12 de setembro de 2019

Criatividade e invovação: vários cases de sucesso!

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Esses microempresários pensaram em coisas novas e conquistaram clientes com as suas idéias inovadoras e criativas.

ALUGUEL DE BICICLETAS – O engenheiro elétrico Rafael Sanches Freitas da Silva, 27 anos, teve a ideia de abrir uma empresa de aluguel de bicicletas, a Bike in Box, em frente ao Lago Igapó, em Londrina, espaço usado por muitos londrinenses para a prática de atividades físicas e lazer. O nome  da empresa, Bike in Box, vem do fato das bicicletas ficarem guardadas num contêiner. Por enquanto, o negócio se sustenta com o aluguel das bikes, mas a intenção dele é fazer é fazer parcerias com empresas que têm interesse em atrelar o nome delas com a qualidade de vida.

LÓJA MÓVEL – a economista Adriele Rodrigues Correa, de 25 anos, resolveu deixar o emprego estável de cinco anos para ser sacoleira de sapatos. Ela ia de moto entregar para as clientes. Depois comprou uma parati usada, com porta malas grande. Finalmente comprou um micro-ônibus 1987 da Escola de Soldados, super conservado, que virou a loja móvel Adriele Correa Calçados Femininos. Ele conta  conta com prateleiras, armários, banquinhos, provador, espelho e caixa assim como qualquer estabelecimento tradicional. A diferença é que ela vai até o cliente. Ou seja, a loja chega até as clientes com um estoque de modelos que já são pré selecionados segundo seu gosto.

ESCOLHA O PRESENTE – Natal, amigo secreto, aniversários. Selecionar um presente para alguém nunca é uma tarefa simples. Para ajudar, os empreendedores Gabriela Freitas, Rafael Bertolli e Francisco Cantão criaram a startup Busca Presentes. O site www.buscapresentes.com.br é um agregador de presentes, um novo canal on-line com atribuições certas para o encontro do presente ideal. Entre as funcionalidades do site, há um teste que ajuda a escolher o presente ideal. Além de itens mais comuns para presentear como livros e perfumes, o site apresenta ideias como gadgets, experiências e produtos sustentáveis, feito por comunidades de artesãos. O modelo de receita é baseado em comissionamento sobre as vendas das lojas indicadas.

BRIGADEIROS DIFERENTES – A mineira Taciana Kalili, 34 anos, teve a ideia de transformar o tradiconal docinho num produto diferenciado. Taciana inaugurou a Brigaderia em 2010, em São Paulo. Em pouco mais de dois anos, ela multiplicou as lojas próprias, quiosques e pop-up-stores (unidades temporárias de comércio). O faturamento saltou de R$ 5 milhões em 2010 para R$ 10 milhões no ano seguinte.

APLICATIVO DIFERENTE – Márcio Carneiro, do Maranhão, criou o Babel, aplicativo para tablets e smarphones que capta a imagem do cardápio em português e traduz para a língua do turista. Se ele tem o aplicativo instalado e o  restaurante participa do sistema ou é associado ao sistema, o conteído do seu cardápio estaroa no servidor. Basta o turista apontar a câmera para o cardápio e ele ouvirá aquele conteúdo na língua dele.

NA MEDIDA EXATA – O Le Box é um serviço de entrega de kits com receitas e ingredientes nas quantidades exatas para o preparo de pratos. O negócio foi criado pelas engenheiras de alimentos Maura Raposo e Melissa Juliani Garcia. São pratos para ocasiões especiais. Para conservar produtos mais perecíveis, utilizam uma malha térmica, comum na construção civil, além de isopores e gelo. Dessa forma, os ingredientes podem permanecer fora da geladeira por até oito horas. Além dos ingredientes nas medidas exatas, o cliente recebe um folder com um passo a passo para o preparo, em um sistema em que basta seguir os números impressos em cada embalagem. Atualmente a Le Box entrega em bairros das regiões Sul e Oeste de São Paulo.

CASAS SUSTENTÁVEIS – Engenheiros civis e arquitetos, entre 25 e 28 anos fundaram uma empresa em  Curitiba, a Tecverde que tem construído casas de uma maneira diferente da convencional: sem tijolo. A estrutura é feita com madeira autoclavada de reflorestamento – tratamento especial que pode durar até cem anos, segundo os profissionais – e isolamento térmico com lã de vidro ou garrafas pet. Os empresários dizem garantir construções concluídas em prazos mais curtos, com menos mão de obra e mais benefícios ao meio ambiente.

CARRINHO DIFERENTE – Maurílio de Almeida Coutinho é Tio da Pipoca. Microempreendedor individual, percebendo a forte concorrência, viu que era necessário ter um diferencial. Após formalizar-se, Maurílio investiu R$ 10 mil em um carrinho totalmente diferente. Para garantir condições de higiene, o carrinho conta com lavabo, sabonete, álcool em gel e papel toalha. Ele e seu ajudante trabalham totalmente uniformizados. Alem disso, oferece pipoca com mais de dez sabores diferenciados: queijo, molho, manteiga, catchup, bacon, sal especial, grill etc.

