25 de julho de 2023

SUSTENTABILIDADE: ADOTE ESTE CONCEITO PARA FATURAR MAIS!

Businessman using a laptop and networking on the grass; green business, sustainability and communication concept
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Adotar práticas sustentáveis vai fazer com que a sua empresa seja bem vista pelos consumidores, especialmente os da nova geração. Com isso, vai conseguir mais clientes e fidelizar os que já tem.

O hemisfério norte está pegando fogo. O verão deste ano já é considerado como o mais quente da história. Um dos fatores que vem ocasionando tanto calor sem dúvida é a mudança climática originada pela intervenção do homem na Terra, alterando o seu meio ambiente.

Por isso, os assuntos sustentabilidade e meio ambiente estão sendo discutidos pelos cientistas e políticos de todo o mundo. O Brasil, por ter grandes áreas verdes, como a Amazônia, está sendo cobrado pelos governos dos demais países quanto à política de preservação do meio ambiente, já que a devastação das florestas poderá ter consequências em todo o planeta.

Mas não é só isso. Os consumidores das novas gerações, chamadas de Y e Z, agora exigem que as empresas também tenham posturas sustentáveis em relação à preservação do meio ambiente. Ou seja, que adotem a sustentabilidade como uma prática rotineira em suas atividades.

A sustentabilidade é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental do planeta.

Antes o consumidor queria apenas preço justo, qualidade e excelência no atendimento. Agora, ele também quer se identificar com os valores em comum da empresa e saber o que ela faz para contribuir a fim de que o mundo se torne um lugar melhor. Ou seja, o consumidor agora escolhe marcas por se identificar com o posicionamento, os valores e as ações do negócio, e não mais somente por preço, qualidade e atendimento.

LUCRO ÉTICO

O objetivo de toda empresa é dar lucro. Mas hoje esse lucro tem que ser ético. As marcas do bem têm o propósito de impactar positivamente a vida das pessoas. O lucro aparece como consequência dessa geração de valor. Empresas lucram porque são relevantes para o consumidor e a sociedade. Ou seja, há uma busca de equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade.

Por isso, as empresas agora cuidam da Inclusão Social como forma de contribuir para a diminuição da desigualdade entre as classes sociais; apoiam o comércio local, pois as pequenas empresas locais são as que garantem boa parte dos empregos no Brasil; cuidam da Cadeia Produtiva Sustentável, desde a escolha das matérias-primas até a relação justa com os colaboradores; buscam soluções de menor impacto ambiental com uma operação cada vez mais limpa e verde; fazem reciclagem e descarte responsável buscando reduzir a redução da geração de lixo no planeta; transmitem transparência e confiança como um caminho para a conexão real e compartilhamento de crenças e valores com os consumidores.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Todas as empresas devem buscar a adoção de práticas sustentáveis. Entre algumas práticas, estão a implementação de tecnologia verde, como reuso de água; realização da captação de água da chuva; redução do consumo de energia, de água e do desperdício; coleta seletiva de material reciclável; minimização, reaproveitamento, reciclagem, tratamento e disposição de resíduos; e uma política de tratar melhor os seus colaboradores de forma mais ética e menos discriminatória.

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

A Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria-prima até a disposição de seus resíduos.

Existem vários tipos de certificações ambientais disponíveis, como a certificação ISO 14001, que estabelece requisitos para um sistema de gestão ambiental, e a certificação LEED, que avalia o desempenho ambiental de edifícios.

Para obter a certificação ISO 14001 é necessário entrar em contato com um dos Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental acreditado pelo INMETRO, clicando em Organismos de Sistema de Gestão Ambiental — OCA.

TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE

A esse novo conceito de sustentabilidade empresarial foi dado o nome de Triple Bottom Line — tripé da sustentabilidade, em português. Segundo essa noção, as dimensões econômica, ambiental e social devem estar em equilíbrio no resultado das empresas.

Social: são as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa. O objetivo é promover qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.

