14 de dezembro de 2023

PLANEJAMENTO 2024: DEFINA METAS PARA O SUCESSO!

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Você só vai chegar a um lugar se souber aonde quer ir. Por isso, é fundamenal que coloque no papel todas as metas que pretende alcançar, como empresário, em 2024. Um bom planejamento será a chave do seu sucesso.

O planejamento é fundamental para a sua futura empresa ser apresentada a possíveis interessados, sócios ou investidores, ou mesmo para buscar financiamento em bancos. Se você está iniciando um negócio, é o primeiro passo para que a sua ideia seja entendida e analisada por terceiros.

         Quem já tem sua empresa aberta, deve fazer um planejamento anual para estabelecer as metas do ano que se inicia. Ele irá fazer um balanço, analisando as metas do ano que se encerra e estabelecendo os objetivos para o novo ano.

 

CUIDADOS BÁSICOS

Um plano de negócios não deve ser algo rígido, pois poderá ser alterado ao longo do ano, conforme as coisas mudam. O mercado é dinâmico, a economia muda e os interesses e necessidades dos consumidores também.

Para enfrentar as mudanças inesperadas, o plano deve conter informações sobre o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela e as estratégias de marketing, entre outras coisas.

 

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Há três tipos básicos de planejamento: o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico é mais amplo e abrangente, sendo projetado a longo prazo, com efeitos e conseqüências estendidos para vários anos. Envolve a empresa como uma totalidade, é definido pela direção e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.

planejamento tático é feito em nível departamental. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual e envolve cada departamento. O operacional, por sua vez, é feito para cada tarefa ou atividade. É projetado para o curto prazo, para o imediato, sendo definido para cada tarefa ou atividade.

O empresário também faça o seu planejamento individual, como pessoa, pois a empresa só existe por uma necessidade sua que se dá no âmbito pessoal. Ou seja, criador e criação dependem um do outro.

 

FAÇA UM BOM PLANO DE NEGÓCIOS

CONHEÇA O RAMO DE ATIVIDADE – é preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e possibilidades de atuação dentro desse segmento. Por exemplo, confecção é o ramo, mas pode-se atuar com jeans, malha, linho e outros tecidos destinados a roupas para o público infantil, adulto, feminino, etc.

CONHEÇA O MERCADO CONSUMIDOR – O estudo do mercado consumidor é um dado importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias à identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto.

CONHEÇA O MERCADO FORNECEDOR – Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores – o mercado fornecedor. O conhecimento desse mercado vai se refletir nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

CONHEÇA O MERCADO CONCORRENTE – O mercado concorrente é composto pelas pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados: quem são meus concorrentes? que mercadorias ou serviços oferecem? quais são as vendas efetuadas pelo concorrente? quais os pontos forte e fracos da minha concorrência? os seus clientes lhes são fiéis?

Defina produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados. É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço. Ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de seu mercado.

Defina qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores, etc.

ANALISE BEM A LOCALIZAÇÃO DE SUA EMPRESA – Onde montar o meu negócio? A resposta certa a essa pergunta pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Tudo é importante para esta escolha e deve ser observado e registrado.

CONHEÇA MARKETING – Marketing não é só propaganda. É um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa, para que esta atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

PROCESSO OPERACIONAL – Este item trata do como fazer. Devem ser abordadas as seguintes questões: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? Um futuro sócio? Ou um profissional contratado?

PROJEÇÃO DO VOLUME DE PRODUÇÃO, DE VENDAS OU DE SERVIÇOS – É prudente que o empreendedor ou empresário considere: a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

PROJEÇÃO DA NECESSIDADE DE PESSOAL – Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação deverão ter, inclusive as do serviço de escritório.

ANÁLISE FINANCEIRA – É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.

 

DICAS DE PLANEJAMENTO

APRESENTAÇÃO – É sempre bom discutir o plano de negócios com outros empreendedores já acostumados com essa rotina, antes de apresentar o plano a possíveis investidores. Trocar experiências adiciona valor nesse processo.

