E-COMMERCE: OTIMIZE SEU SITE PARA O NATAL E VENDA MAIS
Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.
Aproveite a data mais forte do comércio, o Natal, para vender mais. Veja estas dicas:
NOVO VISUAL PARA O SITE – pequenas mudanças do site são uma das táticas para aumentar as vendas no Natal. Considere adicionar banners sobre a data na página principal e nas de categorias, assim como inserir alguma menção natalina no seu logo. Mas o site deve continuar com navegação simples, transações rápidas, comunicação clara e velocidade de carregamento.
HOTSITE DE NATAL – uma página temporária dentro do seu e-commerce vai funcionar para divulgar marcas e produtos. O hotsite pode hospedar o guia de presentes de Natal, funcionar como uma vitrine da loja, em que você pode sugerir combinações de itens e ser uma curadoria de conteúdos editoriais.
DECORE SEUS CANAIS SOCIAIS – use ferramentas online gratuitas como Canva, Piktochart e PicMonkey para você adicionar enfeites, flocos de neve, árvores de Natal e outros ícones festivos aos seus perfis de mídia social. Você também pode visitar sites como Unsplash , Freepik , Pexels e Pikwizard para adicionar fotos de alta qualidade, arquivos vetoriais e ícones gratuitos.
VALES-PRESENTE ELETRÔNICOS – você pode recompensar seus assinantes com atualizações gratuitas para seus pacotes de serviços (para empresas B2B); grandes descontos disponíveis exclusivamente para membros (eles podem ser usados para aumentar as inscrições); cartões de presente eletrônico gratuitos que eles podem resgatar por produtos reais (com termos e condições).
BANNER DE CONTAGEM REGRESSIVA – o banner de contagem regressiva na página inicial do site funciona bem no varejo online porque desperta o senso de urgência do consumidor. Outro gatilho de urgência é comunicar sobre a escassez do produto. Lembre-se que raridade implica valor, portanto, quando você informa que restam poucas unidades de um item, seja de um quarto de hotel, de vagas para um curso ou dos ingressos para um show, o cliente associa a promoção a uma oportunidade imperdível e se torna mais propenso a finalizar o checkout.
DESCONTOS PROGRESSIVOS – o desconto progressivo é concedido à medida em que itens são adicionados ao carrinho. O benefício pode ser aplicado em todos os produtos à venda na loja, em uma ou mais categorias ou em uma linha especial (de uma marca ou um tipo específico de mercadoria). Para definir quais percentuais aplicar, é interessante calcular a margem de lucro dos produtos para que o desconto não comprometa a saúde financeira do negócio. Os softwares de gestão para e-commerces fazem esse cálculo de acordo com a mercadoria.
COMPRE E GANHE – há várias formas de trabalhar com brindes no e-commerce, veja algumas delas: Clientes antigos: consumidores fidelizados que fizerem a compra recebem um presente; Clientes novos: a ideia é presentear apenas quem acabou de fazer a primeira compra no site; Compras acima de um valor: o brinde é enviado para quem comprar um valor mínimo; Produtos de uma marca específica: compras de um fornecedor geram um brinde; Compra por um link de afiliados: pedidos feitos por um URL específico vão com presentes; Negocie para que o custo do presente seja total ou parcialmente bancado pelo fornecedor.
OFERTA SECRETA NO APP – se o seu e-commerce também vende por aplicativo, uma dica para aumentar as vendas de Natal e os downloads do app é oferecer descontos exclusivos ou ofertas secretas. Insira um banner no site para avisar os clientes sobre a promoção válida somente no aplicativo. Para facilitar o download, adicione um QR Code na arte para levar direto para a loja do sistema operacional (App Store para iOS ou Google Play Store para Android).
GUIA DE PRESENTES DE NATAL – um guia de compras natalinas é uma ideia ótima e útil para o consumidor. Para que essa estratégia funcione, produza um conteúdo rico e completo que realmente auxilie o cliente nas compras. O foco do conteúdo deve estar alinhado com o seu público. Você pode trabalhar com faixa de preço; categoria da loja (seleciona produtos por seção do e-commerce); perfil do presenteado – divisão por comportamento, gênero, estilo, profissão e hobbies.
KITS DE PRODUTOS – é uma tática vantajosa para o cliente, que compra mais de um produto e ainda consegue desconto, e para o lojista, que vê o tíquete médio aumentar e o estoque girar mais rápido.
LISTAS DE DESEJOS OU FAVORITOS – é um recurso facilitador para o cliente, pois ele seleciona os itens que se interessou e, depois, finaliza a compra. Além de auxiliá-lo na busca de produtos no site, a lista permite que você identifique a necessidade do consumidor e, consequentemente, seja mais assertivo nas indicações de mercadorias relacionadas, aumentando as chances de vender mais no Natal.
LANDING PAGE – crie uma landing page para entender o comportamento dos seus leads. Assim, você entrega as ofertas certas para o público que quer recebê-las. Em um breve formulário, pergunte em quais produtos ou categorias os consumidores estão mais interessados. Depois, segmente as respostas por grupos e envie e-mails personalizados com ofertas, cupons e novidades em mercadorias.
ENTREGA GARANTIDA ANTES DO NATAL – Não leve mais uma preocupação para o seu cliente, em vez disso, facilite. Divulgue no site e envie por e-mail marketing uma tabela com os prazos de entrega por região. Informe até qual dia é possível comprar para que o produto chegue ao destinatário a tempo do Natal. Outra possibilidade é oferecer a compra online com retirada em loja.
ENVIO DE ÚLTIMA HORA – forneça opções de entrega de última hora para atender os compradores atrasados. Delimite um raio em quilômetros para o envio expresso, que, dependendo da estrutura de logística, pode ser para o mesmo bairro, mesma cidade ou região metropolitana. É um serviço que tem tudo para atrair consumidores esquecidos ou para compras urgentes.
EMBALAGEM TEMÁTICA – a embalagem não funciona só para acondicionar o produto, ela é uma ferramenta de marketing para o seu negócio. Por isso, invista em uma caixa com o tema natalino. Essa personalização pode acontecer no papel de seda que envolve a peça de roupa, no adesivo que fecha o pacote, na tag que acompanha o pedido ou na própria caixa de papelão (do lado de fora ou de dentro).
CARTÃO-PRESENTE – o gift card é muito comum em lojas físicas, mas também é válido para e-commerces, principalmente em datas comemorativas. Entre os benefícios para o seu negócio, podemos citar: vantagem sobre a concorrência que ainda não oferece o “produto”; atrai mais tráfego e eleva a taxa de usuários que retornaram ao site; traz novos clientes para o site – no caso, a pessoa presenteada; aumenta do número de vendas, uma vez que compram remetente e destinatário – este último pode extrapolar o valor contido do cartão, caso sua loja cause a impressão certa
O cashback no e-commerce é um tipo de programa de fidelidade que gratifica o consumidor com descontos em compras futuras. Esse formato traz benefícios para os dois lados. Enquanto o cliente tem sempre um bom motivo para voltar ao site e continuar comprando, o lojista se beneficia da fidelização.