14 de agosto de 2023

MARKETING DE INCLUSÃO: COMO INCLUIR TODAS AS PESSOAS EM SUA COMUNICAÇÃO.

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O marketing inclusivo transmite conteúdo informativo para clientes de todos os tipos, incluindo fatores como gênero, idioma, renda, sexualidade, condição física, idade, religião e etnia. Por isso, a comunicação se torna muito mais abrangente e ética.

 

Pense no seguinte: o seu público consumidor é formado por pessoas de todas as idades, sexo, etnias e orientação sexual. Portanto, se você quiser oferecer seus produtos e serviços e fazer uma comunicação abrangente, que inclua toda essa diversidade, terá de fazer o Marketing de Inclusão.

O consumidor atual, especialmente os mais novos, das gerações Y e Z, estão dispostos a comprar produtos e serviços e apoiar empresas que promovam a diversidade e a inclusão. Portanto, para mostrar a eles que a sua marca está preocupada com esse tema, o ideal é praticar o marketing inclusivo, uma estratégia que cria campanhas, anúncios e conteúdos que se comunicam com todos os indivíduos, não importando a idade, o gênero, a etnia ou a situação socioeconômica.

O marketing inclusivo não anuncia, promove ou vende apenas para um grupo de pessoas. Ele transmite conteúdo informativo para clientes de todos os tipos, incluindo fatores como gênero, idioma, renda, sexualidade, condição física, idade, religião e etnia. Além disso, considera que as pessoas são indivíduos e todos são diferentes.

No mundo de hoje, se uma empresa comercializa para um público restrito, os consumidores podem (e vão) notar esses detalhes. As mídias sociais, como o Instagram, e as análises de produtos dão voz ao cliente e ao não-cliente, de modo que as empresas devem comercializar de maneira inteligente para diferentes indivíduos.

Uma característica marcante do Marketing Inclusivo é explorar narrativas que fogem de um padrão imposto pela sociedade, dos estereótipos, a fim de garantir representatividade para diferentes grupos. Veja alguns dos seus pilares:

  • É pautado pela transparência com os consumidores.
  • Reafirma o compromisso do negócio de fazer do mundo um lugar melhor.
  • Valoriza a diversidade cultural, de gênero, etnias, orientação sexual, etc.
  • Desconstrói estereótipos.
  • Cria conexão com pessoas reais por meio da representatividade — as pessoas se identificam de verdade.

DIFERENÇA ENTRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Enquanto a diversidade diz respeito à presença de pessoas diversas, a inclusão diz respeito ao pertencimento e participação delas nesse ambiente. É por isso que diversidade e inclusão são complementares e ao mesmo tempo dependentes — mas não significam exatamente a mesma coisa.

Diversidade — refere-se à presença de pessoas que possuem uma ampla variedade de características, origens, identidades e perspectivas dentro de um ambiente. Isso engloba diferenças em termos de raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, idade, capacidades físicas e por aí vai.

Inclusão — a inclusão é o processo de criar um ambiente no qual todas essas pessoas diversas sejam valorizadas, respeitadas e tenham a oportunidade de participar plenamente do ambiente corporativo. É como se fosse uma garantia de que essa diversidade realmente vai ser plena. Ou seja, não se está apenas colocando pessoas diferentes em uma organização sem garantir que elas se sintam pertencentes àquele espaço. A inclusão vai além da mera presença. É por isso que ela envolve a criação de políticas, práticas e culturas que garantam que todos tenham acesso igual a oportunidades, recursos e decisões.

VANTAGENS DO MARKETING INCLUSIVO

O marketing inclusivo é vantajoso tanto para a organização quanto para o cliente. Para os empreendimentos, um público mais amplo resulta em campanhas que atingem mais clientes em potencial e cria uma visibilidade positiva para a marca. Os clientes, por sua vez, sentem-se representados e valorizados.

Os profissionais de marketing inclusivo estão dispostos a cultivar o conjunto de habilidades necessários para comercializar dados demográficos específicos, sem depender de estereótipos, assumindo uma posição progressista em questões de justiça social.

