E-MAIL + REDES SOCIAIS: JUNTE OS DOIS E CONQUISTE NOVOS CLIENTES!
Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.
O envio de e-mails ainda é uma estratégia de marketing que produz ótimos resultados, mesmo com o avanço das redes sociais. Cada um desses meios é uma forma diferente de chegar a seus clientes, por isso, você deve investir em ambos de maneira integrada, para melhorar os resultados do seu negócio.
O email e as mídias sociais aumentam o alcance um do outro porque apresentam contextos diferentes para diferentes seções do seu público alvo. O email ainda converte muito mais pessoas em clientes, mas os jovens estão nas redes sociais. Por isso, a solução é fazer o uso integrado dessas duas estratégias de marketing.
Veja como:
APRENDA MAIS SOBRE SEUS ASSINANTES – de lista de email e crie um retargeting. Todas as principais plataformas de mídia social incluem uma opção para enviar sua lista de contatos. Essa pode ser uma maneira muito eficiente de aprender mais sobre pessoas que já conhecem sua marca e gostam de você (porque já são assinantes da sua lista de email). Sabendo mais sobre seus assinantes, você pode aprofundar seu relacionamento com esses usuários ao conectar-se e interagir com eles em redes sociais.
Além disso, o feed dos perfis de redes sociais vai te fornecer mais informações sobre as necessidades desses usuários, o que por sua vez vai te ajudar a elaborar produtos (ou posts de blog) que tratam das questões que os incomodam.
CONSTRUA UMA COMUNIDADE DE EMAIL – convide seus fãs e seguidores nas mídias sociais para sua comunidade de email. Mensurar os resultados do marketing de mídias sociais pode ser complicado. O tráfego das redes sociais geralmente envolve engajamento mais baixo e uma taxa de rejeição tipicamente alta. Além disso, você não tem controle sobre suas propriedades em mídias sociais. O Facebook pode decidir fechar sua página devido a uma violação de políticas de uso do site.
COLETE EMAILS NAS MÍDIAS SOCIAIS – plataformas de mídia social podem ter um enorme impacto sobre o seu negócio ao gerar leads e construir consciência de marca. Como o email do seu cliente continua sendo a ferramenta mais valiosa para impulsionar o seu negócio, que tal coletar os emails dos seus fãs e seguidores nas mídias sociais. Isso vai aprofundar sua conexão com os usuários que te apoiam nas mídias sociais, já que o email é um meio mais pessoal. Vai também aumentar seus resultados, já que o email tem clientes com vida útil (CLV) mais alta do que as plataformas de mídia social.
COMPARTILHE SEUS EMAILS – abra as portas para o compartilhamento social de seus emails e gere mais tráfego para o seu site. Se você já envia newsletters por email pode tentar aumentar o alcance social do seu conteúdo de email. Inclua ícones para compartilhamento em redes sociais dentro de seus emails. De acordo com a Get Response, o compartilhamento social aumenta a taxa de cliques dos emails em 158%.
FAÇA UMA ANÁLISE – analise o alcance das suas estratégias nas redes sociais. Evite focar em apenas um canal de comunicação é desperdiçar estratégias. As mídias sociais têm a função de expandir as curtidas, aumentando a base de fãs que poderá se interessar pelo conteúdo dos e-mails. Se o perfil e as postagens nas redes sociais estão atraindo usuários que fazem parte do seu público alvo, eles também podem se interessar pelos e-mails, que possuem um conteúdo ainda mais focado na conversão.
USE A BASE DE DADOS – dos seus seguidores para enviar e-mails. Baixe os contatos dos assinantes conectados às redes sociais para focar o envio dos seus e-mails. Cada plataforma tem um modo diferente de disponibilizar o upload de suas listas de assinantes, então pesquise como fazer em cada caso. Enviar e-mail para essas mesmas pessoas reforçará o relacionamento, estendendo as informações geradas nos posts e criando mais um elo maior com os seus contatos.
PROMOVA AS REDES SOCIAIS NO E-MAIL MARKETING – O e-mail marketing podem ser um excelente ativador de engajamento social. Ao incluir ícones e links para as páginas das suas redes, você permitirá que o leitor fique ciente dos canais disponíveis, fornecendo mais informações sobre a marca. Para isso ser eficaz, deixe claro no e-mail o motivo pelo qual o assinante deve segui-lo ou compartilhar suas informações.
CRIE UM VÍNCULO PESSOAL COM SEUS CONTATOS – é importante compreender que os canais além de reforçar suas promoções, também podem criar um vínculo pessoal com seus contatos. Nesse contexto, é possível tanto proporcionar uma voz ao seu leitor quanto criar um vínculo mais pessoal à abordagem de e-mails.
DICAS IMPORTANTES
COMUNIQUE-SE PELO TWITTER – se você possui uma conta no Gmail ou no Yahoo! é possível associar uma dessas contas ao perfil da sua empresa no Twitter. Essa é uma boa ferramenta para estabelecer um novo vínculo de comunicação com os seus clientes. Ao acessar o seu perfil no Twitter, procure na barra lateral a opção “encontre pessoas que você conhece”. É nessa etapa que você irá vincular o seu e-mail — seja ele pessoal ou corporativo — à rede social. O Twitter irá cruzar os seus contatos de e-mail com a sua base de usuário e mostrar os perfis dos seus clientes. Pronto! Agora basta segui-los.
UTILIZE TAMBÉM O LINKEDIN – assim como o Twitter, o LinkedIn também permite que você encontre os seus contatos de e-mail na rede social. Porém, nesse caso só é possível fazer o procedimento vinculando o seu e-mail ao LinkedIn ou fazendo upload de uma lista de contatos.
Na página inicial do LinkedIn, selecione a opção “Redes” e depois vá em “adicionar conexões”. Depois disso, irá aparecer uma tela em que você poderá autorizar a rede social a pesquisar usuários a partir dos seus contatos de e-mail. Outra opção é selecionar “outros e-mails” e carregar uma lista de contatos a sua escolha. O LinkedIn vai cruzar os dados e mostrar quem está na rede social. Ao se conectar com esses novos contatos você pode convidá-los a participar de grupos ou seguir o perfil da sua empresa.
LEMBRE-SE DO GOOGLE+ – é possível integrar a sua lista de e-mails com a rede social do Google. Para isso, basta entrar no seu perfil e, na barra lateral, escolher a opção “home”, selecionando, em seguida, o atalho “people”. O próximo passo é ir em “connect services”. Mais uma vez vai aparecer a opção de sincronizar uma conta de e-mail ou escolher a opção “open address book”. Neste último caso, abra um arquivo com seus contatos de e-mail e espere que a rede social sincronize essas informações com a sua base de usuários. Confira os resultados que aparecem e comece a se relacionar com os seus clientes nessa rede social.
SEMPRE UTILIZE O FACEBOOK – O Facebook possui algumas ferramentas que são bastante eficientes para quem tem um perfil corporativo na rede. Uma delas é a “Ads Manager”, que permite executar anúncios segmentados e, com isso, aumentar o número de curtidas em sua página ou trabalhar campanhas de redirecionamento.
Para isso, basta entrar no gerenciador de anúncios (Ads Manager) e escolher a opção “audiences”. No lado direito da página, vá até “create audience” e escolha a opção “custom audience”. Em seguida, clique em “Customer list” e faça o upload de um arquivo CSV com os seus contatos de e-mail. No entanto, lembre-se de que o Facebook tem toda uma política de anúncios e é preciso dominar essas regras antes de se aventurar por lá.