COMO FAZER – Ninguém se anima a ler documentos longos e pesados. Procure ser claro, objetivo, ir direto ao ponto, organizar bem a seqüência para facilitar o entendimento. O conteúdo dependerá do tipo de negócio, mas quase sempre abrange: visão de oportunidade, aspectos societários, mercado e concorrência, infra-estrutura, pessoas, marketing e orçamento com horizonte mínimo de três anos.

ORIENTAÇÃO – Se você ficar inseguro de fazer o plano de negócios sozinho, ou quiser revisar o seu trabalho, procure uma empresa júnior de uma boa faculdade de administração..

LITERATURA – Há muitas fontes para planos de negócios nas livrarias e internet.

 

GUIA PARA FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2024 DA SUA EMPRESA

DIAGNÓSTICO DA EMPRESA – um dos primeiros passos a serem tomados na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa, é realizar um diagnóstico. Assim, você terá uma visão completa e ampla do empreendimento. Isso possibilita avaliar como você está em relação a suas finanças, desempenho, processos, satisfação dos clientes, posicionamento de marca entre outros.

FAÇA A ANÁLISE SWOT – um dos métodos mais utilizados é a análise SWOT, uma sigla para (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats). Em outras palavras, você saberá as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a sua empresa.

Strengths: permite que você avalie os pontos em que você possui vantagem em relação os seus concorrentes;

Weaknesses: aqui, é necessário analisar os pontos fracos da empresa, ou seja, como insatisfação dos clientes, por exemplo;

Opportunities: avaliação de eventos, ações ou tendências que podem aumentar o faturamento da empresa;

Threats: são os pontos de ameaça ao seu negócio, que muitas vezes você não tem controle sobre.

Com essa análise realizada, a sua empresa consegue definir quais ações tomar para se posicionar melhor no mercado.

DEFINA UMA MISSÃO – aqui, é necessário se fazer algumas perguntas para que você consiga pensar como a sua empresa estará daqui a 5 anos. Definir uma missão é muito importante pois cerca de 83% dos brasileiros preferem utilizar produtos ou serviços que estejam alinhados com os seus valores pessoais.

ESTABELECIMENTO DE METAS – é necessário fazer uma análise de onde se quer chegar. Um erro comum é confundir objetivos com metas. Apesar de parecidos, eles possuem alguns pontos de diferença. Os objetivos da empresa são mais amplos e indicam onde a empresa deseja chegar no futuro. Após definir os seus objetivos, será necessário pensar o que se deve fazer para chegar lá, e fragmentar em pequenos passos, que no caso são as metas. Nesse sentido, o estabelecimento de metas indica como você chegará no seu objetivo. Devido a esse teor mais prático, as metas costumam ter data limite para serem cumpridas.

TENHA UM PLANO ORÇAMENTÁRIO – para colocar tudo o que foi pensado estrategicamente em prática, é necessário ter capital. Com isso, outro passo para que você consiga montar esse planejamento, é a elaboração de um planejamento orçamentário.

Ele nada mais é do que um plano onde é feito a projeção de todas as entradas e saídas de capital futuras de um negócio. Assim, ele irá prever quais serão os gastos, e o quanto é esperado de entrada na empresa, evitando imprevistos e dores de cabeça decorrentes disso. Desse modo, ele torna a saúde financeira da empresa mais sólida e organizada. Além disso, se necessário ele também indica o quanto você precisará de investimento ou arrecadação para novos projetos.

ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO – é preciso criar formas de medir o sucesso da empresa. Nesse sentido, a elaboração de indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KIPs, é fundamental. Os KIPs são valores que quantificam o sucesso da sua empresa em diversos setores. É necessário que gestores dominem e implementem alguns deles pois, eles permitem que se tenha um conhecimento mais aprofundado dos seus seus processos.

