29 de setembro de 2023

DIA DO IDOSO: APROVEITE A DATA E VENDA MAIS!

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Comemorado no mundo todo, o dia internacional do idoso é uma excelente oportunidade para voce incrementar a sua venda e conquistar um público fiel.

No próximo dia 1.º de outubro será comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Portanto, é uma excelente oportunidade para os micro e pequenos empresários celebrarem a data e aumentarem suas vendas.

Segundo o IBGE, há cerca de 58 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Trata-se, portanto, de um expressivo mercado consumidor, que deu origem ao termo economia prateada. Ou seja, o mercado de produtos e serviços voltados para os idosos.

Também chamado de economia da longevidade, o mercado de consumo para idosos é bastante grande no Brasil. A agência de relações-públicas e marketing norte-americana FleishmanHillard indica que os idosos movimentam cerca de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil. Dados do Sebrae mostram que dos 20 milhões de empreendedores do Brasil, 10% deles estão na terceira idade.

Portanto, esta é uma data que precisa ser comemorada e os empresários devem aproveitar para estreitar laços com seu público idoso mandando mensagens de felicitações e fazendo promoções especiais.

 

DICAS DE COMO VENDER MAIS NO DIA DO IDOSO

FAÇA OFERTAS ESPECIAIS – todos gostam de ofertas e promoções, em qualquer idade. Ofereça ofertas e descontos e publique-os em plataformas no Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc. Você também deve enviar um e-mail a seus clientes seniores para informá-los sobre as próximas ofertas e promoções. Faça anúncios nas redes sociais e também no Google.

FAÇA PROMOÇÕES NA LOJA – ofereça descontos e promoções especiais somente para idosos e também presentes de cortesia se gastarem uma quantia específica na loja. Se você tem um restaurante, pode fazer ofertas especiais de refeições para idosos e oferecer-lhes uma sobremesa de cortesia ou um pequeno presente como sinal de agradecimento.

FAÇA PARCERIAS – una-se com outros comerciantes ou prestadores de serviços. Se você tem uma loja de cosméticos, ofereça um desconto no cabeleireiro próximo a você. Se tem um mercadinho, descontos no restaurante por quilo do seu bairro ou na doceria. E assim por diante.

ATRAIA OS IDOSOS PARA A LOJA – ofereça demonstrações grátis de produtos, sorteios, entrega de brindes, entrega grátis da compra em sua residência, etc; coloque cartazes, banners, bandeirolas e tudo o oque possa chamar a atenção do idoso e dos seus familiares.

ATRAIA OS FAMILIARES – estimule os familiares a presenteares seus pais, parentes e entes queridos no seu dia especial. Use as redes sociais, faça promoções para esses parentes e estimule-os a visitarem a loja ou fazerem compras pelo seu site na internet.

 

Além de fazer ofertas especiais, você também terá de fazer ações de marketing para atrair os idosos para a sua loja ou site.

MARKETING PARA IDOSOS

A melhor maneira de comercializar para idosos é misturando estratégias online e offline. Ou seja, ações de marketing feitas da maneira tradicional como folhetos, cartazes, carros de som, panfletos, anúncios no jornal do bairro, etc. E também feitas pela internet, como o envio de e-mais, conteúdo nas redes sociais, vídeos no YouTube, etc. Lembre-se que o alvo deverá ser os idosos e também os mais jovens, pois as pessoas têm pais, parentes, amigos, professores e vizinhos idosos que gostariam de presentear.

Certifique-se de fazer o seguinte ao fazer marketing para idosos:

USE A LINGUAGEM QUE ELES ENTENDEM – destaque a utilidade da sua marca: certifique-se de enfatizar o que sua marca pode fazer por eles, como você pode ajudar a melhorar suas vidas.

SEJA PESSOAL – seu marketing deve falar diretamente com a faixa etária deles. Você pode até usar o nome de cada um se estiver enviando uma campanha por email ou mala direta.

INCENTIVE A LEALDADE – depois que um idoso gosta de uma marca específica, é provável que não se afaste e procure outra. Ganhe lealdade e confiança e você terá um cliente para toda a vida!

ESTEJA ATENTO À SUA MENSAGEM – seu marketing não deve descrever seus clientes seniores como frágeis, desamparados ou inativos. O velho ditado é verdadeiro – eles realmente se sentem jovens no coração!

