5 de julho de 2021

E-COMMERCE DE MODA: DICAS PARA TER SUCESSO!

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Com a pandemia, a compra de roupas e acessórios pela internete aumentou ainda mais. Se você tem uma loja virtual ou pretende ter, veja estas dicas para ter sucesso e conseguir mais clientes e vendas.

ATUE EM UM SEGMENTO –  Escolha um segmento para atuar: moda jovem, moda masculina, moda country, etc. Defina e conheça o seu público-alvo: quanto mais segmentado for o seu negócio, maior é a chance de se sobressair com o seu público e ter sucesso.

DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO – Identifique quem é o consumidor do seu e-commerce e a qual nicho pertence. Pesquise seu gênero, faixa etária, estilo de vida e comportamento de compra. Todas essas informações são essenciais para criar uma identidade com a qual esse público-alvo se identifique. A partir daí, será possível comercializar produtos alinhados à demanda do mercado.

MANTENHA A CONSISTÊNCIA – Por isso todos os elementos usados no seu e-commerce devem estar alinhados com sua marca, inclusive recursos como busca e navegação. Dê atenção também às landing pages, que é por onde os consumidores irão entrar ao clicarem em links em ferramentas de busca.

ESCOLHA UMA PLATAFORMA ADEQUADA – A plataforma em que seu e-commerce de moda será abrigado é essencial para seu sucesso. Prioriza itens como: alta possibilidade de customização, navegação orientada para o usuário, botões para compartilhamento em redes sociais, possibilidade de aumentar o portfólio de produtos, SEO, etc. Uma das melhores opções no mercado é a plataforma Magento, conhecida pela alta capacidade de customização, grande oferta de extensões e por ter uma grande comunidade de usuários espalhada por todo o mundo.

TENHA UM SITE FUNCIONAL – Moda é um setor onde a imagem é fundamental. Seu site deve ser simples, mas atraente, com ótimas fotos que ilustrem os produtos. O site deve abrir rapidamente e rodar bem em celulares, para facilitar o processo de compra. Invista em fotos com boa qualidade, pois elas tambem irão ilustrar seus anúncios e conteúdos nas redes sociais.

PRODUZA UM BOM CONTEÚDO – Faça conteúdo com assuntos que interessem aos clientes da marca, como dicas de moda, beleza, como usar determinadas peças, etc. Um cuidado importante é com a linguagem. Em um ambiente em que as tendências mudam rapidamente é preciso saber as palavras que os consumidores das lojas virtuais irão utilizar em suas buscas no site. Uma forma interessante de fazer isso é dar uma olhada no histórico de buscas do seu e-commerce para ver as gírias/jargões que seus clientes estão usando para buscar por determinadas peças ou acessórios.

INVISTA NA VARIEDADE DE PRODUTOS – Oferecer diversas opções de cor e tamanho é fundamental para um e-commerce de moda. Além de ter as mercadorias disponíveis, é preciso destacar as diversas opções que seus compradores têm.  Você pode fazer isso colocando quadradinhos com as cores e tamanhos disponíveis ao lado da foto do produto, por exemplo.

APOSTE EM PARCERIAS – Parcerias podem fazer muito pelo seu e-commerce de moda. Fechar acordos com marcas de beleza e gastronomia, por exemplo, pode agregar valor ao seu produto e fidelizar ainda mais o seus clientes.

FAÇA PARCERIAS COM INFLUENCIADORES – O crescimento do mercado digital abriu portas para novas profissões, como a dos influencers. Por meio de perfis em redes sociais, são capazes de promover produtos e serviços para um público selecionado e engajado. Além disso, têm grande potencial para conversão, a custos inferiores comparados às mídias tradicionais.

OFEREÇA BRINDES E DESCONTOS – Faça promoções que atraiam e conquiste seus clientes. Ganhar um cinto ou uma bijuteria é muito simpático. Compras casadas com descontos também atraem os consumidores.

OFEREÇA A TROCA SEM CUSTO – Ofereça sempre a possibilidade do consumidor fazer uma troca caso a peça não seja do seu tamanho ou que não o satisfaça por qualquer outro motivo. Para isto, defina uma regra de precificação que contemple esta possibilidade sem gerar um custo adicional para o cliente, ao menos na primeira troca.

OTIMIZE A EXPERIÊNCIA DE COMPRA  – Um e-commerce com navegação simples e organizada, com categorias claras, boas fotos dos produtos, descrições detalhadas e tabelas de medidas são essenciais para que o cliente se sinta confiante ao realizar a compra. Ferramentas que oferecem proteção antifraude, calculam o frete automaticamente e meios de pagamento eficazes também devem estar presentes para passar credibilidade e aumentar a taxa de conversão.

PLANEJE O SEU PROCESSO LOGÍSTICO – Ao finalizar um pedido em uma loja virtual, o cliente cria uma série de expectativas a respeito da entrega da compra. Quanto tempo vai demorar para chegar? Não vai estragar no transporte? Será que é bonito como na foto? Vai me servir? Para que as expectativas dele sejam atendidas é necessário planejar esse processo.

ORGANIZE SEU ESTOQUE – Organize seu estoque e planeje a distribuição para que os pedidos saiam o mais rápido possível após o processamento da compra. Um contrato com uma boa empresa de logística pode facilitar essa etapa, evitando extravios e atrasos na entrega. A logística reversa também deve estar prevista no planejamento, para os casos de troca ou devolução.

USE EMBALAGENS ATRAENTES – A embalagem deve ser pensada com carinho, pois será o primeiro contato físico do cliente com a sua marca. Caixas personalizadas, cartões de agradecimento pela compra, produtos perfumados e bem embalados causam encantamento e aumentam as chances do cliente ficar satisfeito e voltar a comprar em seu e-commerce.

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO – A internet modificou drasticamente o mercado da moda, transformando pessoas normais em referências, acelerando o lançamento (e a decadência) de tendências e tornando-as mais acessíveis ao público geral. Para utilizar esse ritmo a seu favor faça pesquisas constantes e procure antecipar-se às tendências, trazendo para o seu público exatamente aquilo que ele deseja consumir no momento.

PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE – Para que o seu cliente se sinta motivado a comprar em sua loja é preciso produzir um conteúdo que construa uma relação próxima entre ele e a sua marca. Entenda quais são as mídias digitais onde ele está presente e comunique-se, trazendo informações que sejam relevantes, seja sobre a sua marca, seus produtos, os bastidores da sua produção, notícias do mundo da moda, ícones de inspiração para seus clientes e outros temas que causem engajamento e aproxime o consumidor do seu e-commerce.

INTERAJA COM SEU PÚBLICO – Além da produção de conteúdo, comunique-se com o seu público, interaja com suas publicações nas redes sociais, responda mensagens com agilidade. Especialmente nos casos de problema com a compra, busque resolver de maneira cômoda para o cliente. Essa relação estreita exige atenção. Mas se bem feita tem potencial para transformar clientes em “brand lovers”, que serão advogados da sua marca e farão divulgação espontânea dos produtos.

MONITORES SEUS RESULTADOS – Para garantir que as estratégias definidas estejam alinhadas à expectativa do seu público, acompanhe sempre os resultados. Faça pesquisas de satisfação, converse com seus clientes, analise as métricas do seu site e o volume de vendas. Com essas informações você consegue avaliar o que deu certo e o que não deu, assim, é possível adequar suas ações para alcançar resultados cada vez melhores.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e escritor.