Ambiental: são as ações da empresa para eliminar ou, ao menos, amenizar o impacto negativo causado por suas atividades. Entram neste item o uso eficiente de matérias-primas, energias renováveis, reciclagem e outras diversas ações.

Econômico: é a lucratividade. No entanto, na ótica do Triple Bottom Line, a empresa deve pensar sempre em lucrar ao mesmo tempo que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida.

Quando a inovação é acompanhada de processos sustentáveis, os empreendimentos se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio começa a passar mais confiança e credibilidade por meio dos produtos e serviços que oferece.

A gestão ambiental minimiza impactos no meio em que uma empresa opera e ao mesmo tempo desenvolve atividades lucrativas, com alto valor social e utilizando de maneira racional os recursos naturais, como água, energia e resíduos.

EMPRESA SUSTENTÁVEL

Uma empresa sustentável é aquela que planeja suas ações econômicas contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um mundo melhor. Antes de colocar seus planos em prática, ela analisa se haverá algum impacto no meio ambiente e se, de alguma forma, estará beneficiando as pessoas ao seu redor.

Respeitar e cuidar do meio ambiente é uma atitude importante, porém esse é apenas um requisito. Uma empresa sustentável é aquela concebida e gerenciada para ser perene, para colaborar com o desenvolvimento da sociedade e, ainda, contribuir para o progresso da humanidade.

Ela não pode esgotar os recursos naturais para que seus objetivos do negócio sejam atingidos. Ao mesmo tempo, precisa promover ações que beneficiem os colaboradores, os moradores próximos e até mesmo fornecedores. E, em meio a tudo isso, deve garantir a continuidade da empresa em si. Para obter crescimento sustentável, as empresas devem alcançar suas metas e se desenvolver sem que prejudiquem o meio ambiente e a sociedade.

A empresa sustentável deve gerenciar de forma equilibrada três ativos essenciais: recursos naturais, humanos e financeiros.

RECURSOS NATURAIS — analisar seus processos e produtos, bem como os recursos naturais que utiliza para que tudo isso funcione. Para ser sustentável, o ideal é que você use os recursos em uma taxa menor do que a velocidade com que eles se regeneram. Ou seja: que você tire menos do que a natureza repõe — para que não haja falta. Avalie qual o impacto que a sua atividade econômica gera na natureza, na fauna e na flora. Pesquise qual a sua fonte de energia principal e se é possível fazer melhorias nesse sentido.

RECURSOS HUMANOS — para que a sua organização sobreviva e, ao mesmo tempo, seja sustentável, você precisa focar sua atenção nos colaboradores e pessoas externas, que valorizam o que você oferece. Garanta que esses dois grupos sempre irão existir.

COLABORADORES — procure respeitar e valorizar as pessoas que ajudam o seu negócio a alcançar os objetivos. Para isso, não deixe de realizar ações de Segurança do Trabalho, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais que prejudicam diretamente na saúde física e mental do profissional.

Aposte na diversidade na hora da contratação. Assim, você junta perfis variados — o que é essencial para se adaptar às mudanças que a sociedade vem sofrendo. Já em relação ao público externo, busque ser sempre ético e autêntico.

RECURSOS FINANCEIROS — empresas que utilizam com eficiência os recursos naturais e humanos são valorizadas pelos consumidores e, portanto, possuem sustentabilidade financeira. É possível começar com pequenas iniciativas, como diminuição de desperdícios e um uso mais eficiente da energia. Além de promover ganhos financeiros, é uma forma de entrar nesse mundo sustentável.

VANTAGENS DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Economia — é feita por meio de reciclagem, reutilização de água, reaproveitamento de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica. Com isso é possível reduzir os custos da produção.

Diferenciação no mercado — a sustentabilidade se torna uma vantagem competitiva, sendo muito útil para elevar seus lucros ou mesmo pensar em expandir seu negócio.

Preservação do planeta — cuidando do meio ambiente, você estará pensando nas próximas gerações – e no que elas poderão usufruir também.