INCLUA UMA CHAMADA DE AÇÃO —  o melhor marketing para idosos inclui uma chamada à ação clara ou até um grande desconto. Ou seja, em suas ações pela internet, coloque ofertas atraentes para que os idosos cliquem nos botões para ganhar a promoção.

 

OS MELHORES ITENS PROMOCIONAIS PARA IDOSOS

Os idosos querem itens promocionais que possam usar em suas vidas cotidianas. Seus ganhos devem apelar para suas necessidades e interesses.

MANTAS E COBERTORES – são ótimos presentes para homens e mulheres idosos se enrolarem  neles enquanto assistem seus programas favoritos na televisão.

FERRAMENTAS DE JARDINAGEM – Incentive seus clientes idosos a adotar esse hobby com regas personalizadas, pás e outras presentes de jardinagem. É uma atividade útil e prazerosa que pode ser praticada até mesmo em apartamentos.

LUZES PISCANTES DA BICICLETA – os adultos mais velhos também adoram pedalar! De fato, 30% dos novos pilotos nos Estados Unidos são idosos. Andar de bicicleta é uma atividade que pode impulsionar o sistema imunológico e retardar o processo de envelhecimento. Mantenha todos os passeios seguros com luzes de bicicleta personalizadas.

ESTOJOS DE ÓCULOS PERSONALIZADOS – Os idosos usam óculos. Sua marca ode ajudar a manter suas especificações seguras se você usar estojos personalizados para óculos como ganhos seniores no seu próximo evento.

MARCADORES DE LIVROS – os idosos ainda gostam de ler livros impressos. Por isso, marcadores de brindes com a sua marca são um excelente brinde para o ano todo.

TAPETES PARA GINÁSTICA –  outro brinde útil e necessário, pois boa parte dos idosos fazem ginástica ou atividades como yoga. Pesquisas descobriram que ser um iogue pode ser essencial para reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e até a dor nas costas. Ajude sua clientela idosa a praticar yoga em tapetes personalizados com a sua marca.

ESTOJOS TELEFÔNICOS – levar o celular dentro de um estojo vai facilitar o seu transporte e evitar a perda e o esquecimento. Isso porque estojos com cadarços podem ser amarrados na roupa, facilitando o transporte.

CHINELOS TÉRMICOS – e antiderrapantes. São uma delícia para os dias mais frios. Outro brinde que irá agradar e levar a sua marca para dentro da casa dos idosos.

CANECAS DE CAFÉ COM TAMPAS – saborear uma bebida quentinha enquanto vê a tv é também uma delícia. A tampa é uma garantia de que o líquido ficará mais seguro na caneca. Crie canecas personalizadas com a sua marca, e este será um brinde que irá encantar.

PEDÔMETROS PROMOCIONAIS – os adultos mais velhos que estão em boa forma física devem praticar de 2.000 a 9.000 passos todos os dias. Será mais fácil rastrear hábitos de caminhada se você der a todos os seus clientes idosos um pedômetro promocional eles podem prender nas calças ou na bolsa. Esse presente faz grandes sucesso para idosos envolvidos em programas de condicionamento físico, clubes de caminhada ou fisioterapia.

SUPRIMENTOS MÉDICOS – com a idade, as pessoas ficam mais sujeitas a ficarem doentes. É por isso que máscaras faciais, desinfetante para as mãos, compressas de gelo, fraldas e outros suprimentos médicos são excelentes ganhos promocionais para idosos.

MOCHILAS PERSONALIZADAS – os idosos mais aventureiros que adoram fazer caminhadas na natureza e acampar não podem deixar de ter uma boa mochila de viagem. Este é um presente que ir á agradar e também um brinde que fará seu cliente muito feliz.

GORROS – os idosos perdem cabelo e também sentem mais frio por perderem a temperatura do corpo com mais facilidade. Por isso, os gorros são um ótimo presente e também um brinde que será muito usado.

ITENS DE COZINHA PERSONALIZADOS –  t odos irão adorar ganhar um avental diferente e personalizado. OU uma fôrma, ou um conjunto de tigelas com a sua marca.

CADERNOS E ÁLBUNS –  estimule a criatividade dos seus clientes idosos dando a eles cadernos para escreverem suas memórias ou receitas culinárias favoritas. Álbuns de recordações também irão agradar. E todos com a sua marca.

JOGOS DE BARALHO  – para os que gostam de um jogo de cartas, é o presente ideal.

GARRAFAS DE ÁGUA REUTILIZÁVEIS  – são perfeitas para os idosos se hidratarem enquanto realizam suas caminhadas e outras atividades físicas.

