil semelhante ao do seu público-alvo. Se você possui uma lista de emails coletados, é possível importar uma lista de emails para o Facebook e fazer com que ele anuncie seus produtos ou serviços para essas pessoas.

CRIE DIFERENTES TIPOS DE CONTEÚDO – varie o tamanho e o formato de seu conteúdo. Assim, você faz com que ele seja atraente para diferentes perfis de leitores. Intercalar posts curtos e longos com vídeos, infográficos e testes garante um espaço mais envolvente na web e a curiosidade de seus leitores.

ESCREVA TÍTULOS QUE CONVERTEM – os títulos e intertítulos são alguns dos elementos mais importantes do seu conteúdo. Sem um título atraente, até mesmo o post mais completo será descartado pelo leitor apressado.

FAÇA GUEST POSTS EM OUTROS SITES –  é quando você publica conteúdo e outros sites e blogs, com o convidado. O conteúdo que você publica em outra plataforma pode ser compartilhado por outros usuários e, assim, gerar mais tráfego para o seu canal. Além disso, fornecer conteúdo de qualidade e rico em informações para outros sites também pode gerar links para o seu conteúdo, pois os leitores podem querer saber mais sobre o assunto.

FAÇA PARCERIAS COM INFLUENCIADORES – essas pessoas podem compartilhar o conteúdo do site em suas redes sociais e demais canais, o que pode ajudar a gerar mais exposição ao site. Além disso, os influenciadores também podem criar anúncios patrocinados para o site, o que pode ajudar a atrair tráfego para o seu conteúdo. Os  influenciadores também podem fornecer recomendações e feedback sobre o site, o que pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e aumentar o tráfego.

CRIE E-MAILS MARKETING – para levar a conteúdos relevantes ao usuário. Criar um bom relacionamento com os consumidores é essencial e ajudará na hora de aumentar o tráfego do site. Para isso, existem algumas estratégias interessantes que podem ser utilizadas em sua empresa. Por exemplo, convidar os leitores a assinar a newsletter do negócio é uma ótima alternativa para desenvolver uma boa relação e evitar o envio de materiais indesejados. Além disso, é necessário ter cuidado ao escolher os melhores conteúdos para enviar aos usuários e garantir que acessem o seu site.

UTILIZE UX PARA MELHORAR O SEU SITE – estratégias de User Experience (UX) são cada vez mais relevantes para atrair e manter os usuários engajados com a sua marca. Nesse sentido, é importante pensar em como oferecer uma boa experiência para o usuário nos momentos nos quais ele navega em seu site. Para isso o seu site deve ter:

Leitura simples e fácil navegação; Visual atrativo; ter um bom design; ser responsivo, ou seja, ter boa leitura nas telas dos celulares; conteúdos de qualidade;

TENHA UMA CONTA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO – essa dica é ótima para quem tem um negócio local, pois ajuda a colocar a empresa no mapa e garante mais visitas, tanto para o site, quanto para o estabelecimento. Assim, vale a pena criar uma conta no Google Meu Negócio para aumentar a probabilidade de ser encontrado pelos usuários e aumentar o tráfego. Mas tome os seguintes cuidados: faça atualizações constantes; solicite avaliações aos clientes; interaja com o público por meio desse canal; ofereça a opção de agendamentos; adicione imagens do negócio.

CRIE UM BLOG – e publique com frequência. Criar um blog é uma ótima maneira de gerar tráfego. Por meio dele, você está oferecendo mais um canal para interagir com seus usuários e ainda pode ampliar o número de visitantes (novos e antigos) ao compartilhar os conteúdos nas redes sociais. O blog ajudará sua marca a aparecer com mais destaque nos mecanismos de busca.

 

MAIS DICAS PARA OTIMIZAR O SEU SITE

 INCLUA A URL DO SEU SITE NA ASSINATURA DO E-MAIL – é possível gerar tráfego a partir dos e-mails que você envia, tanto pessoal como profissional, ao colocar no final do e-mail uma assinatura com a URL da sua loja online ou site. Ter uma assinatura é possível na maior parte dos serviços de e-mail, como Google Apps e Outlook.com.

DIVULGUE SEU SITE EM EMBALAGENS –  e panfletos com QR Codes. O QR Code, aquela espécie de código de barras em formato de quadrado que se popularizou nos últimos anos, também pode ser um aliado na hora de aumentar as visitas no seu site. Isso porque, ao apontar a câmera para esse código, a pessoa pode ser direcionada para o seu site.

É possível gerar um QR Code em ferramentas gratuitas e programar para ele levar os visitantes à sua loja virtual. Em seguida, você pode imprimir o código nas embalagens dos seus produtos, para que os clientes voltem a acessar seu e-commerce, e em panfletos para serem distribuídos em locais estratégicos para sua marca. Para isso, use nosso Gerador de QR Code gratuito:

ADICIONE O SEU SITE EM COMPARADORES DE PREÇO  – ou páginas de classificados. Os sites de comparadores de preço e classificados costumam ter um bom posicionamento na rede de busca e podem te ajudar a gerar visitas para a sua loja. Isso porque muitos usuários têm o costume de olhar esses tipos de site antes de fazer uma compra.

