19 de setembro de 2022

USE A INTERNET E CONQUISTE MAIS CLIENTES. VEJA COMO !!!

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Autor: Milton Corrêa Junior. Jornalista e redator.

Todo micro e pequeno empresário sabe que para ter sucesso precisa atrair novos clientes para o seu negócio. É uma tarefa diária que exige esforço e dedicação. Com a internet, esse trabalho ficou mais fácil, pois é possível chegar ao novo cliente sem fazer grandes investimentos. Porém, trazer consumidores para o seu negócio requer dedicação e  muita pesquisa, estudo e planejamento.

Veja estas dicas de como conseguir leads (pessoas interessadas) e transformá-las em clientes.

DESCUBRA QUEM É O SEU CLIENTE – antes de fazer qualquer planejamento, você precisa saber para quem irá dirigir todos os seus esforços. Pois, para fazer um planejamento e traçar  um plano de comunicação, terá de saber qual a linguagem correta que terá de usar de acordo a idade e sexo. Também é preciso conhecer quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades e comportamentos mais particulares. É o primeiro passo para começar a direcionar suas campanhas de forma mais assertiva e segmentada. Assim você irá entregar exatamente o que desejam.

CRIE PERSONAS – além de sexo, idade e classe social, também é possível criar personagens imaginárias para quem sua comunicação sera dirigida. Por exemplo: Paulo tem 26 anos, é solteiro, tem ganho mensal na faixa de 5 mil reais, gosta de atividades físicas e práticas esportivas. Priscila tem 23 anos, solteira, ganha cerca de 3 mil reais de gosta de tudo que diga respeito à moda, gastando parte do seu salário para comprar roupas novas. Quanto mais detalhada for a persona, melhor.

TENHA UM SITE RESPONSIVO – o site é o seu cartão de visitas, além de ser também um instrumento de vendas. Deve ser bonito, atraente e leve, fácil de consultar. Um detalhe importante: deve carregar e abrir rapidamente, pois, se demorar, o interessado desiste e parte para outro. Também deve ser responsivo, ou seja, funcionar perfeitamente no celular. O lead deverá fazer tudo o que precisa de maneira rápida e intuitiva. Sites complicados, que travam e não funcionam bem no celular espantam os interessados.

ATUALIZE SEU SITE – o site deve ser atualizado constantemente, pois você terá de fazer ofertas, promoções e aproveitar o calendário das datas festivas.

INVISTA EM UM BLOG PARA A EMPRESA – um blog é a porta de entrada para que as pessoas conheçam detalhes sobre a sua empresa, tirem dúvidas e consumam conteúdo de qualidade que irá ajudá-las em suas necessidades. Imagine uma pessoa que está procurando algum produtor especial e encontra no seu blog um artigo explicando tudo sobre o que ela deseja. Certamente a imagem da sua empresa irá crescer e se firmar perante ela. Um blog gera autoridade, atrai leads qualificados, facilita as vendas e sinaliza que a sua marca tem relevância na área em que atua. Nada menos que 70% das pessoas preferem descobrir mais sobre uma empresa através de artigos de blog do que por publicidade. Isso explica porque lojas que possuem um blog atraem 2,5 vezes mais clientes. Mas atenção: assim como o site, o blog requer atualizações constantes.

APROVEITE AS REDES SOCIAIS – saiba quais são as favoritas da sua persona e invista nelas. Marque presença nessas plataformas com um perfil bem feito e completo, conteúdos relevantes e ricos, além de muita interação com seus seguidores.

ANUNCIE NAS REDES SOCIAIS – além de atrair clientes com conteúdos do interesse deles, também é preciso anunciar nas redes sociais, pois é uma maneira rápida de atrair novos clientes, especialmente se a sua empresa ainda não é muito conhecida. As redes sociais oferecem diversos tipos de anúncios que são mais baratos, com a vantagem de que podem ser segmentados para atingir pessoas com a idade e que moram na região que você quer.

FAÇA SEO – procure conhecer as regras do SEO para colocar o seu site nas primeiras páginas do Google. Fazer SEO não é complicado desde que você conheça a metodologia, como o uso de palavras-chave, uso de links internos e externos, etc. Procure aprender mais sobre SEO pesquisando na internet, onde há muitos manuais ofertados gratuitamente.

APROVEITE O LINKEDIN – estar presente no linkedin é uma maneira da sua empresa ser conhecida e até mesmo recomendada. Para atrair clientes nessa rede social você precisa de um perfil próprio para o negócio, publicar conteúdo de valor e interagir muito tanto nas suas postagens como naquelas realizadas por membros da sua rede de conexões. O LinkedIn é que ele tanto serve para conteúdos curtos, como também disponibiliza a publicação de artigos. Ao compartilhar conhecimento, você consegue aumentar o reconhecimento sobre a marca e a própria autoridade dela no segmento de atuação.

UTILIZE O YOUTUBE – 64% dos consumidores confirmam uma compra após conferir um vídeo em rede social. Confirme se o seu público tem interesse em vídeos e se costuma marcar presença no YouTube. Em caso positivo, crie um canal e estude bem o tipo de vídeo que melhor funciona com o perfil de seus potenciais clientes. Pode ser interessante oferecer tutoriais, fazer webinários e mostrar ao público como a sua empresa pode solucionar suas dores e necessidades de consumo. Outra opção para conseguir clientes no YouTube é criando publicidade em vídeo.

USE O INSTAGRAM  – tem grande apelo visual com fotos e vídeos, sendo muito acessado pelo público jovem. Faça o perfil comercial da sua empresa e isso, além de permitir o uso de ferramentas especiais, também permitirá analisar o retorno das suas postagens e anúncios. Um detalhe importante: as fotos e vídeos devem ser de ótima qualidade, para não dar a impressão de amadorismo. Mascas criativas exploram as melhores hashtags, interagem com seus seguidores, têm parcerias com influenciadores digitais e oferecem atrativos para que usuários se tornem seus clientes. Valem descontos e até brindes, dependendo do perfil do público e do que funciona melhor com ele. Também costuma agradar usar os stories, que aparecem no formato slideshow e permanecem ativos por 24 horas. Apenas tenha a cautela de segmentar bem a campanha, para que ela atinja usuários com real interesse na oferta.

USE O FACEBOOK – essa rede social permanece como a líder, pois só no Brasil tem 127 milhões de usuários. Você precisa ter uma fanpage (perfil comercial) corretamente configurado. Para ter sucesso crie publicações com conteúdo original; com conteúdo conforme os interesses dos seguidores e faça também conteúdo autopromocional. Acrescente imagens às publicações. Fotos e vídeos são ótimos para ampliar o alcance da marca, gerar engajamento e conquistar admiradores. Atenção: faça anúncios no Facebook, pois essa rede social oferece oportunidade de segmentar o seu público por sexo, idade e região, por preços módicos.

FAÇA LISTA DE E-MAILS – esse canal ainda é muito poderoso para cultivar e engajar uma audiência. O e-mail marketing faz sucesso há décadas com público fiel, pois as pessoas ainda abrem e leem e-mails. A sua lista de e-mails pode ser peça-chave na geração de muitos leads e no fechamento de vários clientes para o seu negócio.

OFEREÇA MATERIAL RICO – é aquele que consegue resolver o problema do usuário rapidamente. São conteúdos de fácil entendimento, porém consistentes, informativos e relevantes para o público. Há várias formas de entregar esse material: ebooks, newsletters, textos em blogs, vídeos, webinários, publicações em redes sociais, infográficos e muitas outras. O importante é mostrar para as pessoas que você é referência na sua área, e que tem muita coisa boa para acrescentar.

APROVEITE OS INFLUENCIADORES – associar sua marca e produtos a um influenciador digital tem grande potencial de atração de clientes. São perfis em redes sociais de pessoas que efetivamente influenciam uma legião de seguidores. Seja pelas posições que adotam, pelas dicas que repassam à audiência ou pela própria profissão, possuem uma quantidade enorme de fãs e servem de espelho para eles também na hora de fazer escolhas comerciais. É por isso que uma simples menção à sua marca pode gerar um resultado superior a qualquer outra ação de marketing.

FAÇA NETWORKING NO SEU MERCADO – é a estratégia que vai ajudar qualquer empresa a manter uma base de contatos sólida. Uma boa rede de relacionamento ajuda a organização a crescer por troca de informações, contribuição mútua e indicações valiosíssimas para o seu negócio. Marque presença em grupos no Facebook que tenham relação com gestão na sua área e não deixe de manter um perfil profissional no LinkedIn.

UTILIZE AS MÍDIAS PAGAS – essas ferramentas trazem resultados incríveis para o seu negócio, como: Alcance, Autoridade, Segmentação para o público certo. Por isso, não deixe de investir em canais como Google Ads (o antigo Adwords) e Facebook Ads.

FAÇA PARCERIAS COM OUTRAS EMPRESAS – se você conhece empresas com propostas e valores parecidos com a sua, talvez seja uma boa ideia unir esforços em ações que tragam benefícios para todas as partes envolvidas,  inclusive para os clientes. Quando duas marcas se juntam para entregar um bom conteúdo ou até mesmo produzir um produto, você gera material de qualidade para o público, abre portas para novos clientes conhecerem a sua empresa e cultiva bons relacionamentos no mercado.