MOLETONS PROMOCIONAIS – nada é mais aconchegante que um moletom com pulôver personalizado! Imprima seu logotipo ou nome da empresa na frente e use essas roupas como ganhos promocionais em eventos ao vivo. Um estudo recente descobriu que muitos adultos mais velhos se sentem pelo menos 20 anos mais jovens. Moletons são eternos, o que significa que eles sempre se sentirão bem usando um de sua marca favorita.

REDES PERSONALIZADAS – quem não gosta de se balançar e tirar um cochilo numa rede? Há tipos de rede que podem ser amarradas e não precisam de ganchos especiais.

FONES DE OUVIDO – outro presente bastante útil, pois boa parte dos idosos costumam ter perda auditiva. Fones de ouvido personalizados fazem grande sucesso.

CALÇADORES DE SAPATOS – outra sugestão excelente para brindes. São baratos e você pode imprimir sua marca neles, dando um par de calçadores, um curto e outro com cabo longo.

LIVROS PARA COLORIR PARA ADULTOS – aos 80 anos, perdemos cerca de 50% de nossa força e desempenho motor. Um livro de colorir adulto e uma caixa de giz de cera poderia ser o suficiente para melhorar a coordenação olho-mão e a destreza. Se você tem um clube ou grupo social sênior, pense em montar algumas mesas com materiais para colorir.

QUEBRA-CABEÇAS – outro presente útil para estimular a memória. A pessoa terá de montar um quadro com as centenas de pecinhas.

TOALHAS DE PRAIA PERSONALIZADAS – todos os tipos de exercícios aeróbicos são benéficos para os idosos, mas pesquisas sugerem que nadar pode ser o melhor. Um estudo descobriu que homens com 70 anos ou mais que gostam de nadar têm 33% menos chances de cair do que aqueles que não passam tempo na piscina. As mulheres idosas têm tanto a ganhar, então apoie esse hobby com toalhas de praia personalizadas como presentes promocionais. As toalhas podem ser usadas na praia e também em piscinas.

 

MARKETING PARA IDOSOS: IDEIAS PARA ALCANÇAR ESTE PÚBLICO.

O MERCADO SÊNIOR VARIA DE ACORDO COM A IDADE – o mercado sênior é composto por muitos subgrupos. Eles são identificáveis por três grupos principais: pré-aposentados (pessoas entre 50 e 62), aposentados ativos (63 a 74) e idosos (75 e mais). Seu marketing deve diferir de acordo com cada grupo.

OS IDOSOS RESPONDEM A DIFERENTES MEIOS DE MARKETING – uma certa porcentagem do mercado maduro responde por correio altamente direto. Eles adoram receber e-mails e ler e responder a ele. Uma certa porcentagem responde bem aos comerciais de rádio e televisão. Uma certa porcentagem de idosos responde a banners, pesquisas pagas e campanhas de redirecionamento. Uma certa porcentagem responde bem ao Facebook. É por isso que testar mídia e uma campanha integrada e multicanal são ideais para dominar esse mercado para seu produto ou serviço.

USE GRÁFICOS – para aumentar a credibilidade e a resposta. Os idosos responderão bem aos gráficos. Pesquisadores descobriram que 31% mais pessoas acreditarão em um anúncio de remédio se virem um gráfico, em vez de apenas uma descrição. Os gráficos ajudarão a convencer um cliente sênior cético a se tornar um cliente.

IDOSOS RESPONDEM BEM À NOSTALGIA – em vez de jargões e imagens modernos, use linguagem e referências a boas lembranças com as quais os idosos podem se identificar. Porque os comerciais de carros tocam músicas das décadas de 1960/1970? Interesse e identificação imediatos e positivos.

EVITE A SUGESTÃO DE MUDANÇA – resistência à mudança e dedicação à tradição são características importantes do mercado maduro. Evite a sugestão de mudança e novidade o máximo possível. Por exemplo, comercialize seus produtos como simples de usar, sem perturbações no estilo de vida de alguém e em algo que torne a vida mais confortável.

USE UMA ABORDAGEM INTEGRADA E MULTICANAL –  para aumentar a resposta. Sua melhor abordagem de marketing para idosos é uma campanha integrada. O correio direto chega, seguido por um email mostrando novamente o remetente. Em seguida, o feed de notícias do Facebook também mostra sua oferta. Eles veem o vídeo na sua página de destino que acompanha o correio direto e um anúncio em vídeo pré-lançado no YouTube.

