12 de setembro de 2023

CHAT GPT: UTILIZE ESTE RECURSO EM SUA EMPRESA!

Compartilhe

O Chat GPT pode ajudar os micro e pequenos negógios, desde o atendimento ao cliente até o planejamento e implementação das estratégias de marketing digital.

 

Lançado recentemente, o Chat GPT é um recurso da Inteligência Artificial que pode ajudar os pequenos negócios desde o atendimento ao cliente até o planejamento e implementação das estratégias de marketing digital. Ele é capaz de escrever artigos, criar códigos de programação, montar roteiros de viagem, definir estratégias de vendas e compor músicas, entre outras coisas.

Chat GPT tem a capacidade de responder diversas questões como se fosse uma conversa entre dois seres humanos. Estas são algumas das possibilidades que os empreendedores podem explorar com esse novo recurso.

Atendimento ao cliente: chatbot para responder a dúvidas frequentes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços.

Marketing automatizado: envio de mensagens e ofertas personalizadas.

Análise de dados: coletar e analisar dados dos clientes para qualificar a experiência do cliente.

Processos internos: é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots.

Integração de aplicativos: o chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficácia dos processos.

 

VANTAGENS DE SE USAR O CHATGPT

ECONOMIA DE TEMPO – o ChatGPT pode responder a perguntas e criar conteúdo rapidamente, o que permite que pequenos negócios economizem tempo e aumentem a produtividade.

MAIOR ENGAJAMENTO DO CLIENTE – ao usar o ChatGPT para responder a perguntas dos clientes, os pequenos negócios podem melhorar a experiência do cliente, criando uma relação próxima e de confiança.

GERAÇÃO DE IDEIAS – o ChatGPT pode ser usado para gerar ideias para publicações em redes sociais, promoções, etc. E até mesmo trazendo possíveis soluções para problemas que o empreendedor esteja enfrentando, o que pode ajudar os pequenos negócios a serem mais criativos e inovadores.

LIMITAÇÕES DO CHATGPT

RESPOSTAS INADEQUADAS: podem acontecer, mas os usuários são incentivados a avaliar as respostas para evitar isso.

QUALIDADE DAS RESPOSTAS E DA INFORMAÇÃO: elas sempre farão sentido, mas podem ser imprecisas, tendenciosas ou até incorretas.

PROPRIEDADE INTELECTUAL E AUTENTICIDADE: a plataforma mescla informações de diversas fontes, criando um conteúdo original. Isso, no entanto, não é o mesmo que criar um conteúdo autêntico. Ela também não cita as fontes das buscas.

 

BENEFÍCIOS DO USO DO CHAT GPT :

ATENDIMENTO AO CLIENTE – para pequenas empresas e empreendedores individuais, fornecer suporte ao cliente em tempo integral pode ser um desafio. O Chat GPT pode ajudar a superar essa limitação, oferecendo atendimento automatizado 24/7. Ele pode responder a perguntas comuns dos clientes, fornecer orientações básicas e encaminhar consultas mais complexas para um atendimento humano quando necessário. Isso melhora a experiência do cliente e permite que você atenda às necessidades dos seus clientes em qualquer horário.

REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS – contratar uma equipe de atendimento ao cliente em tempo integral pode ser um investimento significativo para pequenas empresas e empreendedores individuais. O Chat GPT pode ajudar a reduzir os custos operacionais, pois não requer o mesmo nível de recursos humanos. Ele pode assumir parte do trabalho de atendimento ao cliente, proporcionando eficiência e economia de recursos.

PERSONALIZAÇÃO E ENGAJAMENTO – o  Chat GPT oferece a possibilidade de personalizar a interação com os clientes. Com base nas informações coletadas, como histórico de compras e preferências, o Chat GPT pode fornecer recomendações personalizadas e respostas relevantes. Isso cria uma experiência mais envolvente para os clientes, aumentando o engajamento e as chances de conversão.

AUTOMAÇÃO DE TAREFAS REPETITIVAS – pequenas empresas e empreendedores muitas vezes precisam lidar com tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes, agendar compromissos ou fornecer informações básicas sobre produtos ou serviços. O Chat GPT pode automatizar essas tarefas, liberando tempo e recursos para se concentrar em atividades mais estratégicas e de alto valor agregado.

