14 de dezembro de 2020

ATRAIA CLIENTES DO BAIRRO EM 2021: FAÇA SEO LOCAL!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator

Você pode conseguir mais clientes do seu bairro ou região em 2021. Para isso use as técnicas do SEO local.

SEO local é um conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca em que o foco está em oferecer ao usuário soluções que estejam geograficamente próximas.

Em outras palavras, isso quer dizer que você vai utilizar técnicas para deixar o seu site preparado para conquistar os clientes da sua vizinhança. E também usar outras estratégias para aparecer corretamente nas redes sociais e nos sites de busca, como o Google. Ou seja, sua empresa terá mais visibilidade na sua região.

Veja estas dicas de como fazer o SEO local:

GOOGLE MEU NEGÓCIO – Configure o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio. É  uma ferramenta gratuita que vai ajudar os consumidores a localizarem o seu negócio tanto por meio dos sites de busca, como o Google e outros,  quanto pelo Google Maps.

Informações como endereço, horário de funcionamento, telefone de contato, horários de pico, nota dada pelos usuários e perguntas e respostas são algumas das possibilidades geradas.

Para começar, acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”. Em seguida, faça login na conta Google da empresa ‒ se não tiver uma, é importante criar.

ASSUMA SEUS PERFIS ONLINE – Estar presente nas redes sociais e nas plataformas de avaliação também é fundamental. Além do conteúdo publicado, é importante que as informações de referências estejam inseridas.

Facebook/Instagram são as redes sociais preferidas pela maioria das empresa, pois oferecem inúmeras possibilidades que ajudam na localização do negócio pelo consumidor.

Elas são ideais para aquelas atualizações que nem sempre um site dá conta, como promoções instantâneas e sorteios. Também funcionam para reforçar informações de pagamento e mesmo o horário de funcionamento do local.

Twitter – garanta que o usuário tenha todas as informações que precisa para entender com quem está se comunicando. Isso deve incluir os links para o site e outras redes sociais em que está presente.

TripAdivisor – site de viagens que oferece informações e opiniões de usuários relacionados não só a pontos turísticos, mas também a hotéis, pousadas e restaurantes, por exemplo.

Ou seja, é mais uma forma de permitir que as pessoas encontrem o seu negócio e saibam quais são os diferenciais oferecidos por ele.

Foursquare – oferece um serviço de sugestão de locais para visitar em diferentes categorias, de acordo com os hábitos e perfil do usuário.

FAÇA PARCERIA COM BLOGS LOCAIS – Produza guest posts focados no mercado local, que podem render citações e links para o seu site.

PRODUZA CONTEÚDO LOCAL – Na hora de produzir o conteúdo do seu site, blog e redes sociais, reforce o aspecto local. É possível fazer referência ao seu endereço e ao nome da cidade, além de eventos importantes para a região.

Também não deixe de criar conexões de outras formas, trazendo para o blog convidados que são reconhecidos localmente ou mesmo utilizando informações e traços culturais relevantes para o localidade em que a empresa se insere.

Mostre o seu negócio como parte da comunidade.

INCENTIVE AS AVALIAÇÕES DE CLIENTES – As avaliações são importantes para mostrar como a sua marca se relaciona com o público. Incentivar que os clientes postem suas impressões sobre o atendimento recebido e os produtos ou serviços consumidos ajuda a gerar credibilidade.

CONFIRME SEUS DADOS  –  Mantenha nome, endereço e telefone da empresa sempre atualizados em todos os perfis que ela possui, incluindo o Meu Negócio.

USE PALAVRAS-CHAVE CORRETAS – Pense em termos básicos para o segmento do seu negócio. Use ferramentas como a Ubersuggest, que ajuda montar um planejamento mais detalhado e preciso.

FAÇA LINKS –  Estabeleça oportunidades de citações e link building local, com outros sites apontando para o seu.

 

BENEFÍCIOS DO SEO LOCAL

AUMENTA A VISIBILIDADE NA REGIÃO – Mais visibilidade para a empresa sem que você tenha que gastar dinheiro.

MELHORA SUA POSIÇÃO – Você fica melhora posicionado em relação aos concorrentes locais, sem que precise gastar dinheiro.

INCENTIVA A TOMADA DE AÇÃO – Quando o seu negócio aparece com destaque nos sites de busca é quase certo que será visitado em seguida. Isso pode transformar potenciais consumidores em clientes.  

AUMENTA A AUTORIDADE LOCAL – Ter destaque nos sites de busca aumenta sua autoridade local.

ATRAI NOVOS PÚBLICOS – Com o SEO local, o seu negócio pode ser descoberto por consumidores que não chegariam a ele de outra forma. Ou pessoas que estão a trabalho na região e turistas.

Isso vale tanto para as pessoas que moram na cidade em que a empresa funciona quanto para aquelas que estão de passagem, seja para visitar amigos e familiares, a trabalho ou mesmo como turistas.

 

FATORES DE RANQUEAMENTO DO SEO LOCAL  

O Google combina diferentes fatores para ajudar o usuário a encontrar a resposta que tenha a melhor correspondência à busca realizada.

Esses são os prioritários:

PROXIMIDADE – Ao mostrar um resultado com relevância local, o Google considera a distância do usuário em relação ao negócio a ser sugerido. O entendimento é de que, quanto mais próximo, mais relevante ele tende a ser.

Caso a própria busca não especifique a localização, ela é calculada com base em dados de geolocalização.

Se o acesso ao GPS do seu smartphone estiver liberado, por exemplo, fica fácil fazer o cruzamento de dados.

DESTAQUE – Popularidadelinks indicando para o seu site e a criação de conteúdo com relevância local também são aspectos considerados pelo Google para colocar o seu site na primeira página.

RELEVÂNCIA – Adicione informações comerciais completas e tão detalhadas quanto possível. Isso é importante para ajudar a traçar a correspondência entre a busca realizada e o perfil do seu negócio.