1 de setembro de 2021

SEUS VÍDEOS EM DESTAQUE NO YOUTUBE. VEJA ESTAS DICAS!

Compartilhe

Colocar vídeos na Internet é uma boa estratégia para divulgar seus produtos e serviços. Mas, para que esse tipo de conteúdo seja visto, é preciso que ele apareça na primeira página das pesquisas no Youtube.

Veja estas dicas de como fazer SEO – Search engine otimization no Youtube. O SEO, ou otimização de busca, são procedimentos para que o seu site ou conteúdo ganhe destaque nos sites de pesquisa como o Google, ou em mecanismos de buscas como o do Youtube.

PROCURE AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE – Para que o conteúdo do seu vídeo tenha destaque, você precisa usar as palavra-chave corretas em destaque no título, tags e descrição. Tags são etiquetas que não aparecem na tela dos computadores e celulares, mas que servem para orientar os mecanismos de busca.

USE CORRETAMENTE – As palavras-chave devem ser inseridas em determinados campos — título, tags e descrição, entre outros. Assim, na hora que você mandar o seu vídeo para o Youtube, ele irá coletar essa informação para usá-la no ranqueamentos. Por isso, voce deve escolher as palavras-chave que melhor identificam os seus vídeos e, ao mesmo tempo, têm potencial para atrair mais espectadores ao seu canal.

USE FERRAMENTAS DE BUSCA – Para encontrar as palavras-chaves ideiais para os seus vídeos, use ferramentas como o autocomplete do youtube. Você também pode ter novas ideias de palavras-chave que tenham bastante procura na rede e, assim, aumentar o potencial de visualização dos seus vídeos.

OLHE OS CONCORRENTES – Faça o chamado benchmark. Veja o que os seus concorrentes estão fazendo, quais as palavras-chave que estão usando. Veja como eles fazem para ter boa audiência. Digite vídeos mais populares no Yutube para ver como eles atraem seus clientes.  Para saber quais são as tags usadas no vídeo abra o código-fonte da página do vídeo (ao clicar com o botão direito) e procurar pelas “keywords” dentro do código.

ANALISE AS ESTATÍSTICAS DO SEU CANAL – Dentro da análise de origem do tráfego, estão os termos mais usados para chegar até os seus vídeos. Ali, você pode encontrar inspirações para gravar novos conteúdos ou incluir palavras-chave nos seus uploads.

FERRAMENTAS PARA PESQUISAR PALAVRAS-CHAVE – Keywords Everywhere: extensão gratuita do Google Chrome para SEO que mostra uma estimativa do volume de pesquisas mensais às caixas de busca do Google e do YouTube.

Google Trends: ferramenta gratuita do Google que mostra tendências de pesquisa (é possível filtrar apenas buscas no YouTube) e serve para identificar temas em alta.

VidIQ: extensão gratuita do Google Chrome que adiciona uma barra de informações aos vídeos no YouTube.

SELECIONE AS PALAVRAS-CHAVE COM BOM POTENCIAL DE ALCANCE – As mais populares atraem mais gente mas têm mais concorrentes. Por isso é melhor usar as palavras-chave de cauda longa, com três ou mais palavras. Por exemplo: salgadinhos veganos variados exclusivos. As palavras-chave devem ter relação com o que está sendo apresentado no conteúdo do vídeo.

UTILIZE UM BOM TÍTULO DE VÍDEO – A palavra-chave escolhida deverá aparecer no título do vídeo. Assim o  YouTube írá fazer a indexação e o rankeamento do conteúdo. E, para que o vídeo apareça bem posicionado, o título deve ser o mais próximo possível da busca do usuário. Atenção: evite títulos longos, o ideal é que tenham 48 caracteres. Ou seja, títulos mais curtos com a palavra-chave exata. Seja criativo e estimule a curiosidade.

INSIRA AS TAGS (MARCADORES) DO VÍDEO – No YouTube, as tags ou marcadores são essenciais para o rankeamento de um vídeo. Elas são um dos fatores que o YouTube utiliza para identificar os assuntos de um vídeo e fazer a indexação correta, mas também para fazer a recomendação de vídeos relacionados. E essas sugestões também são uma importante fonte de tráfego para os seus vídeos. Nesse campo, o YouTube permite usar 120 caracteres. Aconselhamos que você utilize de 6 a 8 palavras, para não confundir o algoritmo com termos que se distanciem do seu conteúdo.

ESCREVA DESCRIÇÕES INTELIGENTES – A descrição é outro campo importante que deve ser preenchido ao postar o vídeo. Esse texto deve trazer informações sobre o que o vídeo fala, da maneira mais descritiva possível. A  descrição pode ser mais longa e detalhada e você tem até 5000 caracteres para isso. A descrição pode ser um instrumento de persuasão para que o usuário acesse o vídeo, já que o trecho inicial da descrição aparece nos resultados da busca (por isso, tente manter as principais informações no início do texto).

