27 de junho de 2022

MARKETPLACE: VENDA ATRAVÉS DESSA PLATAFORMA ONLINE E GANHE DINHEIRO

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Autor: Milton Correia Junior – jor nalista e redator.

O marketplace é uma plataforma digital na qual os lojistas se unem para vender seus produtos pela internet. Funciona como um shopping center virtual, que pode se acessado pelo computador ou pelo celular. Um exemplo é a plataforma Mercado Livre, Ebay, AliEpress, Submarino e outras semelhantes.

O marketplace é um conglomerado de lojas virtuais diferentes que vende diferentes marcas, com diferentes preços que concorrem entre si, o que facilita para quem compra escolher o melhor produto pelo melhor preço, e aumenta a competitividade entre os lojistas, o que sempre é bom e produtivo para o mercado

VANTAGENS DO MARKET PLACE – divulgação otimizada; clientes com maior variedade de produtos à disposição; comerciantes com maior chance de conquistar vendas sem que precisem fazer um grande esforço de publicidade.

Aumenta a força da marca – os marketplaces apresentam ampla visibilidade devido ao grande número de visitantes

Impulsiona as vendas – as pessoas já acessam com a intenção de comprar. Isso eleva consideravelmente as chances de vendas.

Potencializa o ROI – o retorno sobre os investimentos (ROI) é fundamental para o sucesso do negócio. Como os marketplaces são plataformas conhecidas pelo público consumidor, anunciar neles confere mais oportunidades de vendas.

COMO GANHAR DINHEIRO PARTICIPANDO DE UM MARKET PLACE

Veja estas dicas de como conseguir lucrar com os seus produtos colocados à venda num marketplace:

FIQUE ATENTO À ESCOLHA DOS PRODUTOS – apesar da visibilidade que as plataformas de marketplaces oferecem, somente isso não é suficiente pra garantir boas vendas, é preciso pensar em produtos que as pessoas realmente queiram comprar. É importante conhecer muito bem as suas mercadorias e saber quais são aquelas com maior adesão do público consumidor da sua loja. Para isso, você pode acompanhar o seu histórico de vendas, ou simplesmente fazer uma pesquisa para saber quais são os itens de maior adesão.

ESCOLHA PRODUTOS COM POTENCIAL – É preciso oferecer produtos que as pessoas desejem comprar. Avaliar a lista de itens mais vendidos nos principais sites e também páginas de referência, como o Mercado Livre Tendências é um bom começo. O Hall da Fama do E-commerce Brasileiro e a pesquisa Webshoppers também podem ajudar. Entretanto, há alguns produtos que são sucesso constante, como por exemplo:

Smartphones – modelos mais populares, como o Motorola Moto G, sempre vendem bem.

Eletrônicos – os videogames e acessórios estão entre os produtos com maior giro nos marketplaces.

Saúde e Beleza – o esfoliador eletrônico Amopé está entre os produtos com melhor desempenho em vendas. Chapinhas e secadores de cabelo são outros itens com grande potencial.

Casa e Decoração – pequenos itens para a decoração de casa também são uma ótima opção para venda. (Segue aqui uma lista de produtos de Casa e Decoração mais vendidos nos marketplaces).

Alguns dos lojistas mais bem-sucedidos nos marketplaces concentram suas vendas nestes itens.

Para que está começando, a melhor estratégia é apostar em um portfólio reduzido de produtos com amplo potencial de vendas. Depois, com o canal consolidado, é possível apostar na diversificação, colocando mais itens a venda.

CUIDE DO ESTOQUE – antes de fazer o cadastro em um marketplace, é preciso que você tenha condições de atender os clientes com um estoque reforçado. É necessário estar preparado para suportar um volume considerável de pedidos, em especial nas datas sazonais.

USE TÉCNICAS ADEQUADAS DE VENDAS  – você vai concorrer com outros e-commerces. Ou seja, não há espaço pAra amadorismos ou improvisos. É fundamental cuidar de cada detalhe. Desde as fotos dos seus produtos, passando pelo atendimento, que deve priorizar uma boa experiência do cliente, até o correto envio das mercadorias.

OFEREÇA BONS PREÇOS – em um ambiente virtual tão repleta de opções, o preço sempre vai ser o maior chamativo. E claro, tudo bem planejado e uma pesquisa sobre o preço da concorrência cobrar menos não vai te fazer lucrar menos, uma vez que o fluxo de vendas vai aumentar. Portanto, na hora de definir o preço que você quer vender, fique atento ao preço oferecido pela concorrência, faça conta e entenda bem os custos para você, calcule a margem de lucros e seja o mais competitivo possível, pois muitas vezes a competitividade define o que é marketplace.

SEJA BEM VISTO PELOS CLIENTES – a confiança faz com que os clientes voltem sempre. E para isso é importante que você seja o mais honesto possível. Isso porque a popularidade não vem apenas através de bons produtos, problemas vão acontecer, é algo natural do  ramo, mas como você vai lidar com essas situações é que vai definir se o cliente vai te considerar alguém de confiança ou não.

DEFINA O PERFIL DOS POTENCIAIS COMPRADORES – saiba quem é o seu consumidor final. É o usuário final ou o empreendedor? Faça uma pesquisa sobre os hábitos de consumo desse potencial comprador. É muito importante ter clareza de onde esse público está. Não adianta investir em algum marketplace famoso se o seu público não estiver lá.

ESCOLHA A SUA PLATAFORMA – com base em uma análise de persona e nos custos e benefícios de cada marketplace, escolha o mais adequado a sua necessidade. O estudo dos custos e tarifas é essencial. O marketplace deve ser um canal de abertura do seu negócio na internet e de potencialização de novos clientes, mas é importante ter em mente que a venda por este canal seja feita para converter seu cliente para o seu canal direto, saindo desse “aluguel de shopping center virtual”. Depois de escolhida, estude as regras e as comissões da plataforma – para você estabelecer sua margem e fazer o cálculo correto.

SEJA CRIATIVO – uma estratégia para se diferenciar é criar anúncios de qualidade. Não copie frases, anúncios ou descrições de produtos de outras pessoas ou da marca do produto. Escreva pensando na solução que o produto pode proporcionar. Sempre se pergunte: o que faz com que uma pessoa busque esse produto? Faça fotos de boa qualidade. Um cuidado é com a taxa de carregamento – fotos de qualidade não significam arquivos grandes.

PREÇO – atente-se ao preço ofertado e, quando possível, faça promoções ou coloque frete grátis. Em marketplaces, a concorrência pode ser maior. Por isso, é importante uma pesquisa de preço para entender se o seu preço está dentro do que outros vendedores têm cobrado.

USE AS DÚVIDAS E AS PERGUNTAS A SEU FAVOR – sirva-se das dúvidas enviadas pelos potenciais clientes a seu favor. Escreva bons textos – além de responder a questões pontuais, aproveite para se destacar e convencer outros prováveis compradores que navegarem em sua página.

CUIDE DA SUA NOTA DE AVALIAÇÃO – é muito importante responder rápido, cumprir prazos e enviar produtos da qualidade prometida. Isso contribui para formar a sua reputação.

FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR SEU MARKETPLACE

Existem ferramentas que podem tornar o seu trabalho em marketplace mais eficaz.

OLIST – com o Olist do Sebrae Connect, você consegue conectar a sua loja virtual aos vários canais de marketplace existentes. A principal vantagem é ser capaz de administrar, de forma muito mais simples, a sua presença em todos esses marketplaces. Você recebe alerta automático de recebimento de novos pedidos, controla suas vendas e tem uma previsão de recebimentos financeiros, bem como uma ferramenta que indica se os preços dos seus produtos estão competitivos em relação à concorrência.

PRECIFICA – a concorrência na internet é maior, por isso manter um preço competitivo é importante. E a Precifica pode te ajudar a monitorar os preços de produtos semelhantes ofertados pelos seus principais concorrentes, facilitando o seu trabalho, uma vez que são emitidos relatórios diários.

PREDIFY – a  Predify é uma startup que auxilia no processo de precificação de produtos, por meio da inteligência artificial. É um sistema de fácil acesso que monitora preços da concorrência, contribuindo para estipular uma precificação dinâmica e com competitividade, como também aumentar seu lucro.

NAVEGG E-COMMERCE – é uma ferramenta que fornece informações sobre a sua persona e sobre potenciais compradores, facilitando, por exemplo, a escolha de uma forma de comunicação, de plataforma e de rede social às quais investir mais tempo.

LOJA VIRTUAL X MARKETPLACE

Talvez você esteja se perguntando quais as vantagens e as desvantagens entre ter uma loja virtual e um marketplace.

Para não ficar nenhuma dúvida, listamos aqui os principais pontos de atenção que você precisa levar em consideração na hora de decidir como vender em marketplace ou em lojas próprias.

AUDIÊNCIA –  serem marcas conhecidas, marketplaces como Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza e outros  pessoas estão nesses locais ou naturalmente procuram por eles. Portanto, ter uma loja em um marketplace é um modo rápido de conseguir audiência.

INVESTIMENTOS EM MARKETING E SEO – os marketplaces realizam investimentos significativos em SEO e em divulgação – tanto em anúncios digitais quanto em ações como outdoor, propagandas em televisão. Isso certamente aumenta a chance de você ser encontrado e realizar mais vendas. Quando você está em um marketplace, é possível aproveitar toda a estrutura de Marketing.

TECNOLOGIA E SUPORTE – um grande diferencial é usufruir de uma estrutura que já está pronta. Você não precisa se preocupar com a manutenção do site, com o cadastro das modalidades de pagamento ou de frete, tampouco com os formatos em que seu produto será apresentado.

CUSTOS – cada marketplace cobra um valor diferente de comissão pelas suas vendas. Vale a pena fazer uma pesquisa sobre as comissões visando escolher em quais marketplaces você gostaria de começar a sua loja. Alguns marketplaces podem oferecer frete grátis financiados por eles. Por outro lado, manter a sua loja online também tem custos. Você precisaria de ter uma assinatura de plataformas de e-commerce, talvez contratar uma pessoa para ajudar a fazer o cadastro inicial e a montar o design.

Os custos e tarifas do marketplace são altos, portanto, ele deve ser um canal de porta de entrada. Trabalhar o direcionamento para o seu canal próprio de vendas pode ser uma opção interessante para redução de custos.