Impacto na bolsa de valores — cada vez mais, os investidores estão apostando nas ações de empresas social e ambientalmente sustentáveis.

EXEMPLO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA ADOTAR NA SUA EMPRESA

Criação de um sistema de tratamento e reaproveitamento da água;

Uso racional de água potável e energia elétrica;

Uso de fontes de energia limpa e renovável — como solar e eólica — na produção;

Adoção de processos produtivos que não agridem o solo, o ar e os rios;

Reutilização das sobras de matéria-prima;

Adoção de um sistema de logística reversa, para evitar que produtos sejam descartados no meio ambiente após o uso — como pneus, lâmpadas e pilhas;

Uso de materiais recicláveis na confecção de embalagens, bem como de sacolas biodegradáveis;

Implementação de um programa de reciclagem de lixo;

Criação de processos focados em minimizar ou eliminar os descartes irregulares e a poluição gerada na produção;

Criação de projetos educacionais voltados à preservação do meio ambiente;

Desenvolvimento de programas de inclusão social na comunidade;

Respeito à diversidade, seja relacionado a gênero, raça, religião, crença ou sexualidade;

Adoção de práticas que garantam a segurança do trabalho;

Respeito às leis trabalhistas e ambientais;

Adoção de práticas éticas, que não visem tirar vantagens em concorrências públicas — que configura corrupção.

MANEIRAS DE TORNAR SUA PEQUENA EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL

ESCOLHA DOS FORNECEDORES — os fornecedores de uma empresa sustentável também devem adotar práticas de sustentabilidade. A sustentabilidade das pequenas empresas começa na fonte. O primeiro passo para tornar sua empresa mais ecológica é fazer as seguintes perguntas sobre seus materiais de origem: são produzidos de forma sustentável? Seu fornecedor integra fortes desempenhos éticos, sociais e ambientais na produção dos materiais? Um exemplo disso pode ser o uso responsável da água na fabricação.

COMÉRCIO JUSTO — verifique se os materiais são fabricados por fornecedores éticos que pagam a seus funcionários salários justos e habitáveis. Eles são feitos com materiais recicláveis, renováveis e /ou biodegradáveis? Esses materiais devem ter um impacto mínimo no meio ambiente e não contêm substâncias tóxicas ou que destroem a camada de ozônio. Os exemplos incluem: papelão e papel; amido de milho; papel bagaço (celulose de fibra de cana-de-açúcar); invólucros degradáveis. Certifique-se de adquirir seus produtos e serviços de fornecedores locais para apoiar a economia local e reduzir os custos de transporte.

EMBALAGEM ECOLÓGICA — adote embalagens biodegradáveis. Se você precisar usar plástico, mantenha-se em um tipo. Quanto mais elegante, resistente ou útil for a sua embalagem, menor será a probabilidade de acabar em um aterro sanitário. Seus clientes provavelmente encontrarão um uso futuro para uma bolsa reutilizável com seu logotipo nele.

ARMAZENAMENTO SUSTENTÁVEL — um aspecto importante da sustentabilidade das pequenas empresas é onde os produtos são armazenados antes de serem vendidos. Seja congelador para sua comida ou um armazém para seus produtos, o impacto ambiental do armazenamento pode aumentar ao longo dos meses e anos. Veja estas dicas:

Escolha uma instalação ecológica que use energia renovável para controle climático, como painéis solares.

Embale itens em recipientes verdes em vez de plásticos poluentes.

Se você precisar se livrar dos itens para os quais não usa mais, considere doá-los em vez de jogá-los fora.

ENVIOS E ENTREGAS VERDES — adotar práticas sustentáveis de remessa reduzirá ainda mais sua pegada de carbono. Use métodos de entrega sustentáveis:

Não coloque um pacote minúsculo em uma caixa cinco vezes o tamanho. Use embalagens o mais compactas possível para minimizar custos e a quantidade de espaço que seu produto ocupa na transportadora. Isso resultará em menos viagens e menos emissões.