Além disso, permitir que a sua empresa atinja pessoas diferentes fará com que a marca tenha muito mais possibilidades e pontos de vista a se aproveitar. A partir disso podem se abrir diversas oportunidades como nichos e parcerias, por exemplo.

COMO APLICAR O MARKETING INCLUSIVO

CONTE HISTÓRIAS VERDADEIRAS — explorar novas narrativas e perspectivas para contar histórias por meio de consumidores reais é um caminho certeiro para o negócio que deseja tornar o mundo um lugar melhor.

TRABALHE COM UM TIME INCLUSIVO — comprometer toda a equipe com a proposta do Marketing Inclusivo influencia diretamente o impacto que o negócio pode gerar no seu entorno. É essencial formar um time plural para a realidade como ela se apresenta. Marketing Inclusivo é fugir de estereótipos, inclusive, no próprio negócio.

INVISTA EM UM MANUAL DE BOAS PRÁTICAS — é preciso alinhar não só o tom e a linguagem do material, como também buscar a representatividade em cada post, em cada comunicação disparada. Por isso, invista em um Manual de Redação com a linguagem que deve ser seguida, bem como os termos que devem ser evitados, e em um Guia voltado a valorizar a diversidade na escolha de fotos das redes sociais.

COMO CONSTRUIR UM MARKETING INCLUSIVO

TODOS TÊM IMPORTÂNCIA — não privilegie apenas um tipo social. A melhor maneira de incluir é dando a mesma visibilidade para pessoas de raça, gênero, ou condições físicas diferentes. Quanto mais plural, mais representativa a marca se mostra.

FUJA DOS ESTEREÓTIPOS — há anos que a sociedade se reinventa, buscando cada vez mais redefinir os espaços de grupos subalternizados. Ou seja, mulheres fazendo trabalhos domésticos, pessoas negras exercendo funções unicamente braçais, apenas homens brancos protagonizando papéis de executivos ou compradores de casas ou carros são estereótipos que devem ser quebrados.

SALÁRIOS EQUITATIVOS — ao contratar pessoas “diferentes” remunere-as de maneira igualitária. A inclusão não deve ser feita apenas para “limpar” o nome da marca ou empresa, mas, sim, para integrar de maneira plural as diferentes figuras da nossa sociedade tão diversificada.

A LINGUAGEM IMPORTA — é importante que tais grupos sociais sejam referenciados adequadamente, de maneira respeitosa e humanizada. Para isso, estudar denominações e características de pessoas que compõem a sigla LGBTQIA+, por exemplo, ou como preferem ser chamadas as pessoas portadoras com necessidades especiais, é fundamental. Isso mostra comprometimento com o público e uma maneira de educar a população que consome a publicidade.

 QUEBRE AS BARREIRAS — muitas empresas possuem requisitos muito difíceis de serem alcançados por pessoas que tem uma trajetória de subalternização. Um exemplo disso é a exigência de língua estrangeira para possíveis funcionários. Ao eliminar estas barreiras estruturais, uma diversidade mais plural de pessoas podem compor o time de maneira compromissada, o que guia a empresa para um olhar mais inclusivo consequentemente.

CONTRATE UMA EQUIPE DIVERSIFICADA — a inclusão começa de dentro para fora. Você precisa de perspectivas diferentes para aprender que existem maneiras distintas de pensar e fazer os trabalhos. Defina um ajuste de cultura dentro de sua empresa e garanta que você não tenha pessoas de mesma opinião, com uma perspectiva singular e de origens e formação idênticas.

Descubra preconceitos inconscientes dentro do time e pense em formas de trabalhar a desconstrução de qualquer crença ou atitude limitante. Discuta estratégias de campanhas, de anúncios ou de posicionamentos com diferentes indivíduos e perceba o que eles podem transmitir de valor em seu local de fala.

OLHE PARA FORA DA SUA EQUIPE — encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes. Use os seus dados para explorar tendências ou trabalhe com consultores externos. Isso garante que você não está simplesmente comercializando o seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram nas personas restritas do comprador.

SEJA ATENCIOSO COM SUAS IMAGENS — há apenas homens brancos atléticos e mulheres loiras e esqueléticas mais do que suficientes em imagens em suas publicações? Se sim, está na hora de rever os seus conceitos. Diversifique os seus recursos e busque um banco de imagens que retrata com mais precisão o mundo em que vivemos. Represente a todos, lembrando como cada imagem caracteriza a idade, a cor da pele, as deficiências, a cultura, o sexo, a religião ou o peso.