INDICADORES-CHAVE – existem algumas categorias de indicadores-chave, como:

Indicadores de produtividade: que irão analisar como está o rendimento dos processos dentro da empresa;

Indicadores de qualidade: eles analisam como o serviço ou produto está sendo entregue, e junto aos indicadores de produtividade dão uma visão ampliada de como andam o seu operacional;

Indicadores de capacidade: buscam analisar a competitividade da empresa, ou seja, como ela consegue responder ao processo por meio da relação de saídas em um determinado período do tempo;

Indicadores estratégicos: dão informações relacionadas a como se encontra a empresa de maneira geral. Ou seja, mostra como a empresa está em relação ao que foi planejado.

INDICADORES DESEMPENHO – permitem que você entenda o desempenho da sua empresa: Indicadores de Lucratividade; Retorno Sobre Investimento (ROI); Ticket Médio; Conversão em Vendas; Faturamento por pessoa; Produtividade; Taxa de turnover.

 

COMO ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS  

ELABORE UM RESUMO EXECUTIVO – destaque os pontos-chave que você descobriu ao escrever seu plano. Se você está escrevendo para seus próprios propósitos de planejamento, pode pular o resumo  – embora você possa tentar apenas para praticar. Um resumo executivo não deve exceder uma página.

Veja o que o resumo executivo do seu plano de negócios deve incluir:

  • Conceito de negócios. O que seu negócio faz?
  • Objetivos e visão do negócio. O que sua empresa quer fazer?
  • Descrição e diferenciação do produto. O que você vende e por que é diferente?
  • Mercado alvo. Para quem você vende?
  • Estratégia de marketing. Como você planeja alcançar seus clientes?
  • Situação financeira atual. O que você ganha atualmente em receita?
  • Situação financeira projetada. O que você prevê ganhar em receita?
  • A pergunta. Quanto dinheiro você está pedindo?
  • O time. Quem está envolvido no negócio?

DESCREVA SUA EMPRESA – quem é você e o que planeja fazer? Responder a essas perguntas fornece uma introdução sobre por que você está no negócio, por que é diferente, o que tem a seu favor e por que é uma boa aposta de investimento. Qual a missão da empresa e por que ela existe. Esclarecer esses detalhes é um exercício útil, mesmo se você for a única pessoa que vai vê-los. É uma oportunidade de colocar no papel algumas das facetas mais intangíveis do seu negócio, como seus princípios, ideais e filosofias culturais.

VISÃO GERAL DA EMPRESA – sua estrutura de negócios (você é uma sociedade unipessoal, parceria geral, sociedade limitada ou empresa incorporada?); seu modelo de negócios; sua indústria; visão, missão e proposta de valor do seu negócio; informações básicas sobre sua empresa ou seu histórico; objetivos de negócios, tanto de curto quanto de longo prazo; sua equipe, incluindo pessoal-chave e seus salários. É aqui que você começa a entender por que sua empresa existe, o que você espera realizar e o que você representa.

DEFINA SEUS VALORES – pense em todas as pessoas a quem sua empresa presta contas, incluindo proprietários, funcionários, fornecedores, clientes e investidores. Agora considere como você gostaria de fazer negócios com cada um deles. À medida que você faz uma lista, seus valores fundamentais devem começar a emergir. Depois de conhecer seus valores, você pode escrever uma declaração de missão . Sua declaração deve explicar, de forma convincente, por que sua empresa existe e não deve ser maior do que uma única frase.

METAS DE CURTO E LONGO PRAZOS – a visão geral da sua empresa deve incluir metas de curto e longo prazo. Metas de curto prazo, geralmente, devem ser alcançadas no próximo ano, enquanto um a cinco anos é uma boa janela para metas de longo prazo. Certifique-se de que todos os seus objetivos sejam SMART: específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado.

FAÇA UMA ANÁLISE DE MERCADO – escolha o mercado certo para seus produtos – um com muitos clientes que entendem e precisam de seu produto – e você terá uma vantagem inicial no sucesso. Se você escolher o mercado errado, ou o mercado certo na hora errada, poderá se deparar com dificuldades para cada venda.

