9 de agosto de 2023

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS: APROVEITE O MOMENTO E ABRA O SEU!!!

Compartilhe

Abrir um negócio que venda produtos ou ofereça serviços sustentáveis é uma boa ideia, num momento em que o consumidor valoriza cada vez mais a sustentabilidade. Hoje, os consumidores das novas gerações Y e Z estão interessados em adquirir produtos feitos por empresas com responsabilidade social corporativa, que respeitam o meio ambiente.

A indústria verde usa materiais sustentáveis para fazer seus produtos, além de usar o mínimo possível de água, energia e matérias-primas. Também encontram maneiras de utilizá-los de maneira renovável e ecológica. Essa abordagem de negócios minimiza a pressão da empresa sobre os recursos naturais e as contribuições para as mudanças climáticas. Em alguns casos, o lixo é reutilizado como energia ou matéria-prima.

Toda empresa visa o lucro. Porém, um modelo de negócios verde prioriza minimizar o impacto ambiental da empresa em vez de maximizar seu lucro. Pode envolver o uso restrito de combustíveis fósseis, enfatizando a energia fornecida por painéis solares e outras abordagens para reduzir drasticamente o consumo de energia.

COMO MONTAR UM NEGÓCIO VERDE

Procure identificar nichos exclusivos ou pouco conhecidos. Pense em se unir a pessoas com a mesma mente ecológica. Ao iniciar seu negócio verde, mude seu estilo de vida para refletir os valores e serviços do seu negócio.

EXEMPLOS DE EMPRESAS ECOLÓGICAS

As que produzem roupas feitas com material natural ou reciclado; as que fabricam garrafas plásticas reutilizáveis;  empresas de limpeza ecológicas, empresas que instalam painéis solares, uma empresa local de reciclagem e muitos outros empreendimentos em potencial.

DICAS DE NEGÓCIOS ECOLÓGICOS

LOJA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS PARA PETS — já existem vários produtos sustentáveis no mercado para pets que utilizam pouco ou nenhum recurso natural. Ha também raçoes e petiscos, sendo que algumas são 00% vegetais, ou seja, são veganas. Muitas ainda utilizam carnes, mas não tem conservantes e produtos químicos industrializados, são feitos com ingredientes naturais como legumes, verduras e frutas. Os produtos sustentáveis para pets são geralmente mais caros, por isso são mais difíceis de serem encontrados em lojas de animais. Mas você pode importar para oferecer em sua loja.

RECARGA DE TINTA — recarregar cartuchos de tinta de impressoras faz com que a mesma embalagem seja reutilizada por mais tempo. O papel ainda é necessário no mundo dos negócios, mas os recipientes de tinta vazios não são.

PUBLICAÇÕES AMBIENTAIS — se você gosta de escrever, inicie sua própria publicação ambientalmente correta. Suas ações podem fazer uma grande diferença no mundo. Ao desmascarar mitos populares e compartilhar a verdade sobre o mundo em que vivemos, você pode ajudar os consumidores a repensar como suas ações afetam o planeta.

FINANÇAS VERDES — se concentram no apoio a projetos locais em nível comunitário, com ênfase na agricultura sustentável e ecologicamente correta. O financiamento verde também se preocupa em oferecer oportunidades educacionais, financiamento para empreendimentos artísticos e projetos que apoiam a ecologia local. As finanças verdes estão preocupadas com a lucratividade social. Enquanto lucro monetário permanece importante, o objetivo das finanças verdes é apoiar projetos benéficos que agregam valor à comunidade local e à ecologia.

VAREJO ECOLÓGICO — os programas de recompensas ao consumidor são populares entre os varejistas. A cada compra, os clientes ganham um vale que pode ser trocado por recompensas ou doado a várias causas ambientais.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS — algumas empresas agora fornecem materiais reciclados para uso em projetos como reparo de infraestrutura. Há também outros materiais para serem usados, como madeiras certificadas, tintas ecológicas e resinas naturais para pisos.

BUFÊ ORGÂNICO — você pode oferecer comida orgânica e vegetariana da melhor qualidade para almoços, jantares, festas e eventos empresariais. Certifique-se, no entanto, de minimizar o impacto no meio ambiente, evitando produtos de plástico e papel o máximo possível e compostando os restos de alimentos.

SALÃO DE BELEZA ECOLÓGICO — você pode abrir um salão de cabeleireiro que usa xampus, condicionadores e cosméticos naturais.

PAISAGISMO ECOLÓGICO — como criar e cuidar de gramados e jardins de maneira ecológica, usando técnicas e produtos naturais que economizem água e energia elétrica.

PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL DE EVENTOS — reuniões e eventos podem ser planejados de maneira a gerar o mínimo possível de resíduos. Os planejadores de eventos verdes usam seus conhecimentos e planejamento de eventos para encontrar locais, materiais e acomodações ecológicos.

REPARAÇÃO E REFORMA DE BICICLETAS — andar de bicicleta a distâncias curtas em vez de dirigir é melhor para o meio ambiente e a saúde. Se você tiver algum espaço extra, poderá comprar bicicletas antigas baratas, consertá-las e vendê-las com fins lucrativos.

PRODUTOS ARTESANAIS — sabonetes, cosméticos e produtos de limpeza são apenas alguns dos produtos domésticos que podem ser fabricados com materiais orgânicos comuns. Os mercados e eventos locais são um bom lugar para vender, ou você pode iniciar uma loja online.

