19 de maio de 2019

Sustentabilidade: um mar de oportunidades para o pequeno empresário.

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Autor: Milton Correia Jr., Diretor de Conteúdo da Galática Comunicação e Educação. Jornalista especializado em empreendedorismo e sustentabilidade.

Agir de maneira sustentável, contribuindo para preservar os recursos naturais do nosso planeta é uma conduta exigida pela atual sociedade e mercado. Daí a associação crescente do conceito de sustentabilidade a negócios bem sucedidos. E o melhor, um mar de oportunidades para os pequenos empresários.

 

Para um empresário que não tem muito capital, a sustentabilidade é interessantíssima. Ela tem tudo a ver com inovação de negócios. Como se trata de um conceito muito abrangente, pode-se atuar nesse setor com uma empresa vinculada a produtos verdes, à redução de consumo de água ou de eletricidade, controle de resíduos, alimentos orgânicos, reciclagem e brindes, entre outros muitos segmentos. Além disso, há a possibilidade de oferecer um amplo leque de serviços, que podem ser desde uma empresa de motoboys com práticas de sustentabilidade até assessoria, cursos e treinamento.

 

A sustentabilidade é um conceito com longa vida pela frente, pois se trata de uma nova maneira de gerir os negócios. Todas as empresas terão de se adequar a ela se quiserem sobreviver num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O pequeno empresário que lançar produtos e serviços inovadores e comprovar a sua qualificação, têm chances redobradas de sucesso. Afinal, uma grande empresa só irá aceitar o fornecimento de produtos e serviços se o fornecedor de menor porte provar que está rigorosamente dentro da legislação trabalhista e não adota práticas consideradas condenáveis ao meio ambiente e à sociedade.

 

A vantagem dos pequenos empresários é a de oferecer um produto ou serviço com maior qualidade sócio-ambiental agregada, para atender um mercado crescente de exigências. As grandes empresas não podem parar o que estão fazendo para desenvolver processos diferenciados e então esse nicho fica para os menores

 

São exemplos a reciclagem de lâmpadas e de cartuchos de impressoras e também roupas feitas com fibras sintéticas recicladas. O pequeno empreendedor deve perceber os segmentos do mercado de sustentabilidade nos quais pode atuar, pois isso será uma garantia de sucesso.

 

Tendência mundial

Tudo indica que o conceito de sustentabilidade veio para ficar. “Não acreditamos que seja um modismo. A preocupação com a sustentabilidade, aliada ao estilo de vida mais saudável, é uma tendência mundial. Cada vez mais os produtos devem ser produzidos dentro de processos que não agridam a saúde das pessoas e do ambiente e que agreguem valor sustentável”, afirma Jorge Antunes, Sócio-Fundador da rede Mundo Verde, uma cadeia de lojas que há 24 anos vende produtos orgânicos e naturais.

 

A gestão do Mundo Verde é baseada na saúde do corpo e da mente, qualidade de vida e consumo consciente. A percepção do custo-benefício dos produtos voltados para o bem-estar é notória por parte de seus clientes, que não se incomodam de pagar um pouco a mais por produtos com maior qualidade, visto que cuidados com a saúde e a proteção do meio-ambiente são por eles considerados fundamentais.

 

“A busca pela sustentabilidade se tornou uma oportunidade interessante para muitos empreendedores que desejam iniciar um negócio próprio. A rede Mundo Verde foi precursora neste mercado de produtos para alimentação saudável e bem-estar no varejo brasileiro e nos orgulhamos de ter ajudado a desenvolver esta cadeia de suprimentos. Hoje, vendemos produtos de mais de 800 fornecedores, a maioria de micro e pequeno portes”, explica Jorge Antunes.

 

Para ele, para se ter sucesso no setor de sustentabilidade é preciso estar atento às exigências do mercado, ouvir sempre o cliente e buscar constantemente a qualidade no atendimento e a inovação nos processos, nos produtos e na gestão. Também é necessário oferecer produtos de qualidade, praticar uma política de preços justa e, sobretudo, produzir dentro de práticas sustentáveis, seja por meio da fabricação, não-utilização de mão-de-obra infantil ou escrava, gerar emprego e renda para as comunidades, etc.

 

        Antunes acredita que o segmento de alimentação é um dos mais promissores dentro da sustentabilidade, com produtos especiais para  diabéticos, hipertensos, cardíacos e pessoas com alergia ou intolerância a determinados alimentos. Mas também há boas oportunidades para fornecedores de artigos voltados para o bem-estar em geral, o desenvolvimento da espiritualidade e a auto-ajuda. “O nosso mix é bem variado. Temos cerca de 5 mil itens em cada loja, em 20 diferentes segmentos, desde alimentos light, diet, orgânicos e sem glúten, chás e bebidas energéticas até suplementos para atletas, fitoterápicos, aromáticos (incensos, essências, velas), livros, CDs de relaxamento e meditação, além de presentes artesanais, entre outros”, exemplifica.