A análise de mercado é uma seção-chave do seu plano de negócios, quer você pretenda ou não que outra pessoa o leia. Deve incluir uma visão geral de quão grande você estima o mercado para seus produtos, uma análise da posição de sua empresa no mercado e uma visão geral do cenário competitivo.

Uma pesquisa completa que apóie suas conclusões é importante tanto para persuadir os investidores quanto para validar suas próprias suposições à medida que você trabalha em seu plano.

QUAL O TAMANHO DO SEU MERCADO POTENCIAL – é uma estimativa de quantas pessoas precisam do seu produto. Embora seja empolgante imaginar números de vendas altíssimos, você deve usar o máximo possível de dados independentes relevantes para validar seu mercado potencial estimado.

Entenda seu perfil de cliente ideal – se você estiver segmentando consumidores millennials nos EUA, primeiro você pode procurar dados do governo sobre o tamanho desse grupo. Você também pode observar as mudanças projetadas para o número de pessoas em sua faixa etária-alvo nos próximos anos.

Pesquise tendências e trajetórias relevantes do setor – se o seu produto atende aposentados, tente encontrar dados sobre quantas pessoas vão se aposentar nos próximos cinco anos, bem como qualquer informação que você possa encontrar sobre os padrões de consumo desse grupo. Se você estiver vendendo equipamentos de ginástica, poderá observar as tendências em associações de academias e saúde e condicionamento físico em geral entre seu público-alvo ou a população em geral. Finalmente, procure informações sobre se a sua indústria geral está projetada para crescer ou diminuir nos próximos anos.

Faça suposições informadas – você nunca terá informações perfeitas e completas sobre o tamanho do seu mercado total endereçável. Seu objetivo é basear suas estimativas em quantos pontos de dados verificáveis forem necessários para uma estimativa confiável.

ANALISE COMPETITIVA – você sempre terá concorrência no mercado, mesmo com um produto inovador, por isso é importante incluir uma visão competitiva em seu plano de negócios. Se você estiver entrando em um mercado estabelecido, inclua uma lista de algumas empresas que você considera concorrentes diretas e explique como você planeja diferenciar seus produtos e negócios dos deles.

Se você está entrando em um mercado onde não consegue identificar facilmente os concorrentes diretos, considere seus concorrentes indiretos – empresas que oferecem produtos que são substitutos dos seus.

GERENCIAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE ESBOÇOS – a s seção de gerenciamento e organização do seu plano de negócios deve informar aos leitores sobre quem está administrando sua empresa. Detalhe a estrutura jurídica do seu negócio. Comunique se você incorporará seu negócio como uma corporação S ou criará uma parceria limitada ou uma empresa individual.  Se você tiver uma equipe de gerenciamento, use um organograma para mostrar a estrutura interna de sua empresa, incluindo as funções, responsabilidades e relacionamentos entre as pessoas em seu gráfico. Comunique como cada pessoa contribuirá para o sucesso de sua startup.

LISTE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS – é importante fornecer uma seção que descreva os principais detalhes sobre eles para os leitores interessados. Se você vende muitos itens, pode incluir informações mais gerais em cada uma de suas linhas de produtos; se você vender apenas alguns, forneça informações adicionais sobre cada um. Também é importante observar de onde vêm os produtos – artesanato feito à mão é adquirido de maneira diferente dos produtos de tendência para um negócio de dropshipping , por exemplo.

FAÇA A SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES –  seu cliente ideal, também conhecido como seu mercado-alvo, é a base do seu plano de marketing , se não do seu plano de negócios como um todo. Você vai querer manter essa pessoa em mente ao tomar decisões estratégicas, e é por isso que uma visão geral de quem ela é é importante para entender e incluir em seu plano. Para dar uma visão holística do seu cliente ideal, descreva uma série de características demográficas gerais e específicas.

