27 de setembro de 2021

APOSENTADO: ABRA O SEU E-COMMERCE E TENHA RENDA EXTRA.

Compartilhe

Criar um negócio online é uma boa oportunidade para quem deseja ter uma renda extra após a aposentadoria. O e-commerce está crescendo muito no país, especialmente após a pandemia, e a tendência é a de que venha a crescer ainda mais nos próximos anos.

Um negócio online é um empreendimento como outro qualquer e deverão ser tomados os mesmos cuidados que a pessoa tomaria se fosse abrir uma loja física para comércio ou prestação de serviços.

No caso do e-commerce, o aposentado terá de ter alguma familiaridade com a tecnologia e entender pelo menos o básico a respeito de internet. Isso porque você terá de colocar  produtos à venda no seu site e fazer a atualização, fazer promoções, interagir com os clientes, etc. Tudo isso exige conhecimentos de informática ou você terá de ter sempre alguém fazendo isso para você.

Veja as seguintes dicas:

COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL – existem empresas especialistas no assunto, que se encarregam de tudo.  ou você mesmo pode criar a sua loja através de plataformas de lojas virtuais. A última opção costuma ser a mais simples e confere maior autonomia para você gerenciar o próprio negócio em termos de cadastro de produtos, categorias e configurações de pagamentos. Você deve analisar o que cada uma delas oferece e, com base no planejamento do negócio e nas necessidades, escolher a plataforma que melhor se encaixa.

ESCOLHA A PLATAFORMA IDEAL – a Tray, a Nuvem Shop, a Vtex e a Webstore são bons exemplos de plataformas que podem abrigar a sua loja virtual. Algumas delas podem cobrar taxas para cada produto vendido. Neste caso, vale calcular quanto isso influenciaria o seu negócio. Algumas não cobram essa taxa, o que já significa mais economia.

ANALISE AS INTEGRAÇÕES – Outro fator que também as diferenciam é a quantidade de integrações disponíveis para o seu negócio e o custo de cada uma delas. Integrações são todos os sistemas que a sua loja pode precisar, por exemplo: um chat no cantinho da sua página, um meio de pagamento, as opiniões das pessoas que já compraram tal produto, o convênio com o Correios, a transmissão de mercadorias da loja para o Facebook e outras mídias sociais, o sistema gerenciador da loja (ERP), entre outros itens. As integrações são como adicionais que a sua loja online  precisará para atender com qualidade os seus clientes. E elas podem ser cobradas ou não, assim como as taxas sobre vendas citadas anteriormente.

ANALISE O SEU NEGÓCIO – imagine o que será necessário para atender o seu público. Pense sobre o produto que será vendido, seu custo para comprá-lo ou fabricá-lo, o custo de vendas que envolve o produto, seu manuseio, a embalagem, o envio, a energia usada para atender o cliente via chat, Facebook ou outras mídias. Após analisar todos esses fatores, vale entrar em contato com algumas plataformas e verificar o que elas podem apresentar como soluções para que o seu negócio saia do papel.

MONETIZE SEU SITE OU BLOG – colocando anúncios, promovendo produtos afiliados ou até mesmo fazendo acordos especiais com empresas para promover seus serviços ou produtos.

DICAS DE NEGÓCIOS ONLINE PARA APOSENTADOS

ESCOLHA SEU PÚBLICO-ALVO – vender ou prestar serviços para o público com mais idade é uma dica interessante, pois você fala a linguagem das pessoas mais velhas e tem os mesmos desejos e necessidades. Mas nada impede de tentar o público mais jovem, se você tem interesse particular por essa faixa etária.

TREINAMENTO E CONSULTORIA ONLINE – Fornecer consultoria ou treinamento é uma ótima forma de o aposentado colocar sua experiência acumulada em um novo negócio. Coach, mentoria, treinamento ou palestras online podem ser ótimos negócios.

DAR AULAS – Mais uma ótima forma de aproveitar a experiência. Cada vez mais as pessoas se interessam pelos cursos on line.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – se você tem experiência em algum tipo de serviço de manutenção, como eletricista,  encanamento, pintura, etc., vale investir em um negócio onde essas habilidades podem ser usadas caso possua boas condições de saúde. Na verdade você pode ter ou indicar prestadores de serviços para escritórios ou residências e existem também franquias desse tipo.

TRANSFORMAR HOBBIES EM NEGÓCIOS – se você manteve um hobby por grande parte de sua pode  transformá-lo nem negócio online.

DICAS DE NEGÓCIOS ONLINE – vender produtos naturais; fazer e vender comida; venda e revenda de cosméticos; venda e revenda de roupas; consertos (roupas, aparelhos eletrônicos, etc.); mudanças, carretos e montagem de móveis; marcenaria; serviços de manutenção como pintura de imóveis, cuidado com jardins, entre outros; agência de viagens para públicos especiais, etc.

AULAS DE CULINÁRIA ONLINE – você pode dar aulas caso tenha experiência nessa área ou montar cursos com a participação de especialistas que serão remunerados ou terão participação no lucro das vendas.

AULAS DE JARDINAGEM E PLANTAÇÃO – há um grande público interessado em jardinagem, para cuidar de jardins ou montar hortas e pomares caseiros, até mesmo em apartamentos. Você pode montar cursos online, ser um consultor ou prestar serviços.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.