23 de agosto de 2023

MARKETING DE VÍDEOS: USE PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES!

Compartilhe

Criar e compartilhar vídeos vai promover sua marca, produtos e serviços.

Na Internet, os vídeos fazem mais sucesso do que nunca. As pessoas já se acostumaram a receber todo o tipo de informação na forma de vídeos e assistem a vários deles durante o dia. Por isso, os proprietários de micro e pequenas empresas não podem ignorar essa tendência e precisam lançar mão dessa nova maneira de se comunicar.

Para não ficar de fora e perder para a concorrência, devem fazer o Marketing de Vídeos, ou Vídeo Marketing, como também é conhecido. O Marketing por vídeos tem como objetivo criar e compartilhar vídeos que promovam sua marca, produtos e serviços. Dessa maneira, você irá aumentar o engajamento, elevar a conscientização da marca, conquistar mais clientes e impulsionar as vendas.

Qualquer uso de vídeo na sua estratégia de atração e retenção de clientes pode ser chamado de vídeo marketing. Isso inclui: campanhas publicitárias em vídeo; vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca e vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo, entre outros.

VANTAGENS DO MARKETING DE VÍDEO

AUMENTAM O ENGAJAMENTO — ao incorporar vídeos em sua estratégia de marketing, você pode se conectar com sua audiência em um nível mais profundo. Também podem pode impulsionar suas vendas e a receita. Ao fornecer informações valiosas por meio de vídeos, é possível convencer seus clientes a fazer uma compra. As pessoas tendem a confiar e a comprar de uma marca que mantém conteúdo em vídeo, pois veem isso como um sinal de profissionalismo e credibilidade.

TEM CUSTO RAZOÁVEL — você pode contratar uma produtora de vídeos. Mas também pode fazer seus próprios vídeos com alta qualidade utilizando equipamentos como um bom microfone e a câmera do seu celular. Softwares de vídeos poderão ser utilizados para fazer a edição. Os benefícios do marketing de vídeo superam os custos.

AUMENTAM O TRÁFEGO ORGÂNICO — ou seja, os acessos que o seu site recebe que não acontecem por campanhas pagas de anúncios no Google, é fundamental para o sucesso no marketing digital. Se não conseguir atrair muitos visitantes, dificilmente vai gerar muitos leads e muito menos vendas. O vídeo aumenta (e muito) as suas chances de conseguir visitantes.

ÓTIMO RETORNO SOBRE INVESTIMENTO — o que determina se um investimento de marketing tem bom retorno é sua capacidade de gerar resultados concretos de negócios, como leads (futuros clientes) e vendas. Um estudo  mostrou ainda que 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bom retorno.

CONTEÚDO DE QUALIDADE DE FÁCIL CONSUMO — o conteúdo em vídeo tem alto poder de engajamento e persuasão, já que é possível explicar até mesmo conceitos complexos de um jeito fácil de entender, por meio de vídeos curtos e bem elaborados.

POTENCIAL DE VIRALIZAÇÃO — dos vídeos é totalmente diferente do que o conteúdo escrito normalmente é capaz de trazer para a sua marca. De acordo com a Simply Measured, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados. Se você quer produzir conteúdo viral, as chances disso acontecer são muito maiores se ele for feito em formato de vídeo.

TIPOS DE CONTEÚDO DE VÍDEO

VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTO — são perfeitos para você apresentar seus produtos e serviços aos clientes em potencial. Esses vídeos podem levar os espectadores a uma visita virtual do seu produto e mostrar como usá-lo. Ou sejas, o que você oferece e como pode atender às necessidades deles. Ao

VÍDEOS DE MARCA — ajudam a estabelecer uma imagem de marca poderosa e convincente. Contam a história da sua marca e destacam seus valores centrais e as proposições de venda únicas. Podem ajudá-lo a se destacar da concorrência e a construir uma base de clientes leais que acreditam na sua marca.

VÍDEOS DE “COMO FAZER” E TUTORIAIS — fornecem instruções passo a passo sobre como fazer algo. Eles ajudam seus clientes a resolver problemas e a responder às suas perguntas.

