22 de novembro de 2023

GENTILEZA: USE PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES EM 2024.

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No dia 13 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. Grupos de todo o mundo se reúnem para criar uma corrente de compaixão, generosidade e inspirar pessoas a serem mais gentis umas com as outras, consigo mesmas e com o mundo.

A causa é estendida para todo o mês de novembro, com o objetivo de espalhar gentileza com pequenos gestos. É ser gentil e tentar encorajar outras pessoas a serem também. A data serve como um lembrete: juntos, todos podemos trabalhar para criar um mundo mais gentil.

Já faz algum tempo que a prática da gentileza se transformou em mais uma estratégia para os proprietários de micro e pequenas empresas conquistarem e fidelizarem mais clientes. Isso porque a gentileza é uma poderosa arma para encantar clientes novos e antigos.

Veja neste artigo como utilizar a gentileza no dia a dia do seu negócio para crescer ainda mais e sua empresa ser bem vista em todo o seu bairro e comunidade.

 

COMO COMEÇAR

Comece com uma atitude de cada vez. O importante é a intenção do seu gesto e a certeza de que isso vai gerar um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor. Volte-se na direção da sua comunidade, de seus fornecedores, clientes, colaboradores e para cada um desses dedique um tempo e comprometa-se em fazer pelo menos uma ação gentil por dia.

GENTILEZAS DIÁRIAS – cumprimente, sorria, elogie e agradeça. Além de serem atitudes gentis, correspondem ao momento da verdade, o encontro entre o cliente e o seu estabelecimento.

Trata-se de uma ocasião perfeita para a realização destas gentilezas diárias. Incentive sua equipe a impactar o dia de alguém com um gesto gentil. Isto mudará o dia deles e você verá como a gentileza é contagiosa!

FORTALEÇA LAÇOS – responda aos comentários nas redes sociais, envie mensagens de texto, e-mails, faça um telefonema ou convide clientes, fornecedores ou uma pessoa de sua equipe para um café. Deixe que saibam: você e seu negócio apreciam estar perto e valorizam esse relacionamento.

Pode ser um e-mail reconhecendo a parceria, talvez uma mensagem escrita à mão em um bilhete ou então na embalagem do pedido, enviado pelo delivery, com cumprimentos e mensagens carinhosas, divertidas e positivas.

VALORIZE O SUSTENTÁVEL – busque parcerias com pequenos produtores e fornecedores locais que se encontram genuinamente engajados com sustentabilidade e que estão agindo agora.

O compromisso social, econômico e ambiental são responsabilidades que se destacam como tendência para um maior interesse dos consumidores, ao buscar por marcas que se preocupam com ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança, em português) e que se comunicam com autenticidade.

 

COMO PRATICAR A GENTILEZA

CONHEÇA BEM SEUS CLIENTES – dedique um tempinho para ouvir o que eles desejam e também o que os impede de concretizar seus sonhos. Vale lembrar que os primeiros clientes de uma empresa são as pessoas que trabalham nela e não só o consumidor final. Portanto, valorize e inspire antes quem é da casa, com campanhas de incentivo e premiação.

VENDA O QUE SEUS CLIENTES PRECISAM – pode acontecer deles não saberem o que realmente precisam comprar. É aí que você entra com uma abordagem correta e honesta e apresenta as melhores soluções.

TENHA EMPATIA – coloque-se no lugar do cliente, sinta junto com ele e verifique se há alguma dificuldade em assimilar o produto ou o serviço. Inclusive, esta é uma forma de aumentar o seu desempenho, já que com empatia em vendas, por exemplo, você pode aperfeiçoar a experiência de compra e perceber onde precisa melhorar.

PRATIQUE A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV) – segundo o Instituto CNV Brasil, o psicólogo Marshall Rosemberg foi quem estruturou a Comunicação Não-Violenta e deu este nome inspirado nos trabalhos de resistência não-violenta de Gandhi e Martin Luther King. Comunicação Não-Violenta é uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais, profissionais e até com nós mesmos.

