16 de junho de 2023

INSTAGRAM: USE PARA CONQUISTAR CLIENTES E VENDER MAIS!

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O INSTAGRAM é uma das melhores maneiras de divulgar seus
produtos e serviços na Internet. Lançado em 2010 como um
aplicativo para o compartilhamento de fotos, hoje o Instagram
conta com diversos e excelentes recursos para atrair a atenção do
consumidor.
Por isso você precisa estar presente nessa rede social que conta
com milhões de seguidores em todo o mundo e também no Brasil.
A grande vantagem é que poderá utilizar recursos
surpreendentes que chamam a atenção do seu público-alvo,
pois permitem a inserção de fotos e vídeos com inovação e
criatividade.
Veja estas dicas de como usar o Instagram para conquistar mais
clientes e impulsionar suas vendas:

TENHA UM EXCELENTE PERFIL – sua vitrine de exposição
será o seu perfil no Instagram. Ele deverá chamar a atenção do
usuário, e para isso terá de ser descritivo, porém de leitura fácil e
rápida. Preencha todos os campos com informações úteis em
poucas palavras. Também é fundamental que sua foto de perfil
seja atraente e de excelente qualidade, pois ela será o seu cartão
de visitas. Tenha sempre em mente que o Instagram é uma rede
criada para o compartilhamento de imagens. Coloque o seu nome
pessoal para transmitir mais confiança.
Também acrescente o endereço do seu site e uma breve descrição
do perfil da sua empresa. A linguagem deverá ser compatível
com as atividades da sua empresa, ou seja, mais formal ou
descontraída. Caso seja compatível, adicione emojis e caracteres
especiais para chamar a atenção.

MUDE PARA PERFIL COMERCIAL – fazer marketing no
Instagram requer que a sua conta seja comercial. Para alterar o
perfil, é bastante simples: vá em configurações e clique em
“Alternar para o perfil de negócios” para dar início ao processo.
Desse modo, os seguidores poderão entrar em contato diretamente
com você em sua página do Instagram, exatamente como fariam
em seu site. Além disso, um perfil comercial permite que você
crie e publique anúncios sem precisar usar as ferramentas
publicitárias do Facebook. Você também pode acessar as
ferramentas de análise do Instagram, chamadas Insights, que
fornecem estatísticas sobre suas impressões e alcance das
postagens.

USE A CRIATIVIDADE – lembre-se que para a sua empresa
estará sempre em evidência você terá que alimentar (feed) o
Instagram regularmente com postagens sobre lançamentos,
promoções, etc. A frequência é um dos fatores-chave para
aumentar o número de seguidores. A postagem diária de fotos e
vídeos garante que você sempre esteja presente na plataforma,
lembrando a existência da conta para os seus seguidores, sendo
compartilhado mais vezes e ainda se posicionando para novos
assinantes.

FAÇA PLANEJAMENTO – para que a postagem de conteúdo
tenha sucesso, é preciso que você faça um bom planejamento.
Isso porque é um trabalho que exige empenho e dedicação. Caso
você não tenha tempo, o ideal é deixar isso a caso de uma
empresa especializada ou então designar alguém para fazê-lo.
Nesse planejamento serão definidas as diretrizes para a postagem.

FAÇA BENCHMARKING – estude a estratégia de empresas
vitoriosas no Instagram. Analise como elas fazem para ter um
público fiel. Estude principalmente as empresas semelhantes à
sua, que atuam no seu ramo. Veja quais são as contas mais

seguidas que atendem um público semelhante ao seu. Você vai
aprender com o erro e com o sucesso dos outros.

DETERMINE O NÚMERO DE POSTAGENS – a
recomendação de número de postagens na plataforma é a
seguinte: – 1-2 fotos ou vídeos por dia; – 5-30 Stories no
Instagram por dia; 1 vídeo ao vivo por dia, sempre no mesmo
horário. Para a criação de Stories, a dica é apostar em um grande
volume. Produza vídeos mostrando as pessoas que fazem parte da
sua empresa e a história de cada uma delas. Essa aproximação
com o público gera empatia, um dos gatilhos mentais mais
poderosos para vendas. Outra dica importante: a transmissão de
vídeos no mesmo horário constrói um público fiel para a sua
marca.