VÍDEOS DE DEPOIMENTOS — apresentam clientes satisfeitos compartilhando sua experiência sobre seu produto ou serviço. Tais vídeos são uma prova social poderosa e podem ajudá-lo a ganhar a confiança de novos clientes.

VÍDEOS AO VIVO — são indicados para promover eventos, hospedar seminários on-line, entrevistas, sessões de perguntas e respostas e lançamentos de produtos. Ao transmitir ao vivo, você pode se conectar com seu público em tempo real, responder a suas perguntas e criar um senso de comunidade.

VÍDEOS PROMOCIONAIS — são uma maneira especial de promover seus produtos ou serviços e gerar leads ou vendas. Eles são vídeos curtos e dinâmicos que transmitem sua mensagem de marketing de uma maneira divertida e envolvente. Você pode usar vídeos promocionais para mídias sociais, marketing por e-mail ou anúncios online, por exemplo.

DICAS RÁPIDAS — vídeos super curtos com dicas valiosas. Criam volume de conteúdo valioso com grande agilidade. O consumo fácil e rápido facilita o engajamento e convida os seguidores a buscar materiais mais profundos, quer em vídeo ou em outros formatos.

CURSOS — criar um curso online é uma das formas mais complexas de fazer vídeo marketing, mas é também uma das mais completas e profissionais.

TEASERS — vídeos que provocam o público e geram expectativa sobre alguma novidade que está chegando.

BASTIDORES — mostram os bastidores de uma campanha, uma novidade que está sendo preparada, como funciona a sua empresa, etc.

COBERTURA DE EVENTOS — se a sua empresa costuma participar de eventos no seu nicho de atuação, é provável que isso seja interessante para a sua persona. Aproveite para fazer a cobertura desses eventos, mostrando as principais atrações, como a sua marca está participando e o que mais interessar ao seu público. Transmissões ao vivo fazem muito sucesso em ocasiões assim, e geram bastante engajamento.

ESTUDOS DE CASO — podem servir de prova social e convencer possíveis clientes a finalmente escolher você no lugar de um concorrente. Criar um vídeo como estudo de caso pode exigir um investimento maior para filmar os depoimentos dos clientes e mostrar como o problema foi resolvido com a sua ajuda.

ENTREVISTAS — com profissionais respeitados na sua área pode conferir autoridade a você e a sua marca, e certamente é um tipo de informação que atrai a atenção da persona.

PLANEJAMENTO

Uma campanha de marketing de vídeos funciona como qualquer outra. Ou seja, requer planejamento e estratégias para dar bons resultados.

Defina seu público- alvo — em primeiro lugar, você deve definir para quem está criando e exibindo seus vídeos. Quem são essas pessoas, qual o seu sexo, idade, classe social, interesses, gostos, hobbies, trabalhos, quais as redes sociais que frequentam, etc. Conhecer sua audiência é fundamental para criar conteúdo que combine com essas pessoas e atende às suas necessidades e vontades.

Defina seus objetivos — o que você pretende: aumento nas vendas? Mais tráfego no site? Seja específico em seus objetivos e mantenha-os alcançáveis.

Crie um calendário de conteúdo — ou seja, a frequência e as datas em que irá postar os seus vídeos. Para cumprir as datas, você terá de iniciar a produção dos vídeos com antecedência. Decida sobre um formato de vídeo que funcionará melhor para o seu conteúdo e siga-o. Não tenha medo de ser criativo e experimentar abordagens diferentes.

Produza conteúdo — escreva o conteúdo do vídeo fazendo um roteiro do que irá gravar. Isso ajuda na hora de fazer o vídeo. Faça o vídeo com a melhor qualidade possível, mas não se prenda a detalhes técnicos. Faça vídeos curtos e interessantes.

Veicule na mídia — escolha os melhores canais para divulgar os seus vídeos conforme o seu público-alvo.

Analise o impacto — veja as taxas de engajamento e o que mais agradou.

DICAS DE COMO FAZER UM VÍDEO

CRIE O ROTEIRO DO VÍDEO — O script de vídeo é uma ferramenta fundamental para a criação de vídeos. Entretanto, antes de começar a produção, saiba exatamente o que você deseja criar. Você deve começar com a definição do briefing, pois nele estarão aspectos como o objetivo do vídeo e tópicos que devem ser abordados. Depois, o roteiro começa a tomar forma com base nas ideias e os objetivos traçados. Nesse sentido, o roteiro precisa ser escrito em forma de diálogo para facilitar a compreensão, além de conter todos os detalhes como as falas, posição da câmera, entrada de imagens e background.

PLANEJE A CAPTAÇÃO — é preciso estar de olho em questões como a iluminação no local de gravação, sobretudo em locais fechados; a qualidade da câmera e se precisará de tripés para que a imagem tenha estabilidade; um microfone de qualidade que capte os sons e vozes de forma clara e sem ruídos.

ORIENTE OS PERSONAGENS — as pessoas que farão o vídeo precisam ensaiar para checar se o tempo de gravação está adequado e se serão necessárias edições no roteiro e outras alterações.

FAÇA A EDIÇÃO DO MATERIAL — uma edição bem-feita pode fazer milagres em um vídeo! Cortes no tempo certo, efeitos especiais, acréscimo de lettering e outros fatores são determinantes para que o conteúdo fique com um toque mais profissional. Por isso, não hesite na contratação de um editor de vídeo que tenha experiência. Afinal, isso é capaz de modificar completamente como os vídeos ficarão. Ou seja, também terá um forte impacto de como o público receberá o conteúdo.

COMO PROMOVER SEUS VÍDEOS

PROMOVA SEUS VÍDEOS — o melhor caminho é compartilhar seus vídeos nas redes sociais. Você também pode pedir aos seus amigos e familiares que o compartilhem em suas redes. Dessa forma, seu vídeo terá mais visualizações, compartilhamentos, curtidas e comentários.

FAÇA MÍDIA PAGA — plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads permitem que você direcione seu público com base em vários dados demográficos, interesses e até mesmo seu histórico de pesquisa. Essa abordagem direcionada geralmente resulta em uma taxa de engajamento e taxa de cliques mais altas.

FAÇA PARCERIAS — com influenciadores e criadores de conteúdo que atendam o seu público-alvo. Eles devem compartilhar os mesmos valores e também ter um público-alvo semelhante ao seu.

USE E-MAIL — use sua lista de e-mails para compartilhar seu vídeo com assinantes interessados em sua marca. Isso pode incluir um vídeo de teaser ou um link para o vídeo completo incorporado no e-mail.

FAÇA SEO — use estratégias para que os seus vídeos estejam na primeira página de sites de busca como o Google. Otimize com palavras-chave relevantes, inclua tags relevantes, descrições meta e um título claro em plataformas como YouTube e Vimeo. Dessa forma, quando alguém digitar consultas de pesquisa relevantes, seu vídeo ficará no topo dos resultados de pesquisa.

USE OS PRINCIPAIS CANAIS DE VÍDEO MARKETING

YOUTUBE — a principal plataforma de vídeos.

REDES SOCIAIS

Instagram — focada justamente em fotos e vídeos curtos.

Facebook — com os Instant Videos e o Facebook Watch, é a mais engajada em vídeos no momento, e quer concorrer diretamente como o Youtube;

LinkedIn — um vídeo no LinkedIn tem 20x mais chances de compartilhamento que qualquer outro tipo de post. Se você usa a rede, é impossível deixá-la de fora da sua estratégia de vídeos;

Twitter — participar das famosas “Twitcams” continua sendo uma das melhores formas de ganhar seguidores e aumentar o engajamento na rede social;

TikTok — é uma rede que tem se popularizado bastante nos últimos anos e também é outro canal importante para a sua estratégia de vídeo marketing. Por isso, é essencial que o seu negócio acompanhe essa tendência para ter maior visibilidade e alcance na distribuição do seu conteúdo.

Blog — não importa quantos dos canais anteriores já use, invista em vídeos no seu próprio blog. É possível incorporar vídeos nos posts ou criar uma página exclusiva para eles.