Para isso, a CNV propõe 4 focos de atenção para orientar a nossa comunicação. Quando nos comunicamos a partir desses 4 focos de atenção, também conhecidos como 4 componentes da CNV, aumentamos as chances de sermos compreendidos pelas outras pessoas e nos tornamos mais aptos a compreender o que está por trás das palavras que elas dizem. Os 4 componentes da CNV são: observação, sentimentos, necessidades e pedidos.

COMPARTILHE  CONTEÚDO HUMANIZADO – se você além de vender, gosta ou tem como função produzir conteúdo digital, que tal trazer mais humanização para seus materiais? Seja para trabalhar a comunicação via e-mail, redes sociais ou blog, crie conteúdo com foco nas reais necessidades das pessoas que formam sua audiência online.

Você também pode expressar sua gentileza por meios virtuais compartilhando seu conhecimento, suas histórias e experiências de maneira autêntica e generosa. Oferecer gratuitamente a clientes e público, em geral, conteúdo humanizado, de qualidade, útil e que toca o coração das pessoas, é também uma maneira de ser gentil e de conquistar a confiança.

RECEBA O CLIENTE COM UM SORRISO – apresente seus produtos (ou serviços), mostrando exatamente o que eles estão prestes a comprar e consumir.

FAÇA UM FOLLOW-UP – um simples contato com o visitante pode demonstrar preocupação com sua satisfação. Assim, as chances de se ganhar a confiança desse possível cliente é tão grande, que o mesmo poderá voltar diversas vezes e melhor ainda, te indicar para um grande número de pessoas.

QUALIFIQUE OS VENDEDORES – qualificar as equipes para atender e receber bem é fundamental. Todos os profissionais envolvidos devem estar aptos a oferecer um serviço de qualidade. Não basta ter conhecimento técnico. Hoje, saber se relacionar com as pessoas e se preocupar com elas é determinante para a permanência de um cliente em sua empresa.

CRIE E INOVE – ouvir seus colaboradores em brainstormings pode trazer à tona algumas ideias interessantes de melhorias e satisfação do cliente. Seus clientes podem ser surpreendidos com atos de gentileza que os farão ver a sua empresa com muita simpatia.

 

ATOS DE BONDADE PARA CONQUISTAR CLIENTES EM 2024

Os proprietários de pequenas empresas têm uma vantagem sobre as grandes redes multinacionais: eles podem formar conexões significativas individuais com seus clientes. É difícil replicar esse relacionamento em escala, e é por isso que as marcas mais jovens devem aproveitar a oportunidade agora.

Mais e mais consumidores são exigindo autenticidade e responsabilidade social das marcas que eles suportam. Bondade genuína e apoio à comunidade agora são essenciais para o crescimento de seus negócios.

Atos aleatórios de bondade podem mostrar aos clientes que você os aprecia e dá o suporte de sua pequena empresa. São gestos feitos por uma pessoa ou grupo para outra puramente para trazer prazer, oferecer apoio ou mostrar apreço.

Esses atos de bondade são geralmente inesperados pelo destinatário e realizados sem motivo pelo doador. Alguns exemplos de atos aleatórios de bondade incluem deixar uma surpresa para um transportador de correio, trazer uma refeição quente para um vizinho idoso ou deixar produtos assados no quartel de bombeiros local.

 

ADICIONE UM TOQUE PESSOAL – envie menagens personalizadas ou inclua um pequeno presente em pacotes de pedidos. Embalagens personalizadas também agradam bastante e fazer o cliente se sentir especial.

TRATE BEM SEUS CLIENTES FIÉIS – dê descontos e recompensas. Você pode usar o marketing por SMS ou e-mails segmentados para surpreender os clientes fiéis com um desconto ou incorporá-lo às suas recompensas e programas de fidelidade.