ESCALABILIDADE – à medida que sua pequena empresa cresce, a demanda por suporte ao cliente também aumenta. O Chat GPT pode ser escalado facilmente para lidar com um maior volume de interações e consultas de clientes. Você pode treinar e ajustar o Chat GPT para lidar com diferentes cenários e situações, garantindo que ele esteja preparado para crescer junto com o seu negócio.

ANÁLISE DE DADOS E INSIGHTS – ao interagir com os clientes por meio do Chat GPT, você pode coletar dados valiosos sobre suas preferências, necessidades e comportamentos. Esses dados podem ser analisados para obter insights sobre o público-alvo, identificar tendências de mercado e tomar decisões estratégicas informadas. Essas informações ajudam você a entender melhor seus clientes e a adaptar sua estratégia de negócios de acordo.

EFICIÊNCIA NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO – o Chat GPT pode auxiliar na criação de conteúdo persuasivo, fornecendo insights e sugestões criativas. Ele pode ajudar na elaboração de textos de marketing, descrições de produtos, mensagens de vendas e muito mais. Isso permite que você desenvolva um conteúdo impactante mesmo sem uma equipe de redação dedicada.

 

TIPO DE TAREFAS EM QUE O CHAT GPT PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO

Realizar um plano de negócios online; Montar uma empresa com base nas ideias sugeridas; Fornecer informações sobre o mercado, concorrência, tendências ou necessidades dos clientes; Definir e implementar estratégias de marketing criativas; Gerar ideias para novos produtos ou serviços; Principalmente para quem tem uma plataforma de e-commerce, pode estar associado diretamente aos chatbots com inteligência artificial, permitindo ajudar os clientes remotamente e melhorar a sua experiência de compra.

 

USE O CHAT GPT EM DIFERENTES ESTÁGIOS DO SEU NEGÓCIO

Está iniciando um empreendimento agora? Que tal usar a ferramenta para ajudar a otimizar a gestão do negócio e a automatizar tarefas. Assim, você pode se concentrar em ações mais estratégicas para a sua marca.

Quer fazer a sua empresa crescer mais? Então use o Chat GPT para melhorar o relacionamento com clientes e fornecer insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Você também pode avaliar o desempenho de campanhas de marketing com auxílio da ferramenta!

Está expandindo os negócios? Então use a solução da Inteligência Artificial para ter insights de novos produtos ou serviços que sua marca possa ofertar. Aproveite para avaliar oportunidades e identificar novos mercados.

 

COMO ACESSAR O CHATGPT

  1. Acesse o site https://chat.openai.com/chat
  2. Clique em “Sign up” para criar uma conta.
  3. Depois, clique em “Create an OpenAI account”.
  4. Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta ou faça login pelo Google.
  5. Após a confirmação, toque em “Try it” no topo da tela.
  6. Inicie uma conversa com o ChatGPT, colocando o assunto de seu interesse.

 

DICAS DE COMO USAR O CHAT GPT EM PEQUENOS NEGÓCIOS

COMUNICAÇÕES PERSONALIZADAS – você pode informar ao Chat GPT sobre suas personas de clientes (por exemplo, você pode ter clientes em diferentes segmentos demográficos, neste caso você pode ter um modelo de e-mail e pedir ao Chat GPT para reescrever o e-mail para torná-lo mais convincente para CADA persona de cliente.

TRADUÇÃO DE IDIOMAS – se você deseja vender produtos ou traduzir seu site para mercados estrangeiros, é possível fazer isso com o Chat GPT.

PUBLICAÇÕES NO INSTAGRAM – um dos maiores desafios é ter ideias sobre o que postar. Mas com o chat GPT você poderá ter ideias criativas. Quanto mais específico for o que você perguntar, mais exclusivas serão as respostas,

ARTIGOS PARA BLOGS – pode dizer ao Chat GPT para escrever um artigo sobre qualquer coisa. Ele pode desenvolver uma ideia única e original, basta você especificar o que deseja.

RESUMO DE LIVROS – se você não tem tempo para ler livros, pode pedir ao chat que faça o resumo de uma obra, desde que ela tenha sido publicada até novembro de 2021.

REORGANIZAR DADOS – você pode copiar e colar qualquer dado de uma planilha ou documento do Word diretamente no Chat GPT e pedir para encontrar padrões, identificar tendências, reorganizá-los com base em várias prioridades.