ECO-CONSULTA — inicie um serviço de consultoria ecológica. Os consultores avaliam casas e escritórios e oferecem soluções para torná-los mais ecológicos. Você pode aconselhar os clientes a mudar seus eletrodomésticos para máquinas com maior eficiência energética ou implementar um programa de reciclagem. Para aumentar ainda mais sua credibilidade, torne-se um eco-consultor certificado.

PRODUTOS PARA AGRICULTURA — venda produtos para agricultura que não sejam nocivos à saúde e ao meio ambiente, como adubos e inseticidas naturais. Pode ser necessário que você seja aprovado e certificado pelo conselho de saúde local antes de começar a vender.

SERVIÇOS DE LIMPEZA VERDE — crie uma empresa de limpeza de prédios, casas e escritórios que utilizam produtos de limpeza naturais e equipamentos ecológicos.

MÓVEIS RECICLADOS — você pode comprar moveis e reformar e remontar cadeiras, mesas, cômodas, poltronas, sofás e armários em peças novas. O material usado na reforma, como tecidos, estofados, cera, tintas e vernizes, deve ser totalmente ecológico.

FRANQUIAS VERDES — você pode pesquisar e ver se há empresas que estão vendendo franquias verdes. Neste caso, a franquia tem muitas vantagens, pois se trata de um modelo já testado com mais garantias de sucesso. Além disso, você terá todo o respaldo do franqueador na escolha do local da sua loja, material de divulgação, como administrar o negócio, etc.

LOJA DE SEGUNDA MÃO — você pode vender roupas, casacos, livros, utensílios de cozinha e móveis usados.

VENDA E INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES — cada vez mais aumenta a procura por painéis solares que geral energia elétrica ou aquecem a água.

RECICLAGEM ECOLÓGICA — abra um negócio de reciclagem local ecológico para garantir à sua comunidade que seus produtos são reciclados.

MAIS DICAS DE NEGÓCIOS VERDES

EMPÓRIO VERDE — tenha uma loja de produtos naturais. Você pode montar a sua própria loja ou comprar uma franquia.

LAVAGEM A SECO — um negócio moderno e eco-responsável de lavagem a seco de roupas priorizaria produtos químicos não tóxicos, bem como manuseio e descarte responsáveis de produtos químicos e resíduos. Outras práticas verdes podem incluir o uso de sacos de roupas recicláveis e a lavagem a seco exclusivamente interna.

LAVAGEM DE CARRO — a lavagem de carro comercial usa 150 litros de água lavar um carro, e esse número mais que dobra para caminhões e ônibus. O principal impacto ambiental não é apenas o uso de água pesada, mas que as águas residuais são cheias de sabonetes, óleos, e graxa que pode ser prejudicial ao meio ambiente e à vida selvagem quando descartada de forma inadequada. As duas melhores maneiras pelas quais uma lavagem de carro pode limitar esse impacto são através do uso controlado da água e do descarte adequado de águas residuais. Também há lavagem a seco de carros, com produtos que não agridem o meio ambiente.

PRODUZA COMPOSTAGEM — o composto é um adubo feito com restos de comida, verduras, cascas de frutas e material orgânico que vai para o lixo. Você pode coletar resíduos de alimentos de empresas locais e de famílias para produzir diferentes tipos de composto. Você não apenas pode ganhar dinheiro com a coleta e o descarte do desperdício de alimentos, mas também pode revender seu composto para jardineiros e varejistas locais.

TORNE-SE UM INFOPRENEUR VERDE — para aqueles que já possuem alguma experiência em sustentabilidade, considere se tornar um infopreneur. Nesse caso, o produto é você mesmo e o conteúdo que você cria. Você pode iniciar um blog, podcast ou canal do YouTube para discutir tendências e práticas de sustentabilidade nos negócios.

PUBLICAR NOTÍCIAS VERDES — considere se tornar um editor verde. Dessa forma, você pode deixar grande parte da criação de conteúdo para outras pessoas e se concentrar na construção da marca da sua publicação. Seu negócio de publicação pode ir em várias direções, desde a publicação de uma revista com assinaturas até e-books que dependem de vendas. Comece levando em consideração suas conexões e experiências pessoais. Você é o melhor com conteúdo de formato longo? Ou talvez você conheça vários profissionais que trabalham que poderiam produzir artigos de 1.500 palavras para você. Será mais fácil trabalhar com o que você tem e depois crescer a partir daí.

CRIE APLICATIVOS E SOFTWARE VERDES — alguns aplicativos verificam os ingredientes e a ética dos produtos com apenas uma verificação de código de barras. Outros podem dizer se o seu lixo pertence ao lixo, reciclagem ou composto. Seja criativo e considere quais aspectos da eco-revolução são mais importantes para você e como você pode ajudar

RECICLAR LIXO ELETRÔNICO — a reciclagem eletrônica é vital para proteger nosso ecossistema e retardar a exaustão de metais preciosos usados na eletrônica moderna. A natureza tóxica de alguns componentes eletrônicos significa que é preciso um cuidado especial para ser reciclado adequadamente, e a EPA possui recomendações de certificação que você pode concluir para criar confiança e se tornar um reciclador eletrônico.

PRODUTOS DE PAPEL RECICLADO — envelopes, blocos e agendas são exemplos do que você pode fazer com papel reciclado.

 

Autor: Milton Correia Junior — Jornalista e redator.