USE CTAS – Na descrição você deve incluir as palavras-chave que representem os temas tratados no vídeo. No texto, você pode incluir chamadas para ação (CTAs), como um convite a se inscrever no canal ou fazer download de algum material no seu site (preferencialmente com links encurtados). Outra ideia é usar marcações de tempo para direcionar o espectador a determinados conteúdos de destaque dentro do vídeo, especialmente em conteúdos mais longos. É possível também inserir hashtags no texto, que geram links para os usuários encontrarem novos vídeos sobre aquele termo. Mas não exagere: se tiver mais que 15 hashtags na descrição do vídeo, o YouTube ignora todas elas.

EDITE O NOME DO ARQUIVO – você já precisa incluir a palavra-chave principal do conteúdo no nome do arquivo. Em vez de portar o vídeo com um nome cheio de códigos e números, utilize um nome descritivo com a palavra-chave inserida: comofazersalgadinhosdiferentes. Assim, a plataforma consegue identificar, já no nome do arquivo, sobre o que ele trata.

FAÇA TRANSCRIÇÕES E LEGENDAS – para que o Youtube entenda do que se trata o seu vídeo, faça transcrições e legendas. A transcrição é a transformação em texto daquilo que o vídeo fala. Você pode fazer essa transcrição manualmente por conta própria ou utilizar a ferramenta do YouTube que facilita esse trabalho. Ao adicionar marcações de tempo na transcrição, você pode também transformá-la em legendas. Elas servem para que os usuários possam acompanhar o vídeo mesmo se não puderem acionar o áudio e funcionam como ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Além de adicionar as legendas, você também pode usar o texto da transcrição na descrição do vídeo para dar mais informações sobre o vídeo aos espectadores.

FAÇA VÍDEOS MAIS LONGOS – vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados. A duração média ideal é de 11 minutos. Vídeos com menos de 2 minutos tendem a ser mais superficiais. Porém atenção: mais vale a relevância que a duração do vídeo. Por isso, se você investir em conteúdos de qualidade, não se preocupe tanto com o tempo do vídeo.

AUMENTE O CRT NOS RESULTADOS DE BUSCA – CTR (Click-Through Rate) representa a taxa de cliques dos usuários no seu vídeo entre os resultados da busca. Ter uma alta taxa de cliques significa que o seu vídeo se mostrou relevante para aquela palavra-chave pela qual o usuário pesquisou. Por isso, o CTR também é um importante fator de rankeamento. Para isso, o título, que deve incluir a palavra-chave principal; o início da descrição, que deve ser persuasiva já nas primeiras palavras; a miniatura do vídeo, que deve ser atrativa e trazer alguma informação complementar aos outros elementos.

AUMENTE O ENGAJAMENTO DO PÚBLICO – No  YouTube, o link building não está entre os fatores de rankeamento. Por mais que um vídeo seja linkado em outros sites, o algoritmo não conta com esse dado para rankeá-lo, embora isso ajude a gerar mais visualizações. Porém conta muito receber comentários e likes. Por isso, sempre incentive que os seus espectadores interajam de alguma forma com o seu vídeo: peça para curtir (o famoso “dá um joinha!”); comentar; inscrever-se no canal; compartilhar o vídeo.

RESPONDA AOS COMENTÁRIOS – Todos esses fatores pesam bastante no rankeamento do YouTube, pois indicam se o seu vídeo atendeu (ou superou) as expectativas dos usuários. Uma das melhores formas de incentivar comentários é respondê-los! Assim, os usuários se sentem valorizados e voltam mais vezes para comentar.

Além disso, também é importante adotar estratégias para manter o usuário engajado com o vídeo até o final. Esse é um importante fator para o Google avaliar se você está oferecendo algo que realmente interessa à audiência. Você pode prometer algum bônus para quem assistir ao vídeo até o final.

DIVULGUE O CANAL E OS VÍDEOS – Ao otimizar o título, a descrição e as tags dos seus vídeos, você já vai aumentar a visibilidade dentro do próprio YouTube. Porém, você deve ter outros diversos canais de marketing que podem ser usados para divulgar os vídeos fora do YouTube e aumentar as visualizações.

incorpore os vídeos em posts do seu blog que tenham assuntos relacionados; produza vídeos institucionais e de demonstrações de produtos para divulgar no site; divulgue nos conteúdos de email marketing e na assinatura do e-mail; divulgue os vídeos nas redes sociais; responda mensagens e comentários de usuários com vídeos; participe de grupos, fóruns e sites de perguntas e respostas (como o Quora) e responda os usuários com vídeos do seu canal.