CRIE CONTEÚDO ÚTIL E ALEGRE – receber mensagens positivas sempre alegra o dia de alguém. O cliente vai sentir que você também se preocupa com ele e não está interessado apenas em vender. Por isso mande conteúdo útil ou que apenas irá diverti-lo. Criar laços de amizade é importante.

DOE PRODUTOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS – muitas organizações de caridade preferem doações monetárias, pois podem esticar ainda mais esse dinheiro por meio de compras em massa e parcerias. Mas algumas doações em espécie também são bem vindas. Encontre a organização de caridade certa que possa se beneficiar de produtos como o seu e configure um programa que pague consistentemente quando você faz vendas.

TRATE BEM SEUS FUNCIONÁRIOS – inclui pagar um salário digno, oferecer benefícios e criar um ambiente de trabalho seguro, flexível e positivo. Embora tudo isso possa custar dinheiro a uma empresa, são gestos que compensam a longo prazo. Funcionários felizes são iguais a clientes felizes. E manter uma excelente equipe com salários e benefícios competitivos pode custar muito menos do que o volume de negócios.

APOIE SUA COMUNIDADE LOCAL – as pequenas empresas estão no centro das comunidades, não apenas porque fornecem bens e serviços, mas porque devolvem e ajudam as economias locais a prosperar. As empresas podem ganhar uma base de clientes fiéis ao serem ativas em suas cidades e bairros.

SEJA GENTIL COM O PLANETA – quando uma marca se envolve práticas empresariais sustentáveis, é o benefício do planeta. Mas, além de reduzir as emissões e proteger recursos frágeis, essas ações também beneficiam as pessoas. Comunidades vulneráveis são frequentemente as mais afetadas pelas mudanças climáticas e desastres climáticos.

 

ATOS DE GENTILEZAS PARA ENCANTAR SEUS CLIENTES

COLOQUE UMA NOTA ESCRITA À MÃO – em pacotes enviados. Se você tem um negócio de comércio eletrônico, suas remessas podem fornecer uma ótima oportunidade para atos aleatórios de bondade. Coloque notas de agradecimento manuscritas ou outros tipos de sentimentos dentro dos pacotes, juntamente com as compras.

ENVIE CÓDIGOS DE DESCONTO  – podem ser uma ótima maneira de você mostrar apreço e gentileza aos clientes. Envie alguns descontos inesperados para os clientes via e-mail ou mídia social apenas para agradecer.

FAÇA PACOTES DE PRESENTES – pacotes bonitos e vistosos de presentes vão agradar seus clientes que estão presenteando outras pessoas.

ENVIE NOTAS DE OBRIGADO – quando os clientes fizerem compras especialmente grandes ou recorrentes, envie-lhes uma nota inesperada para agradecê-los.

INCENTIVE A SUA EQUIPE A DAR ELOGIOS – também pode ser um ótimo recurso para mostrar gentileza aos seus clientes. Incentive-os a fazer as coisas simples, como elogiar seus clientes.

DOE ALIMENTOS – restaurantes, cafés e lanchonetes podem doar itens alimentares não utilizados.

ENVIE CONTEÚDO ÚTIL – você também pode ser gentil compartilhando informações. Envie artigos úteis para clientes ou outras pessoas on-line.

OUÇA OS CLIENTES – e incentive-os a dar sua opinião sobre a loja e as compras.

FAÇA PERGUNTAS – para ficar sabendo sobre gostos e necessidades dos seus clientes.

ESCREVA OPINIÕES POSITIVAS SOBRE OUTRAS EMPRESAS – deixe comentários positivos para outras empresas. Isso pode ajudá-lo a criar conexões fortes e até mesmo ajudar a sua reputação em torno da cidade.

PUBLIQUE UMA CITAÇÃO INSPIRADORA –  uma simples citação ou pensamento positivo também pode ajudar muito a criar uma atmosfera gentil e positiva para seus clientes.

