Super-heróis no Papo de Boteco
O comunicador e especialista Cesar Belardi fala sobre os super-heróis nos dias de hoje.
Os super-heróis vão tomar conta do próximo Papo de Boteco. Eles são o tema da palestra do professor e estudioso do assunto, Cesar Belardi, que irá falar sobre E os heróis, onde estão? A intenção é provocar novas compreensões sobre os personagens, seus papéis e o cenário moderno da indústria cultural e do mercado. O Papo de Boteco é uma realização da Galatica Educação & Cultura e acontece no próximo dia 7 de outubro, no restaurante Sujinho.
A ideia é conversar sobre a figura do super-herói no contexto das produções cinematográficas e televisivas, atualizando para um momento mais humanizado. Esses protagonistas, que fazem parte do imaginário de todos nós, surgiram a partir dos anos 30 como personagens de histórias em quadrinhos. Defensores do bem, eles têm super-poderes, inspirados nos heróis da mitologia. São justiceiros e cuidam da população e do planeta.
Com o tempo, os super-heróis deixaram de ser figuras distantes para se tornarem cada vez mais humanizados. Assim, passaram a estar sujeitos às emoções dos seres humanos comuns, como o amor e a paixão, entre outras. O professor Cesar Belardi vai traçar um panorama histórico sobre as origens dos super-heróis e seu contexto atual. Ele vai responder à grande pergunta: Ainda existem heróis? Mudou o conceito? Como é o super-herói do século XXI?
Os super-heróis continuam encantando as multidões. Tanto que há, pelo menos, três grandes produções cinematográficas por ano com os heróis em ação. “Agora os super-heróis são retratados no cinema, e também nos quadrinhos, como personagens menos fantasiosas e mais com o pé no chão. Eles chegam a ter dúvidas éticas e morais como quaquer ser humano. Deixam de ser um modelo de perfeição inatingível para se aproximar das pessoas comuns, permitindo uma identificação maior com o público, pois estão inseridos no contexto histórico e cultural daquele momento”, explica Cesar Bellardi.
Outros assuntos em pauta da palestra E os heróis, onde estão? são as barreiras culturais e ideológicas; enredos e narrativas e momentos históricos: como os super-heróis foram utilizados como defensores das ideologias, especialmente nos Estados Unidos.
Uma questão importante e também abordada é a de como é feita a reinvenção dos super-heróis para atender a atender aos interesses do mercado, como a ampliação de uma linha de títulos publicados, por exemplo.
O Papo de Boteco é uma criação da Galatica Educação & Cultura. O conceito é de um happy hour para a mente, com a proposta de por novas ideias na cabeça e provar que é possível ter uma conversa de conteúdo num ambiente descontraído, fora dos meios acadêmicos.
Realizado desde o início de 2019, o Papo de Boteco agora tem como local de reunião o tradicional Restaurante Sujinho. Com seu nome irreverente, o Sujinho segue com uma história de mais de 50 anos. O clima descontraído, o ambiente aconchegante e uma comidinha simples, mas com sabor da casa da mamãe, reforçam suas tradições.
César Augusto Belardi – Graduado na área de Humanas em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Paulista (1989), com várias especializações em Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, Tecnologias de Comunicação, Processos Criativos e Marketing.
Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Paulista (2001). Graduado, também, em Biologia Marinha pela Universidade de São Paulo (1988), com especialização em Comportamento (1990).
Coordenador e professor dos cursos de MBC em Comunicação e Mídia, Comunicação Empresarial & Institucional e Cinema & Produção Fílmica da Universidade Paulista.
Doutor em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP).
Ficha técnica
- Papo de Boteco
- Tema do encontro: E os heróis, onde estão?
- Palestrante: professor e doutor Cesar Belardi.
- Data: 7 de outubro (segunda-feira)
- Horário: das 19h30 às 21h30.
- Local: Sujinho Restaurante. Rua da Consolação, 2063, esquina com a Rua Matias Aires, perto do Metrô Paulista, Telefone: (11) 3231-5487. São Paulo, SP, CEP: 01301-100.
- Site: sujinho.com.br.
- Sem cobrança de couvert, as pessoas pagam somente pelo que consumirem. Aceita pagamento com cartão.