14 de abril de 2021

GANHE DINHEIRO FAZENDO O QUE GOSTA

Compartilhe

Artesanato, culinária, jardinagem, animais de estimação, fotografia, música, desenho e leitura são alguns exemplos de atividades que podem se transformar de passatempo em fonte de renda.

Fazer o que se gosta é fundamental para ter uma empresa de sucesso que vai lhe dar dinheiro. Mas ser empresário requer tempo, empenho e dedicação. Você vai ter que se dedicar de corpo e alma para ser um empresário de sucesso.

Veja algumas ideias de como ganhar dinheiro com o seu hobby:

IDEIAS DE HOBBIES COMO NEGÓCIO

CULINÁRIA – É um ramo que está na moda. Pessoas que sabem cozinhar bem têm boas oportunidades nessa área com bufês, confeitarias, padarias, doces, bebidas, etc. Com a pandemia, o delivery cresceu e muita gente está ganhando dinheiro fazendo e entregando pratos prontos, congelados, pães e doces. Você pode atuar em segmentos como comida natural, fitness, dietas, veganos, etc. E até mesmo comida para pets.

PETS – A paixão por animais é um bom caminho para negócios. Alguns empresários, além de pet shops, abriram também empresas de comida congelada para cães e gatos, de comida orgânica e de quitutes especiais, como bolos e doces. Há também quem ganhe dinheiro com roupinhas e acessórios, atendimento a domicílio, fotos de animais, etc.

ARTESANATO – Trabalhos manuais sempre encontram compradores.

COSTURA – Trabalhos de costura têm um bom mercado, especialmente com peças criativas e diferentes. Duas empresárias conseguiram sucesso abrindo uma empresa de roupas para bonecas, que faziam como hobby.

ESPECIALISTA EM MODA – Investir em um hobby ligado a moda pode ser muito lucrativo. Quem entende do ramo pode empreender seja com a criação de blogs, prestando consultoria e até fazendo trabalhos independentes de editoração.

BRECHÓS – Um ramo que cresce cada vez mais. Hà vários brechós on-line com roupas finas e de qualidade.

MÚSICA – Existem muitas oportunidades de transformar o gosto pela música em um negócio. Pode ser dando aulas (inclusive pela internet), gravando vídeos etc. Ou abrindo uma escola de música. O canto também é uma boa oportunidade em festas, casamentos etc.

JARDINAGEM – Se você gosta de lidar com plantas, pode cuidar de jardins, fazer projetos paisagísticos, ser consultor na escolha de plantas, cultivar flores e plantas, etc. Pode ter uma floricultura fisica ou on-line, preparar e vender vasos e terrários, etc.

COSMÉTICOS – Você pode criar ou revender cosméticos em lojas físicas e na internet. Há exemplos de empresários de sucesso que criaram linhas de cosméticos para cabelos afro, cosméticos veganos ou com ingredientes naturais, além de sabonetes especiais.

FOTOGRAFIA – Quem conhece as técnicas das fotografias pode ampliar esse conhecimento sobre as técnicas pode vir a trabalhar de forma profissional. É possível fazer vídeos também.

TECNOLOGIA – a tecnologia é outro setor que possibilita a criação de diversos empreendimentos, com ideias novas e soluções de mercado. Os profissionais especialistas em tecnologia podem empreender formando uma empresa ou trabalhando como empreendedor individual.

INFORMÁTICA – Os criadores do YouTube transformaram um hábito de trocar vídeos pessoais em um novo negócio. A informática abre um vasto campo e quem gosta de atuar nessa área certamente terá mercado.

ESPORTES – Outro segmento com grande potencial. Quem gosta de fazer atividades físicas, jogos, competições etc. também pode transformar essas atividades em negócios. Há casos de empresários de sucesso que começaram a fazer as próprias pranchas de surfe, skates, patins, equipamentos esportivos etc. e se deram muito bem.

CICLISMO – Loja para consertos de bicicletas e vendas de acessórios e roupas especiais para a prática do ciclismo. Organização de grupos para passeios.

VIAGENS – Viajar é um hobby para muita gente. Porque não unir o útil ao agradável e se transformar em um agente de viagens? Ou um guia?

PRESENTES DIVERTIDOS – são presentes criativos com ideias originais criados por artesãos e designers.

COLEÇÕES – os colecionadores de diversos artigos têm uma facilidade maior em identificar oportunidades de se comprar raridades e formar uma coleção de qualquer objeto. Por isso, essa habilidade pode se tornar um empreendimento. Você não precisa vender sua coleção pessoal, apenas inicie outras coleções que podem ser negociadas.

FESTAS – empreender no ramo de festas é uma ótima opção para festeiros. Ou seja, pessoas de diversos ramos que adoram festas e entendem o seu funcionamento. Porém, o ramo de eventos está se tornando cada vez mais complexo e competitivo. Alem disso, deixou de funcionar durante a pandemia.

FESTAS INFANTIS – existem pessoas que adoram participar de festas infantis, decorando, organizando brincadeiras etc. Esse hobby pode também se tornar um empreendimento.

ARTES – Quem tem habilidades para as artes plásticas – pintura, cerâmica, desenho, escultura, certamente tem um bom potencial em mãos.

LIVROS – Quem adora livros pode abrir um sebo físico ou virtual. O mercado é maior para livros didáticos, específicos ou raros.

MINIATURAS – Há gente maluca por aeromodelismo, modelos de navios e carros. É um segmento que reúne muitos aficionados.

APLICATIVOS – Se você gosta de criar coisas para a internet como hobby, aí está uma grande oportunidade, especialmente em aplicativos para celulares.

JOGOS – Há casos de pessoas que se transformaram em instrutoras e consultoras de jogos de cartas e dão cursos e consultorias em todo o mundo.

ARRUMAÇÃO E COMPRAS – Quem adora comprar pode fazer compras para quem não tem tempo e ganhar com isso. Ou pode também organizar roupas e outros itens.

ANTIQUÁRIOS E RETRÔ – Quem gosta de objetos antigos pode lucrar com isso e ter uma loja física ou virtual. O mesmo vale para roupas de época.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.