PRESENTEIE AS CRIANÇAS – inclua um presente divertido para compradores com crianças. Você também pode fornecer pequenos presentes para clientes’ crianças. Mesmo algo tão pequeno quanto um adesivo ou pirulito pode tornar a experiência memorável para eles.

ACOMPANHAMENTO APÓS COMPRAS – depois que um cliente faz uma compra, faça o check-in por telefone ou por e-mail apenas para perguntar sobre sua experiência e garantir que eles estejam satisfeitos com a compra.

LEMBRE-SE DOS NOMES DE CLIENTES – ao conversar com clientes costumeiros, lembrar dos seus nomes pode fazer uma enorme diferença. Faça o possível para cumprimentar todos pessoalmente sempre que possível.

SUGIRA PRODUTOS / SERVIÇOS DE OUTRAS EMPRESAS – você também pode melhorar ainda mais as experiências dos clientes fornecendo mais do que apenas seus próprios produtos ou serviços. Se você conhecer seus clientes e o que eles precisam, poderá sugerir produtos ou serviços de outras empresas apenas para ajudar.

FAÇA PRESENTES-SURPRESA – deixe pequenos presentes dentro das compras. As empresas de varejo também podem fornecer pequenos presentes gratuitos para os clientes, escondendo-os dentro de outros produtos para eles ficarem surpresos quando chegarem em casa.

ENVIE PRESENTES GRATUITOS – para seguidores de Mídia Social. Você pode escolher um par de seguidores periodicamente e contatá-los para enviar um presente gratuito.

ENVIE ELOGIOS – regulares aos Clientes nas Redes Sociais. Especialmente quando eles compartilham postagens úteis ou interessantes.

ATOS ALEATÓRIOS DE IDEIAS DE BONDADE  – nas mídias sociais. Você também pode incentivar outras pessoas a realizar atos aleatórios de bondade postando uma ação ou ideia a cada semana nas mídias sociais.

 

MANEIRAS DE ATRAIR CLIENTES ATRAVÉS DA GENTILEZA

INDIQUE REFERÊNCIAS – se alguém precisar de uma indicação, compartilhe as referências de fornecedores daqueles que você conhece e confia.

DÊ MAIS DO QUE O ESPERADO – dê um presente surpresa.  Entregue seu produto ou serviço mais rápido do que o prometido.

PROPORCIONE EXCELÊNCIA – como sua empresa precisa se diferenciar de seus concorrentes, que tal tornar sua missão oferecer apenas produtos e serviços de alta qualidade? Isso inclui atendimento ao cliente também: responda a todas as mensagens de e-mail e telefone prontamente. Dê aos clientes atenção ininterrupta.  Ouvir e abordar preocupações são algumas maneiras de fazer isso.

ABRA-SE PARA RECEBER – isso significa abrir espaço em sua mente e coração para mais.  Significa aceitar dinheiro, gentileza, complementos ou assistência que lhe são oferecidos.   Isso mantém seu fluxo de abundância aberto energicamente.  Você dá e volta para você.

OUÇA SUA VOZ INTERNA – a  sabedoria interior nos leva àqueles que precisam de nossa ajuda.  Pare, ouça e tome medidas.  Ofereça sua atenção, tempo e conselhos na hora de necessidade.

SIGA A REGRA DE OURO – quando uma empresa trata você direito ou lhe vende um produto fantástico, você se sente feliz. Você se sente leal. Você provavelmente recomendará que os produtos e serviços da empresa sejam oferecidos a amigos, familiares e colegas.

SEJA GENUÍNO – compartilhe-se abertamente com os da sua rede.  Deixe-os ver o verdadeiro você.  Construa relacionamentos calorosos com as pessoas ao seu redor.  Faça-os se sentirem especiais.

PRATIQUE GRATIDÃO – Quem compartilhou uma indicação?  Quem te ensinou alguma coisa?  Quem é seu novo cliente favorito e por quê?  Que fornecedor fez um ótimo trabalho em um projeto? Mostre-se grato por alguém ou algo e observe o que acontece.

 

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.