 

Você pode anunciar seus produtos em sites como Buscapé, por exemplo. Usuários que pesquisam em comparadores de preço já estão em um estágio avançado da jornada de compra. Isso significa que eles já decidiram que vão comprar determinado produto, estão apenas decidindo de que loja. Então, nunca se esqueça de anunciar nesses sites!

CRIE ANÚNCIOS NO GOOGLE SHOPPING – o Google Shopping é como um mercado online que reúne e compara preços de produtos de diversos anunciantes. Ele funciona com a mesma lógica do Google Ads: você só pagará pelo clique e não pelo produto visualizado.

UTILIZE O INSTAGRAM ADS – faça anúncios no Instagram. Você pode, por exemplo, exibir suas campanhas para as pessoas de acordo com seus interesses e com informações demográficas. Além disso, é possível disponibilizar propagandas em diferentes formatos, como: Foto ou vídeo no feed; Galeria de fotos (carrossel); Foto ou vídeo no Instagram Stories.

USE AS DÚVIDAS COMO TEMA – para o seu blog. Use o seu site para responder às dúvidas mais comuns. Além disso, cada vez mais as pessoas tendem a digitar primeiro no Google exatamente a mesma pergunta que fariam à sua empresa. Então se sua estratégia previr o uso de palavras de cauda longa em sua estratégia de SEO, isso aumenta as chances do seu site ser um dos primeiros resultados na busca. É uma boa dica sobre como aumentar o tráfego do site de sua organização.

GARANTA BONS BACKLINKS PARA O SEU SITE – Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site. Backlinks são fundamentais para uma prática de SEO eficiente.

 

DIVERSIFIQUE O CONTEÚDO – quando falamos em aumentar as visitas para um site, não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Varie o seu conteúdo para torná-lo atraente.

  • Diversifique suas publicações entre conteúdos mais longos e outros conteúdos curtos. Isso ajudará a atrair diferentes perfis de público.
  • Utilize também guias e materiais em PDF. Eles são chamativos e tentadores.
  • Faça vídeos mais curtos de 5 minutos e outros mais longos.
  • Transmissões ao vivo, como webnários também é uma excelente maneira gerar conteúdo e atrair visitas ao seu site.

CRIE CONTEÚDOS COMPARTILHÁVEIS –  uma ótima maneira de conseguir visitas é criar conteúdos realmente atrativos em seu setor, como infográficos, relatórios e entrevistas. Criando conteúdos compartilháveis e de referência, terá grandes chances de profissionais e sites da área de publicarem o seu conteúdo, e certamente irão informar a fonte original do conteúdo. Levando mais interessados para o seu site.

FAÇA LINKS INTERNOS EM SEU SITE – a linkagem interna ajudará o seu público a conhecer novos conteúdos, aumentará a quantidade de páginas visitadas em seu site e também ajudará o Google a entender melhor a organização das suas páginas. Geralmente a linkagem interna é realizada por profissionais de SEO mais experientes, mas você sabendo desta dica já pode pôr em prática.

ENTREVISTE PROFISSIONAIS DA ÁREA – você ficaria surpreso com quantas pessoas estão dispostas a falar com você. Até mesmo os top líderes do mercado. Envie e-mails solicitando uma entrevista para líderes em seu setor e publique as entrevistas em seu blog. A entrevista pode ser feita via e-mail, telefone, videoconferência ou até presencial. Publicar uma entrevista em seu site não somente aumentará sua credibilidade no segmento como também o tráfego para seu site, o entrevistado provavelmente compartilhará o conteúdo, expandindo ainda mais seu alcance.

FAÇA WEBINARS – é uma transmissão ao vivo de um conteúdo. É uma excelente maneira de transmitir sua sabedoria ao seu público. Combinado com uma campanha de promoção eficaz, o webinar é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do site. Certifique-se de salvar e arquivar a apresentação para divulgação posterior e promover seus conteúdos através das redes sociais e publicidade.

 

ESTRATÉGIAS DE TRÁFEGO PARA NEGÓCIOS LOCAIS

FAÇA SEO PARA NEGÓCIOS LOCAIS – por meio da otimização de SEO local, você pode alcançar facilmente o público local no qual seu negócio se encaixa.

  • Estabeleça uma estratégia de marketing local: primeiro, determine a área de atuação de sua empresa, saiba quem são seus clientes-alvo locais, encontre palavras-chave relevantes para seu negócio e inclua-as em seu site.
  • Crie conteúdo local: crie conteúdo otimizado com palavras-chave relevantes que abordem as necessidades locais. Isso ajudará a tornar sua empresa relevante para atrair as pessoas certas.
  • Anuncie na mídia local: utilize a mídia local para anunciar seu empreendimento. Anunciar em jornais locais ou em rádios locais direcionará o tráfego para o seu site.
  • Melhore a experiência do usuário: a experiência do usuário é muito importante para a otimização de SEO local. Ofereça aos visitantes facilidade de navegação, conteúdo de qualidade e links para as páginas mais relevantes do seu site.

TRABALHE COM O GOOGLE MAPS – é uma boa ferramenta para otimizar o tráfego para seu negócio local. Primeiro, devido a sua natureza altamente visual, um bom perfil no Google Maps ajudará a destacar sua empresa na listagem de resultados relevantes no Maps.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.