24 de maio de 2021

O CLIENTE MORA AO LADO: DIVULGUE SEU BAR E RESTAURANTE NO SEU BAIRRO.

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Como definir a estratégia de marketing local do seu bar e restaurante

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Quem tem um bar ou restaurante precisa divulgar o seu estabelecimento na vizinhança. Afinal, o cliente mora ao lado. É muito mais prático alguém frequentar um bar ou restaurante da vizinhança. Ou pedir comida para entrega em casa, pois ela chegará mais rápido e quentinha.

Ter estratégias de marketing local eficazes é extremamente importante para um bar ou restaurante. O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing local abrangente é olhar para o seu público. Ter como alvo clientes potenciais na vizinhança pode impulsionar as vendas diretamente, especialmente porque 85% dos clientes locais de negócios e restaurantes vêm de referências boca a boca.

Veja estes dados: empresas locais obtêm 100% de seus clientes em um raio de apenas alguns quilômetros e 46% das pesquisas do Google são para empresas locais. Esses fatos demonstram a eficiência e eficácia de uma estratégia de marketing local altamente direcionada.

Veja estas dicas para desenvolver um plano de marketing local para o seu bar ou restaurante:

CONHEÇA O SEU CLIENTE – Colete os dados dos seus clientes para fazer um bom mailing list (lista de envio de mensagens). Nome, endereço físico, telefone, e-mail, endereços nas redes sociais, etc. Ofereça brindes e descontos em troca de dados mais completos. A partir dessa relação faça um perfil dos seus clientes e adeque suas estratégias de divulgação a eles.

ESTUDE A CONCORRÊNCIA – Ao desenvolver um plano de marketing local, você deve estudar a concorrência em seu segmento. Assim você sabe o que todo mundo está oferecendo e como pode fazer seus pratos brilharem.

PESQUISA ONLINE – faça estas perguntas ao conduzir pesquisas online: Como os clientes percebem sua concorrência em plataformas online como Google, Yelp e mídia social? O que você nota sobre os restaurantes com melhor avaliação, avaliação intermediária e pior avaliação?

REDE COM PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS LOCAIS – O networking com outros proprietários de negócios locais é uma peça crucial, embora muitas vezes esquecida, de um plano de marketing de área local. Conhecer seus vizinhos ajuda a fortalecer sua comunidade e pode permitir que você crie um programa de troca onde os clientes podem obter benefícios de ambos os negócios (por exemplo, descontos com recibos para estimular negócios na vizinhança). Outro exemplo: parceria com supermercados, lojas de produtos naturais, lojas de artigos domésticos para cozinha, etc.

AUMENTE A SUA CLASSIFICAÇÃO NOS SITES DE BUSCA LOCAIS – Como 90% das pessoas pesquisam online antes de escolher um restaurante, aumentar sua presença online é uma obrigação para sua lista de verificação de marketing local. Aqui estão algumas estratégias para aumentar sua classificação no mecanismo de pesquisa local:

Estratégia direcionada

O SEO local é um componente-chave em qualquer estratégia de marketing, pois ajuda você a atingir um público local em pesquisas online.

Para desenvolver o conteúdo de marketing online mais eficaz para alcançar uma base de clientes local, você deve entender seu público: Quem são seus clientes em potencial na área e quais palavras-chave eles usarão para encontrar sua empresa? Em seguida, inclua essas palavras-chave em todo o seu site e outro conteúdo online para aumentar suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa.

Pesquise suas classificações no Google

Use o Google Meu Negócio para ver como sua empresa aparece em uma pesquisa do Google. Você também pode simplesmente pesquisar palavras-chave relevantes (por exemplo, “restaurantes de sushi em Pinheiros”) para ver se o seu restaurante aparece na primeira página de resultados da pesquisa.

Site otimizado para celular

61% dos usuários que pesquisam no celular têm maior probabilidade de entrar em contato com uma empresa local se tiverem um site otimizado para celular. Entenda se o seu site é compatível com dispositivos móveis usando a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .

Perfil de negócios do Google e sites de avaliação

Além de ter seu próprio site e perfil de negócios do Google , você também deve prestar atenção a sites de avaliação, como o Yelp, TripAdvisor e outros que podem ser populares em sua área. Pesquise também blogs sobre culinária para estar presente neles.

Geotagging

O desenvolvimento de uma presença online envolve estratégias de SEO mais sofisticadas, como geotagging fotos e imagens em seu site e mídia social. Esta é outra maneira de aumentar suas classificações no mecanismo de busca local

Mídia social e e-mail

Além de interagir com clientes em sites de avaliação e alcançá-los por meio de campanhas de anúncios direcionadas e mecanismos de pesquisa locais, você também pode construir uma sequência usando estratégias de e-mail e mídia social direcionadas:

Envolva os clientes

Uma tática testada e comprovada para envolver os clientes em nível local é ter concursos e promoções frequentes vinculadas às redes sociais. Por exemplo, dê aos clientes uma recompensa por postar fotos e conteúdo relacionado ao seu negócio e marcá-lo nas redes sociais. Esses concursos e campanhas podem ser promovidos em seu e-mail, canais de mídia social e site de negócios.

Programa de fidelidade do cliente

Outra maneira de alcançar os clientes e desfrutar de negócios recorrentes é implementar um programa de fidelidade do cliente que ofereça ofertas e brindes frequentes. Conforme você constrói sua base de seguidores, mantenha essas campanhas ativas por meio de e-mails e publicações frequentes nas redes sociais , onde você pode anunciar os próximos especiais, atualizações de menu, concursos e ofertas especiais.

Envolva-se com os meios de comunicação locais

Seus esforços de networking também devem ir além dos proprietários de empresas locais e concorrentes. Crie mais buzz e exposição para o seu restaurante trabalhando com jornalistas locais em jornais e blogs de comida. Eles provavelmente terão um restaurante e seção de entretenimento com artigos como “Os 10 melhores restaurantes de 2021” para várias categorias.

Trabalhe com influenciadores de mídia social

Você também pode começar sua campanha de mídia social juntando forças com influenciadores locais que têm um grande alcance em sua área. Certifique-se de que eles têm influência suficiente antes de contratar seus serviços.

Nomeie funcionários como embaixadores de sua empresa

Sua equipe pode ser um de seus maiores ativos quando se trata de marketing local.

Torne-os parte de sua estratégia de marketing local, dando a eles cupons para distribuir aos amigos pessoalmente e nas redes sociais. Além disso, crie publicações divertidas nos bastidores das redes sociais, destacando sua equipe .

FAÇA A MANUTENÇÃO DO SEU PLANO – Depois de colocar seu plano em ação, não é uma operação de definir e esquecer. Uma estratégia de marketing local bem-sucedida requer testes, monitoramento, atualização e engajamento constantes para ser eficaz. Uma estratégia de marketing local para restaurantes deve ser contínua e sustentada em longo prazo para manter os clientes envolvidos e conquistar seguidores. Embora possa demorar no início, esse processo é essencial para manter a fidelidade do cliente e, ao mesmo tempo, alcançar novas pessoas.