CHINELO QUADRADO – O ex-motorista de onibus  Moisés Dias Pena, de 54 anos, parado no sinal, viu uma mulher andando com chinelos tradicionais, mas que deixavam os dedos escaparem para fora do calçado. Para evitar a situação, ele teve a ideia de fabricar chinelos “quadrados”, e criou a Kuatro Kantos. Um ano depois, com patente do produto e marca registrada, a empresa viu a produção mensal saltar de 80 para 800 pares, fora as 5 mil unidades vendidas durante a Couromoda. Do salário de R$ 1,4 mil que ganhava como motorista, Moisés viu o faturamento chegar a R$ 8 mil. Só na feira, foram vendidos R$ 32 mil em produtos.

FUMAJET – O engenheiro mecânico Marcius Costa e o sócio Marcelo Monteiro desenvolveram um equipamento para combater o mosquito da dengue, e outras pragas. Uma moto adaptada faz a pulverização em locais de difícil acesso, como becos, terrenos baldios e ruas estreitas. A comercialização veio só em 2011, após todos os testes e registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O método de pulverização é popularmente conhecido como fumacê. E, se comparado ao carro tradicional, a motocicleta é menos poluente, tem baixo custo de manutenção e gasta pouco combustível. O aparelho também é eficaz no combate aos mosquitos transmissores de outras doenças como malária e febre amarela. Marcius Costa quer agora vender o equipamento para o setor agrícola. A motocicleta é uma boa opção para a aplicação de inseticida em plantações de terrenos irregulares.

FITAS DO BONFIM – Nea Santtana, de 27 anos, usa a fita do senhor do bonfim para criar mais de 50 produtos. Também microempreendedor individual, o designer gráfico João Torquato, de 31 anos, marido de Nea Santtana, tem contribuição efetiva para o sucesso do negócio. A partir da expertise em comunicação, João cuida da elaboração das peças gráficas, manutenção do blog, vídeos para as redes sociais e peças de promoção para divulgação. A ideia do casal é aproveitar as potencialidades do trabalho – que consiste na criação de roupas, acessórios e artigos de decoração utilizando a fitinha do Senhor do Bonfim –  para apresentar uma linha de produtos direcionada a eventos.

VOU DE TÁXI – A startup ResolveAí foi fundada pelos sócios Gabriel Silva, 30 anos, e Rafael Kaufmann. O usuário pode solicitar o táxi mais próximo do local que estiver por meio do site ou aplicativo de smartphone, disponível nos sistemas Android e iOS, e acompanhar o trajeto que o táxi percorre até chegar ao local.A receita da startup vem das cooperativas de táxis, que pagam um valor fixo por corrida. Em breve, eles pretendem anunciar outras opções de mobilidade pois já firmaram convênios com os setores de ônibus urbano, interurbano, e aéreo, entre outros.

SEM ESTRESSE – O Emotion.me é um site que ajuda noivos na organização do casamento. A startup é fruto da união de outras três empresas e surgiu depois que a empreendedora Bruna Bittecourt teve dificuldades em organizar o seu próprio casamento. O site oferece planilha de custos, contato com prestadores de serviços, blog personalizado e lista de presentes. Com cinco sócios, a empresa já recebeu um aporte e usa a metodologia do lean startup para desenvolver novas ferramentas.

COLA SEM SOLVENTES – A engenheira química Wang Shu Chen desenvolveu uma cola sem solventes químicos que fazem mal à saúde.  Atualmente a Adespec – Adesivos Especiais fatura R$ 12 milhões por ano, emprega 55 funcionários e mantém forte ritmo de crescimento. A engenheria está desenvolvendo um produto a partir da nanotecnologia, que será usado para colar placas de blindagem.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL –  A busca crescente do brasileiro por uma alimentação mais equilibrada e saudável fez com que a empresária Ana Cristina Neves começasse a enxergar no consumo de alimentos naturais um filão lucrativo de empreendimento. Determinada a investir no segmento, ela decidiu apostar na produção de tempeh, produto considerado um antibiótico natural e uma fonte de nutrientes única para os vegetarianos. Rico em proteína, o tempeh é feito com grãos de soja cozidos e fermentados pela ação de um fungo chamado Rhizopus, importado por Ana para a sua produção em Brasília (DF). Hoje, são feitos 30 kg por dia, mas o objetivo é produzir uma tonelada e meia por mês em 2013. Ana Cristina investiu R$ 120 mil e já conta com um faturamento de R$ 8 mil por mês.

MIDIA DIRETA – O empreendedor Wagner Rover viu uma oportunidade de negócio num item banal, porém, muito presente no dia a dia das pessoas: o saco de pão. Ele se questionava porque ninguém ainda tinha explorado o potencial de um meio capaz de levar uma mensagem para dentro das casas dos consumidores e com alto tempo de exposição. Em 2010, ele resolveu apostar no próprio negócio: depois de elaborar um estudo de mercado, lançou a AZ Direct, uma empresa de propaganda em mídia direta. Antes de completar um ano de mercado, a AZ Direct já havia faturado R$ 1 milhão e o produto que mais se destacou foi o saco de pão, representando 99% do faturamento. Rover explica que a empresa vende o anúncio, cuida da elaboração e produção do material e faz a distribuição aos estabelecimentos parceiros. Os seus maiores clientes são micro e pequenas empresas locais que querem anunciar na sua região de atuação.