FAÇA UMA BOA REDAÇÃO – o Instagram foi criado para
transmitir fotos e vídeos, mas você deve aproveitar e também
produzir textos curtos de grande apelo publicitário. Faça boas
legendas que complementem as fotos e vídeos e chamem a
atenção. Siga as seguintes dicas: alinhe o que está sendo dito com
a postagem em questão; pense nas dúvidas que o cliente pode ter
em relação ao produto; coloque-se no lugar do cliente.
Adote uma linguagem simples e eficiente que seja entendida
facilmente. Se for necessário o uso de termos técnicos, explique-
os posteriormente. Não se esqueça que você está escrevendo para
um público específico e não para si mesmo.

MARQUE LOCALIZAÇÕES – esse é um dos segredos de
como ganhar seguidores no Instagram. A função de Geotagging
permite que você adicione uma localização para a sua foto. Essa
função é fundamental para que quando usuários pesquisem por
fotos tiradas nessa determinada região, a sua publicação apareça.
A própria ferramenta já oferece localizações próximas e
populares. A recomendação é sempre selecionar pontos de alta

movimentação, que também são os mais procurados pelos
usuários.

USE CTAs – que são também conhecidos como botões de ação.
Ou seja, aqueles botões que os seguidores apertam para serem
dirigidos a outras páginas. O direcionamento dos seus seguidores
para o site da sua marca é fundamental para que os seus
resultados na rede social se reflitam em vendas.

UTILIZE HASHTAGS ESTRATÉGICAS – as hashtags são as
etiquetas digitais da plataforma, categorizando os conteúdos e
direcionando os usuários para aquilo que eles de fato procuram.
Por exemplo: #salgadinhosfestas.

SIGA USUÁRIOS ESTRATÉGICOS – se você posta
regularmente no Instagram, é fundamental que se comunique
diretamente com os usuários que vão interagir com a sua marca e
se interessar pelos produtos e serviços que está oferecendo. Ou
seja, você tem que descobrir quem são esses usuários. Seguidores
estratégicos nada mais são do que aqueles que podem interagir
com a sua empresa. Essas contas apresentam um alto potencial de
engajamento e até mesmo lucratividade.

COMO ENCONTRAR SEGUIDORES ESTRATÉGICOS
utilize o banco de dados de empresas concorrentes ou a pesquisa
por hashtags. Para acessar as contas das empresas concorrentes,
pesquise pela conta na aba com a lupa. Ao acessar a conta da
empresa concorrente, visite as suas publicações e a aba de
seguidores. Você vai encontrar os perfis que estão engajados com
a marca e que possuem interesses e valores semelhantes aqueles
que a sua empresa dissemina.
Pesquisa por hashtags: siga o mesmo processo de acessar a
ferramenta de lupa no canto inferior da tela e pesquise por algum
assunto que seja relacionado a sua empresa. Várias publicações

serão exibidas. Confira as principais, observe as semelhanças
entre aquelas que se destacam e quais usuários estão engajados
com o termo de pesquisa. Siga as contas em questão e promova a
interação. A estratégia recomendada é de seguir 50 contas por
hora. Pode parecer muito no começo, porém em poucos minutos
você consegue encontrar esses perfis.

DICAS DE MARKETING NO INSTAGRAM

DEFINA SEU PÚBLICO – é ele quem definirá o estilo de
linguagem e imagens que você vai usar. Também é importante
saber seus objetivos, ou seja, aquilo que deseja com a sua
comunicação, pois os objetivos ajudam a definir quais as
estratégias e ferramentas que irá utilizar.

USE AS FERRAMENTAS GRATUITAS DO INSTAGRAM –
através de Insights, é possivel visualizar estatísticas como
impressões, engajamento e muito mais. Pode até ter acesso aos
dados demográficos de seus seguidores, tais como informações
sobre idade, sexo, localização e horário em que estão mais ativos.
Você pode ter informações específicas sobre as postagens daquela
semana que mostram quantas impressões você teve nesse período
e quais foram suas melhores postagens. Você irá entender
exatamente como os usuários estão interagindo com seu
conteúdo.

ANUNCIE SEUS PRODUTOS – publique conteúdos que façam
com que as pessoas comprem. Os lançamentos de produtos são
uma maneira fácil de falar sobre o seu ítem e aumentar o interesse
sem parecer que você está insistindo muito. Você pode oferecer
descontos e fazer promoções de uma maneira leve e descontraída.
Quando você instiga as pessoas sobre os produtos em que estão
interessadas, e você não as força a comprar nada, elas serão mais
propensas a realmente comprar algo. Não tenha medo de mostrar
seu produto publicando fotos. Não deixe de usar a possibilidade

de “marcar” produtos, pois isso cria uma ligação entre o que você
vende com o que publica na rede social.