CRIE COPYWRITING INCLUSIVO — use pronomes neutros. Se o gênero não precisa estar lá, não o inclua. Mantenha linguagem e escrita simplistas e não assuma conhecimento. Além disso, tenha cuidado com referências culturais e metáforas para não confundir ou insultar o público. E não ouse usar humor que possa ser dúbio.

DICAS PARA CRIAR CONTEÚDO INCLUSIVO

DIVERSIFIQUE SEU PÚBLICO — as campanhas de marketing costumam segmentar o público-alvo. Já as campanhas de marketing inclusivo ampliam esse grupo em busca de clientes em potencial. Quando você começa a escrever para um público mais amplo, descobre que seu conteúdo é mais atencioso e atraente do que os dos seus concorrentes.

TORNE SEU CONTEÚDO ACESSÍVEL — a forma como você apresenta seu conteúdo pode ser tão importante quanto o que você diz do ponto de vista da inclusão. Se você deseja que sua escrita seja acessível, é necessário começar tornando todo o site acessível. Comece garantindo que os leitores possam interagir com todas as páginas do seu site, mas especialmente com o seu blog. Em seguida, verifique se o texto alternativo em suas imagens é relevante e não apenas usado para colocar palavras-chave em seu artigo. Legendas também devem ser adicionadas aos vídeos.

CHEQUE O SEU SITE — certifique-se de que seu site seja navegável pelo teclado; melhore o contraste das cores; certifique-se que o seu site funcione com todos os navegadores e ferramentas de acessibilidade.

USE LINGUAGEM INCLUSIVA — as palavras que você usa importam. Elas têm o poder de inspirar, mas também têm a capacidade de dividir e excluir. Quando se trata de criar conteúdo inclusivo, você deve ter cuidado com a linguagem escolhida. A adoção de linguagem neutra em termos de gênero deve ser o mínimo necessário. Você também deve evitar fazer suposições baseadas em gênero. Os políticos nem sempre são do sexo masculino. Um pronome neutro em termos de gênero é a aposta mais segura nesses cenários.

CONSULTE O SEU PÚBLICO — peça o retorno sobre os seus posts. Quanto mais você discutir seu trabalho abertamente e convidar os leitores a dar a sua opinião, mais rápido poderá começar a criar conteúdo genuinamente inclusivo.

USE IMAGENS DIVERSAS — as fotos dos bancos de imagens geralmente apresentam americanos ou europeus brancos de classe média. Não basta escrever de maneira inclusiva. As pessoas gostam de se ver representadas em imagens porque elas se sentem empoderadas, incluídas e capazes. Eles se identificarão mais com sua empresa e produto quando virem pessoas como elas incluídas nos seus esforços de marketing de conteúdo. Também deixa claro que você está escrevendo especificamente para eles. Torne suas postagens mais exclusivas, incluindo fotos de pessoas de diferentes origens. Isso pode incluir pessoas de cores diferentes, famílias não tradicionais e pessoas de diferentes tamanhos e habilidades.

ESCREVA DE MANEIRA ACESSÍVEL — ser inclusivo com a escrita não se resume apenas ao uso de linguagem apropriada mas também a maneira como o texto é montado.

  • Use palavras curtas e frases curtas.
  • Mantenha os parágrafos curtos e use muitas subposições para facilitar a eliminação do conteúdo pelos leitores.
  • Evite jargões, abreviações e outros termos especializados que o consumidor médio não entenderá.
  • Use pontos para dividir as listas de informações.
  • Escreva os conselhos ativos para manter sua escrita o mais concisa e clara possível.

Em caso de dúvida sobre a qualidade e eficácia de sua escrita, use uma ferramenta como o aplicativo Hemingway. O aplicativo Hemingway analisa sua escrita e fornece um nível de leitura baseado em notas. Também apontará frases longas e complexas, lugares onde você usou a voz passiva e outros problemas com o seu conteúdo.

Autor: Milton Correia Junior — Jornalista e redator.