A segmentação de clientes geralmente inclui: Onde eles moram; A faixa etária deles; Seu nível de educação; Alguns padrões de comportamento comuns; Como eles passam seu tempo livre; Onde eles trabalham; Que tecnologia eles usam; Quanto eles ganham; Onde eles são comumente empregados; Seus valores, crenças ou opiniões

Essas informações variam de acordo com o que você está vendendo, mas você deve ser específico o suficiente para deixar inquestionavelmente claro quem você está tentando alcançar e, mais importante, por que você fez as escolhas que fez com base em quem são seus clientes e o que eles valorizam.

DEFINA UM PLANO DE MARKETING – seus esforços de marketing são informados diretamente pelo seu cliente ideal. Seu plano de marketing deve delinear suas decisões atuais e sua estratégia futura, com foco em como suas ideias são adequadas para esse cliente ideal. Se você planeja investir pesadamente no marketing do Instagram , por exemplo, pode fazer sentido incluir se o Instagram é uma plataforma líder para seu público-se não for, isso pode ser um sinal para repensar seu plano de marketing.

A maioria dos planos de marketing inclui informações sobre quatro assuntos principais. A quantidade de detalhes que você apresenta em cada um dependerá do seu negócio e do público do seu plano.

  • Preço. Quanto custam seus produtos e por que você tomou essa decisão?
  • Produtos. O que você está vendendo e como diferenciá-lo no mercado?
  • Promoção. Como você colocará seus produtos na frente de seu cliente ideal?
  • Lugar. Onde você vai vender seus produtos?

A promoção pode ser a maior parte do seu plano, pois você pode mergulhar mais facilmente nos detalhes táticos, mas as outras três áreas devem ser abordadas pelo menos brevemente – cada uma é uma alavanca estratégica importante em seu mix de marketing.

FAÇA UM PLANO DE LOGÍSTICA E OPERAÇÕES – são os fluxos de trabalho que você implementará para tornar suas ideias realidade. Se você estiver escrevendo um plano de negócios para seus próprios propósitos de planejamento, esta ainda é uma seção importante a ser considerada, mesmo que você não precise incluir o mesmo nível de detalhes como se estivesse buscando investimento.

Cubra todas as partes de suas operações planejadas, incluindo:

  • Fornecedores. Onde você obtém as matérias-primas necessárias para a produção ou onde seus produtos são produzidos?
  • Produção. Você fará, fabricará, venderá por atacado ou enviará seus produtos? Quanto tempo leva para produzir seus produtos e enviá-los para você? Como você lidará com uma temporada movimentada ou um pico inesperado de demanda?
  • Instalações. Onde você e qualquer membro da equipe trabalharão? Você planeja ter um espaço físico de varejo? Se sim onde?
  • Equipamento. Quais ferramentas e tecnologia você precisa para estar funcionando? Isso inclui tudo, desde computadores a lâmpadas e tudo mais.
  • Envio e cumprimento. Você cuidará de todas as tarefas de atendimento internamente ou usará um parceiro de atendimento terceirizado?
  • Inventário. Quanto você manterá à mão e onde será armazenado? Como você o enviará aos parceiros, se necessário, e como abordará o gerenciamento de estoque ?

Esta seção deve sinalizar ao seu leitor que você tem uma sólida compreensão de sua cadeia de suprimentos e fortes planos de contingência para cobrir possíveis incertezas. Se o seu leitor for você, ele deve fornecer uma base para tomar outras decisões importantes, como como precificar seus produtos para cobrir seus custos estimados e em que ponto você planeja equilibrar seus gastos iniciais.

FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO – não importa quão grande seja sua ideia e independentemente do esforço, tempo e dinheiro que você investe, uma empresa vive ou morre com base em sua saúde financeira. No final das contas, as pessoas querem trabalhar com um negócio que esperam ser viável no futuro próximo.

O nível de detalhe exigido em seu plano financeiro dependerá de seu público e objetivos, mas normalmente você desejará incluir três visões principais de suas finanças: uma demonstração de resultados, um balanço patrimonial e uma demonstração de fluxo de caixa. Também pode ser apropriado incluir dados e projeções financeiras.

