8 de junho de 2021

Dia dos Namorados: venda mais pela internet.

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Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Nestes tempos de pandemia, a compra pela internet tem sido a principal opção dos consumidores. Portanto, aproveite o Dia dos Namorados para vender mais através do seu negócio on-line.

Veja estas dicas:

SUGIRA PRESENTES – Mostre aos visitantes do seu site de que maneira os produtos que você vende podem funcionar como ótimos presentes para o dia dos namorados. Seja criativo e use a imaginação. Se você vende louça, pode colocar as fotos de uma mesa montada para um jantar romântico. Se venda cama, mesa e banho, use a mesma atmosfera. Se vende ferramentas ou eletrônicos, mostre como um kit de material de conserto pode ser útil para ele ou ela.

E-MAIL MARKETING TEMÁTICO – Então crie comunicações diferentes para cada público. O cliente que nunca comprou seus produtos precisa conhecer o que você tem para oferecer. Apresente seus sucessos de vendas e fale um pouco sobre os diferenciais da sua marca. Já para o cliente que faz compras frequentes com você pode se interessar mais em ver seus lançamentos.

CROSS MERCHANDISING – Usados nas lojas físicas para casar vendas. Por exemplo, colocar molho de tomate junto com o macarrão. Você pode explorar esse recurso tambem nas lojas virtuais. è possível fazer uma seleção de produtos que conversam entre si ou têm uso conjunto. Fazer sugestões de compra de acordo com o que o consumidor colocou no carrinho também é uma opção.

ENVOLVA SEU PÚBLICO – crie conteúdos sobre a data. Traga dicas que contextualizam as peças e, caso combine com o tipo de comunicação da sua loja, faça brincadeiras. Tudo isso aproxima o consumidor da sua empresa.

DESCONTOS E PROMOÇÕES – explore descontos para duplas (o clássico pague um, leve dois). Oferecer entrega gratuita. Dê desconto em produtos comprados juntos. Mas lembre-se de dar descontos reais, caso contrário o cliente vai se sentir enganado e você pode queimar a imagem da sua marca.

FAÇA UMA ANÁLISE DA DATA NO ANO ANTERIOR – Veja os produtos que mais venderam e as promoções que mais deram resultados. Referências sobre: mapa de calor, mapa de cliques, mapa de scroll, informações geográficas, comportamentais, ou qualquer informação do comportamento do consumidor se torna extremamente importante se bem interpretada.

ANALISE A CONCORRÊNCIA – ver o que eles estão oferecendo e fazer melhor. Se não conseguir se igualar nas promoções, tente buscar um diferencial e não apenas “copiar” algo que já está sendo feito.

PÁGINA ESPECIAL – Criar uma página especial totalmente customizada com as promoções que estão no planejamento, criam um ambiente mais confortável ao usuário. Mesmo se o seu mix não for grande, faça o planejamento de pelo menos um banner em áreas nobres da loja virtual, como se fossem prateleiras com coleções especiais para a data.

APOSTE NO VALE-COMPRAS – crie “produtos-vale”. Ao comprar o “vale”, o cliente poderá transferir o valor do produto para um e-mail determinado por ele. No caso, o e-mail de quem ele deseja presentear. Dessa forma, o lojista não perde a conversão por não ter o produto que o cliente procurava ou por ele não encontrar o presente ideal para a ocasião.

INVISTA NA GERAÇÃO DE CONTEÚDO – Faça artigos criativos sobre presentes do dia dos namorados. Coloque no final um botão para finalizar a compra com os produtos sugeridos. A ideia é oferecer informações para conquistar clientes e realizar vendas.

USE AS REDES SOCIAIS – abra caixas de perguntas, faça pesquisas, interaja.

APONTE A VARIEDADE DE PRODUTOS – motive o cliente a comprar mais itens por um preço mais em conta.