Reduza o desperdício (e o custo), evitando colocar um item em caixa em uma segunda ou terceira caixa antes do envio.

Consolide pedidos quando possível. Ofereça descontos para vários pedidos para incentivar compras em massa.

Use materiais de remessa ecológicos: bolsas para correspondência biodegradáveis; enchimento biodegradável; papelão reciclado; sacos biodegradáveis.

EVITE

Bolsas de correio padrão com revestimento de plástico bolha, difícil de reciclar de maneira eficaz

Embalagem de isopor

Embrulho ou recheio de plástico

REDUZA A PAPELADA — Mude para a papelada on-line. Não apenas reduz o desperdício de papel, mas também aumenta o seu espaço de armazenamento físico. Em vez de recibos em papel, opte pelos recibos de email enviados aos clientes.

ENVOLVA SEUS FUNCIONÁRIOS — a sustentabilidade das pequenas empresas inclui os esforços de toda a sua equipe. Uma cultura da empresa construída em torno da conscientização ambiental facilita o alcance de seus objetivos.

TRABALHO HOMEOFFICE — Dar a seus funcionários essa opção reduz a poluição, o uso de combustíveis fósseis e reduz a pegada geral de carbono da sua empresa.

MOTIVE SEUS FUNCIONÁRIOS — a adotar uma mentalidade mais ecológica, incentivando e recompensando hábitos ecológicos e demonstrando apreço por seus esforços. Motive e envolva-os pedindo ideias e informações sobre como você pode fazer mudanças positivas no local de trabalho e na comunidade. Coisas como andar de bicicleta para o trabalho, trazer seu próprio almoço, etc. Defina metas e comemore seus sucessos.

EVITE DESCARTÁVEIS — em escritório ou loja. Existem medidas simples que você pode tomar para reduzir seu impacto ambiental no seu espaço.

Se possível, escolha um espaço com muita luz natural para reduzir o uso de energia.

Considere o uso de lâmpadas LED. .

Desencoraje as cafeteiras que usam refis ou as xícaras de papel. Em vez disso, compre uma cafeteira comum e incentive seus funcionários a trazer suas canecas favoritas de casa.

Ajuste seu ar-condicionado. Seu espaço não precisa parecer uma geladeira durante todo o verão.

Acompanhe suas contas de serviços públicos e analise seus gastos com energia. Se você ajustá-las, começará a ver economias imediatas.

Use um serviço de limpeza verde, se tiver a opção.

Traga plantas vivas para melhorar a qualidade do ar interno.

REDUÇÃO DE RESÍDUOS — evite o envio de malas diretas pelo correio. Em vez disso, faça suas promoções pelo meio digital.

ATENHA-SE A GANHOS SUSTENTÁVEIS — uma garrafa de água de metal reutilizável com seu logotipo terá anos de uso ao contrário de um chaveiro de plástico barato ou uma caneta esferográfica.

FAÇA CONTRIBUIÇÕES — Ajude a compensar seu impacto ambiental, apoiando ativamente o meio ambiente. Aqui estão algumas ideias:

Inicie uma promoção, como plantar uma árvore para cada 10 produtos vendidos.

Use hospedagem na web verde, que usa tecnologias ambientais para realizar iniciativas ecológicas.

Doe uma porcentagem de seus recursos para programas ambientais.

Crie um evento de arrecadação de fundos em sua comunidade para promover iniciativas ecologicamente conscientes.

DIVULGUE A SUSTENTABILIDADE DA SUA PEQUENA EMPRESA — informe a todos sobre suas práticas de sustentabilidade para pequenas empresas. Verifique se suas credenciais ecológicas são claras em sua embalagem e em todos os seus canais de marketing. A consciência ambiental é uma boa aparência para as marcas. Isso mostra um compromisso com um mundo melhor, e é algo para se orgulhar. Algumas mudanças simples podem fazer uma enorme diferença para ajudar sua pequena empresa a crescer em direção a um futuro mais sustentável.

 

Autor: Milton Correia Junior — Jornalista e redator.