 

DICAS PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLES E EFICIENTE

CONHEÇA SEU PÚBLICO – quando você sabe quem lerá seu plano – mesmo que esteja apenas escrevendo para si mesmo para esclarecer suas ideias – você pode adaptar a linguagem e o nível de detalhes a eles. Isso também pode ajudá-lo a incluir as informações mais relevantes e descobrir quando omitir seções que não são tão impactantes.

TENHA UM OBJETIVO CLARO – você precisará trabalhar mais e fornecer um plano mais completo se seu objetivo for garantir financiamento para sua empresa em vez de trabalhar com um plano para você ou até mesmo para sua equipe.

INVISTA TEMPO EM PESQUISAS – as seções do seu plano de negócios serão principalmente informadas por suas ideias e visão, mas algumas das informações mais importantes de que você precisará exigem pesquisa de fontes independentes. É aqui que você pode investir tempo para entender para quem está vendendo, se há demanda por seus produtos e quem mais está vendendo produtos ou serviços semelhantes.

MANTENHA-O CURTO E DIRETO AO PONTO – não importa para quem você está escrevendo, seu plano de negócios deve ser curto e legível – geralmente não mais do que 15 a 20 páginas. Se você tiver documentos adicionais que considere valiosos para seu público e seus objetivos, considere adicioná-los como apêndices.

MANTENHA O TOM, O ESTILO E A VOZ CONSISTENTES – isso é melhor gerenciado com uma única pessoa escrevendo o plano ou dando tempo para que o plano seja devidamente editado antes de distribuí-lo.

Use um software de plano de negócios – existem ferramentas para ajudar em tudo, desde planejamento, elaboração, criação de gráficos, sincronização de dados financeiros e muito mais. O software de plano de negócios também possui modelos e tutoriais para ajudá-lo a concluir um plano abrangente em horas, em vez de dias.

 

SOFTWARES PARA PLANOS DE NEGÓCIOS

Veja a seguir algumas opções para montar seu plano de negócio on-line com o auxílio de ferramentas gratuitas e pagas.

Sebrae – O PNBOX é o plano de negócios do Sebrae. É uma boa ferramenta para transformar uma oportunidade em um grande negócio. Isso porque ele usa a base de dados que o usuário insere no sistema e prevê prazos, metas e resultados de forma interativa. O melhor é que esse software on-line é totalmente gratuito.

Make Money – outra ferramenta para a criação interativa do seu plano de negócios é o Make Money. No programa você consegue verificar a viabilidade do seu negócio, os riscos envolvidos na sua operação e também criar um plano de inovação. Diferente do software anterior, esse programa é pago.

Empreenda! –o software da Empreenda é uma ferramenta que facilita a análise de qualquer plano de negócio do ponto de vista mercadológico, jurídico e financeiro. Com ele também é possível fazer o acompanhamento do que foi planejado e verificar se todas as ações estão sendo executadas conforme o estipulado. Sua interface intuitiva permite que o usuário crie relatórios detalhados que facilitam a procura por crédito e investimentos no seu negócio. Esse programa também é pago.

Smart Business Plan – o diferencial deste software de plano de negócios é que ele abre diretamente no seu navegador, tornando-o ideal para quem deseja usar o programa em tablets e smartphones com capacidade de armazenamento menor. No Smart Business Plan, os dados ficam guardados na nuvem e podem ser encontrados a qualquer momento, desde que o usuário tenha acesso à internet. Com diversos planos pagos, este software oferece benefícios variados.

Luz – a ferramenta usada para criar seu plano de negócio on-line pode ser uma simples planilha do Excel. Essa é a proposta do Luz, com fórmulas e códigos de programação em uma planilha que gera o seu planejamento completo em um piscar de olhos. A mágica acontece com base nos dados inseridos pelo usuário, que alimentam a tabela e fazem com que o software calcule todas as variáveis. A versão teste é gratuita, já a completa é paga.

Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.