 

COMO EMPREENDEDORES PODEM USAR O CHATGPT

RESPONDER PERGUNTAS DOS CLIENTES – o ChatGPT pode te ajudar a criar respostas de perguntas frequentes feitas pelos seus clientes. Por exemplo, um empreendedor que vende produtos de beleza pode, com o auxílio do ChatGPT, construir respostas padrões sobre ingredientes, como usar um produto específico ou onde encontrar uma loja física, para responder comentários ou dúvidas que recebe.

CRIAR CAMPANHAS DE DIVULGAÇÃO – pode ser usado para ajudar a criar slogans e campanhas de divulgação. Por exemplo, um empreendedor que está lançando um novo produto pode usar o ChatGPT para gerar ideias de slogans e até mesmo criar o texto completo para divulgar o seu produto.

CRIAR ROTEIROS DE VÍDEOS PARA AS REDES SOCIAIS – pode ser usado para criar roteiros para vídeos curtos ou apresentações. Por exemplo, um empreendedor que quer postar um vídeo em seu Instagram para promover o seu negócio pode usar o ChatGPT para gerar ideias de roteiro e do que falar nesse vídeo.

CRIAR LEGENDAS PARA POSTS EM REDES SOCIAIS – pode ser usado para criar legendas para posts nas suas redes sociais. Por exemplo, se o seu negócio precisa fazer o post de um novo produto em sua página do Instagram, você pode descrever para o ChatGPT quais são as características e benefícios desse produto, e pedir sugestões criativas para a ferramenta e envolventes para legendas que atraiam seus clientes.

GERAR IDEIAS PARA POSTAGENS E STORIES – o ChatGPT pode te ajudar a ter ideias para publicações em redes sociais. Por exemplo, um dono de uma loja de roupas pode perguntar: “Me dê sugestões de temas sobre as tendências de moda para a primavera deste ano”.

CONTEÚDO PARA AÇÕES PROMOCIONAIS – o Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo promocional, seja para anúncios de mídia paga ou para a criação de e-mail marketing. Você só precisa informar o tema, o público-alvo e especificações importantes sobre o produto ou serviço, como quantidade e valores, por exemplo. Além de criar o texto de divulgação, a ferramenta ainda pode gerar ideias de títulos e criar fluxos de divulgação.

 

EXEMPLOS PRÁTICOS DE USO DO GPT

CRIE COMANDOS PARA O CHAT

  • “Crie a chamada de anúncio para promover nossa promoção de volta às aulas”.
  • “Quais vantagens ou benefícios podemos oferecer para incentivar os clientes a participar de nossa promoção?”
  • “Como podemos usar as redes sociais para promover nossa promoção de fim de semana?”

ESTRATÉGIAS E TEXTOS PARA RELACIONAMENTO

Também é possível criar uma base de estratégias e textos para relacionamento com clientes através da ferramenta. Imagine que você vai lançar um novo produto no mercado e precisa de ideias sobre como fazer isso e ainda manter um relacionamento contínuo com o cliente.

Você pode dar o seguinte comando ao chat:

  • “Crie uma estratégia para a divulgação de um produto de forma a manter um relacionamento contínuo com o cliente”.

Lembre de dar detalhes específicos sobre o que deseja:

  • “O produto atende às necessidades X e Y dos consumidores. O público-alvo são pessoas Z”.

Outra vantagem da ferramenta é poder automatizar o atendimento ao cliente. Por exemplo, você pode usá-lo para responder perguntas frequentes e solucionar problemas de forma rápida e eficiente.

AGILIZAR OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DO DIA A DIA

o Chat GPT pode gerar rapidamente os resultados de fluxo de caixa, percentual de lucro, alíquota de impostos e outros cálculos importantes para o seu negócio! Basta apenas informar os números e fórmulas necessários.

Algumas sugestões de comando para essa tarefa são:

  • “Calcule a margem de lucro do produto X e sugira ajuste de preços”.
  • “Calcule a folha de pagamento dos funcionários com base nas horas trabalhadas e nas taxas de pagamento”.
  • “Crie um cálculo de fluxo de caixa que permita à empresa prever receitas e despesas futuras e tomar decisões financeiras mais acertadas”.

