Avenida Paulista pode cair?
Com o tema “Testemunhos do subsolo da Avenida Paulista na Ditadura”, Guggisberg, pesquisadora, produziu um documentário sobre o assunto
O Papo de Boteco desse mês surpreendeu novamente com um tema intrigante. Sônia Guggisberg, pesquisadora e videomaker, foi a convidada da vez e falou sobre: “Testemunhos do subsolo da Avenida Paulista na Ditadura”. O público ficou admirado com a história e se revoltou, em determinados momentos, sobre casos ofuscados pela política ditatorial da época.
Em um determino momento, os participantes se intrigaram com o documentário produzido pela pesquisadora. Depoimentos valiosos e fatos que devem, na opinião de Guggisberg, serem repercutidos para a sociedade.
Com um projeto chamado de “Nova Paulista”, concebido em 1967 pelo engenheiro Figueiredo Ferraz e pelo arquiteto Nadir Mezerani, a ideia era fazer com que o trânsito de veículos fosse realizado por uma via subterrânea.
“Quando eu me dei de cara com o subsolo da Avenida Paulista, não deu para ignorar”, a pesquisadora exaltou. Guggisberg, com os seus estudos, começou a mapear a história desse projeto. Descobriu que o arquiteto do subsolo ainda estava vivo e percebeu que a história ia além do esquecimento: a política estava enraizada na proposta do Faria Lima, prefeito da época.
“O que está no subsolo ainda sobrevive”, disse. O subsolo da Avenida Paulista é importante para a sociedade e a política. A pesquisadora esclarece que diversas histórias estavam escondidas embaixo dos pés da população, literalmente.
Você confere aqui o documentário completo: http://www.soniaguggisberg.com/video-docs/