SEGMENTOS EM ALTA NO E-COMMERCE. DICAS PARA TER SUCESSO NESSES NICHOS!
Abrir um comércio on-line pode ser uma boa oportunidade para quem deseja ter o seu próprio negócio. A compra de produtos pela internet cresceu muito nos últimos dois anos, devido à pandemia no novo coronavírus, e agora é um caminho sem volta.
As pessoas já se acostumaram a comprar dessa maneira e vão continuar preferindo esse sistema pela sua praticidade. O comércio eletrônico está cada vez mais segmentado. Portanto, o primeiro passo é escolher uma área promissora, que está em crescimento e lhe dará um bom retorno. O segundo cuidado é se identificar com o nicho escolhido, pois é fundamental trabalhar com aquilo que se gosta. O lucro não deve ser a única motivação.
Veja a seguir estas dicas de segmentos promissores para e-commerce:
PRODUTOS NATURAIS – este é um nicho que está em crescimento há vários anos, pois cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a sua saúde. Por isso, oferecer alimentos orgânicos, alimentos funcionais e suplementos é uma boa pedida. Mas antes de abrir o seu commércio on line, faça um bom planejamento (objetivos, custos, divuigação, etc.); defina quem é o seu cliente; estude a concorrência (veja como montaram suas lojas, o que oferecem, preços, etc.);
crie sua estratégia de vendas; faça parcerias com academias de ginástica, clínicas estéticas e espaços ligados à saúde em geral; crie suas próprias promoções; fique atento ao estoque (trabalhe com fornecedores qualificados e certificados pela Anvisa. O controle deve ser rígido para evitar perdas); crie seu diferencial (ofereça coisas diferentes e exclusivas, veja os que está em alta no exterior e faça igual ou importe, se for o caso).
SEXSHOP – outro segmento que está em alta e cresceu muito durante a pandemia devido o isolamento social. Muita gente tem timidez ou receio de ir a uma loja física de produtos eróticos. Portanto, a compra pela internet é uma ótima solução. Para ter sucesso, tenha os seguintes cuidados:
Seja discreto – não peça informações demais dos seus clientes e mostre a eles que os dados estão protegidos. As embalagens devem ser superdiscretas, de modo que não revelem o conteúdo. Mesmo que o nome da sua loja faça menção ao erotismo, não coloque nada no pacote de entrega das encomendas que possa revelar isso. Ou seja, use sempre razão social e nunca o nome fantasia na cobrança, entrega, etc. Cuidado com o envio de e-mails, news letter e demais conteúdos, pois isso só poderá ser feito mediante autorização do cliente.
Ofereça sempre novidades. A concorrência é grande nesse setor, e só irá se sobressair quem estiver sempre com novidades. Filmes e livros eróticos que são lançados no mercado são um bom gancho para se fazer uma parceria. Estude sempre a concorrência aqui e no exterior e esteja sempre de olho no mercado internacional e nos produtos que os fabricantes estão lançando. Assim você terá uma grande diversidade de produtos, sendo alguns deles diferentes e exclusivos. Cremes, óleos, loções e produtos comestíveis devem ser registrados na Anvisa com a garantia de que não causam danos à saúde.
Faça descrições detalhadas – a maior parte das pessoas não conhece os produtos eróticos. Portanto, quanto mais forem descrito e explicados melhor. Qual o material, como se usa, se são antialérgicos, como higienizar, etc. Os vídeos são uma boa maneira de auxiliar nessa descrição.
ARTESANATO – Outro segmento em crescimento e sempre com consumidores fiéis. Há muitos produtos que fazem sucesso com as mulheres e crianças. Além de comprar e revender, você também pode produzir suas próprias peças ou fazer parcerias com artesãos. Você pode ser uma espécie de multi-marca, vendendo vários tipos de artesanato, ou ter uma loja on-line que oferece produtos de um determinado setor. Por exemplo, apenas bonecas. O importante é definir o que irá oferecer, quem será o seu cliente, de quem irá comprar, quanto irá cobrar, etc.
Outro detalhe importante é o cuidado com o armazenamento, pois muitas peças podem ser feitas com material frágil, como vidro e louça ou precisarem ficar em local arejado. Ou seja, o local do estoque deve ser amplo, para que as peças não fiquem uma em cima da outra, pois podem se deformar. As caixas de envio devem ser resistentes e os objetos envoltos em plástico-bolha.
Também fundamental que os produtos sejam ilustrados com fotos de qualidade. Procure oferecer produtos exclusivos e peças únicas, se for possível. Também deve ficar claro ao cliente que são produtos feitos à mão. Portanto, com preço mais alto. Há clientes que preferem artigos e roupas únicas e personalizadas e isso deve ficar claro.
Crie um blog para nele falar da sua loja on line e também publicar artigos sobre artesanato. De dicas de como fazer e ensine truques. Estabeleça uma ponte de contato com seus clientes e procure fazer grupos e conversar com eles nas redes sociais. Faça um link para o seu site.
Esteja sempre presente nas redes sociais com o Instagram, o Facebook e o Pinterest. Além de tirar e postar fotos das mercadorias, você pode incentivar os clientes a compartilhar imagens dos produtos adquiridos em sua loja virtual.