6 de outubro de 2021

E-COMMERCE: PREPARE-SE PARA A BLACK FRIDAY.

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Neste ano, a Black Friday vai acontecer no dia 26 de novembro. Esta data, que tem origem nos Estados Unidos, já se firmou no Brasil e, em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões, com alta de 25,1% nas vendas digitais. Este ano deverá haver também um aumento significativo.

A Black Friday surgiu no Brasil em 2010. Mas já se tornou conhecida e esperada em nosso país. Nos Estados Unidos, é comemorada desde a década de 60, quando as lojas resolveram fazer uma megaliquidação com bons descontos na última sexta-feira de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças, um dos mais importantes feriados daquele país.

Como estamos no começo de outubro ainda dá tempo para você se preparar para participar desta Black Friday de 2021.  Veja estas dicas para faturar mais com o seu e-commerce na Black Friday.

PRODUTOS – Faça uma análise criteriosa dos produtos que participarão das promoções. Pense, por exemplo, quais são os produtos que têm o melhor giro no estoque para essa época do ano.

TRANSPARÊNCIA – adote uma prática de transparência para os descontos, conquistando a confiança dos seus clientes e evitando punições dos órgãos de defesa do consumidor.

POLÍTICA DE TROCAS – Deixe bem clara qual será a política de trocas dos produtos comprados na Black Friday . Isso poderá evitar aborrecimentos e preservar a imagem da sua marca.

CONSIGA OS MELHORES PREÇOS – procure criar um estoque com quantidades apropriadas e negociar preços mais em conta com seus fornecedores. Além disso, poderá comprar produtos de sazonalidade com valores mais baixos. Essa etapa é muito importante para que você não reduza drasticamente a sua margem de lucro.

CONSIDERE O CUSTO OPERACIONAL – Calcule o quanto a sua participação na Black Friday pode custar, contemplando o marketing – digital ou físico. Controle a verba para essas ações, assim o evento poderá ser muito mais lucrativo.

FAÇA MARKETING – as pessoas precisam saber das suas promoções. Mande e-mails e use as redes sociais para se divulgar.

PLANEJE SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL – Planeje ações de remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual e ofereça maiores descontos ou brindes.  Divulgue seu Produto Campeão (carro-chefe) com desconto agressivo. O Google disponibilizou um site Temporada Black Friday. Vale a pena conferir esse conteúdo e aprender sacadas para atrair os consumidores certos e impulsionar vendas.

INVISTA EM MÍDIA PAGA – faça um planejamento adequado, levando em conta todo o orçamento que você tem destinado à área. O cronograma de anúncios deve fazer sentido ao seu negócio, incluindo a maior quantidade de canais possíveis, como as redes sociais, Adwords, Retargeting e Remarketing. E acompanhe-os de perto, para saber quais dão mais resultado e continuar investindo.

FAÇA OFERTAS – ofereça vantagens exclusivas como frete grátis para determinadas regiões ou acima de certos valores no total da compra. Descontos progressivos também estimulam as compras.

EVITE INCOERÊNCIA DE DESCONTOS – Verifique se os descontos também são aplicados no carrinho, no momento de fechar a compra. Às vezes o anúncio mostra um preço, que não é atualizado nas etapas posteriores do processo. Isso pode gerar dúvida e impedir que o cliente concretize a compra.

PREPARE-SE PARA A SOBRECARGA – é fundamental que o seu site esteja preparado para suportar o aumento no fluxo de visitantes. É preciso reforçar o servidor e garantir que os clientes consigam acessar as páginas sem problemas.

PREPARE O ATENDIMENTO – ofereça treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os clientes. Mantenha o atendimento reforçado também nos dias seguintes a Black Friday, o sábado e segunda-feira. O volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas. Algumas lojas deixam algumas promoções ativas até o domingo seguinte. Nesse caso, a estratégia de atendimento também deve ser mantida.

REVISE SEU ESTOQUE –  veja se precisará fazer novos pedidos e se o seu mix de produtos está dentro das ofertas que serão divulgadas e se haverá a necessidade de pedir novos itens. Muitas lojas virtuais são criticadas por cancelarem compras devido a falta de mercadoria, principalmente na Black Friday. Uma estratégia muito utilizada é comprar alguns itens em maior quantidade e conseguir preços melhores. Comprando mais barato é possível oferecer maiores descontos, sem prejuízo. Apostar na profundidade do estoque é uma ótima alternativa.

ACOMPANHE AS VENDAS –  faça alterações necessárias se for necessário. Se um item acabar avise nas suas redes sociais e e-mail, sem esquecer de confirmar se o mesmo está com status de indisponível no site. Se alguma mercadoria que mesmo com desconto não estiver vendendo, faça uma oferta relâmpago.

DURANTE A BLACK FRIDAY– esteja presente nas redes sociais e responda aos seus usuários em tempo real. Acompanhe os comentários e directs, de forma a não deixar seus potenciais clientes sem retorno. Acompanhe as entregas e esteja atento aos canais de comunicação.

TESTE O FLUXO DO SEU SITE – Faça testes e veja se o seu e-commerce está com todo o fluxo de compra funcionando: experimente fazer simulações de compras em vários métodos de pagamento, do cartão de crédito ao PIX. Dessa maneira, você evita imprevistos nos dias de promoções e não perde vendas.

FÁCIL NAVEGAÇÃO –  Também é fundamental que o seu site seja leve a abra rapidamente, especialmente em celulares. As pessoas não perdem tempo com sites lentos. Opte por uma forma mais intuitiva de acesso, aumentando as chances de conversão.

DIVERSIFIQUE AS FORMAS DE PAGAMENTO – As formas de pagamento também devem ser diversificadas. Nem todos os consumidores podem ou querem usar o cartão de crédito. Por isso, parcelar e pagar com débito ou boleto ajudam a dar outras oportunidades de compras.

MENSURE OS RESULTADOS – faça um levantamento dos seus investimentos e todo o faturamento. Leve em consideração diversos indicadores, como quantidade de novos clientes e ticket médio, entre outros, que ajudem a analisar todo o cenário.

FAÇA UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO – após o Black Friday faça uma pesquisa com seus clientes para saber o que pode ser melhorado em sua plataforma (e-commerce), portfólio de produtos, preços, entrega, retornos de dúvidas e outros.

ACOMPANHE O PÓS-VENDA – O pós-venda é tão importante quanto as vendas. Essa é a etapa da jornada em que a pessoa fideliza a sua loja e volta mais vezes, também indicando-a para amigos e familiares. Por isso, esteja atento E  e acompanhe seu SAC, retornando em tempo real ou com poucas horas no tempo de resposta.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator. 

Fontes de consulta:
https://www.linka.com.br/
https://www.bertholdo.com.br/blog/como-se-preparar-para-black-friday/