Pedro Nastri

O cronista da cidade de São Paulo, o jornalista, escritor e radialista Pedro Nastri, passa agora a ter crônicas semanais publicadas no blog da Galatica Educação & Cultura. São crônicas deliciosas que contam a história e fatos pitorescos da cidade de São Paulo e prendem na hora a atenção do leitor, dando aquela sensação de quero mais . Quem lê pela primeira vez, fica cativado e se torna um seguidor fiel do cronista.

Nascido no bairro do Brás, de família italiana, Pedro Nastri prefere dizer que não é um cronista, mas um contador de histórias. Ele ouvia seu avô Renato dizer que “a  história não é minha, sua e de ninguém. A História tem que ser compartilhada com todos”.  Ai nasceu o interesse em colocar no papel tudo o que ouvia e podia pesquisar e compartilhar. Hoje, seus artigos e histórias são  publicados nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, além do site saopaulominhacidade.com.br. Ele também é criador da página Memórias Paulistanas, no Facebook, que  reúne cerca de 100 mil membros.

“Meu pai tinha uma metalúrgica na rua Visconde de Abaeté, e seu sócio era meu padrinho. Ali, aos sábados pela manhã, começavam a chegar velhos companheiros para comer petiscos e bater papo. Eu, ainda menino, ouvia as histórias encantadoras do bairro do Brás e seus habitantes. Aquilo era algo mágico e encantador. Guardei essses relatos em minha lembranças e com isso foi crescendo meu interesse pela história de uma São Paulo que não mais existia”, conta Pedro Nastri.

Em 2004, por ocasião do aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo, Pedro Nastri conheceu o site vivasp.com, capitaneado pelo jornalista e radialista Geraldo Nunes, que tinha um programa na Rádio Eldorado chamado São Paulo de Todos os Tempos, do qual era ouvinte assíduo. Lá, começou a ter contato com vários outros apaixonados pela metrópole e principiou a compartilhar escritos e aprender mais com essas pessoas.

Dois anos após o site deixou de existir e com o tempo os participantes foram perdendo contato. Por isso, Pedro Nastri resolveu criar a sua página no Facebook, intitulada Memórias Paulistanas, que se constitui num grande sucesso de píblico, com milhares de page views. Os quase 100 mil membros do grupo e seguidores postam suas histórias, lembranças, memórias e fotos de seus acervos pessoais, além de trocarem informações entre si e darem sugestões. Pedro diz, orgulhoso, que o grupo já é ferramenta de pesquisas para elaboração de TCCs e cursos de mestrado e doutorado.

“Os leitores de minhas crônicas comentam as histórias e ajudam elucidando ainda mais com detalhes enriquecedores. Acabam sugerindo outros temas que, se não conheço ou domino bem, vou pesquisar e acabo tendo o prazer de aprender um pouco mais sobre a história da minha cidade”, comenta. A cada três meses há um encontro para que os membros do grupo Memórias Paulistanas se conheçam e troquem informações pessoalmente.

Pedro Nastri também é escritor com quatro livros sobre as memórias da cidade, todos esgotados. O primeiro foi sobre o velho e querido bairro do Brás, onde reuniu relatos de velhos moradores, ricamente ilustrados com fotos do bairro antigo e com acervo iconográfico destes moradores. Depois, foram mais três sobre a cidade e seus personagens.

Ele também colaborou no site www.saopaulominhacidade.com.br, criado pela pela SPTuris – Prefeitura da Cidade de São Paulo por ocasião dos 450 anos da cidade, com a finalidade de reunir depoimentos dos moradores para perpetuar a data. O site cresceu e reuniu mais de 8 mil histórias. Assim, em 2006, o então prefeito da cidade, Gilberto Kassab, resolveu reunir em livro com edição limitada as melhores e mais acessadas histórias.

Hoje, Pedro Nastri está debruçado sobre um tema pessoal – a história da API – Associação Paulista de Imprensa, entidade fundada em 1933, e que teve como fundadores e em seus quadros diretivos nomes da melhor estirpe do jornalismo e literatura brasileira, como Casper Líbero, Guilherme de Almeida, Mennotti Del Picchia, Monteiro Lobato, Júlio Francfort, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Paulo Zingg, entre outros. Seu objetivo, como não podia deixar de ser, é o de preservar a memória e a história dessa entidade que acabou de completar 86 anos de vida em prol do jornalismo paulista e brasileiro.

Pedro Nastri              

Colunista do jornal Gazeta SP; Apresentador do programa “Metrópole em Foco” – Rádio Trianon São Paulo e Rádio Universal de Santos; Diretor União Brasileira de Imprensa – UBI; Diretor de Jornais de Bairro da União Brasileira de Imprensa; Diretor APJor – Associação Profissão Jornalista; Assessor de Imprensa Instituo do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho.

Obras publicadas

  • 50 Anos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, em um volume, 2014.
  • 1000 histórias da cidade de São Paulo, SPTuris – Prefeitura da Cidade de São Paulo, 2006
  • Memórias Paulistanas, Imprensa Oficial – São Paulo – 2005
  • Pequena História do Imprensa Paulista, Editora, 2005