No Papo de Boteco, ótima oportunidade para conhecer a atual literatura coreana
No Papo de Boteco, ótima oportunidade para conhecer a atual literatura coreana.
A especialista Jiyun Kim fala sobre o machismo e a linguagem na literatura coreana, tendo como referência a obra da aclamada e premiada escritora coreana Han-Kang.
No Papo de Boteco do dia 16 de setembro, uma grande oportunidade para tomar contato e conhecer a excelente literatura coreana. E também a obra da aclamada escritora coreana Han-kang, vencedora do prêmio internacional ManBooker, em 2016, com o seu livro A Vegetariana.
O Machismo e a Linguagem na Literatura Coreana é o tema do encontro que será conduzido pela especialista em literatura coreana Jiyun Kim. O evento também contará com a participação de Fernando Januário Pimenta, professor de língua portuguesa e literatura e estudioso da obra de Han-kang.
O local é o tradicional Sujinho Restaurante, situado na Rua da Consolação, 2063, esquina com a Rua Matias Aires, perto do Metrô Paulista. A partir das 19 horas, os participantes podem chegar e o bate-papo começa às 19h30 e vai até às 21h30.
A sul coreana Jiyun Kim, radicada no Brasil há três anos, é especialista em literatura e formada pela Universidade Sogang, na Coreia do sul. Ela irá falar sobre o machismo na sociedade coreana, especialmente dentro da família patriarcal, tema presente nas obras da escritora Han-kang.
Neste Papo de Boteco, Jiyun Kim irá discutir a relação entre o machismo e a linguagem nas duas obras da autora – A Vegetariana e Aula de Grego –analisando as protagonistas de cada obra.
“Antes de chegar a discutir a perda da voz das mulheres dentro da sociedade patriarcal machista coreana, desenhada nas obras de Han-kang , queremos discutir as caraterísticas violentas da linguagem como signo que fortalece e e reflete o machismo, especialmente em Aula de Grego, que trata profundamente as caraterísticas inerentes da linguagem”, explica Jiyun Kim.
A sul coreana Jiyun Kim radicou-se no Brasil há três anos. Ela tem formação em cultura chinesa e filosofia na Universidade Sogang, na Coreia do sul. É mestre em literatura brasileira pela Universidade de Estudos Estrangeiros na Coreia do Sul e doutoranda no programa LETRA de Estudos da Tradução, na Universidade de São Paulo. Jiyun também é professora no curso de coreano do departamento oriental da USP.
Fernando Januário Pimenta é graduado em Letras com habilitação em Português e Armênio (USP), mestre em Estudos Comparados de Literatura em Língua Portuguesa (USP) e doutorando no Programa LETRA, em Estudos da Tradução (USP). Fernando também é professor de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio e estudioso da obra da escritora coreana Han-kang.
O Papo de Boteco é uma criação da Galatica Educação & Cultura. O conceito é de um happy hour para a mente, com a proposta de por novas ideias na cabeça e provar que é possível ter uma conversa de conteúdo num ambiente descontraído, fora dos meios acadêmicos.
Realizado desde o início de 2019, o Papo de Boteco agora ten como local de reunião o tradicional Restaurante Sujinho. Com seu nome irreverente, o Sujinho segue com uma história de mais de 50 anos. O clima descontraído, o ambiente aconchegante e uma comidinha simples, mas com sabor da casa da mamãe, reforçam suas tradições.
Serviço:
Tema do encontro: O Machismo e a Linguagem na Literatura Coreana e a obra de Han-kang.
Palestrantes: Jiyun Kim e Fernando Januário Pimenta.
Data: 16 de setembro (segunda-feira)
Horário: A partir das 19 horas, o bate-papo começa às 19h30 e vai até às 21h30.
Local: Sujinho Restaurante. Rua da Consolação, 2063, esquina com a Rua Matias Aires, perto do Metrô Paulista, Telefone: (11) 3231-5487. São Paulo, SP, CEP: 01301-100.
Site: sujinho.com.br.
Sem cobrança de couvert, as pessoas pagam somente pelo que consumirem. Aceita pagamento com cartão de débito.