22 de março de 2022

REDES SOCIAIS: ESTAS VÃO BOMBAR EM 2022 E AUMENTAR AS SUAS VENDAS!

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Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Cada vez mais as redes sociais se transformam num poderoso instrumento de vendas de produtos e serviços. A divulgação de conteúdos – como fotos, vídeos, textos, áudios, etc. – através desses canais de comunicação faz com que a sua empresa e marca fiquem mais conhecidas. Elas são a ponte ideal entre o seu negócio e seus consumidores.

Em 2022, sua vitrine principal deve estar em plataformas sociais. É o local em que as marcas estão construindo seguidores e reconhecimento e também onde os consumidores descobrem e pesquisam as tendências, os produtos e as marcas para comprar.

Veja quais as redes sociais que prometem bombar em 2022:

TIKTOK – esta nova rede social chegou para ficar no Brasil, onde já conquistou milhões de seguidores. Se há uma grande tendência para 2022, essa é o domínio contínuo da TikTok. A plataforma de vídeo de curto prazo quebrou recordes de 3 bilhões de downloads em 2021, tornando-se rapidamente o aplicativo ideal voltado a se conectar com consumidores atuais e futuros. Uma pesquisa sobre o TikTok no Brasil mostra que seus usuários são extremamente engajados. 81% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 38% entram no TikTok várias vezes ao dia, e 6% deixam o aplicativo o dia todo aberto.

Alimentado por um sistema de recomendação de conteúdo altamente personalizado, o TikTok pode ajudar as marcas a obter exposição e se conectar com um público qualificado e engajado. Como o aplicativo busca apresentar um aspecto de e-commerce e um modelo de monetização, as marcas que desejam se conectar com os consumidores precisam ser experientes em TikTok.

KWAI – outra plataforma de vídeos curtos é a Kwai. É preciso ficar atento ao crescimento dessa rede social, que promete ser bem grande no Brasil, já que seus criadores estão investindo pesado na conquista de usuários.   

INSTAGRAM –  já se consolidou e consagrou como uma excelente vitrine para a divulgação de produtos e serviços. Essa plataforma permite a exposição através de fotos e vídeos. Pelo Instagram é possível mostrar desde os bastidores da produção até direcionar os usuários para concluir as compras no seu site. É por isso que o Instagram continua como uma forte tendência para 2022. E o seu uso deverá aumentar se os seus responsáveis lançarem novas ferramentas para o  Instagram.

FACEBOOK – esta rede social está no mercado há muito tempo e conta com público certo. Seu nível de uso é muito alto devido ao grande número de contas. Por isso, deve continuar fazendo parte da estratégia de marketing

YOUTUBE – outra rede social bastante antiga e com público certo. Suas tendências são também os vídeos curtos e a interação entre os usuários.

GOOGLE – as ferramentas do Google, como Google Meu Negócio e Google Ads, também podem servir para aumentar a visibilidade das empresas na internet e melhorar o engajamento dos consumidores com elas.

JORNADA DE COMPRA – as vitrines físicas não são mais o primeiro ponto de contato dos clientes para as compras. Os consumidores descobrem, compartilham e compram tendências em seus smartphones ou laptops diretamente na mídia social. É fundamental que as marcas se adaptem a esse comportamento relativo à mudança do consumidor e que você se concentre em ser visível onde seus consumidores passam o tempo e fazem compras

SOCIAL COMMERCE – o ato de comprar diretamente nas redes sociais. Páginas de lojas no Facebook, produtos marcados no Instagram e a aba <Loja> na mesma rede são amostras da tendência de comprar sem ter de sair do perfil da marca. Em relação às redes sociais preferidas pelos usuários para comprar, a função Shopping do Google é usada por 53%. Em segundo lugar vem o Instagram, com 50% de preferência, seguido pelo Facebook, com 43%.

VÍDEOS CURTOS – Quando falamos de vídeos curtos, provavelmente a primeira imagem que vem é a do TikTok. O app, que segue batendo recordes de downloads pelo mundo, funciona exatamente à base desse formato de conteúdo. O efeito causado pelo TikTok já foi repercutido em outras grandes redes, como o Instagram e seu equivalente Reels. Mais recentemente, o YouTube Shorts também foi lançado como alternativa para esse formato de conteúdo. Esse estilo de vídeo precisa ser pesquisado e dominado para quem quer embarcar nessa tendência. Filtros específicos, legendas, trilhas sonoras e até as famosas dancinhas devem ser usadas do jeito certo para quem quer aproveitar essa tendência.

EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL – o  modelo omnichannel ou omnicanal, em 2022, tende a mudar a maneira como os consumidores se envolvem com as mídias sociais. Com o avanço do combate à pandemia, as pessoas tendem a transitar mais, e isso não vai acontecer somente no tráfego nas ruas. Os consumidores, inclusive os que aderiram às compras online na pandemia, podem mesclar o comportamento nos canais online e offline.

O AUGE DO MARKETING DE INFLUÊNCIA – o marketing de influência é agora um formato dominante. À medida que o impacto da mídia social continua a crescer, também aumenta o peso e a “influência dos influenciadores”. Novas regras resultaram em maior regulamentação e responsabilidade do influenciador, e muitos influenciadores prosperaram com um crescimento expressivo de público e engajamento.

As marcas que aproveitam ao máximo essas oportunidades são aquelas que investigam o que motiva os consumidores e identificam os influenciadores que causarão o maior impacto. Se você não está considerando o marketing de influência em 2022, você correr o risco de perder a expansão de sua base de clientes.

COLOQUE AS PESSOAS NO CENTRO –  já estamos mergulhados na Era do Consumidor há algum tempo, mas a pandemia acelerou ainda mais essa mudança, colocando clientes firmemente no comando de 2022 e além.  Seus potenciais e atuais clientes querem um conteúdo mais personalizado. Elas querem um serviço mais rápido. Elas querem experiências melhores. E elas querem tudo agora. Para que sua marca sobreviva, você terá de ouvi-las e responder prontamente às essas demandas. Antes de criar conteúdo, de conversar com as pessoas nas redes sociais e de fazer ofertas a elas, saiba o que elas desejam. Pesquise seu público, conheça suas necessidades e, só a partir daí, use todo o potencial das mídias sociais para conquistá-lo.