IDOSOS GOSTAM DE RECEBER MALA DIRETA – um dos principais erros cometidos pelos profissionais de marketing é pensar que os membros do mercado maduro não estão dispostos a ler ou são incapazes de entender, ou compreender copiar mala direta intensa ou detalhada. De fato, eles são um dos grupos mais responsivos a esse meio de marketing. Eles esperam receber e-mails e lê-los com atenção.

PROVE SUA REIVINDICAÇÃO – os idosos tiveram anos e anos para adquirir um alto nível de ceticismo. Prove sua reivindicação com endossos e depoimentos de celebridades/especialistas. Use críticas e citações de revistas e de pessoas reais. Os idosos os amam e os conhecem. Eles acreditam neles.

USE EXEMPLOS PESSOAIS EM VEZ DE ESTATÍSTICAS – os idosos não se impressionam com os números, mas adoram depoimentos. Eles ficam impressionados com exemplos de um indivíduo com quem podem se identificar, que usa um determinado produto ou serviço. Depoimentos que funcionam para este grupo podem ser escritos ou em vídeo. Você melhorará a credibilidade para um público cético com uma imagem, nome e estado.

IDOSOS RESPONDEM AO FACEBOOK – os idosos, especialmente na faixa de 50 a 70 anos, respondem muito à publicidade no Facebook. O Facebook pode ser usado para coletar endereços de e-mail e correio de possíveis clientes, e os anúncios em vídeo do Facebook também são uma maneira poderosa de obter mais leads e vendas do público sênior.

PERSONALIZAÇÃO VENCE – personalize o processo de venda / compra o máximo possível e crie um relacionamento. Os idosos preferem ser considerados indivíduos. O histórico de compras começou no momento em que os comerciantes os conheciam pessoalmente. Este é o último grupo de pessoas em nossa sociedade a desfrutar de relacionamentos personalizados com as pessoas que lhes forneceram bens e serviços. Ao contrário das gerações que se seguiram, o mercado maduro não é um produto de um mundo impessoal e produzido em massa.

USE PACOTES – são peças de alto impacto para um público selecionado de idosos. Um pacote criado para uma oportunidade de investimento em uma empresa de mineração de ouro da América do Sul continha uma carta de vendas, uma sacola de café, um mapa, um itinerário de eventos e, finalmente, um baú cheio de moedas de ouro de chocolate. Isso recebeu uma surpreendente taxa de resposta de 48,9% das perspectivas.

IDOSOS RESPONDEM À EXCLUSIVIDADE – os membros do mercado maduro são especialmente propensos a comprar produtos e serviços que não estão necessariamente disponíveis para todos.

O MERCADO MADURO É COMPATÍVEL COM DISPOSITIVOS MÓVEIS – os idosos usam seus celulares para pesquisar, responder e fazer pedidos. Ao contrário do que você pensa, o mercado maduro usará seus dispositivos móveis tanto quanto eles usarão seus computadores desktop ou laptop. É aconselhável comercializar de acordo com o desenvolvimento de e-mails e páginas de destino que serão claras e fáceis de usar para clientes em potencial móveis.

NÃO SE PREOCUPE COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO – alguns idosos sentem que sua idade lhes dá status, enquanto outros se sentem esmagados pelo processo de envelhecimento. Esteja ciente dessas percepções dicotômicas ao criar sua publicidade. Além disso, esteja ciente que, embora 70% das pessoas com mais de 70 anos tenham algum tipo de condição crônica de saúde, elas tendem a não insistir nela, e os profissionais de marketing também não.

USE PRÊMIOS EM SUA PUBLICIDADE – os idosos apreciam valor agregado, ofertas especiais, cupons, brindes, amostras e, é claro, descontos. E não se esqueça das palavras que aumentam a resposta mágica: frete grátis.

FACILITE A RESPOSTA  – para pessoas com limitações físicas. Os idosos têm problemas com limitações físicas em graus variados. Por exemplo, muitos têm problemas com a visão. A resposta é ajustar a peça de marketing, evitando letras pequenas, tipo abarrotado e cópia lotada. Você aumentará sua resposta se usar 12 – 14 pontos ou mais em todas as comunicações. Mesmo no seu carrinho de compras na web, torne as áreas de preenchimento grandes e fáceis de navegar. Use cópias grandes e gráficos de reforço.