MARKETING E DESCRIÇÃO DE PRODUTOS

Comandos como estes podem trazer respostas interessantes do chat:

  • “Crie uma lista de recomendações de produtos para clientes X, com base em seus interesses, histórico de compras e dados demográficos”.
  • “Crie uma mensagem personalizada para uma campanha de marketing por e-mail, com base no nome, idade, profissão e localização do destinatário”.
  • “Crie uma descrição cativante e persuasiva do produto, destacando X detalhes e incentivando a compra”.
  • “Crie uma lista de perguntas frequentes sobre o produto X, abordando as principais dúvidas dos clientes e fornecendo respostas claras e concisas.”

Com o Chat GPT, você pode criar conteúdos valiosos, aumentar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes. E o melhor de tudo: além de aumentar a satisfação do consumidor, você alcança esses resultados economizando tempo e dinheiro!

É importante que você revise as respostas antes de publicar.  Isso porque, mesmo se tratando de uma inteligência artificial, os textos ainda podem conter erros de tema ou repetições.

APROXIMAÇÃO COM CLIENTES E CONSUMIDORES  – aqui, a dica é ajudar a ferramenta para a aproximação do público, respondendo perguntas frequentes e solicitando textos temáticos que podem ser enviados via e-mail marketing, por exemplo.

PRODUÇÃO DE ANÚNCIOS ATRATIVOS – as descrições dos seus produtos não precisam mais ser as mesmas.  Solicite ao robô a criação de anúncios atrativos, de acordo com seu nicho de atuação e com alguma descrição sobre o público que você deseja atingir.

VENDA PERSUASIVA –  é importante que as empresas invistam cada vez mais em comunicação, no uso de ferramentas como o WhatsApp Business e que trabalhem com PABX virtual tanto para facilitar o contato entre as pessoas da sua própria empresa, como dos potenciais clientes. Além disso, aproveite o Chat GPT para treinar as habilidades de persuasão quando precisar criar um material ou documento que precisa ser bem vendido e aceito por pares, investidores ou por funcionários. É uma oportunidade para pedir ao Chat um conteúdo com tom persuasivo ou para transformar algo que você tenha escrito em um tom mais convencedor.

ANÁLISE DE DADOS – use o chat para otimizar processos de análise de dados com linguagem de programação. É possível simplificar fórmulas, conhecer novos programas e soluções a partir das perguntas corretas.

PESQUISA DE MERCADO – faça perguntas ao Chat GPT para obter insights sobre seu público-alvo, tendências do momento e principais termos buscados na internet, por exemplo.  Você pode pedir informações sobre preferências dos clientes ou até mesmo sugestões para melhorar seus produtos ou serviços. A ferramenta pode oferecer perspectivas valiosas para orientar suas decisões de negócios.

TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO – peça treinamentos de acordo com cada área do negócio, crie situações hipotéticas para desenvolver habilidades de feedback.É possível conferir com a ferramenta se as orientações para uma determinada capacitação interna estão consistentes e fáceis de serem entendidas. Se atualmente você trabalha sozinho com seu negócio, peça recomendações de leitura, vídeos e podcasts para desenvolver hard e soft skills de acordo com seu momento atual.

CRIATIVIDADE E BRAINSTORMING – você pode enviar palavras-chave no chat e pedir que elas sejam alimentadas, aprofundadas ou apenas complementadas. Faça da ferramenta uma sala de reunião livre, em que as ideias podem circular sem julgamentos.

ELABORAÇÃO DE PERSONAS – você pode fazer uma espécie de laboratório com perguntas sobre recursos desejados, sugestões de design, feedback de usuários imaginários e muito mais. Essas interações podem ajudar a refinar suas ideias e identificar oportunidades de inovação.

ASSISTENTE DE REDAÇÃO – para destacar seu conteúdo escrito ou até um roteiro para vídeo, você pode alimentar o modelo com informações sobre o seu setor, produtos ou serviços, e pedir por ideias de blog, posts para redes sociais. Isso pode economizar tempo e inspirar novas ideias.

ASSISTENTE DE TRADUÇÃO – o Chat GPT também pode reconhecer outros idiomas e enviar a tradução de acordo com o que você precisar. Pode ser uma ótima ferramenta para desenvolver a conversação escrita.

SINTETIZAR APRESENTAÇÕES E PROJETOS – certifique-se de que você está usando o tempo necessário para passar todas as ideias, sem perder tempo ou não usar adequadamente o que tem disponível. Para isso, você pode solicitar ao Chat GPT que faça um resumo das ideias que você enviar, em tópicos ou até mesmo pedir para ele transformar em uma conversa rápida, em um formato persuasivo.

 

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.