30 de novembro de 2021

E-COMMERCE: VEJA AS TENDÊNCIAS PARA 2022

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A venda de produtos pela Internet vai continuar aumentando em 2022. Mesmo com a volta do consumidor às lojas físicas, o comércio online ainda terá a preferência de boa parte da população, que já se habitou à comodidade de comprar e receber os produtos em casa.

Veja estas tendências do e-commerce para 2022.

SUPER APPS – estudo feito pela Smart Insights mostra que mais da metade de todo o tráfego na web é proveniente de dispositivos mobile, ou seja, celulares. Até 2025, a previsão é que esses números aumentem em 25%.  O site Statista.com aponta que 90% do uso da internet é gasto em apps, sendo que quase 80% desse tempo é dedicado a apenas três aplicativos.

Por isso alguns aplicativos procuram agregar várias funcionalidades como chat, pagamentos, compras, jogos e serviços de delivery em um só lugar. São os chamados super apps.  Ou seja, superaplicativos. Eles têm as seguintes vantagens: concentar a  experiência do cliente em um único lugar; otimizar a retenção e captação de novos usuários; ser ótima fonte de dados dos consumidores.

LIVE COMMERCE – o comércio ao vivo também é uma tendência que veio para ficar. Durante as lives de vários artistas durante a pandemia, na qual artitas e demais pessoas se apresentavam ao vivo, era possível também comprar coisas. Bastava  apontar o celular para um QR Code que direcionava o espectador a um link de pagamento. Os valores poderiam ser correspondentes ao valor de um ingresso, uma doação ou à compra de um produto. Essa estratégia tem o nome de live commerce.  Em 2021, mais de 320 milhões de pessoas na China efetuaram ao menos uma compra por transmissão ao vivo (livestream). A previsão é de que mais de 45% dos consumidores digitais do país façam compras por live commerce até 2023.

O live commerce (comércio ao vivo) aproxima o vendedor do consumidor; aumenta o engajamento do público com a marca; transmite confiança para o consumidor.

ENTREGA IMEDIATA – Um dos diferenciais mais disputados atualmente no e-commerce é a velocidade da entrega. Os consumidores têm se acostumado cada vez mais a receberem seus pedidos um dia após o pagamento e até no mesmo dia. Para acelerar esse processo, empresas como o Mercado Livre e Amazon estão aumentando seus investimentos em fulfillment. Essa solução consiste na manutenção de grandes espaços localizados em pontos estratégicos, de onde é feita toda a operação de armazenamento de estoque, recebimento e preparação dos pedidos, emissão de nota fiscal, entrega e rastreio dos produtos.

Outra boa estratégia é a utilização de centros de distribuição onde o cliente pode retirar a mercadoria comprada pelo site. Assim, os consumidores que preferem não pagar o frete ou precisam de um produto com urgência não ficam presos ao prazo de entrega.

A entrega imediata aumenta a satisfação dos clientes; fideliza novos consumidores; otimiza os processos da empresa

VOICE COMMERCE – os dispositivos controlados por comandos de voz já fazem parte do nosso dia-a- dia e conversar com a Alexa, assistente virtual da Amazon, é normal para um número cada vez maior de pessoas. Esse tipo de tecnologia também abre portas para o e-commerce. Estima-se que em três anos aproximadamente 40% das transações sejam realizadas, ou pelo menos iniciadas, por meio de comando de voz.

As vendas pelo comando de voz aumentam o reconhecimento da marca por ser um mercado inovador e complementam a estratégia omnichannel. Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.

A Amazon criou a figura da Alexa, uma vendedora virtual. Já é possível adicionar produtos ao seu carrinho da Amazon e realizar a compra unicamente com comandos de voz direcionados à Alexa. Os shoppers mais atarefados podem, por exemplo, adicionar itens de seu interesse ao carrinho e comparar as condições de compra quando estiverem com tempo disponível.

SHOPPABLE – os apps estão evoluindo para contemplarem a jornada de compra completa do cliente, incluindo a vitrine de produtos, atendimento e pagamento. Tudo feito rapidamente pelo celular. Para os lojistas, a ideia é descentralizar o checkout, ampliando as opções de pagamento para cada tipo de consumidor. Isso simplifica a jornada do cliente; expande o alcance da marca e otimiza os processos para varejistas e clientes

MARKETING DE INFLUÊNCIA –  grandes influenciadores, com milhões de seguidores nas redes sociais, custam muito caro. Um microinfluenciador tem menos seguidores, mas de melhor qualidade, mais leais e altamente engajados. Algumas das principais características dessas personalidades são a autenticidade, posicionamento claro e a produção de um conteúdo que realmente faz sentido para o seu público.

Por que investir num microinfluenciador: amplia o engajamento da marca; aumenta os números de conversão;transmite mais confiança ao público

RE-COMMERCE – outro mercado acelerado pela pandemia foi o de produtos usados. Segundo uma pesquisa realizada pela OLX em 2020, 39% dos brasileiros entrevistados já compraram algum produto usado na internet. Dentre eles, 45% o fizeram após o surto de Covid-19. Por que investir: os consumidores valorizam cada vez mais valores como sustentabilidade; oportunidade de novo segmento para o negócio; melhora a experiência de compra de produtos de segunda mão.

EXPERIÊNCIAS 3D – uma das grandes dificuldades do e-commerce é que o consumidor não vê os detalhes do que está comprando. Inserir o consumidor em uma experiência de compra mais interativa é um objetivo buscado pelos varejistas digitais para preencher a lacuna deixada pela falta de contato do consumidor com os produtos.

Algumas empresas têm investido no desenvolvimento de plataformas que permitem testes de seus artigos de forma virtual, pelo desktop ou por meio de apps.

Investir na experiência 3D diminui a taxa de devolução por insatisfação; auxilia o consumidor a fazer escolhas mais assertivas; aumenta a confiança no produto comprado.

A marca de tintas Coral disponibiliza o app Coral Visualizer. Com ele, basta apontar a câmera do seu smartphone para a parede que você pretende pintar, escolher uma cor e clicar na tela. Pronto, você já possui uma prévia de como ficará seu ambiente sem utilizar uma gota de tinta.

Fonte de consulta: dcs.lett.digital
Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.