CONECTE-SE DE MANEIRA ADEQUADA – use imagens que se conectem emocionalmente com seus clientes em potencial maduros. Evite fotos estereotipadas com pessoas mais velhas em cadeiras de balanço e em campos de golfe. Use imagens ativas que sugerem uma vida vibrante após os 55 anos. Fotos que incluem netos, eventos esportivos e viagens são outras imagens que aumentam a resposta. É uma boa regra geral usar fotos de pessoas de 10 a 15 anos mais jovens que o público-alvo.

 

TRABALHE PARA IDOSOS

Aqui estão algumas sugestões de tipos de negócios voltados para o público maduro, com mais de 60 anos. São setores em crescimento relacionados a idosos e ideias para empresas que você pode começar a atendê-las. Mas lembre-se: só abra uma empresa que tem o público sênior como cliente se você realmente gosta e tem vocação para trabalhar e atender esse tipo de cliente.

CONSULTOR DE CUIDADOS SÊNIOR – esses profissionais ajudam a encontrar as melhores condições de vida para idosos, seja em casa, creche ou em uma instalação de vida sênior. Você trabalhará com serviços comunitários e agências governamentais locais que ajudam os idosos a obter referências de clientes.

REMODELAÇÃO DE RESIDÊNCIAS – os  idosos que desejam conforte e segurança em seus lares estão remodelando suas casas com recursos como portas mais amplas, barras de chuveiro e outras mudanças para tornar suas casas mais seguras e acessíveis.

EMPRESA DE VIAGENS – os idosos ativos estão ansiosos para viajar, e um negócio focado em viagens para idosos  pode ser um grande sucesso. Atualmente, muitos idosos estão planejando viagens e isso é uma grande oportunidade.

SERVIÇOS DOMÉSTICOS – na medida em que envelhecem, os idosos vão precisar de pessoas que limpem e cuidem da sua casa. Ganhe a confiança dos idosos e de seus filhos adultos e você será bem recomendado.

CONSULTOR DE NUTRIÇÃO/EXERCÍCIO – você pode criar uma equipe trabalhando em parceria com fisioterapeutas, médicos geriátricos, academias de ginástica e outras organizações visando idosos para fornecer programas de condicionamento físico e nutrição para seus pacientes e / ou clientes. Você também pode comercializar seus serviços para indivíduos. Yoga, Pilates, dança e natação são programas de exercícios populares entre os idosos.

ASSISTÊNCIA NÃO MÉDICA EM CASA – seu serviço pode aliviar suas preocupações, ajudando clientes seniores com tarefas da vida cotidiana, como ir e vir de compromissos, fazer compras, limpar e cozinhar, para eles poderem ficar em suas casas por mais tempo.

ASSISTÊNCIA MÉDICA – se você conhece bem o mercado e o setor de saúde, pode iniciar um negócio para ajudar idosos e suas famílias a gerenciar contas médicas. Você revisará as contas e os registros médicos para garantir que os idosos não paguem muito e estejam recebendo todos os benefícios aos quais têm direito. Comercialize seus serviços para centros seniores, consultórios médicos e profissionais financeiros que podem encaminhá-lo para clientes em potencial.

SERVIÇOS DE TRANSPORTE SÊNIOR – os idosos que não podem ou não querem dirigir ainda precisam de transporte para médicos com consultas, para fazer compras ou para participar de compromissos sociais. Seus filhos nem sempre estão disponíveis para dirigir, e os táxis podem ficar caros. Por isso, crie um serviço de transporte especial para esse público.

DICAS

  • Idosos — especialmente baby boomers — não se consideram velhos. Não importa o que você esteja vendendo, seu marketing deve falar com clientes saudáveis e ativos. Concentre-se em como seu produto ou serviço permite que os clientes permaneçam independentes, aproveitem a vida e mantenham a forma.
  • A confiança é importante —, especialmente se você estiver vendendo um serviço que envolve a entrada em residências para idosos. Como é mais provável que os idosos confiem nas empresas que ouvem de amigos e parentes, um boca a boca forte é essencial para atrair novos clientes.
  • Diversifique seu marketing. Embora as táticas tradicionais de marketing, como mala direta e publicidade impressa, atraiam clientes seniores, a grande maioria dos idosos também está online. E como os filhos adultos que compram para os pais também são um mercado-alvo essencial, uma campanha de marketing integrada que incorpora mídia tradicional e digital garante que você cubra todas as bases.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.