26 de abril de 2022

TIK TOK: ALCANCE OS JOVENS E VENDA MAIS

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Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Popular entre os jovens, o Tik Tok surgiu em 2016 e já conta com 800 milhões de usuários em todo o mundo. Essa rede social é baseada em um aplicativo que permite edição e compartilhamento de vídeos. As possibilidades de criação são infinitas e há muita criatividade. Hoje, o Tik toK é a sexta maior rede social do mundo.

Se você precisa estar onde o seu consumidor está, não pode ficar de fora deste aplicativo. É possível se comunicar com seus clientes por lá, além de impulsionar anúncios e divulgar novas ações e produtos.

Veja estas dicas de como usar o Tik Tok para vender mais:

DEFINA O SEU PÚBLICO – a faixa etária do Tik Tok é bastante jovem: a maioria dos usuários americanos tem idade entre 18 e 24 anos (25,8%). Outros 24,5% tem entre 25 e 34 anos. Porém, mesmo que o seu consumidor não esteja na faixa entre 18 e 34 anos, ele pode ser atingido pelo compartilhamento, que é muito forte nessa rede.

ENTENDA O ESTILO DE CRIAÇÃO – os vídeos de humor predominam no Tik Tok e  têm um estilo muito próprio. Por isso você não pode reproduzir no Tik Tok o material que criou para outras redes. Ele tem de ser criado especialmente para o Tik Tok. Caso a sua empresa queira passar uma imagem muito séria, talvez este nem seja o canal ideal, se bem que, com criatividade, assuntos sérios também possam ser tratados de forma mais leve.

FAÇA PARCERIAS – você não precisa necessariamente produzir conteúdo para  estar  no Tik Tok. Pode formar parcerias com criadores de conteúdo e investir em anúncios. Cada uma dessas frentes tem exigências diferentes e pode ser explorada com objetivos variados. O importante  é se conectar com a língua dos “tiktokers” (usuários da rede) e se manter conectado com os interesses deles, seja por meio do seu canal, seja por meio do canal de outros criadores.  É preciso pensar a estratégia, a frequência dos posts, as parcerias e a estrutura de produção de conteúdo

INTERAJA COM SEU PÚBLICO – faça perguntas nos vídeos e indague sobre seus interesses. Veja se eles têm dúvidas sobre seus produtos e serviços.

POSTE VÁRIOS VIDEOS – muitos vídeos são postados no TikTok e se você quer ser visto, precisa seguir o ritmo da rede. Como os vídeos são curtos, seus usuários sempre vão procurar por mais conteúdo. Voce precisa se planejar para criar pelo menos três vídeos por dia. Mesmo com essa frequência, o resultado pode demorar a vir. Por isso, fique atento às métricas e aos interesses dos usuários buscando saber quais conteúdos atraem mais. O segredo é sempre testar e repetir o que funciona.

HORÁRIOS DE PUBLICAÇÃO – o ideal é encontrar uma hora do dia em que o seu público esteja mais ativo e mais apto a consumir o seu conteúdo. Existem estudos que mostram que os horários de pico do aplicativo são o horário do almoço, entre 12h e 13h, e o fim da tarde, entre 18h e 19h. O ideal é variar os horários e testar para entender quando a sua audiência está mais ativa.

ANÚNCIOS – no TikTok também é preciso fortalecer a sua Estratégia de Marketing por meio dos anúncios. Dessa forma, você alcança um público maior e mais segmentado. A criação de anúncios no TikTok é feita pelo Ads Manager. A conta é criada gratuitamente. Basta preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro.O recurso permite o controle de todas as configurações dos anúncios, como orçamento, tempo de distribuição e público. Por lá também é possível acessar as métricas a fim de saber como o alcance dos anúncios está indo.

MÉTRICAS DE SUCESSO – as duas principais que indicam se a sua estratégia está dando certo e alcançando novos patamares:

Taxa de conclusão dos vídeos: esta métrica indica que seus vídeos são interessantes para a audiência. Significa que as pessoas acessam seus vídeos e assistem ao conteúdo até o final. Além disso, quanto mais as pessoas ‘finalizam’ os seus vídeos, mais o algoritmo do TikTok impulsiona o conteúdo.

Retenção de público  – Outra métrica é a quantidade de tempo que o público passa assistindo, mesmo se não finalizar. Também indica o interesse das pessoas pelo conteúdo e, quanto mais elas se mantiverem conectadas, mais o algoritmo vai favorecer os vídeos.

SEJA AUTÊNTICO – a principal regra para sua presença de marca no TikTok é focar na autenticidade. O conteúdo precisa engajar com as tendências do aplicativo, que mudam a cada dia.

USE MÚSICAS – outra característica da comunidade do TikTok é o uso de músicas populares em seus vídeos. Uma das tendências da rede social é criar conteúdo utilizando a música do momento. Assim, você pode se aproveitar disso para ampliar o acesso ao seu conteúdo.

DESAFIOS – são vídeos virais reproduzidos pelas contas do TikTok. Podem ser uma coreografia, um estilo de edição e vários outros tipos. Entrar nos Desafios é um jeito de demonstrar a essência da sua marca e se tornar parte da comunidade. Você pode encontrar, na aba “Explorar”, desafios para que participe.

HASHTAGS – o algoritmo do TikTok também favorece o uso das hashtags atuais. Se você utilizar a música popular do momento ou criar um desafio, não deixe de colocar a hashtag para acompanhar e com a intenção de que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade. Caso você tenha dúvidas sobre como criar um bom conteúdo no TikTok para ampliar sua Estratégia de Marketing, confira alguns cases a seguir.

OBSERVE A CONCORRÊNCIA – antes de começar, procure ter experiência também como usuário. Crie  uma conta e observe o conteúdo dos outros usuários para entender o que acontece. Veja se os seus concorrentes estão presentes no Tik Tok e a maneira como eles agem para conquistar os seguidores.

Fonte: SEBRAE MINAS