14 de junho de 2022

MICROFRANQUIAS HOME BASED: TRABALHE EM CASA E TENHA SUA RENDA!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Com a pandemia pelo novo coronavírus, muitas pessoas ficaram mais em casa ou perderam seu emprego. Essa é a causa do aumento da procura e compra de franquias que permitem o trabalho no sistema home office.

Esse tipo de franquia tem muitas vantagens: são mais baratas, permitem que a pessoa trabalhe em casa e não é preciso contratar funcionários.

Atenção para este detalhe: um trabalho home based significa baseado em casa. Ou seja, a base do negócio é na residência da pessoa. Já o trabalho home office é aquele feito em casa, porém a sua base pode estar em outro lugar.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem 11 segmentos de franquias no Brasil. Desses, o que mais costuma se destacar é o de Alimentação: só em 2020, ele faturou cerca de R$ 40,8 bilhões. Depois vem o de  Saúde, Beleza e Bem-Estar, com faturamento de R$ 35,2 bilhões.

Porém é importante que você trabalhe com aquilo que gosta e tem mais aptidão. Há várias opções de franquias home based e home office. Pode ser com trabalho 100% dentro de casa, ou fazendo visitas aos clientes. Há franquias em que a pessoa trabalha apenas no computador. Em outras, ela produz alguma coisa em casa. Enfim, há diversos modelos que exigem diferentes habilidades.

Veja estas dicas para escolher bem uma franquia para se trabalhar em casa e ter sucesso:

VEJA SE TEM PERFIL – A microfranquia home based é um modelo pronto. Você terá que se adaptar e ele e não alterar nada da padronização. Em contrapartida, irá comprar uma marca já conhecida e estabelecida no mercado, além de contar com todo o apoio do franqueador para que o seu negócio dê certo.

ANALISE SEU CAPITAL DISPONÍVEL – Veja quanto pode investir e se tem condições de se manter até que a franquia comece a dar lucro, o que demora, no mínimo, um ano. Algumas franquias home based exigem equipamentos específicos ou cobram taxas mais altas. Por isso é preciso planejamento prévio.

FAÇA PLANEJAMENTO FINANCEIRO – Além de pagar o valor da franquia, você terá de pagar taxas mensais como royalties e marketing. Importante: também terá que ter capital de giro, que será utilizado para manter suas operações, principalmente nos primeiros meses, quando a empresa não costuma dar lucro.

SEJA DISCIPLINADO – Trabalhar em casa requer grande disciplina. Não poderá misturar trabalho com as atividades domésticas. Terá de definir tarefas, horários, etc. Na verdade, terá de dedicar muitas horas do dia para que a franquia decole e tenha sucesso. Isso exige muito trabalho.

ANALISE OS SUPORTES – A grande vantagem de ser um franqueado é que o franqueador irá lhe repassar toda sua experiência. Ou seja, ele lhe dará suportes que incluem treinamentos, marketing, apoio comercial e outros. Leia a Circular de Oferta de Franquia (COF) para saber com o quê poderá contar. Esse documento traz todas as informações sobre uma empresa. Desde o seu histórico, até os suportes oferecidos e a lista de franqueados da rede.

TRABALHE NO QUE GOSTA – Escolher uma franquia apenas pelo faturamento que ela irá lhe dar vai fazer com que se enjoe ou perca o interesse. É fundamental gostar do que faz para ter sucesso, pois irá se empenhar mais e trabalhar com mais garra. Não é preciso ter experiência, pois a franqueadora irá lhe dar todo o suporte e treinamento.

ANALISE SUA REGIÃO – Uma franquia que faz sucesso num determinado local pode não fazer em outro. Você terá que pesquisar o público da sua região e o potencial da área. As franqueadoras costumam auxiliar o candidato nesse processo. As redes de franquias fazem uma análise de geomarketing, verificando se há presença de público-alvo no local.

PESQUISE O FRANQUEADOR – Converse com os franqueados para que eles contem como é a relação com a rede franqueadora. Ou seja, se ela realmente cumpre o que promete. Também é importante saber quais são as dificuldades, se tem retorno, se conseguem faturar, quanto tempo levou, etc. A experiência deles é importante, por isso converse com vários. Por lei, a franquia deve apresentar no documento a lista de franqueados atuais e aqueles que saíram da rede nos últimos dois anos. Fale com ambos.

PESQUISE SOBRE A MARCA – Procure ouvir pessoas que são clientes dessas franquias. Eles estão satisfeitos? Recomendam? São bem atendidos? Tem muitas reclamações? A opinião dos usuários é importante, pois são eles que irão ser seus clientes. Você pode pesquisar em sites de busca e nas redes sociais. E também em sites especializados como o Reclame Aqui.

TENHA BOA COMUNICAÇÃO – É importante saber descrever alguma situação, tirar alguma dúvida ou prestar algum esclarecimento.