22 de julho de 2021

COMO TRANSFORMAR VISITANTES EM CLIENTES. VEJA ESTAS DICAS PRECIOSAS!!!

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Autor:Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Transformar visitantes do seu site ou redes sociais em leads é uma maneira de conquistar mais clientes. É meio caminho andado para converter essa pessoa em seu cliente fixo.

Um Lead é um visitante que demonstra interesse pela sua empresa ao fornecer dados pessoais em troca de algum conteúdo de valor. Ou seja, algo que vai ser útil para esse visitante, como um e-book, textos, vídeos, consultoria, áudios, planilhas, cursos, informações, fotos, imagens, bate-papo, etc.

De posse desses dados pessoais, você irá armar uma estratégia para se comunicar com essa pessoa e transformá-la em seu cliente.

Veja estas dicas de como proceder para converter um visitante em lead:

CRIE LANDING PAGES – As Landing Pages (LP) são páginas de aterrissagem no site de um negócio, criadas para que o visitante complete ações propostas a ele. Ou seja, ao clicar num botão de call to action (convite a uma ação), esse visitante será direcionado a uma landing page onde irá preencher um cadastro com dados pessoais em troca de algo útil para ele, algo que irá contribuir para satisfazer seus interesses, desejos e necessidades. Exemplos: inscrever-se num evento; assinar uma Newsletter; baixar um e-book; agendar consultoria gratuita, etc.

DICAS DE LANDING PAGES – As LPs apresentam menos recursos do que páginas comuns, como menu de navegação ou abas de contato, e também seguem boas práticas como formulários de captura e títulos e subtítulos concisos e atrativos. Principais características: proposta clara de valor. Ao aterrissar na página, o visitante reconhece imediatamente qual é a oferta e o que precisa fazer para acessá-la; título e subtítulo objetivos e atrativos; formulário conciso: quanto menos perguntas, mais chances de conversão; contraste de cores no botão CTA: é importante chamar a atenção do usuário.

CRIE E-BOOKS – O e-book reúne informações de alto valor ao público-alvo, de forma didática, organizada e visualmente atrativa. Por aprofundar a abordagem no tema proposto, esse material leva mais tempo para ser produzido e exige um nível maior de pesquisa, diferentemente do que ocorre em relação a um blog.

FAÇA INFOGRÁFICOS – Texto e imagem juntos, em um design atrativo, a fim de facilitar a experiência do usuário na compreensão do conteúdo. Os infográficos trazem informações densas, como dados, gráficos e números, de um jeito dinâmico, com o propósito de gerar alto impacto na audiência e maior compreensão do assunto.

CRIE EVENTOS – Eventos gratuitos, como apresentações, webinars e lives, são ótimos aliados na geração de Leads. Podem ser ao vivo ou não, mas sempre devem entregar conteúdo relevante à audiência. O objetivo é chamar a atenção do visitante e despertar o desejo da participação no evento. O formato ainda se destaca por possibilitar a interação do anfitrião, que é o representante da marca, com o público-alvo, contribuindo para a aproximação com os potenciais clientes.

OFEREÇA KITS DE FERRAMENTAS – Eles reúnem materiais relevantes que visam ajudar os potenciais clientes a resolver problemas cotidianos específicos. Se o negócio é uma agência de viagens, por exemplo, é possível produzir um kit de ferramentas para viajantes, com planilhas de gastos, roteiro para diferentes continentes, dicas de aplicativos de localização, etc. O foco é instrumentalizar o potencial cliente com recursos úteis para situações do dia a dia.

FAÇA CHECKLISTS – é uma forma de ajudar o Lead a resolver dificuldades. Trata-se de uma lista com itens que deverão ser checados ou cumpridos pelo Lead que busca concluir determinada ação ou alcançar o objetivo almejado. É um passo a passo para auxiliar os potenciais clientes na organização, planejamento e conclusão de uma tarefa. Exemplo: uma agência de viagens disponibiliza um checklist dos itens do qual o viajante não pode esquecer em uma viagem à praia.

OFEREÇA ESTUDOS E PESQUISAS – A oferta de pesquisas e estudos compilados também são uma ótima estratégia para a geração de Leads. Embora seja muito atrativo para a audiência, esse formato demanda mais esforços para a produção e, por isso, nem sempre é viável a todos os negócios. Exemplo: uma academia disponibiliza uma pesquisa que mostra a relação entre a prática de esportes e a redução nos índices de doenças cardíacas.

OFEREÇA CONSULTORIA GRATUITA – é uma das formas mais eficazes para a geração de Leads Qualificados, pois tem alto potencial de gerar valor aos potenciais clientes, além de ser uma grande oportunidade para que a marca conheça a fundo as dores e os desafios dessas pessoas. Por outro lado, não é uma forma escalável de gerar Leads, já que demanda extensa disponibilidade de tempo para atendê-los individualmente. Exemplo: uma agência de viagens oferece um encontro de 1 hora com um especialista no roteiro desejado pelo cliente. A consultoria deve ser oferecida quando o lead já está no final do processo de conversão em cliente.

USE O CHATBOT – O Marketing Conversacional possibilita um atendimento personalizado ao usuário e, por isso, os chatbots se destacam como uma boa maneira de gerar Leads. Por meio de uma conversa no site, por exemplo, o visitante interage com a marca, sendo convidado a deixar seus dados de contato e algumas respostas para a classificação na escala de Leads. Além disso, o recurso é capaz de buscar e rastrear contatos qualificados para o negócio. Por encurtar o tempo de atendimento e agilizar a captura de informações de contato, trata-se de um processo de geração de Leads objetivo e bom para ambos os lados — potencial cliente e negócio.

USE CTAs – As call to action são mensagens diretas que convidam o usuário a realizar alguma ação. O recurso é indispensável para a geração de Leads, visto ser a etapa final para a conclusão da conversão. Geralmente, aparecem em botões de alto contraste em Landing Pages. Principais características de CTAs: textos de comando; utilizam verbos que sugerem ação: fazer, comprar, participar, assinar, receber, querer, etc. Mensagens curtas e diretas; Botões de alto contraste de cores.

USE POP-UPS – São janelas que surgem na tela enquanto o usuário acessa determinada página. Há diversos tipos de pop-ups, como o formulário, que aparece quando o visitante tenta deixar a página; e o CTA, que surge no canto da tela quando o usuário rola o cursor na página. Exemplo: ao navegar por um conteúdo sobre geração de Leads, surge um pop-up na tela do visitante que o convida a baixar um e-book sobre o tema. Principais características de pop-ups: Design atrativo; Texto curto; Botão CTA

ESTRATÉGIA QUE NÃO DEVE SER UTILIZADA

COMPRA DE MAILING – Embora não muito recomendada (explicaremos por que adiante), a compra de mailing é uma prática comum na geração de Leads, quando uma marca adquire uma lista de contatos buscando conquistar oportunidades de negócio. O ideal é que a compra seja segmentada com base nas características do público-alvo do negócio, como localização geográfica, profissão, gênero, idade, etc.

A compra de mailing não traz Leads Qualificados para o negócio. E esse é o grande problema da prática. A base de contato pode ser suja, isto é, formada por e-mails inválidos, vendidos para diversas empresas, sem exclusividade. Trabalhar a jornada do cliente com esses Leads, provavelmente, será muito mais trabalhoso e menos eficaz em gerar novas oportunidades de negócio para a empresa.

 Fonte: SEBRAE-MG