CRIE ANÚNCIOS PATROCINADOS – você pode controlar o
quanto você deseja gastar com eles, definindo um orçamento.
Você pode mostrar apenas um anúncio patrocinado ou vários
anúncios com a função carrossel. Use um conteúdo atrativo para
provocar o grupo-alvo que você deseja colocar no anúncio. Você
também pode converter postagens existentes em anúncios
patrocinados. Você pode impulsionar essas publicações em
potencial mais tarde na forma de anúncios patrocinados. Há
muitas formas de anúncios patrocinados que você pode postar,
como: Foto, Vídeo, Carrossel/Anúncios Dinâmicos, Stories,
Stories Canvas.

USE INSTAGRAM STORIES – são diferentes das postagens
comuns do Instagram porque estão no formato “slideshow”.
Ficam ativos por apenas 24 horas, mas podem ser salvas em
qualquer um dos seus dispositivos e utilizadas novamente mais
tarde. Esse recurso é semelhante ao Snapchat Stories. Em vez de
aparecer no feed de notícias, Instagram Stories aparece em uma
pequena área acima na tela.

COLETE FOTOS ENVIDAS PELOS USUÁRIOS – você pode
aproveitar o seu público para gerar conteúdo para você. Escolha
as fotos que deseja publicar com alguns critérios: a foto se
encaixa na imagem da marca que você já criou ou está tentando
criar? Ou vai contra isso? É referência nesse seguimento a pessoa
cuja foto você deseja compartilhar? A foto é apropriada para o seu
público atual? Quando você está criando algo, deve ter a certeza
de que tudo o que você publica esteja em sintonia com a
mensagem da sua marca (e público). Mesmo no Instagram.
Também crie um tipo de hashtag que incentive os usuários do
Instagram a serem mais interativos com sua marca.

CRIE UMA HASHTAG INTERATIVA – os clientes podem
usar a tag para publicar conteúdo gerado pelo usuário. Isso
permite pesquisar todas as postagens relacionadas à sua marca.
Ele também possibilita pesquisar facilmente através de imagens
que você pode querer publicar novamente em sua própria página.
Criar uma hashtag que a sua empresa (e outros usuários)
consigam procurar é publicidade gratuita. Toda vez que alguém
publica uma foto usando a tag, eles estão expondo sua empresa
para seus seguidores.

DIVERSIFIQUE OS TIPOS DE POSTS – garanta que está
utilizando todos os formatos do app, como as fotos, vídeos,
carrossel, stories, IGTV, destaques, e também que está usando o
máximo de recursos de cada um. Busque sempre formas de inovar
seu conteúdo. Além disso, busque por temáticas diferentes
também. Por exemplo, faça posts nostálgicos, sazonais, alterne
entre imagens de gráficos e fotos, mostre os bastidores, ou outras
temáticas que estejam alinhadas com seu público. Existem
diversas ferramentas para Instagram que podem te ajudar a criar
novos conteúdos. Após fazer essas mudanças, mantenha o foco
em áreas onde você pode melhorar.

UTILIZE O IGTV – é uma espécie de TV do Instagram, que
pode ser acessada tanto na plataforma quanto fora dela. Ele
permite a exibição de vídeos mais longos, de até 60 minutos.

FAÇA UMA INSTAGRAM LIVE – bastam alguns toques no
seu smartphone para que você esteja disponível para inúmeras
pessoas, em diversos lugares do país e do mundo. A live coloca
qualquer um em contato com seu público em tempo real, sem
exigir para isso equipamentos de ponta, equipe especializada ou
grandes produções. É possível a aproveitar as lives para anunciar
lançamentos de produtos inéditos, ou oferecer descontos
exclusivos apenas para quem está assistindo. Os vídeos podem ser

salvos e compartilhados no seu perfil futuramente. Para um
melhor aproveitamento da sua live, faça uma pesquisa para
descobrir os horários que seu público está online e mande ver na
divulgação da transmissão para que seus seguidores possam se
planejar para acompanhá-la.

Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator