21 de junho de 2022

MAQUIAGEM: OPORTUNIDADES PÓS-PANDEMIA. VEJA AS NOVAS TENDÊNCIAS.

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O Brasil tem um dos maiores mercados de beleza e estética do mundo, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e do Japão. O segmento sofreu os efeitos da pandemia, mas agora já está dando sinais de retomada.  Nos primeiros dois meses de 2022, houve um aumento de 10,3% nas vendas (sem impostos) frente ao mesmo período de 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de HigienePessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Para quem comercializa maquiagem e demais produtos de beleza e estética este ano promete ser promissor. Veja estas dicas de como tirar maior proveito e crescer as vendas em 2022.

VENDAS ON LINE – cada vez mais as pessoas estão fazendo compras de itens de beleza pelo celular. Por isso é preciso estar ativo nas redes sociais e ter respostas programadas no WhatsApp Business. Caso a empresa tenha e-commerce próprio ou atue em marketplaces, as plataformas devem ser responsivas, para que, assim, possam ser acessadas de forma mobile sem dificuldade. Benefícios como frete grátis e descontos também devem ser oferecidos.

MAIS INFORMAÇÃO – os consumidores querem informações sobre maquiagem e produtos de beleza. Por  isso, quem vende ou presta serviços deve estar preparado para solucionar as dúvidas de quem compra ou vai utilizar esses itens.

PERSONALIZAÇÃO – cada vez mais os produtos tem de ser menos genéricos e mais segmentados, adaptando-se ao tom e textura de pele, cor do cabelo, etc. Por isso o ideal é oferecer kits sob medida, que possam ser combinados para atender às necessidades.

SUSTENTABILIDADE  – agora os consumidores estão mais conscientes e  querem produtos que não sejam testados em animais ou agridam o meio-ambiente. Quanto mais ecológicos melhor, pois isso conta pontos.

SENSO DE COMUNIDADE – é a vontade de pertencer a uma comunidade. Influenciadores digitais, criadores de conteúdo e pequenas marcas estão entre os que conseguem criar esse sentimento junto aos consumidores de forma mais eficiente, pois são um canal direto de comunicação para lançar tendências e produtos.

COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

CLUBES DE ASSINATURA – o assinante faz um pagamento mensal, trimestral ou semestral e recebe periodicamente produtos em casa. Nesse modelo, a empresa tem faturamento contínuo, recorrente e com tendência a crescer, gerando maior previsibilidade financeira, Para os clientes, é uma oportunidade de ter acesso a maquiagens e cosméticos a preços competitivos, com conteúdos exclusivos, praticidade e variedade.

MARCAS INDIE – as marcas independentes de maquiagem estão entre as que têm correspondido melhor aos anseios por personalização, propósito, experiência online, informações, sustentabilidade e diversidade. Uma marca indie não se posiciona só como um negócio autônomo. Além de ser administrada pelos fundadores e sem o apoio de investidores, são empresas que adotam modelos de gestão inovadores e atuam a partir da conexão com o cliente, da representatividade e do respeito à biodiversidade.

BELEZA NATURAL –  ao valorizar as características de cada um como únicas e fomentar o amor-próprio, a ideia é não esconder os traços com a maquiagem, mas utilizá-la como um realçador deles. Por isso, muitas pessoas alteraram sua relação com a beleza e buscam opções para destacar sua autenticidade.

MINIMALISMO – para manter a naturalidade, é importante oferecer produtos minimalistas, que tenham funcionalidades versáteis e alta performance em uma única formulação. Batom com hidratante labial, base em pó ou base com proteção solar são exemplos. Consumidores querem utilizar menos produtos e manter um visual saudável. Assim, é fundamental atuar com produtos de qualidade e oferecer também artigos para a hidratação da pele, que deve estar em dia para que o consumidor esbanje naturalidade, saúde e beleza.

BELEZA RÁPIDA – a rotina de beleza deve ser mais rápida, prática e simples. Os consumidores já buscam dar ênfase apenas às partes do rosto que mais gostam, como olhos ou bochechas, em vez de executar uma maquiagem complexa em todo o rosto.

DIY – Além de prestar serviços e/ou vender produtos, a empresa ligada à maquiagem deve ser uma consultora para o cliente. Isso porque parte dos consumidores passaram a realizar por conta própria etapas da rotina de beleza desde o início da pandemia e não devem abrir mão desse hábito. Maquiagens para eventos sociais, que seriam feitas no salão, e até mesmo a produção de alguns cosméticos ocorrerão modo do it yourself (faça você mesmo, na tradução). Assim, as redes sociais do negócio podem trazer conteúdos que inspirem os seguidores a fazer as próprias maquiagens e a utilizar os produtos naturais corretamente, aproximando-os da marca e ampliando chances futuras de venda.

SABERES ANCESTRAIS – a sabedoria utilizada por gerações passadas está retornando aos rituais de beleza. Ingredientes como óleos essenciais, água e pétalas de flores, café, leite, cúrcuma e chás, muitos deles usados por civilizações antigas, passaram a ser mais valorizados pelos adeptos dessa tendência. Oferecer produtos e serviços que recorram a esses saberes, tradições e insumos é uma alternativa para conquistar esse público.

NICHOS DE MAQUIAGEM EM CRESCIMENTO

BELEZA AFRO – os consumidores negros demandam cada vez mais maquiagens específicas para as diferentes tonalidades da pele negra. Muitas marcas surgiram a partir da própria carência de produtos especializados por parte das consumidoras. Sejam indústrias, lojas ou salões, é preciso ter produtos e dominar técnicas para atender a esse nicho com qualidade e diversidade de opções.

BELEZA MADURA – o segmento de cosméticos anti-idade oferece soluções para pessoas maduras. Agora, produtos e serviços de maquiagem também se voltam às necessidades específicas desse público, como maior hidratação, fator que ajuda a manter a duração dos produtos na pele, por exemplo. Linhas de maquiagens compostas com sérum e com ácido hialurônico estão entre as que podem gerar efeito mais homogêneo em peles com rugas e vincos.

COSMÉTICOS SÓLIDOS – cosméticos e maquiagens sólidos não levam água em sua composição e usam embalagens biodegradáveis, por isso, caíram no gosto do consumidor consciente.

COSMÉTICOS MASCULINOS – os homens também estão usando cosméticos e fazendo tratamentos de beleza. Mas os produtos têm de ser adequados à pele masculina, mais grossa e oleosa, e também produzirem efeito discreto.