INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: VEJA COMO ESTA TECNOLOGIA PODE SER USADA EM SUA EMPRESA.
Hoje só se fala em IA — Inteligência Artificial. Saiba que esta moderna tecnologia pode ser utilizada nas micro e pequenas empresas para proporcionar um melhor atendimento ao cliente, auxiliar na gestão e também na comunicação com o cliente. Além disso, a IA ajuda na automação de tarefas repetitivas, a personalizar as experiências dos clientes, a aumentar as vendas e a ganhar uma vantagem competitiva.
Inteligência artificial é uma tecnologia que permite as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos. Ou seja, é um tipo de um computador inteligente que pode tomar suas próprias decisões. Mas para isso precisa ser constantemente alimentado, para poder ir aprendendo e crescendo cada vez mais.
USO DA IA NAS PEQUENAS EMPRESAS
SIMPLIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES — A IA pode ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas e racionalizar suas operações. Os chatboots são programas de computador que simulam e processam conversas humanas (escritas ou faladas), permitindo que as pessoas interajam com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com uma pessoa real. Os chatboots alimentados por IA podem lidar com as consultas dos clientes, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas.
PERSONALIZAÇÃO — da experiência do cliente. Ao analisar os dados do cliente, a IA pode fornecer recomendações personalizadas de produtos, mensagens de marketing direcionadas e conteúdo personalizado. Isto pode levar a um aumento das vendas e da fidelidade do cliente.
AUMENTO DE VENDAS — A IA pode ser usada para identificar padrões no comportamento dos clientes e prever quais produtos ou serviços eles têm maior probabilidade de comprar. Estas informações fornecem direcionamento para esforços de marketing de forma mais eficaz e recomendam produtos com maior probabilidade de levar a uma venda. Além disso, pode ser usada para automatizar o processo de vendas, permitindo que as PMEs processem os pedidos com mais rapidez e eficiência.
SETORES ESPECÍFICOS — na saúde, a IA está aprimorando os resultados dos pacientes, analisando dados médicos e identificando padrões que podem ajudar os profissionais da saúde a fazer diagnósticos mais precisos. Nos restaurantes, a ferramenta otimiza a oferta de cardápio e agiliza o processo de pedidos.
COMUNICAÇÃO COM OS CLIENTES — a Inteligência Artificial também pode ser utilizada pelas pequenas empresas na comunicação com os seus clientes e na divulgação dos produtos e serviços. Ou seja, no seu marketing.
A IA PODE AJUDAR OS CLIENTES — fornecendo ajuda após o horário comercial e conversando com eles; os sistemas telefônicos podem usar as vozes da IA para responder às perguntas verbais dos clientes; sites de pequenas empresas podem usar chatboots para conversar com os consumidores; fornecer respostas por voz; antecipar o que o cliente precisa (a IA pode responder a uma pergunta antes que o cliente a faça); decidir se o cliente precisa de ajuda humana; a IA pode alertar o cliente sobre ameaças e irregularidades
BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A IA permite que os computadores agora possam fazer coisas que antes só os seres humanos faziam, como aprender, raciocinar e tomar decisões.
Veja os benefícios que essa nova tecnologia traz para as empresas:
Automação dos processos; Aumento da produtividade; Solução de problemas; Inovação, eficiência e agilidade; Mais precisão e acerto; Rápida comunicação; Redução de custos operacionais; Redução de retrabalho; Suporte na avaliação de indicadores de desempenho; Potencializa as campanhas de marketing;Atendimento automatizado ao cliente; Melhor atendimento ao cliente.
MANEIRAS DE SE APLICAR A IA NAS EMPRESAS
PLANEJAMENTO — o planejamento a curto, médio e longo prazos é essencial para que as empresas sigam uma meta pré-estabelecida e os empresários saibam quais medidas tomar para serem cumpridas. O uso do modelo de negócios Canvas, por exemplo, pode ser facilitado por meio de uma conversa entre o usuário e um assistente virtual, que o auxiliam no preenchimento dos quadros.
AUTOATENDIMENTO — os robôs auxiliam as pessoas no seu dia a dia. Um exemplo são os chatboots e máquinas de autoatendimento, como os caixas eletrônicos e os totens dos aeroportos.
MARKETING E VENDAS — A IA permite identificar oportunidades, potencializar o desempenho comercial, aumentar a eficiência de processos, segmentar o público-alvo, personalizar campanhas publicitárias e auxiliar no atendimento ao cliente. Também pode fazer a recomendação e a divulgação de produtos por meio da identificação do interesse do consumidor, gerando ações de marketing.
AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS — também é muito utilizada para automatizar processos, manter o desempenho de aplicativos e tornar a alocação de recursos mais eficiente.
CADEIA DE SUPRIMENTOS — Supply chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. Ele se refere aos processos e aos diversos caminhos pelos quais passam os produtos, desde a retirada da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.
Isso representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Além da infraestrutura física e de processos necessária para dar suporte às operações. Na cadeia de suprimentos, a IA pode ser utilizada na otimização de processos logísticos e de gerenciamento de estoque.
ANÁLISE DE DADOS — auxilia no processamento e análise de grandes volumes de dados de forma automatizada e na extração de insights.
FINANÇAS — a IA pode ser usada na análise de risco, na prevenção de fraude e na automação de processos financeiros, entre outras coisas.
EDUCAÇÃO — processa dados de maneira automatizada e tem a capacidade de entender o padrão de aprendizagem de cada aluno e suas individualidades. Assim, consegue personalizar o aprendizado de acordo com a necessidade do estudante, com base em seu desempenho e habilidades. Pode também ser aplicada por meio de chatbots para tirar dúvidas ou no desenvolvimento de sistemas de recomendação de conteúdos personalizados.
TECNOLOGIA — sendo ela mesma um avanço tecnológico, a IA pode ser utilizada para desenvolver novas tecnologias ou aprimorar as já existentes.
AGRICULTURA — maiores e melhores colheitas já são possíveis graças ao uso de tratores autônomos, drones agrícolas, irrigação automatizada, monitoramento da saúde da colheita e colheita de frutos por robôs.
CHATGPT
Esta poderosa ferramenta foi criada com base na IA. O ChatGPT é capaz de elaborar frases, textos, códigos de programação, responder perguntas sobre diversos assuntos e atender a diversas outras funcionalidades.
Ele pode ser utilizado para produzir conteúdo para ações de marketing, entre outras coisas. Criado por um laboratório de pesquisas em Inteligência Artificial dos EUA, pode realizar diversas tarefas, desde escrever artigos, até criar códigos de programação e traçar estratégias de vendas, entre outros.
Redução de custos – a tecnologia pode reduzir custos estratégicos e operacionais, através de aplicações em diferentes áreas, como: marketing, finanças, atendimento ao cliente e no processo de vendas. No atendimento ao cliente, a tecnologia é possível de ser utilizada para responder perguntas frequentes dos clientes ou fornecer informações sobre produtos e serviços.
Automação de marketing — o Chat GPT pode automatizar a área de marketing ao enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais à carteira de clientes. Da mesma forma, é possível automatizar tarefas, integrá-lo a outros aplicativos (como CRMs) para aprimorar a eficácia dos processos e coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor as necessidades e trazer ao gestor mais clareza ao traçar estratégias.
FERRAMENTAS DE IA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
ChatGPT — serve para fazer buscas de palavras-chave, fornece ideias para posts e ajuda nas pesquisas para conteúdo em geral. Adicionando apenas algumas palavras-chave ou termos, é possível escrever textos originais de forma rápida, otimizando processos de produção de conteúdo. A ferramenta tem uma versão paga, com maior poder de processamento e com mais idiomas.
NIARA — o SEO são técnicas para colocar a sua empresa nos primeiros lugares dos sites de busca, como o Google. A Niara é uma ferramenta elaborada para a otimização de SEO. É capaz de fornecer sugestões de conteúdos úteis, palavras-chave e também descrições de produtos, tudo conforme os fundamentos de otimização de SEO.
JASPER — o Jasper é um assistente de copywriting e a sua proposta é escrever textos de maneira mais rápida. Dessa forma, a ferramenta produz materiais livres de plágio, em mais de 25 idiomas e otimizados com palavras-chave de acordo com o que você pretende construir no conteúdo.
ARTICLE FORGE — é capaz de pesquisar, planejar e produzir conteúdos longos para sites. Para isso, basta inserir a palavra-chave desejada, tamanho do texto em palavras e outras personalizações desejadas para receber o texto.
DALL-E 2 — gera imagens por IA a partir de descrições. Para usá-la, basta informar o tipo de imagem que deseja (pintura, realista, fotografia) e o que deseja representar.
RUNWAY — cria vídeos curtos a partir de comandos específicos. Os usuários devem informar uma descrição de conteúdo para o vídeo e, minutos depois, os quadros já estarão prontos para usar.
Play.ht — plataforma para geração de vozes por IA. É possível personalizar o sotaque, tom de voz, estilo, idade, gênero, entre outros comandos. Útil para narração de conteúdos em vídeo, leitura automática de textos em sites para acessibilidade e outros usos na sua estratégia digital.
Autor: Milton Correia Junior — Jornalista e Redator.