FERRAMENTAS PARA MARKETING DE VÍDEO

Você mesmo pode produzir seus vídeos ou ter um funcionário habilidoso que faça isso.

Quando se trata de software de edição de vídeo, iMovie é uma opção indicada para usuários de Mac, enquanto o Adobe Premiere Pro é a escolha principal para profissionais. As duas ferramentas, porém, têm custos altos, mas você pode procurar versões gratuitas, como DaVinci Resolve e Lightworks.

Splasheo — esta é uma das ferramentas para vídeo mais fácil de usar no seu marketing de conteúdo. Com ele você pode “enquadrar” seus vídeos para um maior impacto visual. O Splasheo ajuda a simplificar a adição de legendas marcantes, de aparência profissional e que chamam a atenção do usuário.

Wistia — você pode adicionar miniaturas e cores personalizadas e inserir facilmente logotipos e marcas. Além disso, pode colocar CTAs estrategicamente em um stream do seu próprio conteúdo de vídeo.

Vidyard — existem quatro recursos principais: hospedagem de vídeo, gravação e compartilhamento de tela e personalização de vídeo. O recurso de hospedagem oferece personalização para o seu player, além de ferramentas analíticas profundas que permite conhecer melhor o seu público.

PlaceIt — considerada como o maior repositório de modelos visuais da Internet, a plataforma atende a quem cria camisetas, banners, capas de livros e, é claro, muitos tipos diferentes de vídeos. Para vídeo, PlaceIt oferece centenas de modelos que podem fornecer inspiração. Ela possui conceitos para criar storyboard e também muitos recursos para criar filmagens de aparência profissional com extrema agilidade.

Wirecast — ajuda a transformar seu computador em uma estação de televisão. É uma ótima ferramenta para gravar eventos ao vivo perfeitamente. Além disso, com ele você pode adicionar transições e efeitos em tempo real e transmiti-los diretamente para o Facebook, Twitter e outras redes.

Videohop — ferramenta de edição de vídeo com recursos completos e mais avançadas. Este aplicativo iOS e Android facilita a criação de diferentes versões do mesmo vídeo. Além disso, o Videohop oferece uma grande variedade de filtros e transições, juntamente com ferramentas de edição fáceis. Sendo assim, você pode adicionar texto, movimento lento ou rápido, animações, locuções de voz e muito mais. Quando terminar, leva apenas um momento para enviar seu trabalho concluído para o Instagram, YouTube, Facebook, etc.

Magisto — esta ferramenta coleta suas melhores fotografias e clipes de vídeo e os reúne em um conteúdo de vídeo empolgante e bem trabalhado.

Canva – embora a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo possa usar o Canva, principalmente para design gráfico, ele também possui recursos de animação. O Canva pode renderizar seus designs estáticos como GIFs e vídeos. Você pode fazer animações com muito pouco investimento de tempo.

Animoto — trata-se de um marcador de vídeo com a premissa de arrastar e soltar para criar vídeos profissionais poderosos. O Animoto torna muito fácil transformar fotos e textos em um vídeos atraentes. Portanto, é perfeito para a forma como as pessoas consomem vídeos nas redes sociais – em curtos períodos e com o som desligado.

Movavi — é um excelente software de edição de vídeo para todos os efeitos.

VideoScribe — crie vídeos incríveis em quadro branco usando os recursos de arrastar e soltar disponíveis com o VideoScribe. Eles ajudarão você a envolver seu público de maneira minimalista com gráficos profissionais e 190 faixas de música isentas de royalties.

Fastreel – editor de vídeo online permite que você crie vídeos diretamente do seu navegador sem precisar baixar nada. Você pode adicionar música, texto, filtros e marcas d’água de marca a todos os vídeos no Fastreel. Você também pode ajustar a velocidade do vídeo e até criar vídeos usando imagens estáticas.

Wave.Video — com toneladas de imagens, vídeos e clipes de áudio, a criação de conteúdo exclusivo e personalizado leva muito pouco tempo. Hospedagem sem anúncios, uma biblioteca de ações gratuita, um reprodutor de vídeo totalmente personalizável.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.